Esquemas de conexão para partida magnética para 220 V e 380 V + recursos de conexão independente
Uma partida magnética é um dispositivo responsável pelo funcionamento ininterrupto de equipamentos que atendem aos requisitos da norma. É utilizado para distribuir a tensão de alimentação e controlar o funcionamento das cargas conectadas.
Na maioria das vezes, a energia é fornecida aos motores elétricos por meio dele. E através dele o motor é revertido e parado. Todas essas manipulações serão possíveis graças ao correto diagrama de conexão da partida magnética, que você mesmo pode montar.
Neste material falaremos sobre o design e os princípios de operação de uma partida magnética e também compreenderemos os meandros da conexão do dispositivo.
O conteúdo do artigo:
A diferença entre uma partida magnética e um contator
Muitas vezes, ao selecionar um dispositivo de comutação, surge confusão entre partidas magnéticas (MF) e contatores. Esses dispositivos, apesar da semelhança em muitas características, ainda são conceitos diferentes. Uma partida magnética combina vários dispositivos; eles são conectados em uma unidade de controle.
O MP pode incluir vários contatores, além de dispositivos de proteção, acessórios especiais e elementos de controle. Tudo isso está contido em uma caixa que possui algum grau de proteção contra umidade e poeira.Esses dispositivos são usados principalmente para controlar a operação de motores assíncronos.
Um contator é um dispositivo monobloco com um conjunto de funções previstas em um projeto específico. Embora as partidas sejam usadas em circuitos bastante complexos, os contatores são encontrados principalmente em circuitos simples.
Design e finalidade do dispositivo
Comparando a conexão do MP e do contator, podemos concluir que o primeiro dispositivo difere do segundo por ser utilizado para a partida de um motor elétrico. Pode-se até dizer que o MP é o mesmo contator com o qual se controla um motor elétrico.
A diferença é tão arbitrária que recentemente muitos fabricantes têm chamado de contatores AC MPs, mas com dimensões pequenas. E o constante aprimoramento dos contatores os tornou universais, tornando-os multifuncionais.
Finalidade da partida magnética
MFs e contatores são integrados em redes de energia que transportam corrente com tensão alternada ou contínua. Sua ação é baseada na indução eletromagnética.
O dispositivo está equipado com contatos de sinal e aqueles através dos quais a energia é fornecida. Os primeiros são chamados de auxiliares, os segundos - trabalhadores.
Os MPs controlam remotamente instalações elétricas, incluindo motores elétricos.Seu papel como proteção é zero - apenas a tensão desaparece ou pelo menos cai para um limite abaixo de 50%, os contatos de potência se abrem.
Após parar o equipamento no qual o contator está embutido no circuito, ele nunca ligará sozinho. Para fazer isso, você terá que pressionar a tecla “Iniciar”.
Para a segurança, este é um ponto muito importante, uma vez que estão totalmente excluídos os acidentes provocados pelo acendimento espontâneo de uma instalação eléctrica.
Iniciantes, cujo circuito inclui relés térmicos, proteja o motor elétrico ou outra instalação contra sobrecargas prolongadas. Esses relés podem ser bipolares (TPN) ou unipolares (SRP). O disparo ocorre sob a influência da corrente de sobrecarga do motor que flui através deles.
Projeto e operação do dispositivo
Para que o MP funcione corretamente, é necessário seguir certas regras de instalação, ter conhecimento dos fundamentos da tecnologia de relés e selecionar corretamente o circuito de alimentação do equipamento.
Como os dispositivos são projetados para operar durante um curto período de tempo, os mais populares são os MPs com contatos normalmente abertos. As séries MP PME e PAE são as mais procuradas.
Os primeiros são integrados em circuitos de sinal para motores elétricos com potência de 0,27 a 10 kW. O segundo - com potência de 4 a 75 kW. Eles são projetados para tensões de 220, 380 V.
Existem quatro opções:
- abrir;
- protegido;
- poeira e à prova d'água;
- à prova de respingos de poeira.
As partidas PME incluem um relé TRN bifásico em seu projeto. Em uma partida da série PAE, o número de relés integrados depende do tamanho.
Em cerca de 95% da tensão nominal, a bobina de partida é capaz de fornecer operação confiável.
O MP é composto pelas seguintes unidades principais:
- essencial;
- bobina eletromagnética;
- âncoras;
- quadro;
- sensores de trabalho mecânico;
- grupos de contatores - centrais e adicionais.
O projeto também pode incluir, como elementos adicionais, um relé de proteção, fusíveis elétricos, um conjunto adicional de terminais e um dispositivo de partida.
Essencialmente, este é um relé, mas corta uma corrente muito maior. Como os eletroímãs deste dispositivo são bastante potentes, ele possui uma alta velocidade de resposta.
Um eletroímã em forma de bobina com um grande número de voltas é projetado para uma tensão de 24 a 660 V. Localizado no núcleo, é necessária mais energia para superar a força da mola.
Este último é projetado para desconexão rápida de contatos, cuja velocidade determina a magnitude do arco elétrico. Quanto mais rápida ocorrer a abertura, menor será o arco e melhores condições estarão os próprios contatos.
Estado normal quando os contatos estão abertos. Ao mesmo tempo, a mola mantém a seção superior do circuito magnético elevada.
Quando a energia é fornecida ao starter magnético, a corrente passa pela bobina e cria um campo eletromagnético.Atrai a parte móvel do circuito magnético comprimindo a mola. Os contatos fecham, a carga é alimentada e, com isso, ela começa a funcionar.
Se a fonte de alimentação do MP for desligada, o campo eletromagnético desaparece. Endireitando-se, a mola dá um empurrão e a parte superior do circuito magnético aparece no topo. Como resultado, os contatos divergem e a energia para a carga é perdida.
Alguns modelos de starter são equipados com supressores de surto, que são usados em sistemas de controle de semicondutores.
Após conectar a partida magnética, a bobina de controle é alimentada por corrente alternada, mas para este dispositivo o tipo de corrente não importa.
As partidas geralmente são equipadas com dois tipos de contatos: potência e bloqueio. Através do primeiro a carga é conectada, e o segundo protege contra ações incorretas na conexão.
Pode haver 3 ou 4 pares de MPs de potência, tudo depende do design do dispositivo. Cada par possui contatos móveis e fixos conectados aos terminais localizados no corpo por meio de placas metálicas.
Os primeiros diferem porque a carga é constantemente alimentada com energia. A saída do estado operacional ocorre somente após o acionamento do starter.
Contatores com contatos normalmente abertos são alimentados com energia somente enquanto a partida estiver operando.
Os normalmente fechados diferem porque a carga é constantemente alimentada com energia e a desconexão ocorre somente após o acionamento da partida. Contatores com contatos normalmente abertos são alimentados com energia somente enquanto a partida estiver operando.
Recursos de instalação inicial
A instalação incorreta da partida magnética pode ter consequências na forma de alarmes falsos. Para evitar isso, você não deve selecionar áreas sujeitas a vibrações, choques ou choques.
Estruturalmente, o MP é projetado de forma que possa ser montado em quadro elétrico, mas obedecendo às normas. O dispositivo funcionará de forma confiável se o local de instalação for em uma superfície reta, plana e vertical.
Os relés térmicos não devem ser aquecidos por fontes de calor estranhas, o que afetará negativamente o funcionamento do dispositivo. Por este motivo, não devem ser colocados em áreas expostas ao calor.
É expressamente proibida a instalação de partida magnética em ambientes onde estejam instalados dispositivos com corrente igual ou superior a 150 A. Ligar e desligar esses dispositivos causa um choque rápido.
Para evitar distorção das arruelas de pressão localizadas no terminal de contato da partida, a extremidade do condutor é dobrada em forma de U ou em anel. Quando você precisar conectar 2 condutores a uma braçadeira, é necessário que suas extremidades estejam retas e em ambos os lados do parafuso de fixação.
A colocação em funcionamento do starter deve ser precedida de uma inspeção, verificando o bom funcionamento de todos os elementos.As peças móveis devem ser movidas manualmente. As conexões elétricas devem ser verificadas em relação ao diagrama.
Diagramas populares de conexão MP
O diagrama de fiação mais comumente usado é com um dispositivo. Para conectar seus elementos principais, use um 3 núcleos cabo e dois contatos abertos se o dispositivo estiver desligado.
Em circunstâncias normais, o contato do relé P está fechado. Ao pressionar a tecla “Iniciar”, o circuito fecha. Pressionar o botão “Parar” desmonta o circuito. Em caso de sobrecarga, o sensor térmico P irá operar e romper o contato P, a máquina irá parar.
Com este esquema, a tensão nominal da bobina é de grande importância. Quando a tensão nele é de 220 V, o motor é de 380 V, no caso de conexão em estrela esse circuito não é adequado.
Para tanto, é utilizado um circuito com condutor neutro. É aconselhável utilizá-lo no caso de conexão dos enrolamentos do motor com um triângulo.
Sutilezas de conectar um dispositivo de 220 V
Independentemente de como se decida conectar a partida magnética, o projeto deve ter dois circuitos - potência e sinal. A tensão é fornecida pelo primeiro e o funcionamento do equipamento é controlado pelo segundo.
Características do circuito de potência
A alimentação do MP é conectada através de contatos, geralmente designados pelos símbolos A1 e A2. Eles recebem uma tensão de 220 V, se a própria bobina for projetada para tal tensão.
É mais conveniente conectar a “fase” a A2, embora não haja diferença fundamental na conexão. A fonte de alimentação está conectada aos contatos localizados na parte inferior da caixa.
O tipo de tensão não importa, o principal é que a classificação não ultrapasse 220 V.
A desvantagem desta opção de conexão é que para ligá-la ou desligá-la é necessário manipular o plugue. O circuito pode ser melhorado instalando uma máquina automática na frente do MP. É usado para ligar e desligar a energia.
Mudando o circuito de controle
Estas alterações não afetam o circuito de potência; neste caso, apenas o circuito de controle é atualizado. Todo o esquema como um todo sofre pequenas alterações.
As teclas são construídas em série na frente do MP. O primeiro é “Iniciar”, seguido de “Parar”. Os contatos da partida magnética são manipulados por meio de um pulso de controle.
Sua fonte é o botão de partida pressionado, que abre o caminho para fornecer tensão à bobina de controle. “Iniciar” não precisa ser mantido ativado.
É apoiado pelo princípio da autocaptura. Consiste no fato de contatos adicionais de travamento automático serem conectados em paralelo ao botão “Iniciar”. Eles fornecem tensão para a bobina.
Depois de fechadas, a bobina é autoenergizada. Uma interrupção neste circuito resulta no desligamento do MP.
O botão de parada geralmente é vermelho. O botão Iniciar pode ter não apenas a inscrição “Iniciar”, mas também “Avançar” e “Voltar”. Na maioria das vezes é verde, embora também possa ser preto.
Conexão à rede trifásica
É possível conectar alimentação trifásica através de uma bobina MP operando a partir de 220 V. Normalmente, o circuito é utilizado com motor assíncrono. O circuito de sinal não muda.
O circuito de alimentação apresenta diferenças, mas não muito significativas. Três fases são fornecidas às entradas indicadas no plano como L1, L2, L3. A carga trifásica está conectada a T1, T2, T3.
Entrada no circuito do relé térmico
No espaço entre a partida magnética e o motor elétrico assíncrono, um relé térmico é conectado em série. A escolha é feita em função do tipo de motor.
Conecte o relé ao terminal com a partida magnética. A corrente nele passa para o motor em série, aquecendo simultaneamente o relé. A parte superior do relé está equipada com contatos adicionais integrados à bobina.
Os aquecedores de relé são projetados para acomodar a quantidade máxima de corrente que flui através deles. Eles fazem isso para que, quando o motor estiver em perigo devido ao superaquecimento, o relé possa desligar o motor de partida.
Também recomendamos a leitura de nosso outro artigo onde falamos sobre como selecionar e conectar uma partida eletromagnética de 380 V. Para mais detalhes, acesse link.
Partida do motor ao contrário
Para que o equipamento individual funcione, é necessário que o motor possa girar tanto para a esquerda quanto para a direita.
O diagrama de conexão para esta opção contém dois MPs, uma estação de botão ou três teclas separadas - duas de partida “Avançar”, “Voltar” e “Parar”.
De curto-circuito o circuito de potência é protegido por contatos normalmente fechados KM1.2, KM2.2.
O circuito está preparado para operação da seguinte forma:
- Ative AB QF1.
- Os contatos de potência do MP KM1, KM2 recebem as fases A, B, C.
- A fase que alimenta o circuito de controle (A) através de SF1 (disjuntor de sinal) e da tecla “Stop” SB1 é fornecida ao contato 3 (teclas SB2, SB3), contato 13NO (MP KM1, KM2).
A seguir, o circuito opera de acordo com um algoritmo dependendo do sentido de rotação do motor.
Controle reverso do motor
A rotação começa quando a tecla SB2 é ativada. Neste caso, a fase A é fornecida através do KM2.2 para a bobina MP KM1. O starter começa a ligar com o fechamento dos contatos normalmente abertos e a abertura dos normalmente fechados.
O fechamento do KM1.1 provoca autotravamento, e o fechamento dos contatos KM1 é seguido pela alimentação das fases A, B, C para contatos idênticos dos enrolamentos do motor e ele começa a girar.
A ação tomada desconectará o circuito, a fase de controle A não será mais fornecida ao indutor KM1 e o núcleo com contatos será restaurado à sua posição original por meio de uma mola de retorno.
Os contatos serão desconectados e a alimentação de tensão ao motor M será interrompida. O circuito estará em modo de espera.
É iniciado pressionando o botão SB3. A Fase A até KM1.2 irá para KM2, MP, funcionará e através de KM2.1 será auto-retida.
A seguir, o MP, através dos contatos KM2, fará a troca de fases. Como resultado, o motor M mudará o sentido de rotação. Neste momento a conexão KM2.2, localizada no circuito que alimenta o KM1 MP, será desconectada, evitando que o KM1 seja ligado enquanto o KM2 estiver funcionando.
Operação do circuito de energia
A responsabilidade pela comutação de fases para redirecionar a rotação do motor é do circuito de potência.
Quando os contatos do MP KM1 são acionados, o primeiro enrolamento recebe a fase A, o segundo enrolamento recebe a fase B e o terceiro recebe a fase C. Neste caso, o motor gira para a esquerda.
Quando o KM2 é acionado, são realocadas as fases B e C. A primeira vai para o terceiro enrolamento, a segunda para o segundo. Não há alterações na fase A. O motor começará a girar para a direita.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Detalhes sobre o dispositivo e conexão do contator:
Assistência prática na conexão do MP:
Usando os diagramas acima, você pode conectar uma partida magnética com suas próprias mãos a uma rede de 220 e 380 V.
É preciso lembrar que a montagem não é difícil, mas para o circuito reversível é importante ter proteção dupla face, o que impossibilita a conexão reversa. Neste caso, o bloqueio pode ser mecânico ou através de contatos de bloqueio.
Se você tiver alguma dúvida sobre o tema do artigo, deixe seus comentários no bloco abaixo.Lá você pode fornecer informações interessantes ou dar conselhos sobre como conectar partidas magnéticas aos visitantes do nosso site.