Conectando um interruptor duplo: padrões e diagramas + instruções de instalação

Os convenientes interruptores de duas teclas, devido ao aumento da carga funcional, são superiores aos análogos de tecla única.Se, em vez dos dispositivos comuns de instalação elétrica simples, você equipar sua casa com dispositivos duplos, a economia será significativa.

O interruptor duplo deve ser conectado de acordo com as normas e regulamentos de segurança.

Neste material, explicaremos como funciona um switch duplo, citaremos as vantagens de tais dispositivos e também forneceremos instruções detalhadas de instalação e conexão.

Como funciona um interruptor duplo?

Você não pode conectar nenhum dispositivo corretamente sem primeiro estudar seu “recheio” e princípio de funcionamento. Nesse sentido, os interruptores não são particularmente difíceis.

O design dos modelos de duas chaves segue o design dos modelos de chave única, mas difere no número de terminais e no princípio de conexão. A diferença externa se reflete no nome do modelo - ele possui duas teclas separadas, cada uma controlando um circuito elétrico.

Dispositivo de comutação dupla
O switch pode ser dividido em duas partes: externa e interna. O primeiro consiste em uma moldura decorativa e teclas - principal ferramenta de controle das fontes de luz. Eles protegem simultaneamente os elementos de trabalho. O segundo é o mecanismo interno com terminais

Peças de metal e plástico são utilizadas na fabricação de dispositivos. Em particular, metais condutores - aço e cobre - são usados ​​para contatos.

Para examinar melhor os elementos individuais do switch, vamos descobrir como desmontagem e conexão.

Os símbolos para os quais são usados ​​números e letras latinas podem diferir em diferentes modelos. Por exemplo, L pode indicar a fase de alimentação comum, enquanto os números 1,2 indicam as fases de saída. As setas também podem ser usadas para indicar entrada e saída.

Vantagens dos modelos de duas chaves

Por que vale a pena abandonar os instrumentos usuais e fáceis de usar de tom único em favor dos instrumentos duplos?

Na verdade, as vantagens são óbvias:

  • a partir de um dispositivo você pode controlar duas luminárias diferentes ou dois grupos de lâmpadas;
  • a intensidade da luz na sala pode ser ajustada, dependendo do número de fontes de luz envolvidas;
  • devido ao acendimento seletivo de lâmpadas individuais, ocorre economia de energia;
  • se desejar, você pode controlar o modo de iluminação em dois ambientes ao mesmo tempo (na cozinha e no corredor, no banheiro e no lavabo);
  • Os fios elétricos são usados ​​​​de forma mais racional e econômica.

Ajustar a luz é a capacidade de criar um ambiente confortável para a realização de determinadas ações. Por exemplo, ao trabalhar ou ler, você pode usar ambas as teclas para acender todas as 5 a 6 luzes do lustre. E para relaxar, bastam 1 a 2 lâmpadas, criando uma iluminação difusa e fraca.

Outra vantagem dos modelos modernos são seus designs diferenciados. Graças à variedade de cores e estilos, você pode escolher o dispositivo que melhor se adapta à aparência do ambiente.

Assim como os teclados simples, os modelos duplos vêm em tipos integrados e suspensos.Se as paredes de um apartamento/casa forem de tijolo, concreto, concreto aerado ou gesso cartonado, geralmente são instalados interruptores internos.

A instalação de dispositivos aéreos é típica para casas de madeira, onde ao instalar a fiação interna são esperadas certas dificuldades associadas aos padrões PUE.

Projetos de circuitos populares

Ao escolher um diagrama de conexão de switch duplo, dois fatores relacionados devem ser levados em consideração:

  • qual sistema de aterramento é utilizado na casa - TN-C ou TN-S;
  • um ou duas luminárias controlado por um interruptor.

O TN-C é considerado um sistema de aterramento obsoleto. A peculiaridade da instalação do switch é que ele recebe apenas dois fios do quadro elétrico em vez de três.

Diagrama de conexão de dois teclados
Se você conectar duas luzes a um interruptor, ficará assim. Observe que o fio neutro (azul) combina terra e neutro. Desta forma o terceiro fio não é necessário

As casas recém-construídas utilizam o moderno sistema TN-S. Antes de conectar o interruptor duplo por conta própria, certifique-se de que um fio de três núcleos esteja esticado da máquina até o local de montagem da instalação elétrica.

Vamos comparar a diferença na conexão.

Diagrama de circuito de três fios
O esquema difere porque três condutores são esticados do quadro elétrico até a caixa de distribuição, incluindo o terra. Consequentemente, o aterramento também é fornecido para cada lâmpada/grupo de lâmpadas

A presença do terceiro condutor de aterramento não afeta de forma alguma a conexão dos fios no mecanismo de chaveamento: ali permanecem apenas os fios de fase, um de entrada e dois de saída.

Se os dispositivos de iluminação controlados por um interruptor estiverem localizados em salas diferentes, o circuito diferirá apenas no roteamento dos condutores em diferentes direções.Consideremos um esquema em que um grupo de lâmpadas fica na sala e o segundo no corredor.

Esquema para conectar dois grupos de lâmpadas
A colocação dos fios do quadro elétrico e da chave, bem como a conexão dos fios na caixa de distribuição, segue um padrão semelhante, mas depois os fios divergem em direções diferentes

Se a máquina estiver conectada com um fio de três fios, o terra é conectado aos condutores de aterramento dos grupos de lâmpadas e, como o zero, é separado em duas direções.

Diagrama de conexão do lustre
Conectar um lustre a duas chaves de um interruptor facilita a instalação apenas porque, em vez de dois fios, você precisa puxar um - do interruptor ao lustre

A aparência do terceiro condutor de aterramento não altera fundamentalmente o circuito: ele se estende desde o disjuntor no painel e é conectado ao terra de dois grupos de lâmpadas na caixa de distribuição.

A distribuição das lâmpadas de um lustre em grupos pode ocorrer de diferentes maneiras, dependendo dos requisitos de intensidade de iluminação. O dispositivo de cinco braços pode ser dividido de duas maneiras: 4 + 1, 2 + 3.

Aumenta o número de opções para conectar um lustre de seis braços: 1 + 5, 2 + 4, 3 + 3. Ou seja, quanto mais lâmpadas na luminária, mais opções para combiná-las em grupos.

Instruções de instalação e conexão

O processo de conexão pode durar 15 minutos se for necessária uma simples substituição de um dispositivo antigo, ou vários dias se for necessária a instalação de uma nova fiação.

Seleção de materiais e preparação de ferramentas

Se uma casa/apartamento está sendo reformada, procuram substituir os antigos fios de alumínio por fios de cobre, que são superiores em todos os aspectos. Isso também é regulamentado pelos padrões PUE.

Requisitos para o local de instalação
Na hora de escolher o local de instalação não se esqueça das recomendações da PUE: altura do chão - 60-180 cm, distância ao gasoduto - 50 cm, distância do batente - 15-20 cm

Os fios devem ser colocados horizontalmente sob o teto ou estritamente verticalmente até o local de instalação. Isso evitará quebras acidentais de cabos durante reparos subsequentes.

Para trabalhar com instalações elétricas, você precisará de ferramentas manuais com cabos isolados:

  • chave de fenda universal;
  • alicate de bico redondo;
  • alicate;
  • faca de construção ou de papelaria;
  • chave de fenda indicadora.

Material de marcação e luvas de proteção isoladas também serão úteis.

Ranhura com um caçador de parede
Se você tiver que cavar uma parede, então você precisa se preocupar com antecedência com a disponibilidade de um perfurador de parede, perfurador ou furadeira, bem como gesso ou argamassa para rebocar as paredes

O switch é escolhido com base no design interior. Ao adquirir um novo cabo, leve em consideração a carga do sistema. Os grupos de iluminação estão entre as seções de menor potência da rede, portanto, um cabo VVG de 1,5 mm² é adequado, ou melhor ainda, um cabo VVGng com proteção polimérica de inflamabilidade reduzida.

A contagem dos cabos é realizada com fita métrica. Ao comprimento total dos fios é necessário adicionar uma reserva para torção em caixas de junção e instalação em terminais. Leia mais sobre como calcular a seção transversal do cabo em este material.

Sobre conectar fios elétricos na caixa de distribuição

A primeira etapa é conectar o cabo à máquina, que fica localizada no quadro elétrico:

  • núcleo de trabalho (vermelho ou marrom) - ao terminal do disjuntor;
  • zero (sin.) – para o barramento zero;
  • aterramento (verde ou verde-amarelo) – ao barramento de aterramento.

Recomenda-se delegar o trabalho com os automatismos localizados no quadro aos eletricistas responsáveis ​​​​pelo estado da rede geral da casa.É proibido fazer você mesmo qualquer alteração no quadro elétrico. Recomendamos também a leitura do artigo onde examinamos detalhadamente a codificação por cores dos fios elétricos. Mais detalhes - acesse link.

Do quadro de distribuição, o fio é puxado para a caixa de junção e desta para o interruptor e luminária ou para dois dispositivos/grupos. É muito importante não confundir conexão de fio na caixa de junção.

Conectando fios em uma caixa de junção
Os condutores são conectados da seguinte forma: fase do disjuntor + fase da chave de entrada; 2 fases de saída do interruptor para cada uma das duas fases das lâmpadas; zero do painel + 2 lâmpadas zero; terra da blindagem + 2 terras da lâmpada

Como resultado, cinco conexões precisam ser feitas na caixa de junção. Para fazer isso, use torção, soldagem ou um método mais moderno - caixas de terminais.

O procedimento para instalar o switch na parede

O switch pode ser montado de duas maneiras: em uma caixa de instalação especial (caixa de tomadas) ou diretamente na parede. O segundo método é preferível se o dispositivo for montado em uma divisória de gesso cartonado. Vejamos instruções passo a passo sobre como conectar e instalar você mesmo um switch duplo.

Antes de instalar o DV, é necessário conectar todas as luminárias do circuito operacional: um lustre, um lustre com grupo de refletores ou lâmpadas em ambientes diferentes. Sem a instalação inicial das luminárias, é impossível verificar corretamente o funcionamento do interruptor.

É possível que as luzes não acendam. Você terá que desmontar novamente a chave e certificar-se de que os fios estão inseridos nos terminais corretos. O motivo também pode estar na conexão incorreta dos fios na caixa de junção - você também terá que verificar isso.

Um diagrama de conexão detalhado para um switch de duas teclas é discutido em Este artigo.

Para facilitar a determinação da função de funcionamento de cada fio no futuro, os fios são marcados durante a instalação.

Não se esqueça da segurança

Quaisquer manipulações nas instalações elétricas devem começar pelo desligamento do disjuntor, que se encontra no quadro comunitário. Depois disso, a presença de tensão na rede é verificada novamente com uma chave de fenda indicadora ou testador - e assim por diante, sempre antes de começar a trabalhar com os fios.

Se o quadro elétrico estiver localizado no patamar, durante a obra é recomendável pendurar uma placa de alerta para que alguém não gire acidentalmente a chave seletora.

Trabalho de instalação elétrica em pares
Se você está começando a aprender o básico de instalação elétrica, não trabalhe sozinho, mas não deixe de convidar um parceiro para o seguro: ele segurará a escada e lhe entregará o alicate

Luvas de proteção com isolamento também podem proteger contra choques elétricos, embora não sejam muito confortáveis ​​ao trabalhar com fios. Durante portões e reboco de paredes É melhor usar roupa de trabalho, calçado confortável e máscara ou respirador para proteger os pulmões do pó.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Informações interessantes sobre maneiras de conectar fios, instalar um switch e conectar dispositivos irão aumentar seu conhecimento sobre instalação elétrica doméstica.

As nuances de conectar um aparelho elétrico com luz de fundo:

Detalhes sobre como conectar os fios na caixa de junção:

Conectando um lustre usando solda:

Desde a escolha de um local até a conexão à máquina:

Tendo experiência em trabalhar com fiação elétrica, você pode facilmente lidar com a instalação de uma chave de dois botões - o principal é não cometer erros na escolha de um circuito e instalar fios confiáveis.Porém, se você tiver alguma dúvida quanto à ligação ou ligação dos núcleos, é melhor procurar ajuda de um eletricista profissional ou realizar todas as ações sob sua supervisão.

Você tem habilidades práticas para conectar interruptores de duas teclas? Ou tem dúvidas sobre o tema do artigo? Por favor, pergunte na seção de comentários e tentaremos respondê-las prontamente.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    Ao instalar switches, incluindo switches de dois grupos, você pode evitar o uso de caixas de distribuição. De acordo com a PUE, a caixa de junção deve estar acessível para manutenção, mas nas condições dos reparos modernos isso é muito difícil de fazer. Procedemos de uma forma mais simples: trazemos todos os mesmos fios para a caixa de tomadas, para o interruptor, como na caixa de distribuição, e realizamos a fiação diretamente na caixa de tomadas, atrás do mecanismo do interruptor. E os lobos estão alimentados e as ovelhas estão seguras!

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Dmitri. As renovações modernas que tornam as caixas de distribuição inacessíveis são um absurdo. Ninguém obriga a emparedar caixas de distribuição sob a espessura do gesso. Instale-os de forma que as capas fiquem niveladas com o acabamento - é preciso abri-las, cortar o papel de parede transversalmente e abrir a capa. Anexei uma foto dessa caixa aberta. O acabamento, como você pode ver, não foi danificado.

      A fiação elétrica principal do subteto geralmente aceita permite instalar rapidamente caixas adicionais e fazer ramificações para lâmpadas e tomadas adicionais.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica