Poeira prejudicial: das alergias ao câncer ou aos perigos da lã mineral

A lã mineral é provavelmente um material de construção com o qual você está familiarizado. É utilizado para isolamento de paredes e como isolamento acústico.Mas você sabe o quão perigoso é para a saúde humana? Fabricantes e vendedores afirmam que a lã mineral é um material ecologicamente correto feito de ingredientes naturais. Infelizmente, essas são apenas lindas palavras de profissionais de marketing.

Quais são os perigos da lã mineral

Alergias, fibrose pulmonar, envenenamento crônico do corpo, doenças do sistema nervoso, doenças renais e hepáticas e, finalmente, câncer - esta não é uma lista completa de todos os problemas que podem ser encontrados ao usar lã mineral. Vamos descobrir o porquê.

A lã mineral é feita de rochas. O material é verdadeiramente natural. Mas a natureza também tem as suas armadilhas. Primeiramente, durante o processo de produção, a rocha é derretida sob a influência da alta temperatura e esticada em fibras finas. Essas fibras quebram facilmente e liberam no ar poeiras perigosas contendo óxidos de elementos como silício, alumínio, magnésio, ferro, cálcio e outros. Essa poeira assenta lentamente e penetra facilmente nos pulmões humanos.

Todas essas substâncias são alérgenos e, o mais importante, têm efeito fibrogênico - ou seja, causam fibrose pulmonar. As formas graves desta doença são incuráveis ​​porque o tecido pulmonar está danificado.

Além das rochas, a lã mineral inclui escória e carga. Trata-se de resíduos da produção mineira e metalúrgica. Eles contêm compostos de dezenas de elementos da tabela periódica. Entre eles estão substâncias que contêm metais pesados: chumbo, cobre, zinco, níquel e outros.

Eles têm um impacto negativo em quase todos os sistemas anatômicos e funcionais humanos, incluindo os sistemas nervoso central e cardiovascular.

Por exemplo, o chumbo é perigoso para os rins e para o sistema circulatório. O cádmio perturba o metabolismo. O excesso de cobre no organismo é prejudicial aos rins e ao fígado. O zinco é perigoso para os intestinos.

Mas os componentes mais perigosos da lã mineral são as resinas de fenol-formaldeído. São utilizados como aglutinante para preservar a estrutura das fibras minerais. Como o nome sugere, as resinas de fenol-formaldeído são feitas de fenol e formaldeído e liberam essas substâncias no ar. Ambos são tóxicos. De acordo com GOST 12.1.007-76, eles são atribuídos à classe de substâncias altamente perigosas. Para uma melhor compreensão, notamos que o fosgênio, utilizado na criação de armas químicas, possui exatamente a mesma classe.

Durante a operação da lã mineral, o vapor de fenol e o formaldeído são gradualmente liberados dela. Acumulando-se no ar, eles penetram lenta mas seguramente no corpo humano, causando irritação, alergias e envenenamento crônico. O formaldeído, entre outras coisas, é cancerígeno, ou seja, pode causar câncer.

Vale a pena arriscar a saúde usando lã mineral como isolamento?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica