Como colocar tijolos aparentes: métodos, ferramentas, instruções passo a passo
O uso de revestimento nas paredes de uma casa há muito se tornou um padrão.Além disso, para a maioria dos materiais de parede modernos, como concreto aerado ou espuma de concreto, a colocação de tijolos aparentes tornou-se quase obrigatória. Esta é uma das formas mais difíceis e ao mesmo tempo eficazes de tornar uma casa verdadeiramente bonita e durável.
O conteúdo do artigo:
Preparamos ferramentas e materiais
Para o assentamento de tijolos aparentes, utiliza-se o mesmo conjunto de dispositivos, ferramentas e equipamentos auxiliares dos tijolos brutos.
Conjunto padrão de ferramentas:
- Espátula (espátula).
- Esquadro de madeira com ângulo reto e pernas de 50-70 cm, utilizado para verificar os cantos após o assentamento da pedra de revestimento.
- Um martelo de construção com um cinzel endurecido para lascar (bater) tijolos no tamanho certo.
- Articulação para costuras. É necessário um cilindro de aço curvo (setor) no cabo para dar às costuras o perfil desejado.
- Nível de construção.
- Medida de colher. Usado para remover argamassa de alvenaria de um balde. Com a sua ajuda, poderá recolher sempre a mesma quantidade de mistura para alvenaria.
- Cabos de tensão ou amarração.
- Fio de prumo e regra. O primeiro é um peso, geralmente sobre uma linha de pesca ou fio de náilon fino (não extensível). A segunda é uma tábua, de madeira ou de alumínio, não importa, o principal é que esteja nivelada. Use-o para verificar o plano da parede.
Na tremonha são carregados 4 a 5 kg de argamassa de alvenaria, após o que o dispensador passa ao longo da parede, deixando para trás uma camada com a espessura necessária. Um auxiliar dispõe o tijolo de fachada e o mestre nivela o material com as próprias mãos e, se necessário, assenta-o. O processo de assentamento do revestimento é acelerado, mas o método não é adequado para todos os tipos de revestimento de tijolos cerâmicos.
O método de aplicação da solução em cubeta é usado principalmente para pedras de parede e blocos de argila cozidos.
Dispositivos especiais para alvenaria
A principal dificuldade no assentamento de tijolos aparentes é que é necessário colocar as pedras em uma fileira com a maior precisão possível. Mantenha o plano da parede, a saliência, a largura das costuras verticais e horizontais.
Portanto, os pedreiros usam massivamente equipamentos adicionais, por exemplo, ângulos triédricos. Um par de cantos de metal é montado nos cantos e cabos de amarração são esticados entre eles (como cabos de pintura). O cordão garante a precisão do assentamento de tijolos aparentes.
Outra opção é encomendar cantos. Eles também são presos aos pares verticalmente nos cantos da caixa e cabos são esticados entre eles. Ao contrário dos triângulos simples, as tábuas possuem cortes com passo de 77 mm. Ou seja, ao reorganizar o cordão, você pode simplificar o controle da espessura da costura entre as fileiras. Embora o horizonte, a saliência e o plano ainda precisem ser controlados após a colocação de cada tijolo de revestimento.
Para assentamento acelerado, também são utilizados os chamados modelos de instalação.Em essência, é uma moldura enorme feita de plástico durável. Graças a ele, é possível manter com precisão a largura das costuras, sem “colapso” do plano ou formação de saliência externa. Basta aplicar argamassa de alvenaria e colocar o tijolo de revestimento no interior da moldura, como no vídeo.
A maioria dos pedreiros prefere usar ferramentas mais simples para controlar a qualidade da alvenaria. O kit padrão de um mestre geralmente inclui várias hastes (geralmente alumínio ou aço) com diâmetro de 8 mm ou 10 mm e comprimentos de 15 mm, 40 mm e 60 mm. São utilizados para verificar a costura, bem como para colocar tijolos aparentes na primeira fila de alvenaria.
Mas o nível de construção, a espátula e o martelo (picareta) de pedreiro são considerados verdadeiramente indispensáveis.
Tecnologia de revestimento de tijolos
Existem 2 pontos importantes no assentamento com material de revestimento:
- O revestimento só pode ser colocado sobre base preparada. Normalmente esta é a parte do porão das paredes, feita de tijolo comum sob ladrilhos, revestimento ou gesso.
- Para que as fileiras de tijolos aparentes sejam uniformes, primeiro são dispostos os cantos do edifício. Antes de prosseguir para a colocação principal das linhas, cada canto é disposto em 4-5 tijolos simples.
3-4 fileiras de pedra de revestimento são colocadas em uma parede, após o que se movem para o lado oposto. A área colocada deve secar com ligeiro encolhimento. Isso é feito para que as novas fileiras de tijolos aparentes não deformem a alvenaria previamente concluída.
Preparando a fundação
Via de regra, os tijolos aparentes são colocados no topo das paredes de uma caixa já construída. A composição da alvenaria interna ainda não importa muito. O principal é a cave do edifício.Deve haver espaço suficiente na saliência de concreto ou entulho para colocar ½ tijolo de frente. Normalmente existe um vão de 5 a 7 cm entre o revestimento externo e a parede antiga.
Se a base for de entulho e não for esperado nenhum acabamento adicional, o tijolo de revestimento é colocado nivelado com a superfície vertical da alvenaria de entulho. Se a base for de concreto, o local para a primeira fileira de alvenaria de revestimento é selecionado de forma que o tijolo seja assentado com uma folga de 2 a 2,5 cm. A mesma tecnologia é utilizada se o assentamento do material principal das paredes e do revestimento é realizado simultaneamente.
Outra nuance é que o assentamento dos tijolos aparentes é feito sobre uma camada de impermeabilização. Normalmente, esta é uma folha de material de cobertura de vidro dobrada ao meio. Para se preparar, é necessário levantar (levantar a borda) do feltro para ter acesso ao concreto. A área sob a impermeabilização é protegida com cinzel e esmerilhadeira de “saliências” e “saliências” para que a superfície fique plana. Depois eles são pintados com mastique e a borda do material de cobertura de vidro é dobrada de volta no lugar.
Como preparar a primeira linha
A próxima etapa é a preparação do tijolo. A pedra de revestimento costuma ser de alta qualidade, mas para a primeira fileira é necessário escolher um material com geometria ideal. Uma parede frontal com 10-11 m de largura exigirá aproximadamente 40-45 peças.
O material deve ser disposto sequencialmente em cadeia, controlando o vão (costura vertical) por meio de um gabarito. Nesta fase, surge sempre o problema das linhas incompletas. É raro colocar um número inteiro de tijolos na primeira linha.Normalmente permanece uma lacuna não preenchida, cujo tamanho pode ser de ½ a um tijolo inteiro (geralmente ¾ do comprimento normal), ou um pedaço muito pequeno, de ½ a ¼ do tamanho.
Para tijolo vermelho comum, é normal cortar ou lascar um pedaço (metade ou um quarto) para preencher uma lacuna vazia na alvenaria. No caso de pedra de revestimento isso não pode ser feito, pois na alvenaria é necessário manter uma disposição simétrica de todas as costuras verticais. Caso contrário, não será bonito.
Como ajustar corretamente as dimensões da primeira linha de alvenaria
Se o tamanho da lacuna vazia for menor que ¼ do comprimento, o “buraco” na linha poderá ser compensado aumentando a largura da costura. Por exemplo, para um vão de 60-70 mm e com 40 tijolos seguidos, o aumento do vão será de 5-7%. Será invisível aos olhos. Ou seja, em uma parede problemática basta aumentar a costura vertical entre os tijolos aparentes.
Mas é necessário cortar todos os tijolos de revestimento nesta seção da alvenaria até que a parede atinja a altura projetada. A quantidade necessária de tijolos aparentes pode ser cortada antecipadamente ou durante o processo de assentamento da parede frontal. As peças são cortadas em uma máquina de mesa com disco diamantado.
Como verificar a geometria da futura primeira linha
Ao traçar a linha inferior, é importante não só calcular a quantidade de material, mas também ajustar os vãos (costuras verticais). Também é necessário nivelar e planejar corretamente a geometria da futura caixa de tijolos aparentes.
Depois que a primeira linha (inferior) estiver seca, você precisa apertar os cabos de amarração (amarração) em todos os quatro lados. A linha deve passar ao longo da borda do tijolo. Para fixar o berço, 2 hastes grossas de reforço são marteladas em cada canto da base da fundação do edifício. O resultado é um contorno quadrado ou retangular, rodeado por um pedaço de linha de pesca (linha de amarração).
Em uma fundação aberta, este procedimento é realizado ajustando os comprimentos das diagonais. Mas se a caixa de construção já estiver de pé, esse método não estará disponível. Portanto, alinhando ângulos em 90Ó realizado usando um dos triângulos de canto com pernas de 150 cm.
A regra afirma que um ângulo será reto se um cateto for igual a 4 medidas (120 cm), o outro for 3 (90 cm) e a hipotenusa for 5 (150 cm). Você deve ajustar a posição da amarração até obter um triângulo com as proporções desejadas.
É imprescindível alinhar os cantos da primeira fileira de tijolos aparentes, caso contrário, após o assentamento das paredes, a moldura da casa ficará torta e isso será bem visível a olho nu.
Preparação da solução
A maneira mais fácil é comprar uma mistura pronta à base de areia e cimento. Algumas empresas fabricantes de materiais de construção indicam diretamente na embalagem - uma mistura para assentamento de tijolos aparentes.
A primeira coisa que você precisa prestar atenção é a marca da solução. Para misturas cimento-areia pode ser de M25 a M150.Para o assentamento do material de revestimento, utiliza-se uma mistura de grau M50. Também pode ser usado para reparar a base antes de colocar a primeira linha.
Composição da mistura de alvenaria para tijolos aparentes:
- Cimento M300-M400, 1 saco de 50 kg.
- Areia lavada, areia de rio, grão grosso - 16 baldes de dez litros.
- Água limpa, torneira ou chuva, 40 l.
O resultado são 230 litros de mistura para alvenaria. Se você calcular por cubo de solução, precisará de 6 a 7 sacos de cimento, 96 litros de areia e 230 litros de água. Para paredes com meio tijolo de espessura, o consumo de mistura de alvenaria é de 100 litros a 160 litros de argamassa por metro de área de alvenaria. Se calcularmos a área da parede de tijolo aparente (espessura ½ pedra), então a vazão necessária será de 35 l/m2.
Para a primeira fila de tijolos aparentes, o consumo será de 40-45 l/m2 paredes.
É melhor não adicionar nenhum tipo de modificador ou aditivo ao lote, a menos que haja uma prática sustentável de seu uso. É melhor evitar imediatamente cal, sabonete líquido e vários detergentes. Os tijolos de revestimento são feitos por prensagem semisseca, portanto, após a queima, a argila torna-se altamente porosa, como uma esponja, e absorve e “retira” todos os aditivos solúveis em água da solução. Como resultado, formam-se manchas brancas e amarelas na superfície do tijolo, que não são fáceis de remover.
Agora você precisa preparar adequadamente o lote. Se não houver betoneira, use uma calha grande de 50 a 100 litros.Areia e cimento são carregados primeiro em pequenas porções, tudo é misturado a seco com uma pá. Em seguida, adicione 50% de água e umedeça a mistura para garantir umedecimento completo.
A qualidade da solução é verificada pela forma como a marca da espátula se espalha na calha. Se a mistura flutuar, é necessário adicionar um pouco de rejunte seco (areia e cimento bem misturados a seco), esperar e testar novamente com espátula. Bem, ou adicione água.
Uma argamassa de boa qualidade se espalha no tijolo como creme em um bolo. É plástico, mas não borra, adere aos vazios e não cai nos buracos.
Colocando a linha inferior
A primeira linha é a mais difícil de instalar. Mesmo que o tijolo de revestimento tenha sido colocado antecipadamente, ajuste o comprimento para que as costuras verticais pareçam absolutamente simétricas.
A linha inferior é colocada sobre impermeabilização, sob a qual existe uma superfície bastante irregular de um pedestal de concreto. Além disso, a primeira fileira costuma ser disposta com folga de 2 a 2,5 cm, ou seja, parte do material fica pendurada no plano vertical da base.
Portanto, embaixo de cada tijolo deve-se colocar um pouco mais de argamassa, esticar a mistura em uma tira de até 60 cm de comprimento e deixar endurecer um pouco antes de colocar o revestimento. Disponha 2-3 pedras de uma vez, sem incorporar a mistura nas costuras verticais. A argila queimada absorve água, por isso é necessário nivelar rapidamente a alvenaria na horizontal, batendo no material com o cabo de uma espátula. E verificam imediatamente o horizonte, mas numa direção transversal à linha.
Até que o material assente firmemente na argamassa e ainda mantenha a mobilidade, é necessário usar uma haste (calibre) para nivelar as lacunas nas costuras verticais e preenchê-las com argamassa. Depois que a primeira linha estiver disposta, deve passar pelo menos um dia antes que o trabalho possa continuar.
Durante este tempo, é necessário preparar recortes e transições próximas à porta, alpendre, ferragens (torneiras e canos) que se projetam das paredes da casa.
Colocando os cantos
A qualidade da alvenaria de todo o revestimento da casa depende da correta colocação dos cantos com tijolos aparentes. Para controlar a precisão do assentamento do tijolo, é necessário preparar uma bancada ou piso sobre o qual seja possível ver a alvenaria por cima e pelas laterais.
Após o nivelamento da camada, 2 grampos de fio de aço são imediatamente colocados para amarrar com segurança o canto às paredes de alvenaria. Neste caso, esta é uma medida necessária, pois sob a fiada anterior, em vez de uma pedra inteira, foram colocadas duas metades, e ainda mais baixa - 2 tijolos inteiros. Ou seja, 3 costuras verticais alinhadas em uma linha sem curativo.
O material colocado é revirado por golpes do cabo da espátula, primeiro no plano superior e depois no lado externo.Neste caso, é necessário controlar a posição do revestimento, olhando de cima, para que a borda externa da pedra fique exatamente oposta à haste metálica.
Agora você precisa colocar a segunda pedra de acasalamento. Uma pequena quantidade de solução é aplicada no final e disposta em fileira. Você deve tentar colocar imediatamente o segundo tijolo de frente do canto no tamanho certo, sem preenchimento horizontal. Caso contrário, ao bater na extremidade externa da pedra, você pode facilmente “derrubar” o primeiro tijolo do lugar. Ele se moverá alguns milímetros, você pode nem perceber.
Se você continuar colocando com enchimento, à medida que o número de linhas aumenta, o canto do tijolo de revestimento cairá para fora. As costuras nos cantos aumentarão e a área dos cantos ficará torta após a conclusão do trabalho.
Portanto, o segundo tijolo é colocado, primeiro tocando a argamassa com a borda mais distante da extremidade, e depois, como se estivesse rolando, repousam a ponta (com a argamassa espalhada) na lateral do primeiro. Pode não assentar completamente na mistura de alvenaria, por isso é necessário bater levemente a espátula ao longo da costura, como na foto. Esta é a etapa mais difícil de fazer uma esquina.
Se você não conseguir colocar o segundo tijolo corretamente sem preenchimento, será necessário alterar o padrão de alvenaria. Coloque a pedra em fileira sem primeiro aplicar argamassa no final. Com uma mão o tijolo de revestimento é baixado sobre a argamassa, com a outra o gabarito é segurado para não “esmagar” a junta.
Após um ligeiro assentamento (com golpes de espátula), o material irá “grudar” de forma confiável na linha, e você poderá selar a costura vazia com mistura de alvenaria. Isso é feito de forma simples. Coloque uma pequena quantidade da mistura em uma espátula, despeje sobre a costura e preencha o espaço com movimentos cortantes.
Agora você precisa verificar o horizonte de ambos os tijolos ao mesmo tempo e ao mesmo tempo verificar o desvio vertical do material de revestimento em relação à parede.
Desta forma, deve-se colocar mais 2-3 camadas do canto, sempre com curativo nas costuras. Em seguida, passe para a próxima zona de canto. Depois que os dois cantos da caixa estiverem dispostos, você poderá prosseguir para colocar a parede entre eles.
revestimento de parede
Via de regra, a alvenaria de parede com tijolos aparentes é mais fácil de fazer do que a alvenaria de canto. Basta manter a espessura das costuras e monitorar constantemente a posição dos tijolos na fileira.
Agora você precisa determinar com qual pedra começar a assentar. Se houver uma pedra inteira na linha inferior deste local, a nova deve ser continuada como metade. Para a instalação, aplique uma solução, um pouco de mistura na ponta da metade, e você pode colocar no lugar.
É melhor manchar o excesso e retirar os restos. Caso contrário, o excesso sairá da costura e endurecerá no tijolo de revestimento como um caroço enorme ou, pior ainda, espalhar-se-á como uma mancha. Se a solução for de boa qualidade (e nenhuma outra solução for adequada para tijolos de revestimento), poderá demorar vários dias para limpar os restos.
A disposição dos tijolos aparentes em fileira é um pouco diferente de como era feito no canto. Deve-se tentar não colocar a metade para baixo, mas sim enfiá-la na diagonal, pressionando a pedra simultaneamente nas direções vertical e horizontal.Após o assentamento, o tijolo de revestimento é batido na área da costura, na extremidade e ao longo do plano superior.
A posição do tijolo é verificada usando um nível de edifício, a direção horizontal é controlada e a direção vertical é controlada ao longo da parede externa.
Antes de colocar a próxima pedra, a haste é movida ao longo da linha.
Normalmente a presença de metade no acabamento do revestimento é uma situação excepcional. Tijolos incompletos seguidos pioram radicalmente a aparência do revestimento. Portanto, as metades são colocadas nos cantos, nas encostas de portas e janelas, em estruturas complexas onde não há outra forma de desamarrar a fileira.
Como cortar tijolos de fachada corretamente - de acordo com a tecnologia, isso deve ser feito com uma esmerilhadeira e uma roda diamantada. Mas estes são casos em que é necessário cortar com muita precisão. Durante o processo de assentamento, o revestimento é dividido ao meio.
Para fazer isso você precisa:
- Selecione uma linha de picada (não é necessário picar no meio).
- Acerte a linha em uma face com um cinzel de martelo de construção e faça o mesmo na face oposta.
- Risque a linha na superfície de apoio.
Via de regra, o material se divide ao longo da linha de vazios. Alguns artesãos primeiro arrancam os lintéis internos com um martelo e só depois partem o tijolo aparente.
Amarrando o revestimento na parede
A alvenaria de meio tijolo é instável. Portanto, a parede frontal está ligada à estrutura principal do edifício. O padrão de encadernação depende do tipo de material com o qual a casa foi construída.
Por exemplo, cavilhas enroladas em arame podem ser usadas para fixar tijolos aparentes em alvenarias antigas. As extremidades são afastadas e seladas em uma junta de alvenaria.
Se o revestimento for feito com clínquer, a parede frontal é fixada à antiga parede de tijolos por meio de cabides convencionais de tiras galvanizadas.
Colocando as encostas
Você pode decorar aberturas de portas e janelas, curvas ou colunas figuradas da parede frontal usando tijolos aparentes de configuração especial. Essa pedra tem chanfros prontos e saliências figuradas. Você só precisa colocar o tijolo aparente na abertura da janela.
Juntando-se
Este é um procedimento para limpar e ajustar costuras entre fileiras usando uma ferramenta especial - junta. Imediatamente após o assentamento das primeiras 10 fiadas, as costuras são limpas de resíduos de argamassa e é formado um perfil especial. Este arrombamento melhora o aspecto da alvenaria de revestimento.
O assentamento com tijolos aparentes é um procedimento complexo e trabalhoso que requer experiência e habilidade no trabalho com diversos tipos de revestimento. Mas você pode ganhar um pouco de experiência na hora de decorar varandas, área de entrada de uma casa e portas. O trabalho profissional com revestimento só é possível após 2 a 3 anos de prática de pedreiro.
Conte-nos sobre sua experiência na colocação de revestimentos - a quais recursos de instalação você deve prestar atenção especial?
Com costuras horizontais tudo fica claro, mas com costuras verticais é preciso medir tudo com um bastão. Este não é um trabalho. Também para os verticais parece haver um modelo na forma da letra P. Você coloca no tijolo colocado, coloca um novo e sua cabeça não dói por nada.
Não vi nenhum pedreiro trabalhar com esse gabarito, você sempre verifica a costura vertical com uma vareta. Não há outro caminho.