Tubos de cobre para gás: especificações e padrões para instalação de dutos de cobre

Para a instalação de gasodutos são utilizados tubos de diversos materiais: PEAD, aço e cobre.Os produtos de polímero são usados ​​​​apenas para instalações subterrâneas, a fiação de aço é instalada dentro de casas e apartamentos.

Hoje, quando a qualidade do metal melhorou e foi possível produzir produtos com a espessura e comprimento necessários, cada vez mais são instalados tubos de cobre para gás. São excelentes para gasodutos de baixa pressão e possuem características adequadas em termos de resistência, flexibilidade e resistência ao desgaste.

Se você decidir montar um gasoduto interno, seria uma boa ideia examinar mais de perto as propriedades dos tubos e acessórios de pressão feitos de cobre e aprender mais sobre os métodos de montagem e os requisitos dos produtos.

Quais são os requisitos para tubos de cobre?

As empresas que produzem produtos para instalação de gasodutos nunca utilizam ligas de cobre com outros materiais em sua produção, pois a qualidade é perdida. A pureza do metal não deve ser inferior a 99,9%.

Marcas utilizadas na fabricação de tubos:

  • nas empresas nacionais - M1, M2, M1r, M2r;
  • análogos estrangeiros – Cu-DHP.

Dependendo do método de produção e das propriedades físicas, os produtos acabados são divididos em 3 categorias: macio (R - resistência à tração 220 mPa), semiduro (R - resistência à tração 250 mPa), duro (R - resistência à tração 290 mPa).

Gasoduto feito de tubos de cobre
Para a instalação de gasodutos, recomenda-se a utilização de tubos duros ou de maior dureza.Os macios só são adequados para ligar equipamentos a gás à rede - caldeiras, fogões, esquentadores

Foi notado que o armazenamento a longo prazo afeta a qualidade do cobre - torna-se mais duro. Você pode retornar às suas qualidades anteriores por recozimento. Para não realizar medidas adicionais de restauração, não recomendamos a compra de produtos de instalação com reserva.

Tubo de cobre para gasoduto
Você não pode usar tubos com espessura de parede inferior a 1 mm. Tubos finos não atendem aos requisitos e podem ser danificados durante o processo de montagem - durante dobramento ou crimpagem

De acordo com a tecnologia de fabricação, os tubos de gás são divididos em 2 grupos:

  • soldado - em cuja produção se utiliza soldagem, portanto há costuras;
  • sem costura - produtos monolíticos e sem costura.

É preferível utilizar o segundo grupo, pois as costuras serão sempre zonas da zona de risco, ou seja, terão características reduzidas em termos de estanqueidade.

Além do habitual tubos e acessórios de cobre Eles também produzem produtos com revestimento externo feito de materiais poliméricos - PVC ou espuma de polietileno. As vantagens de tais produtos são proteção externa adicional e uma espécie de camuflagem.

Crimpagem de acessórios de cobre
Os produtos de cobre são frequentemente usados ​​​​como elementos estruturais, de modo que a tubulação é colocada em um local visível e montada usando acessórios e fixadores estilizados

Costurar um gasoduto de cobre em uma parede de concreto ou escondê-lo atrás de uma parede de gesso é proibido por lei.

Padrões e regulamentos

O gasoduto é uma estrutura que representa um perigo potencial para os moradores da casa, pelo que tanto os trabalhos de produção como de instalação estão sujeitos aos requisitos previstos na documentação regulamentar.

A base para conjuntos de regras modernos foram as normas de 1987 - SNiP 2.04.08-87.

Atualmente, informações de interesse sobre dutos de cobre podem ser encontradas nos seguintes documentos:

  • SP 42-101-2003 – sobre projeto e construção de sistemas de distribuição de gás;
  • SNiP 42-01-2002 – normas e regras do Serviço de Registro Estadual;
  • OST 153-39.3-051-2003 – operação de postos de distribuição de gás.

Junto com os documentos principais, você deve estudar acréscimos e esclarecimentos que aparecem periodicamente em conexão com o desenvolvimento de tecnologia e lançamento de novos produtos. Suponhamos que o SNiP 42-01-2002 tenha sido alterado em 2011 e complementado com materiais, incluindo requisitos para produtos de cobre. Nova edição – SP 62.13330.2011.

Conexão roscada de tubos de cobre
Se você celebrou um contrato com um serviço de gás para instalação e manutenção de um gasoduto, os trabalhadores deverão adquirir materiais e montar o gasoduto de acordo com os documentos regulamentares

As regras para instalação de estruturas em tubos de gás de cobre também devem ser acrescentadas aos requisitos gerais. Um exemplo de tal documento é o STO “Projeto, instalação e operação de gasodutos a partir de tubos de cobre para gaseificação de edifícios residenciais e públicos”, que examina detalhadamente as nuances da montagem de gasodutos e os requisitos para tubulações.

[adinserter name=”mobile: inserir no texto -3″]

Mais informações sobre os requisitos para tubos e conexões de cobre podem ser encontradas nos seguintes documentos:

  • GOST 617-90;
  • GOST 859-78;
  • GOST R 52318-2005;
  • EN1057 – Normas Europeias;
  • GOST R 52948-2008;
  • GOST R 52922-2008;
  • GOST R 52949-2008.

Alertamos que se utilizar produtos que não atendam aos requisitos legalmente válidos, a operação do gasoduto torna-se perigosa.

Recomendações para recrutamento

Envolver amadores nos trabalhos de instalação não é a melhor solução.Aconselhamo-lo a contactar uma empresa que já instala gasodutos internos há muito tempo e que possui instaladores de sistemas de gás experientes.

Mestre crimpa um tubo de cobre
Se você decidir soldar, soldar ou crimpar tubos de cobre sozinho, o trabalho deve ser supervisionado por um especialista com experiência e permissão para realizar tal trabalho

As qualificações dos trabalhadores estão documentadas, pelo que tem o direito de solicitar um certificado.

Os especialistas que receberam a 4ª categoria e superior conforme OK 016 estão autorizados a soldar ou soldar. A conclusão é dada pela comissão de certificação, com base nas normas RD 03-495-02 e PB 03-273-99.

A crimpagem pode ser realizada por trabalhadores de 3ª categoria e superiores, que tenham experiência na montagem de gasodutos de cobre e tenham passado em determinados testes. Para obter autorização para praticar, o intérprete deve fazer pelo menos 3 conexões de alta qualidade com acessórios de pressão testados pela comissão. O controle do trabalho executado é determinado de acordo com as regras do SNiP 3.01.01.

Características de montagem de gasoduto de cobre

A montagem e ligação de tubos de cobre para gasoduto intradomiciliar difere dos trabalhos de instalação realizados com outros tipos de produtos - por exemplo, polímero ou aço.

Soldar um tubo de cobre com solda
A solda dura é usada para soldar elementos de cobre. Difere do macio porque tem um ponto de fusão mais alto - de +600°C e acima

Solda dura é usada sem fluxo; materiais populares incluem PMFOTSr6-4-0.03 e PMFS6-0.15 - compostos de cobre-fósforo.

Se a soldagem for usada com vantagem para a fiação interna, então na entrada da casa, onde estão instalados tubos de grande diâmetro, o trabalho de conexão é realizado usando arco de argônio ou soldagem a gás.

Outras regras para trabalhos de instalação em gasoduto de cobre:

São proibidos suportes de plástico e outros fixadores feitos de polímeros. Se forem feitas ranhuras para organizar a fiação interna, elas não poderão ser fechadas pelo lado de fora e o espaço ao redor dos tubos na ranhura deverá estar livre.

Instruções de instalação de tubos

A instalação do gasoduto inclui 3 etapas:

  • projeto;
  • preparação de tubos;
  • instalação.

Ao final, é realizado um teste e a tubulação é verificada quanto a vazamentos.

Analisaremos os principais métodos de preparação de peças para instalação - dobra e corte, bem como dois métodos populares de conexão de tubos - prensagem e soldagem.

Como cortar e dobrar cobre

Antes do começo trabalho de instalação os tubos devem ser preparados.Gasodutos completamente retos raramente são encontrados; mais frequentemente eles consistem em combinações de elementos retos e dobrados. Isto significa que o material do tubo deve ser cortado e algumas peças devem ser cuidadosamente dobradas em um determinado ângulo, 90° ou obtuso.

Para cortar, você pode usar uma serra, uma serra elétrica circular, mas a ferramenta mais aceitável é um corta-tubos.

Cortador de tubos para cortar tubos de cobre
Os cortadores de tubos distinguem-se pelo facto de fazerem um corte perfeitamente uniforme perpendicular à direcção do tubo. O corte é feito com rapidez e precisão, e a borda lisa da peça de trabalho não requer processamento adicional

Durante o processo de corte, certifique-se de que o tubo não se deforme - quaisquer protuberâncias, rachaduras ou amassados ​​​​representarão uma ameaça à estanqueidade do gasoduto.

A dobra pode ser feita a frio ou a quente. O primeiro é utilizado para tubos finos, mais utilizados no dia a dia, com diâmetro de até 22 mm. O método a quente é utilizado para produtos de grandes diâmetros. O tubo é aquecido enchendo a curva com areia. Isso é necessário para que não haja vincos.

Dobrador de tubos para processamento de tubos de cobre
Para dobra a frio, são usados ​​​​dobradores de tubos - máquinas especiais. Na vida cotidiana, são usados ​​​​dispositivos de mola, nos quais tubos finos são primeiro inseridos e depois dobrados cuidadosamente

Para aquecimento, artesãos experientes usam maçarico, acetileno-oxigênio ou acetileno-ar. Temperatura operacional – de +650°С. A prontidão do cobre é determinada pela sua tonalidade: assim que ficar vermelho escuro, pode ser dobrado. O procedimento é realizado de forma rápida, mas cuidadosa.

Métodos de conexão: crimpagem e soldagem

Se você tiver tempo, habilidades desenvolvidas e experiência, poderá tentar soldar tubos de cobre sozinho. Este método leva mais tempo do que a crimpagem, mas é barato e confiável.

Soldando um tubo de cobre com uma tocha
A soldadura deve ser feita sob certas condições: numa área ventilada, a uma temperatura de -10°C a +40°C, ou melhor ainda, à temperatura ambiente

Procedimento:

  1. Preparação de peças: corte e dobra de tubos, se necessário, alargamento e calibração.
  2. Limpeza das extremidades das seções unidas, eliminando eventuais defeitos.
  3. Inserir a extremidade de um tubo na extremidade alargada de outro.
  4. Aquecendo a área de solda até a temperatura de fusão da solda.
  5. Injetando solda no espaço entre duas peças.
  6. Resfriar a área de solda e limpar a junta até ficar brilhante.

Após a conclusão da soldagem, os diagnósticos são realizados. O teste de estanqueidade do sistema é realizado por uma comissão especial.

A conexão por meio de acessórios de pressão é um método moderno e confiável, cuja principal vantagem é a rápida montagem do gasoduto.

Instruções para conectar elementos de pipeline pressionando:

Se sua mão estiver ocupada, ao montar um pequeno fragmento, primeiro conecte vários elementos com acessórios e depois prenda-os de uma só vez. Recomenda-se montar o sistema de gás interno em partes - primeiro, seções complexas separadamente com um grande número de elementos dobrados e depois juntá-los.

Acessórios tipo pinça (crimpagem) também são utilizados para conectar tubos de cobre, que praticamente não são utilizados na montagem de gasodutos devido à confiabilidade não muito alta da unidade desmontável. As conexões mais confiáveis ​​são aquelas formadas por soldagem.

No entanto, para implementar soldar tubos de cobre você precisa de experiência e das ferramentas adequadas: um maçarico para conexões de baixa temperatura, um maçarico de propano ou acetileno para conexões de alta temperatura.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um exemplo de instalação de gasoduto de cobre em uma casa de campo:

Como realizar a crimpagem com conexões de cobre:

Sobre as vantagens de substituir tubos por cobre:

Um gasoduto doméstico feito de tubos de cobre é confiável e esteticamente atraente. É considerada uma das melhores opções para instalação em casa ou apartamento particular. Mas, ao planejar a instalação de uma estrutura de cobre, não se esqueça da segurança: se você não tem experiência em trabalhar com tubos, é melhor confiar a instalação a especialistas.

Quer compartilhar sua própria experiência na montagem de uma tubulação a partir de tubos de cobre? Você tem informações valiosas sobre o tema do artigo que podem ser úteis para os visitantes do site? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas sobre pontos de interesse ou assuntos polêmicos e poste fotos.

Comentários dos visitantes
  1. Romance

    Diga-me, por favor, onde posso obter um certificado para engenheiros e trabalhadores sobre a tecnologia de instalação de gasoduto de cobre pelo método de crimpagem?

  2. Vladimir

    GOSTARIA DE ENVOLVER UM ESPECIALISTA NA INSTALAÇÃO DE TUBOS DE GÁS NO PAÍS, MAS SOMENTE POR SUA RECOMENDAÇÃO. APRECIAMOS MUITO.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica