Tubos de ventilação do telhado: dicas para escolher uma tubulação + instruções de instalação

Todo proprietário de uma casa particular já encontrou pelo menos uma vez problemas causados ​​​​por um sistema de ventilação imperfeito. Concordo, morar em uma casa com cheiro de mofo vindo das paredes cobertas de mofo ou com fluxos de condensação em canos e vidros não é muito confortável.

Para evitar problemas com o sistema de ventilação, é necessário pensar em todas as etapas da sua construção, desde o subsolo até o ponto mais alto acima do telhado, antes mesmo de construir uma casa. Algumas das deficiências podem ser eliminadas em um edifício já construído - por exemplo, você pode substituir o duto de ar ou instalar um defletor.

Neste artigo veremos como escolher os tubos de ventilação do telhado e instalá-los corretamente, além de dar algumas dicas para melhorar as funções de proteção e tiragem. Esperamos que nossas recomendações sejam úteis para resolver você mesmo os problemas de ventilação.

Requisitos gerais para tubos de ventilação

Os dutos de ar ocupam uma parte significativa do sistema de ventilação. Através destas comunicações, o ar utilizado é retirado para o exterior ou, pelo contrário, fornecido às instalações.

Layout do tubo de ventilação
Em uma casa grande com vários cômodos, recomenda-se a instalação de saídas de ventilação na cozinha, banheiro, banheiro, porão, sala da caldeira - em todos os locais com altos níveis de umidade e risco de entrada de gases ou produtos de combustão no ar

O sistema de ventilação é instalado há anos, portanto, requisitos especiais são impostos a tubos e outros elementos, e o processo de instalação está sujeito a regras.

Vejamos alguns pontos importantes sobre dutos de ar na galeria de fotos:

Se você decidir projetar você mesmo a saída do tubo de ventilação no telhado, recomendamos duas opções: aço galvanizado ou plástico. Ambas as opções são apresentadas no mercado de equipamentos de ventilação em grandes quantidades, desde produtos padrão de meio metro até tubos de comprimento estendido.

Para a autoprodução, costumam utilizar chapas de aço galvanizado fino, que podem ser facilmente processadas com as ferramentas disponíveis. É adequado para instalação em telhado devido às suas características, enquanto a confecção de tubo, adaptador e “cogumelo” é barata.

Instruções de instalação para ventilação do telhado

De como você faz saída do tubo de ventilação na cobertura dependem tanto a funcionalidade do próprio exaustor como o estado do sótão.Recomendamos adquirir antecipadamente elementos de passagem projetados para um material específico - telhas flexíveis ou metálicas, chapas onduladas, ardósia.

Vamos considerar a melhor forma de instalar tubos de ventilação no telhado para que o sistema funcione com desempenho máximo.

Etapa #1 – preparação de materiais e ferramentas

Se você for trabalhar no telhado sozinho, certifique-se de levar roupas, luvas e sapatos confortáveis, selecione escadas para subir e se movimentar no telhado e também prepare uma corda de segurança para sua própria segurança.

Instalador no telhado de uma casa
É melhor levar ferramentas e materiais para instalação no andar de cima com antecedência, para não perder tempo e esforço extra em descidas constantes.

Você precisará de:

  • tubo de ventilação;
  • fábrica ou caseiro nó de passagem;
  • material de isolamento térmico;
  • selantes e selantes;
  • furadeira ou furadeira;
  • quebra-cabeça;
  • Jogo de chaves de fenda;
  • tesouras metálicas;
  • marcador para marcação;
  • parafusos auto-roscantes ou âncoras.

O nó de passagem é selecionado levando em consideração o tipo e inclinação da cobertura.

Há uma grande seleção de unidades prontas disponíveis para venda, projetadas para tubos de diâmetro padrão - recomendamos usá-las.

Unidade de transição de tubo de ventilação
Ao fazer o seu próprio, lembre-se de que as principais qualidades do bloco de transição são a estanqueidade e a confiabilidade. A montagem deve fortalecer a posição do tubo na cobertura, além de criar um obstáculo à penetração de umidade sob o material da cobertura

Para uma fixação mais durável de produtos metálicos, são utilizados fixadores de âncora, mas os de plástico podem ser montados em parafusos auto-roscantes.

Etapa 2 - escolha de um local de saída de ventilação

O local de saída dos tubos para o exterior é pensado na elaboração do projeto da casa.Mas às vezes é necessário colocar canais adicionais e agir quando a cobertura estiver concluída.

Na hora de escolher um ponto de saída, eles se orientam pela documentação SNiP 41-01-2003, SP 7.13130.2009, e na hora de escolher a altura das tubulações para esgoto, eles se orientam pelas recomendações SNiP nº 2.04.01.

Diagrama de instalação de tubo de telhado
Esquema de instalação de tubos de ventilação no telhado. Os principais fatores determinantes são a distância do tubo à cumeeira do telhado, o ângulo de inclinação do telhado

Acredita-se que em um telhado plano a altura do tubo deva ser de pelo menos 0,5 m, e em um telhado inclinado ele deve ser colocado a uma distância de até 1,5 da cumeeira, devendo também sobressair acima da cumeeira em cerca de 0,5 m.

Se localizado nas proximidades chaminés, então o exaustor é colocado no mesmo nível da cumeeira, mas deve ficar logo abaixo da chaminé.

Tubo de ventilação no telhado do sótão
Se o telhado tiver uma configuração complexa e houver águas-furtadas, será muito mais difícil encontrar um local para instalar a ventilação. Você terá que procurar uma área onde os fluxos de ar sejam estáveis ​​e tenham a mesma velocidade de movimento.

Se o local for escolhido incorretamente, poderá aparecer ruído ou zumbido no duto de ar devido ao movimento do ar aos solavancos. Você terá que instalar ressonadores ou risers adicionais.

Etapa #3 - fazendo um buraco no telhado

Escolhido o local de instalação do tubo, é necessário fazer um furo para o elemento de passagem. Se o produto for de fábrica, ele vem equipado com um gabarito especial: deve ser fixado na cobertura e circulado com marcador. Ao fixar um produto caseiro, é necessário focar nas dimensões da parte inferior da montagem.

Em seguida, são retiradas as camadas da “torta” da cobertura, começando pelo topo. A coisa mais difícil de trabalhar é o revestimento metálico.

Tesouras metálicas para telhas metálicas
Para fazer um furo em uma telha de metal, primeiro você precisa fazer vários furos ao longo do contorno marcado, depois usar uma tesoura de metal e recortar o fragmento selecionado

Um corte desleixado deve ser endireitado com um alicate - a borda deve ser lisa, sem dobras ou deformações.

Sob a cobertura há um revestimento. Se as placas tiverem 100 mm, existe a possibilidade de o tubo caber entre elas. Mas se as placas forem mais largas, por exemplo, 150-200 mm, ou instaladas em intervalos estreitos, será necessário cortar fragmentos para instalar o tubo. A seção desnecessária da placa é cortada com um quebra-cabeças ou perfurada gradativamente com uma chave de fenda.

Unidade de transição no telhado
Se o revestimento não interferir, nesta fase você pode experimentar o elemento de passagem - insira-o no orifício resultante. Ele se ajusta como uma manga, portanto as bordas devem estar em contato próximo com a cobertura e o flange deve ser pressionado firmemente contra as telhas

Sob o revestimento existe uma camada impermeabilizante. Juntamente com as unidades de transição de fábrica, o kit inclui vedações de água projetadas especificamente para instalação na membrana. Eles protegem a impermeabilização e o isolamento contra vazamentos de água do telhado.

Procedemos em ordem:

  1. Coloque o selo d'água na membrana.
  2. Usamos um marcador para traçar ao longo do contorno interno.
  3. Faça um furo na membrana ao longo do contorno.
  4. Aplique selante no selo d’água.
  5. Instalamos o selo d'água no orifício, perfurando a membrana circundante com os pinos de suporte.
  6. Fixamos o dispositivo com parafusos auto-roscantes nas placas de revestimento. Para isso, está equipado com “orelhas” especiais.

As unidades de transição podem incluir vedações e outros elementos – devem ser instaladas de acordo com as instruções do fabricante.

Etapa #4 - instalação da unidade de transição e tubo

Primeiro instalamos o elemento de passagem. Para fazer isso, aplique no furo, encontre a posição correta e marque os limites com um marcador.

Em seguida, aplicamos selante ao longo da borda do furo e nas ranhuras do flange, pressionamos o conjunto passante na cobertura e fixamos com parafusos auto-roscantes. Recomendamos que você aperte primeiro os dois parafusos laterais - nos pontos extremos e depois em todo o resto. Procure fazer com que alguns dos parafusos caibam não só nos ladrilhos, mas também no revestimento - assim a fixação será muito mais resistente.

Procedimento de instalação para o conjunto do adaptador
Uma das opções para instalação de elemento de transição de proteção. A instalação é realizada após fixação do tubo de ventilação com selante e parafusos auto-roscantes

Se, após a fixação nos parafusos, aparecer selante nas bordas do flange, isso não é problema - assim a conexão ficará ainda mais hermética.

Depois que o selante estiver endurecido, você poderá instalar o tubo. Os produtos de fábrica possuem um tubo interno que corresponde ao diâmetro do duto de ar. É simplesmente inserido dentro da unidade de passagem, enquanto a parte selada expandida permanece do lado de fora.

Nível para determinar a posição do tubo de ventilação
O tubo é montado sobre parafusos auto-roscantes com arruelas de cobertura, escolhendo a posição mais conveniente dentro do conjunto. Deve ser estritamente direcionado para cima, perpendicular à superfície da terra, independente do ângulo de inclinação da cobertura, portanto utilize um nível na instalação

De dentro, do sótão ou sótão, trazem ducto de ar. Ele é conectado diretamente ao tubo do telhado ou através de um elemento de transição flexível se os tubos não estiverem localizados ao longo do mesmo eixo.

Como proteger o duto de ventilação?

É fácil notar que os tubos de ventilação que se elevam acima do telhado diferem em seu design. O fato é que alguns deles não estão equipados com “fungo” ou defletor.São canos para serviço de esgoto.

O ar nas tubulações de esgoto está sempre quente, portanto, quaisquer elementos instalados em cima ficarão cobertos de gelo no inverno, fazendo com que a tubulação simplesmente pare de funcionar

Tubos de várias configurações no telhado
Os canos de esgoto parecem “mais modestos” do que outros elementos semelhantes no telhado. Terminam com cabeça roscada, se forem produtos universais, ou simplesmente com ponta truncada

Mas outros dutos de ventilação requerem proteção. Para isso, é fixado na parte superior um dispositivo que impede a entrada de detritos da rua no canal: folhas secas, galhos, poeira, areia. O elemento protetor tem nomes diferentes - “cogumelo”, boné, cata-vento, capa, “guarda-chuva”.

Tampa forjada para tubos de telhado
Para belos chalés com acabamentos caros, encomendam também os chapéus correspondentes - forjados, com desenho decorativo, exclusivos, combinados com grades de terraços e escadas

Se você quiser fazer um “cogumelo” sozinho, não é difícil. As instruções de montagem em vídeo podem ser encontradas no final do artigo.

Como aumentar a tiragem em um duto de ar?

O desempenho do duto pode ser melhorado usando defletor, que também é instalado no tubo e é ao mesmo tempo um elemento de proteção.

Defletor no tubo de ventilação
Para produtos de fábrica, o defletor é um bico com diâmetro maior que o tubo. É parafusado na borda superior ao longo da rosca

O princípio de funcionamento do defletor é baseado na força do vento. O difusor incorporado dilui o fluxo de ar e cria uma área de baixa pressão, aumentando assim a tiragem dentro do duto. Estima-se que a instalação de um defletor aumenta a eficiência da ventilação em 30%.

Os dispositivos modernos têm uma aparência decorativa e não prejudicam a aparência geral do telhado após a instalação.Você mesmo pode instalar o defletor.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instalação de tubos em chapas onduladas:

Instruções detalhadas em vídeo para fazer um “guarda-chuva”:

Experiência prática na instalação de tubo de ventilação em telhado de Ondulin:

Um tubo de ventilação no telhado é um elemento de reforma tão necessário quanto uma chaminé. Sua funcionalidade depende inteiramente de uma instalação adequada. Ao instalar, tente seguir os requisitos do SNiP, as instruções do fabricante e as regras de segurança.

Se você fixar corretamente a unidade de transição e instalar o tubo, a estanqueidade do telhado não será afetada e o sistema de ventilação funcionará corretamente e criará um microclima favorável na casa.

Tem dúvidas, encontrou deficiências ou deseja complementar o material com informações valiosas sobre o tema do artigo? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência, tire dúvidas - o formulário de contato está abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica