Diagrama de conexão do relé: dispositivo, aplicação, sutilezas de seleção e regras de conexão

A instabilidade de tensão na rede elétrica leva a quebras de eletrodomésticos.Se você puder provar a culpa de outra pessoa em tais danos à propriedade, receberá uma indenização. Mas, veja bem, é muito mais fácil prevenir tal situação do que recorrer aos tribunais e aos peritos.

Diremos a você como evitar picos de energia - por que isso acontece, quais dispositivos usar e como é um diagrama de trabalho para conectar um relé de tensão.

Por que ocorrem picos de energia?

Vários dispositivos operando na rede elétrica têm limitações nos parâmetros de tensão. Isso se aplica até mesmo às lâmpadas incandescentes, embora para quebrá-las seja necessário um excesso significativo dos padrões especificados.

Tensão nominal do refrigerador
A tensão reduzida da rede, afetando, por exemplo, um refrigerador, ameaça um curto-circuito entre espiras e quebra do compressor. O aumento afeta negativamente tanto o compressor quanto os elementos eletrônicos do aparelho, pois eles falham e os reparos custam muito dinheiro.

Novamente, mesmo uma ampla faixa de parâmetros de tensão não significa que o dispositivo funcionará durante surtos, por exemplo, de 100 a 240 volts. Isso significa sua viabilidade em um determinado período, sujeito à estabilidade da rede elétrica.

As instalações elétricas geradoras são projetadas com estabilizador automático de tensão. Neste caso, o desvio da norma, segundo GOST 721 E GOST 21128, não deve ser superior a 10% para uma falha de rede de curta duração e mais de 5% para uma falha de longa duração.

No entanto, pelo menos 7 razões principais de natureza natural, emergencial ou provocada pelo homem podem provocá-los:

  1. Esgotado fiação elétrica em casa.
  2. Falta de estabilizadores na subestação transformadora.
  3. Sobrecarga de consumo de energia na linha.
  4. Situação de emergência nas redes de transmissão.
  5. Quebre na linha neutra.
  6. Ignorando dispositivos de medição por consumidores inescrupulosos.
  7. Fatores naturais.

O consumidor é responsável pelo funcionamento dos aparelhos elétricos, pela correta distribuição da carga na fiação interna e pelo estado dessas redes. Se for detectada uma avaria ou emergência, deve ligar imediatamente para o serviço especial.

Verificando a tensão com um multímetro
Você pode medir a tensão usando um dispositivo especial, um multímetro (testador). Caso seja detectado desvio da norma superior a 10%, recomenda-se entrar em contato imediatamente com o serviço de emergência da rede elétrica local para identificar as causas dos picos de energia

As redes elétricas do sistema são de inteira responsabilidade dos fornecedores de eletricidade. Uma de suas tarefas é monitorar os desvios de tensão da norma em uma área fixa.

Mas apesar da delimitação de responsabilidades, mesmo com um controle rigoroso, as diferenças são bastante comuns.

Ao identificar o culpado dos picos de energia na linha, você pode obter justiça e compensação total por danos materiais ou má qualidade dos serviços prestados.

É possível estabilizar a tensão sozinho?

Mesmo que você tenha certeza de que a justiça prevalecerá e os perpetradores compensarão os danos, acidentes dessa natureza podem levar a consequências de impasse, e a burocracia legal está longe de ser a experiência mais agradável.

Para evitar as consequências de desvios de tensão da norma, você pode adquirir e instalar dispositivos especiais - relés de controle de tensão e/ou estabilizador.

Estabilizador de tensão de rede
Para equalizar os parâmetros de tensão ideais na rede, geralmente são usados ​​​​estabilizadores - locais ou estacionários. Mas esta nem sempre é uma boa escolha devido ao fato de que os dispositivos não funcionam prontamente e pode passar muito tempo antes que os parâmetros sejam trazidos ao valor nominal. Esta opção geralmente não é adequada para equipamentos eletrônicos sensíveis a surtos.

Relé de controle - uma das opções mais econômicas, confiáveis ​​e fáceis de usar. Com sua ajuda não será possível estabilizar a tensão, mas o equipamento estará sob proteção confiável.

Princípio de funcionamento de um relé de tensão

Recomenda-se adquirir e instalar o dispositivo nos casos em que os picos de energia não ocorrem com muita frequência.

O aparelho, por meio de um microcontrolador, registra os parâmetros da corrente elétrica e caso os valores ultrapassem ou diminuam além da faixa especificada pelo operador, abrirá a rede elétrica. Quando o relé detectar parâmetros estáveis ​​na linha, ele retomará automaticamente o fornecimento de energia.

Relé de tensão UZM-51
Um relé de tensão pode parecer diferente e também ter um conjunto diferente de funções. Alguns dispositivos podem até ser controlados remotamente através de um contator

Além disso, em muitos modelos de relé, o tempo de atraso liga/desliga é definido. Um temporizador é necessário para controlar picos de tensão de curto prazo, por exemplo, ele não abrirá o circuito imediatamente quando sair da faixa, mas se forem observados desvios por 5 a 10 segundos.

Quanto ao atraso na inicialização, os fabricantes indicam o tempo que seus dispositivos devem esperar para reiniciar novamente, a fim de evitar que queimem.

O relé tem suas desvantagens: não pode suavizar as flutuações, mas em combinação com este dispositivo, estabilizadores de tensão podem ser usados.

Tem muito mais vantagens do que desvantagens:

  • economia na compra (custo menor que outros dispositivos de proteção);
  • confiabilidade em uso;
  • controle visual dos parâmetros de tensão através de display digital;
  • reação rápida.

O dispositivo é fácil de usar e operar. Selecionar e instalar também não é difícil.

Como escolher um relé de tensão?

O relé está disponível em 4 tipos - módulo em trilho DIN (bloco), para proteção de um consumidor (plugue-tomada), para vários dispositivos (na forma de um cabo de extensão com vários soquetes), um dispositivo trifásico (para equipamento usando 3 fases).

Existe também um relé intermediário, projetado para controlar circuitos elétricos independentes, retardar a resposta da proteção quando são necessárias cargas elevadas e controlar dispositivos que requerem valores de tensão significativos.

Relé de tensão portátil
O relé de tensão portátil é projetado, dependendo do modelo, para uma corrente de 6 a 16 Amperes. Para conectar consumidores com grande apetite, vários dispositivos são instalados ou os modelos são montados em trilho DIN

Ao escolher a corrente nominal, guie-se pela classificação dos disjuntores com relés em trilho DIN ou pelo consumo de energia dos aparelhos elétricos. Nesse caso, você precisa comprar um aparelho com margem de 20-30%.

Além disso, na hora de escolher leve em consideração:

  • eficiência operacional;
  • faseamento (dispositivos monofásicos ou trifásicos);
  • a capacidade de ajustar a faixa de tensão e o limite operacional;
  • presença de display;
  • opção de controle de tempo;
  • função de proteção do relé contra superaquecimento.

Quanto ao tipo de relé escolher, depende da quantidade de equipamentos caros e sensíveis a mudanças.

Se você escolher um dispositivo em trilho DIN, você protegerá todos os consumidores, porém, com um surto de longa duração, desenergizar toda a casa nem sempre é adequado para os proprietários, neste caso são aconselháveis ​​​​relés locais.

Configurando o relé de tensão

Na maioria das vezes, o relé já possui configurações operacionais de fábrica que são ideais para quase todos os casos. Mas se você precisar personalizar o dispositivo, isso é bem possível, se a funcionalidade permitir.

Não há nada complicado, basicamente existem apenas 3 funções:

  1. Umax — opção para definir o valor máximo de tensão para ativação do relé. Na maioria das vezes eles definem de 210 a 270 Volts.
  2. Umin — tensão limite mínima. Normalmente 120 a 200 Volts.
  3. Configurando o cronômetro comutação após normalizar os parâmetros na linha. É possível definir de 5 a 600 segundos.

A configuração dos parâmetros desejados é realizada digitalmente na tela de LED ou eletromecanicamente por meio de um resistor variável.

Preste atenção às configurações de fábrica, se quiser mantê-las, se são adequadas às suas condições de funcionamento.

Relé de tensão sem ajuste
Alguns relés de tensão não têm a capacidade de ajustar individualmente os limites superior e inferior. Geralmente custam menos, mas são menos convenientes de usar.

Se você não estiver satisfeito com a configuração padrão para todos os aparelhos elétricos, poderá criar uma linha de energia separada para eles com RNA adicional.As instruções para configurar os dispositivos geralmente são fornecidas pelo fabricante com cada dispositivo.

Princípio de conexão do relé de controle de potência

Se você tiver pelo menos um pouco de experiência em trabalhar com eletricistas, a conexão não levará mais de 20 minutos. Ao mesmo tempo, o conjunto de ferramentas é simples - chaves de fenda figurativas e indicadoras, uma faca de papelaria.

Em geral, os diagramas de conexão diferem nos diferentes modelos, mas os fabricantes os colocam no corpo ou no passaporte do dispositivo. Portanto, depois de analisar as etapas gerais de instalação, você poderá lidar facilmente com a maioria dos tipos de dispositivos.

Um diagrama simples para conectar um relé monofásico
Um relé de controle de tensão monofásico geralmente é instalado entre a IPU e um grupo de máquinas automáticas. Uma fase e um zero se aproximam da entrada do dispositivo, mas apenas a fase sai para a carga

Vejamos as instruções passo a passo mais simples para conectar um relé de tensão monofásico:

  1. Desconecte os aparelhos elétricos da fonte de alimentação.
  2. Certifique-se de desenergizar a rede usando disjuntor.
  3. Usando uma chave de fenda indicadora, certifique-se de que a área preparada para instalação não esteja sob tensão.
  4. Instale o RKN em trilho DIN pré-fixado conforme instruções do fabricante do dispositivo, verifique a qualidade do fixador.
  5. Descasque os fios que vão do medidor até os consumidores.
  6. Determine a entrada e a saída (geralmente marcadas no dispositivo), conecte os fios do medidor à entrada e à saída para os consumidores.
  7. Ligue o disjuntor. Verifique usando uma chave de fenda indicadora se há tensão na entrada do relé.
  8. Ative o relé, defina os limites de tensão e o temporizador de atraso.

Conectar um relé de controle de tensão trifásico é mais difícil. Se você não está confiante em suas habilidades e não consegue realizar a instalação conforme o diagrama, convide um especialista.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como conectar você mesmo um relé de controle de tensão:

Vídeo nº 2. Como instalar um relé de tensão trifásico:

Vídeo nº 3. 3 diagramas de conexão do relé de controle de tensão:

Um relé de controle de tensão ajudará a manter os aparelhos elétricos em sua casa ou apartamento seguros. Esta é, de facto, a forma mais simples e económica de eliminar o impacto negativo dos picos de energia na rede eléctrica interna. Apesar da estrutura diferente dos modelos, até um eletricista não profissional pode conectar o aparelho.

Você já instalou um relé de controle de tensão em sua casa? Que dificuldades você encontrou e que conselhos você pode dar aos nossos leitores? Compartilhe sua experiência e tire dúvidas sobre o tema nos comentários.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica