Como conectar uma lâmpada através de um interruptor: diagramas e regras de conexão

Você decidiu instalar a fiação elétrica em sua nova dacha ou atualizar a rede existente em seu apartamento? Concordo, existem nuances nesta área que você deve compreender completamente para sua própria segurança. Além disso, os eletricistas autônomos devem garantir o funcionamento perfeito dos dispositivos.

Estamos prontos para lhe contar detalhadamente como conectar uma lâmpada por meio de um interruptor. Na implementação de tal solução, são utilizadas diversas técnicas testadas na prática, com as quais você se familiarizará ao ler o artigo.

Aqui você encontrará muitas informações úteis. A posse de informações dará confiança e força. Materiais gráficos e vídeos ajudarão você a entender completamente o problema.

Medidas de segurança elétrica

Anteriormente, antes de iniciar a instalação de interruptores, luminárias, conectando-os entre si e à rede, é necessário desenergizar a alimentação de 220V daquela parte da fiação doméstica onde se prevê a realização dos trabalhos de instalação elétrica.

Isso é feito na entrada painel elétrico desativando a chave geral ou de grupo correspondente.

Instalação de uma luminária de teto multi-lâmpada
Para evitar lesões em casa, trabalhe em altura, não em uma escada, mas em uma mesa ou outra superfície espaçosa e estável

Se durante o processo de instalação for possível o acesso ao painel por pessoas não autorizadas (por exemplo, localizado na escada de um prédio de apartamentos), é necessário colocar cartaz de advertência "Não ligue!".

Você precisa se certificar de que não há tensão nos contatos expostos dos aparelhos elétricos em funcionamento e na fiação imediatamente antes do trabalho. A maneira mais fácil de fazer isso em casa é com chave de fenda indicadora, cuja operacionalidade é verificada na rede em funcionamento pouco antes do teste.

Recomenda-se que antes de manusear contatos e fios com as mãos desprotegidas, certifique-se mais uma vez de que não há tensão tocando todos eles alternadamente com as costas da mão e os dedos da mão direita. A pele seca e intacta do dorso da mão aumenta a resistência à corrente elétrica.

A essência de conectar uma lâmpada através de um interruptor pode ser visualizada no estande de demonstração:

Ferramenta para realizar o trabalho

No processo de execução de trabalhos elétricos, um faz-tudo doméstico precisará de um conjunto das seguintes ferramentas de instalação:

  1. Faca afiada.
  2. Alicate (alicate).
  3. Cortadores laterais.
  4. Chaves de fenda, finas e médias, possivelmente Phillips médias.

Pode ser necessária fita isolante para isolar as conexões dos fios dentro da caixa de junção ou do compartimento da luz. Nestes casos, recomenda-se a utilização de fita CB. Com o tempo, ele não derrete nem gruda nos contatos em constante aquecimento que isola, apenas seca. Se necessário, esfarele bem com um alicate.

Um exemplo da complexidade dos fios elétricos
Antes de iniciar a instalação mais simples, desenhe um diagrama para conectar aparelhos elétricos de uma forma que fique clara para você e pense no procedimento

Ótimo se você tiver um especial ferramenta para descascar fios ou alicate com ranhuras para remover o isolamento. Na ausência de tais dispositivos e de muito trabalho, você pode sobreviver com um remédio popular modificando os cortadores laterais.

Para fazer isso, use uma lima para fazer cortes opostos nas arestas de corte mais próximas da dobradiça, que juntas devem formar um furo um pouco maior que o diâmetro do fio exposto.

Cabos e fios recomendados

Para novas instalações de redes de iluminação elétrica residencial, recomenda-se a utilização de cabos VVGng com cobre monofio, seção transversal de 1,5 mm², em isolamento não inflamável com condutores de diversas cores:

  • azul – zero funcionando,
  • amarelo com uma faixa verde ao longo de seu comprimento – proteção zero (aterramento),
  • qualquer outra fase de cor.

Na instalação, é aconselhável manter uma combinação de uniformidade de cores e sua finalidade funcional. Este requisito protegerá e também simplificará a manutenção adicional da fiação elétrica.

Amostras de cores de fios para cabos multipolares
Ao fazer uma nova fiação, sempre que previsto no projeto dos aparelhos elétricos, certifique-se de conectar o condutor neutro de proteção (aterramento) e não o utilize para outros fins

Nas habitações onde a cablagem ainda é de alumínio, a substituição dos troços individuais das linhas de iluminação embutidas em gesso deve ser feita por fio APPV-1.5 com núcleo de alumínio ou cabo semelhante quando aberto. O mesmo material é utilizado devido à oxidação dos contatos de alumínio e cobre dentro das caixas de junção.

Se for possível substituir torções por conexões terminais, é permitido o uso de fiação de cobre. NÃO é fortemente recomendado o uso de cabos ou fios com núcleos trançados (macios).

Aplicação de caixa de junção

Cabos e fios não vão diretamente do painel aos aparelhos elétricos, dos interruptores às lâmpadas. Todas as linhas de entrada e saída de equipamentos elétricos são encontradas em unidades de instalação específicas chamadas caixas de derivação. Lá eles se comunicam de uma certa maneira.

Com regras instalação de caixas de ramificação, também chamado de não soldado, ramificado ou não soldado na gíria dos eletricistas, será apresentado no artigo a seguir. Recomendamos que você leia o material útil.

Na maioria das vezes, as caixas possuem espaço vazio em seu interior. Os fios de diferentes linhas são então conectados uns aos outros por meio de torções.Para garantir confiabilidade, recomenda-se tratar as pontas das conexões com soldagem especial. Os condutores de cobre podem simplesmente ser soldados.

Antes de serem colocados no interior, os contatos abertos são isolados uns dos outros com fita de algodão. Você pode aparafusar grampos isolantes especiais nos fios torcidos. Aqui, a fita isolante não é mais necessária.

Métodos para conectar fios em uma caixa de junção
Não use fita isolante do tipo PVC para isolar as torções - com o tempo ela grudará nos contatos e será difícil removê-la, se necessário.

Se a caixa estiver equipada com terminais de parafuso, os contactos são feitos com eles. Esses dispositivos permitem conectar condutores de alumínio e cobre. Terminais de fixação podem ser usados, mas somente se houver espaço suficiente para colocar as pontas dos fios por eles conectados.

Removendo o isolamento da fiação

Para remover parte do isolamento externo do cabo VVGng, é necessária uma faca. Deve ser tão nítido que mesmo um DIYer inexperiente possa fazer cortes confiantes.

O primeiro corte é feito a partir da ponta ao longo da casca por 3-4 cm, depois com uma das mãos seguram o feixe de pontas soltas dos fios e com a outra puxam a camisa cortada. Então ela desmorona sozinha.

A profundidade do rasgo é tal que as pontas soltas dos fios têm o comprimento máximo que a caixa de junção, caixa de tomadas ou caixa do dispositivo de iluminação permite a instalação. A reserva será útil no futuro, quando os contatos soltos queimarem.

A capa do cabo rasgada é virada do avesso e com cuidado, para não danificar o isolamento dos fios, cortada em círculo.

As veias são mais fáceis de remover, claro, ferramenta de decapagem - um decapante ou pelo menos um cortador lateral com ranhuras.Na ausência destes, uma faca é usada da mesma forma que antes. É permitido o uso de cortadores laterais simples. Como último recurso, use as pontas cortantes do alicate.

Descascando pontas de fio com alicate
Removendo uma seção da bainha externa do cabo. É importante não cortar o isolamento do fio e, ao descascar o isolamento do fio, não danificar a superfície metálica dos fios

Com movimentos leves da ferramenta em círculo, eles cortam superficialmente o isolamento e o apertam. O principal é não cortar o metal do condutor, caso contrário, onde houver dano, ele irá quebrar com certeza. Seria bom se isso acontecesse imediatamente e não após a instalação.

O tamanho da área exposta é determinado pelo método de conexão. Quando se trata de terminais de parafuso de caixa, interruptor, lustre ou arandela, 0,5-1 cm pode ser suficiente. Para torcer com a fiação da lâmpada serão necessários 2-3 cm.

Se os fios estiverem localizados em uma caixa de junção, a regra é que quanto maior melhor, principalmente sem solda ou soldagem. Geralmente 3-5 cm.

Ao usar grampos isolantes aparafusados, os terminais de fixação são ajustados individualmente ao comprimento de decapagem.

Nuances de formação de torção

Ao torcer dois fios, suas extremidades expostas são dobradas em forma de “X” de forma que a intersecção fique no início do isolamento. Em seguida, as pontas das veias são pinçadas com os dedos e torcidas o máximo possível. A seguir, o processo é auxiliado com um alicate.

Três ou mais fios são conectados da mesma maneira. Se a conexão sair longa e flexível, dobre-a ao meio, pressionando com um alicate. Uma torção mais curta requer menos fita isolante.

Conectando fios usando torções
Quanto mais compridas forem as pontas limpas dos fios, mais fácil será fazer torções e mais confiável será o contato - e o excesso sempre pode ser aparado

A fita isolante começa a ser aplicada desde o isolamento de fábrica dos fios torcidos até a largura da fita. Depois de passar em uma camada até o final das caudas nuas, são feitas mais algumas voltas, como se estivesse enrolando o ar. Este “vazio” é dobrado para trás - obtém-se uma extremidade protegida e a segunda fila é encerrada com a abordagem obrigatória ao isolamento principal dos núcleos.

Instalação correta do switch

Por design, os interruptores estão disponíveis para instalação interna e externa. Os interruptores externos modernos são adequados para montagem em qualquer superfície sem suportes isolantes adicionais. Os interruptores internos ficam escondidos em tomadas redondas na parede, equipadas com copos especiais chamados caixas de tomadas.

Saiba mais sobre como instalar esta caixa de montagem em parede de concreto ou estrutura de gesso cartonado. escrito aqui. Aconselhamos a leitura do artigo proposto antes de iniciar o trabalho.

As caixas de tomadas são uma unidade de instalação elétrica padrão. Também são utilizados para equipar tomadas, por isso são chamados assim. "Subswitches" não soaria muito bem.

A localização correta da chave é considerada aquela em que o acendimento ocorre pressionando a parte superior da tecla e o desligamento ocorre pressionando a parte inferior. Isso dá até mesmo a uma pessoa baixa a oportunidade de reagir em uma situação de emergência e desligar rapidamente a energia de um dispositivo elétrico pressionando a tecla de cima para baixo com os dedos.

Posição correta recomendada das chaves do interruptor
Coloque interruptores nas paredes para que você não precise “procurá-los remexendo no escuro” e todos os membros da família possam usá-los facilmente

Com a conexão adequada, um fio de fase chega ao switch vindo da caixa de junção.Interromper o circuito do fio de fase para que não haja tensão quando a lâmpada for desligada é a principal tarefa do interruptor.

A seleção de fotos a seguir ilustra claramente o processo de conexão:

Se o design do dispositivo permitir, dentro da própria chave, o fio de fase é conectado aos terminais superiores e todos os condutores de saída são conectados aos contatos inferiores. Esta regra se aplica à disposição de qualquer instalação elétrica.

Devido às características do projeto, as exceções às regras gerais são as chaves de passagem e de cruzamento, que são discutidas abaixo.

Tipos de interruptores domésticos

Há uma grande variedade de interruptores usados ​​em interiores de casas modernas. Apresenta detalhadamente a classificação dos dispositivos de controle de luz um dos artigos popularespostado em nosso site.

Variedade de interruptores para sua casa
Ao escolher um switch residencial, preste mais atenção não ao seu design, mas à funcionalidade, resistência das fixações e confiabilidade dos contatos elétricos

Com base nas diferenças em sua funcionalidade, distinguem-se as seguintes variedades mais comuns:

  1. Interruptor de tecla única – a sua missão é simples: “ligar/desligar”.
  2. Interruptor de dois grupos permite controlar simultaneamente dois circuitos de iluminação independentes.
  3. Interruptor de três teclas, portanto, as coordenadas funcionam em três direções.
  4. Interruptor-regulador (dimmer) não apenas liga e desliga, mas também pressionando uma tecla ou girando o botão redondo que o substitui, ajusta suavemente o brilho das lâmpadas.
  5. Interruptor com regulador – um interruptor de duas ou três teclas que, por etapas, através da troca de teclas, controla a intensidade de todas as lâmpadas simultaneamente.
  6. Chave de passagem única. A única chave muda a fase entre dois fios. Se a tensão for aplicada a um, ela será desligada do outro e vice-versa.
  7. Interruptor único cruzado. Ao alterar a posição da chave, ela altera de forma síncrona a conexão direta de duas linhas para uma cruzada.
  8. Interruptor de sensor. Não possui alavancas - inicia e interrompe o fluxo de eletricidade tocando sua superfície com os dedos.

Um interruptor de sensor de movimento liga a lâmpada automaticamente, reagindo a uma pessoa que passa.

Tipos de lâmpadas para uso doméstico

O progresso do tubo acompanha os interruptores. A sua diversidade também é impressionante.

Lâmpadas para iluminação interior de casa
Ao comprar uma lâmpada economizadora de energia, você deve focar em marcas conhecidas - afinal, ela não deve apenas ser eficiente, mas também durar o máximo possível

Mas aqui também são definidos alguns tipos mais populares:

  1. Lâmpadas incandescentes – fontes de luz domésticas enraizadas em um bulbo redondo de vidro com vácuo e uma bobina de tungstênio dentro.
  2. Lâmpadas halógenas – as mesmas lâmpadas incandescentes preenchidas com um gás especial. Aumenta a vida útil e minimiza o tamanho de seus frascos. Desvantagem: Durante a instalação não é possível tocar no vidro do frasco com as mãos.
  3. Lâmpadas fluorescentes diurnas – não muito comuns em casa, mas também dispositivos de iluminação tradicionais (doravante simplesmente “lâmpadas fluorescentes”).
  4. Lâmpadas LED economizadoras de energia, com base no nome, utilizam o brilho de grupos de LEDs. Eles podem ser fixados em soquetes de rosca comuns (doravante simplesmente “lâmpadas LED”).

As lâmpadas fluorescentes economizadoras de energia estão substituindo cada vez mais as habituais. O princípio de funcionamento é semelhante ao das lâmpadas fluorescentes. São aparafusadas como lâmpadas incandescentes (doravante simplesmente “lâmpadas economizadoras de energia”).

Maneiras de alimentar uma lâmpada através de um interruptor

Talvez alguns dos esquemas considerados para a conexão mútua de um interruptor doméstico a uma lâmpada de parede ou teto omitam os detalhes do fornecimento do fio neutro de proteção (aterramento). Parece que conectá-lo não causará dificuldades.

Em um cabo elétrico padrão, este é um núcleo com isolamento amarelo e uma faixa verde ao longo dele. O local onde está conectado ao aparelho elétrico está indicado por uma placa Sinal de aterramento.

#1: A conexão mais simples da lâmpada

O mais básico é conectar o dispositivo de iluminação “on/off” a um interruptor monochave com dois fios. Acima de tudo, é adequado para uma única lâmpada.

O circuito de alimentação de lâmpada mais simples
Ao desenvolver novos interruptores, os fabricantes aderem aos padrões - substituir um “interruptor de uma tecla” convencional por um dispositivo eletrônico será feito sem problemas

Quando a fiação antiga tem apenas dois fios saindo do teto ou da parede alimentando o aparelho elétrico de luz, e a alteração é complicada, pode-se conectar uma luminária com mais lâmpadas. Mas com esta conexão, todas as lâmpadas do dispositivo de iluminação acenderão simultaneamente.

Um interruptor clássico de chave única sem atualizar a fiação pode ser facilmente substituído por um interruptor dimmer de luz (dimmer) feito em uma única unidade. É possível adquirir um aparelho com regulador tipo chave, ou pode adquiri-lo em forma de botão redondo.

As características do dimmer devem corresponder à potência da lâmpada conectada. A única coisa é que não pode ser utilizado em conjunto com luminárias equipadas com lâmpadas economizadoras, LED ou fluorescentes.

Para instalação padrão em caixas de tomadas comuns, a indústria dominou a produção de interruptores sensíveis ao toque que possuem apenas funções “liga/desliga”.Eles também são conectados com dois fios e podem substituir os simples de chave única.

#2: Ligação separada das lâmpadas do lustre

Normalmente, os lustres de três e cinco braços são projetados de forma que as lâmpadas possam ser conectadas separadamente ou juntas em grupos (1+2/2+1; 2+3/3+2). Isto permite regular a iluminação do espaço pelo número de lâmpadas que funcionam simultaneamente.

Conexão de grupo separado de lâmpadas e luminárias
Se possível, é melhor conectar o fio terra diretamente ao lustre, e não através do bloco de terminais - isso aumentará a segurança da lâmpada

Neste caso, você precisará de um interruptor de duas teclas e de uma fiação elétrica com pelo menos três fios. Ao ligar uma das duas ou ambas as teclas ao mesmo tempo, o brilho da luminária será ajustado.

Mais mudar com duas chaves usado para controlar a partir de um ponto a iluminação de dois quartos, na maioria das vezes adjacentes, de forma independente, por exemplo, um banheiro e um banheiro, um corredor e uma arrecadação.

Se, em vez do interruptor usual de duas teclas, você usar um interruptor de duas ou até três teclas para um lustre com controles separados embutidos nas teclas, todas as suas lâmpadas acenderão ao mesmo tempo e sua intensidade poderá ser controlada em etapas, trocando as chaves.

#3: Controlando um lustre de cinco braços

Onde for necessário o controle separado e simultâneo de três dispositivos de iluminação independentes, é instalado um interruptor de três teclas.

Lustre de cinco braços e interruptor de três teclas
Ao conectar a chave ao circuito, certifique-se de que é o fio da fase que vem da caixa - procure sempre colocá-lo no terminal superior

Para surpreender os convidados, você pode conectar um lustre de cinco braços por meio de um interruptor com três teclas. É verdade que será necessária uma pequena alteração nos terminais da própria lâmpada.De um grupo de três fiações lineares, uma precisa ser desconectada e usada de forma independente.

Então, usando várias combinações de pressionar as teclas de um interruptor de três teclas, será possível acender de uma a cinco lâmpadas por vez (1+2+2/2+2+1/2+1+2) .

#4: Lâmpada – uma, interruptores – dois

O que fazer quando o corredor é longo e escuro? Esta situação pode ser resolvida instalando uma lâmpada com dois interruptores simples de passagem em diferentes extremos da passagem. O inconveniente deste método é a posição indefinida das teclas “liga/desliga”.

Esta técnica de controlo de iluminação também é aplicável na subida de escadas, numa garagem anexa (entrada pela casa, saída pelo portão e vice-versa). Um interruptor adicional perto da área de dormir não será supérfluo se o quarto for suficientemente longo.

Diagramas de conexão para lâmpadas de corredores e escadas
Ao usar na prática diagramas de conexão de lâmpadas não padronizados, você deve certificar-se de sua viabilidade, pois isso aumenta o comprimento dos fios e a complexidade da instalação (+)

É possível iluminar lances de escada independentemente uns dos outros, subindo ou descendo degraus? Além disso, você precisará de um único interruptor de passagem na plataforma entre pisos. Ao pressionar apenas uma tecla, acenderá simultaneamente a próxima lâmpada e desligará a anterior.

Nº 5: Acender uma lâmpada em lugares diferentes

Para controlar a luminária a partir de mais de dois centros, serão necessários interruptores simples crossover, além dos de passagem. Cada novo ponto – um de cada vez.

Muitos interruptores são convenientes se as salas de estar se abrem para um hall espaçoso em casa. Os ocupantes de qualquer ambiente poderão acender de forma independente as luzes de suas portas e apagá-las em todos os demais locais equipados com interruptores auxiliares.

Esquema de controle multiponto de um dispositivo de iluminação
Com a organização adequada dos locais de instalação de interruptores adicionais, além da facilidade de uso da iluminação, é possível obter economias significativas de energia.

Este método também é apropriado em quartos com layout de hotel - muitas portas que se abrem para um longo corredor.

#6: Conectando um lustre a um ventilador

É inconveniente puxar o pingente de um lustre equipado com ventilador para ligá-lo. Isto também é problemático quando o teto é alto.

É mais fácil usar os métodos estudados para conectar lâmpadas de lustre separadamente. O ventilador é conectado através de uma das chaves de um interruptor de duas ou três teclas.

Na primeira opção, a lâmpada só pode queimar completamente. Na segunda, as lâmpadas acenderão em dois grupos.

Nº 7: Sensores de movimento integrados

Por mim mesmo Sensor de movimento já é uma troca de dispositivo. Mas estamos interessados ​​nele justamente quando ele tem um case padrão e pode ser montado em uma caixa de encaixe.

Acontece que ele está conectado à lacuna no condutor de fase que vai para a lâmpada como um interruptor normal. Mas o problema é que o circuito eletrônico interno de tal dispositivo requer uma fonte de alimentação completa de 220 V, o que significa mais um fio, azul, zero.

Três maneiras de conectar sensores de movimento
De acordo com os princípios de conexão da lâmpada, os sensores de movimento (1) são conectados através do interruptor. Caso haja necessidade de operação periódica constante da lâmpada, um interruptor (2) é incluído no circuito. Se um sensor não puder cobrir uma sala grande, vários serão conectados à lâmpada. Neste caso, são os sensores que desempenham o papel de interruptor (3)

Se você quiser instalar um switch com um sensor de movimento integrado em vez de um de chave única, não poderá fazer isso sem substituir o fio de dois fios que sai da caixa de junção por um de três fios.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os vídeos apresentarão técnicas práticas.

O VÍDEO nº 1 mostrará um exemplo de conexão simples de um interruptor e uma lâmpada:

O VÍDEO nº 2 ajudará você a dominar as habilidades de conexão e isolamento de fios:

O VÍDEO nº 3 mostrará como conectar lustres e muito mais:

Os fabricantes não marcam o tempo em um só lugar. Eles vêm com todos os dispositivos de iluminação novos e mais engenhosos. Mas por mais cósmica que a lâmpada possa parecer, sempre existe uma maneira simples de conectá-la. Esquemas básicos, regras para conexão de lâmpadas com interruptores, condições para trabalho elétrico seguro permanecerão padrão por muito tempo.

Gostaria de compartilhar sua experiência como eletricista independente, nuances de conexão interessantes e úteis, ou encontrou alguma deficiência no material apresentado? Estamos aguardando seus comentários. Escreva no bloco abaixo, poste fotos sobre o tema, tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Ivánovitch

    Remover a fita do fio e depois torcê-la com isolamento não parece ser uma tarefa difícil. Por inexperiência, comecei a isolar a torção da ponta dos fios torcidos. Não deu certo, eu estava nervoso. Obrigado pelos seus bons conselhos, boa sorte para você.

  2. Sergei Surkov

    Dê um conselho a uma pessoa jovem e inexperiente) Não sou nada bom em eletricidade.. A situação é esta: uma lâmpada tem dois interruptores. Quando acendo a luz com um interruptor e desligo com outro, na próxima vez terei que acendê-la com o mesmo interruptor que foi usado para desligá-la antes. Como isso acontece?Meus interruptores não estão muito distantes um do outro, mas se estivessem distantes... você teria que correr? Obrigado.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Bom dia, Sérgio. Presumo que sua lâmpada seja “controlada” por interrupção de fase usando interruptores comuns de tecla única. As fases são conectadas a ele a partir de diferentes caixas de junção (anexei o diagrama à resposta).

      Você precisa comprar dois “interruptores de passagem” - digite o nome na pesquisa do Yandex. Eles também são de chave única. O diagrama em que devem funcionar também está incluído nas fotos anexas.

      Claro, a melhor opção é comprar uma lâmpada com sensor de movimento (é melhor responder aos movimentos dentro da área de cobertura). Esses dispositivos são descritos em artigo sobre lâmpadas com sensor de movimento Em nosso site.

      Fotos anexadas:
  3. Vencedor

    Com interruptores de passagem, tudo é bastante complicado. Eu mesmo sofri quando estava instalando sozinho. Tive que ler muita literatura e desenhar um diagrama. Porque tinha dois botões para dois grupos de lâmpadas. No final, ainda conseguimos fazer isso. Mas não é a primeira vez. Um artigo separado precisa ser escrito sobre este tópico.
    Sergey, você tem um diagrama da sua conexão?

  4. Paulo

    NÃO é fortemente recomendado o uso de cabos ou fios com núcleos trançados (macios).
    Eu quero saber porque?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Pavel.

      Tais formulações obrigam você a folhear as Regras. Depois de consultar o PUE, você encontrará uma cláusula “interessante” que limita o escopo de aplicação de cabos e fios (captura de tela em anexo).

      Acontece que onde e sob quais condições os produtos condutores podem ser usados, os fabricantes escrevem nas fichas de dados dos produtos.Os fabricantes que produzem cabos e fios, por sua vez, são guiados por padrões desenvolvidos por práticas “centuárias”.

      Os condutores trançados são altamente flexíveis, o que requer propriedades de isolamento adequadas. Esses fios e cabos são usados ​​para alimentar instalações e receptores elétricos móveis e portáteis.

      Ao instalar uma rede elétrica estacionária, essa qualidade é desnecessária. Além disso, a conexão de tais fios requer preparação preliminar - mesmo antes da terminação, eles precisam ser soldados.

      Existe uma instrução “I 1.00-12” para instalação de fiação em edifícios residenciais - existe uma tabela inteira dedicada ao escopo de aplicação de fios e cabos específicos.

      Fotos anexadas:
  5. Yakov

    As lâmpadas dos 3 andares não apagam. No painel de retransmissão hager emoo1n2. Acender as lâmpadas com um botão na parede. Existem apenas 12 botões em 12 apartamentos e 6 em 3 sites. Total 18. O relé parece normal, você pode ouvir o cronômetro disparando. Os botões não estão presos do lado de fora. Mudei o relé para hager emn 001. Está tudo igual. A propósito, não consigo encontrar uma descrição do relé hager em001n2. Ajude quem você puder, apenas até o ponto. Obrigado. Yakov.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Yakov.

      Não é possível responder como você vai direto ao ponto - sua pergunta não contém as informações necessárias. Afinal, uma listagem da quantidade de botões, desprovida de: “a potência e a quantidade de lâmpadas; esquemas de iluminação; diagramas de conexão de relés” não dá nada.

      Você precisa contar todas as lâmpadas, descobrir quantos quilowatts estão conectados aos contatos executivos do relé e converter a potência em amperes. Esta última deve ser comparada com a corrente permitida que o relé pode interromper/ligar.Normalmente, todas as características são fornecidas em uma placa de identificação ou gravadas no plástico do relé.

      Aliás, a troca do relé, que não deu resultado, indica que as lâmpadas provavelmente estão com amperes “excessivos”. A falta de potência da sua iluminação não me permite recomendar um modelo específico de relé - a única coisa que recomendo é procurar um modelo adequado da Schneider Electric. Compre depois de ler primeiro o passaporte.

      Você pode experimentar - desligue algumas lâmpadas para ver como o relé reage.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica