Multas por gás em casa e apartamento particulares: quais infrações são multadas + valores das penalidades

Hoje, multas pelo gás, ou melhor, por violação de medidas de segurança e desonestidade no seu consumo, podem ser recebidas não só por algumas ações, mas também por inação. A razão é que a legislação russa é bastante rigorosa em relação aos infratores nesta área. Além disso, os montantes da compensação podem ser bastante graves.

Você, assim como a maioria dos consumidores de gás, não tem vontade de “ganhar dinheiro”, não é? Além disso, não é difícil evitar multas - para isso, é necessário conhecer os seus direitos e obrigações prescritos na esfera legislativa. Consideraremos essas questões detalhadamente em nosso artigo, atentando para o valor das multas e as regras para seu cálculo.

Por que um consumidor pode ser multado?

A legislação nacional confere o direito de sujeitar os consumidores a multas em diversas situações.

Mas todos eles podem ser divididos em 2 categorias:

  • violação do estabelecido regras de segurança na utilização de gás, equipamentos especiais a gás (caldeiras, fogões, etc.);
  • violação do procedimento contábil, pagamento pelo consumo combustível "azul".

E para evitar punições, você deve dominar as nuances que são suficientes em cada uma das categorias.

Uso doméstico de gás
O gás e os equipamentos que o abastecem têm sido tradicionalmente uma fonte de perigo. Especialmente se manuseado de forma descuidada. O que o Estado tem de combater ao punir massivamente os consumidores com multas

Nº 1 - violação das regras de segurança

EM Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa (como é abreviado o Código de Contra-ordenações) estabelece que podem ser punidas as pessoas que não cumpram as regras de manutenção de caldeiras a gás, fogões, esquentadores, contadores e quaisquer outros equipamentos a gás.

Nomeadamente, não cumprem os prazos e periodicidade de implementação dos procedimentos estabelecidos nos documentos normativos manutenção, reparar ou realizar trabalhos necessários em equipamentos de gás. Isto também inclui a relutância em receber os serviços necessários.

Além disso, as multas pelo uso indevido de gás em apartamento são idênticas às multas aplicadas pelo uso indevido de gás por cidadãos que residem em residências particulares.

Uso incorreto de equipamentos de gás
Para evitar multas na utilização do gás, é necessário cumprir os requisitos estabelecidos para esta área. Nomeadamente, garantir a segurança na utilização do equipamento, realizando regularmente procedimentos para a sua manutenção, reparação e, se necessário, substituição

Regula esta área da legislação Artigo 9.23 do Código das Contra-ordenações.

Este artigo do Código afirma que uma violação é:

  • Recusa assinando um acordo, segundo o qual é realizada a manutenção e reparação de todos os equipamentos de gás. Por este ato, o autor terá que pagar uma multa de 1 a 2 mil rublos.
  • O não cumprimento da frequência, prazos e padrões de qualidade para reparos e manutenção de quaisquer equipamentos a gás. Por tal ofensa, você terá que transferir de 1 a 2 mil rublos para o orçamento.
  • Não permitir que especialistas de organizações de gás realizem os procedimentos necessários para manutenção e reparo de qualquer equipamento de gás.Esta cláusula é considerada válida se o proprietário do imóvel tiver sido notificado das próximas obras, e na forma prescrita, ou seja, por escrito. Este ato é punível com multa de 1 a 2 mil rublos.
  • Evitar a substituição de equipamentos de gás instalados em habitações, se tal procedimento for obrigatório. Por exemplo, esta cláusula entra em vigor se um fogão, caldeira ou qualquer outro aparelho apresentar defeito técnico e o proprietário do local tiver sido avisado disso, mas não tomar medidas eficazes para eliminar o perigo. A penalidade pelo ato descrito é de 1 a 2 mil rublos.

Além disso, em qualquer um dos casos acima, nem sempre é possível sair impune apenas com pequenas quantias.

Consequências do uso indevido de gás
O mais importante é que os consumidores entendam: a consequência mais terrível do uso inseguro do gás não são as multas, mas uma ameaça significativa à vida e à saúde de parentes, amigos e outras pessoas que moram nas proximidades.

Porque cláusula 5, Mesmo Artigo 9.23 do Código das Contra-ordenações exige que medidas mais severas sejam aplicadas aos infratores caso eles não queiram realizar manutenções, reparos e reparos de maneira oportuna e eficiente, substituição de caldeira ou outro equipamento. Também não dão acesso a especialistas e suas ações colocam em risco a vida de outras pessoas. Nesse caso, você terá que pagar de 10 a 30 mil rublos.

Além disso, em cláusula 6 diz-se que qualquer infração reincidente acarreta uma multa de 2 a 5 mil rublos.

A legislação permite que os infratores sejam punidos de acordo com vários artigos ao mesmo tempo. Portanto, é bem possível que se você for punido novamente e houver ameaça à vida de outros residentes, você terá que pagar até 30 mil rublos de acordo com os requisitos do parágrafo 5 e até 5 mil.com base na cláusula 6 do Código de Contra-ordenações. Como resultado, o valor da recuperação pode chegar a 35 mil rublos.

Nº 2 - violação de procedimentos contábeis ou de pagamento

Você deve saber que por violação do procedimento contábil ou de pagamento, o consumidor de gás enfrentará multas muito mais severas do que por descuido com a segurança.

Multa por ligação ilegal de gás

Nessas situações, é significativo Arte. 7.19 Código de Contra-ordenações. Uma vez que especifica qual deve ser a multa por conectar ilegalmente um consumidor ao gás. E afirma que o proprietário da casa terá que pagar de 10 a 15 mil rublos ao estado.

Além disso, você deve compreender que a conexão não autorizada inclui ações como substituição de caldeiras, conexão de placas sem autorização, remodelação com movimentação de quaisquer aparelhos a gás.

Bem como auto-desligamento ou substituição de medidores, qualquer outra interferência em seu trabalho. Por exemplo, o uso de ímãs para reduzir o consumo de gás.

Acidentes por uso indevido de gás
Hoje, são impostas multas moderadas pelo uso inseguro de equipamentos a gás. A principal tarefa é argumentar com os consumidores. Mas os russos não tiram conclusões, como evidenciado pelas estatísticas que afirmam que, em várias regiões, um em cada três proprietários de equipamentos a gás os utiliza incorretamente. Portanto, à margem do serviço de gás e da Duma do Estado, correm rumores sobre um aumento iminente e impressionante no valor das multas

Um ponto importante é que junto com o valor da multa, você também terá que arcar com o custo do combustível “azul” consumido sem autorização. E a preços não muito favoráveis. Mas isso só acontecerá se os responsáveis ​​​​identificarem fatos irrefutáveis ​​​​que indiquem o fato do furto.A infração é considerada cometida no momento em que as ações não autorizadas terminam.

Assim, uma multa por qualquer conexão de gás não autorizada após o procedimento de desconexão (se por algum motivo a residência/apartamento foi desconectada) é imposta no valor de 10 a 15 mil rublos se o ato tiver sido cometido pela primeira vez. Esta punição é prescrita em Arte. 7.19 Código de Contra-ordenações.

Se você tentar novamente, terá que pagar até 80 mil rublos. Além disso, a punição será aplicada de acordo com as normas estabelecidas no Código Criminal, nomeadamente no seu Artigo 215.3. E se você reconectar ao gasoduto principal, a multa será de até 200 mil rublos.

Conexão não autorizada ao gás
As consequências mais graves para os consumidores surgem após a descoberta de ligações ilegais a gasodutos e, principalmente, se for comprovado o fato da extração ilegal de transportadores de energia, ou seja, roubo. Nesses casos, as multas podem chegar a dezenas ou até centenas de milhares de rublos. A razão é que tais atos são socialmente perigosos. Por exemplo, segundo as estatísticas, as empresas de gás perdem até 6% dos seus lucros devido ao consumo ilegal de gás, o que obriga os legisladores a aumentar regularmente as multas.

Se uma conexão não autorizada causar danos à estrutura do gasoduto ou outro equipamento, o valor das penalidades pode chegar a 400-500 mil rublos.

As multas listadas, aplicadas nos termos do referido artigo do Código Penal, podem ser substituídas por pagamentos em valor igual ao salário ou qualquer outro rendimento do culpado por determinado período (de 6 a 18 meses).

Penalidades por roubo de gás

Se ficar comprovado que foi feita ligação não autorizada a algum gasoduto com a finalidade de retirada ilegal de combustível “azul” e o fato for comprovado, a punição será aplicada de acordo com os requisitos Reino Unido Artigo 158.º, n.º 3. Onde está escrito que o roubo de gás é punível com multa, cujo valor será de 100 a 500 mil rublos. O valor fixo pode ser substituído por uma multa no valor do salário por 1 a 3 anos.

Além disso, a legislação permite limitar a liberdade do infrator por até um ano e meio com o pagamento simultâneo de multa no valor do salário de 1 a 6 meses.

Conversamos sobre os meandros da gaseificação oficial de uma casa de campo em próximo material.

Quando as multas não são suficientes
Seria útil lembrar que o uso ilegal de gás e equipamentos pode levar a uma situação em que mesmo uma multa elevada não será suficiente. E isso acontece regularmente, e as pessoas morrem regularmente por causa de consumidores inescrupulosos. Isso é confirmado na foto tirada em Fryazino, logo após a explosão no apartamento, ocorrida por culpa do proprietário

Se uma conexão não autorizada levou ao roubo de gás em uma escala chamada especialmente grande, a multa pode chegar a um milhão de rublos. Além disso, ao mesmo tempo, o culpado pode ter sua liberdade restringida (até 2 anos). A pena será a mesma se o ato tiver sido cometido por grupo organizado.

Em ambos os casos, o valor fixo pode ser substituído por multa, cujo valor será igual aos rendimentos do infrator por determinado período (até 5 anos). Neste caso, é possível a restrição da liberdade por até 18 meses.

Como a severidade da punição depende do volume de gás retirado ilegalmente, você também deve saber que o art. 158 indica:

  • grande roubo — quando o dano for causado em valor superior a 250 mil rublos;
  • tamanho especialmente grande considera-se o roubo de combustível “azul” no valor de mais de um milhão de rublos.

Além disso, não importa para a lei o local onde ocorreu a seleção não autorizada - em apartamento ou casa particular - a multa pelo gás será a mesma. Ou seja, apenas são levadas em consideração a presença do dolo e a gravidade da infração.

Regras para cálculo de multas

Caso o consumidor de gás não garanta o nível adequado de segurança, os representantes do serviço de gás poderão aplicar multa, que identificará a infração. Neste caso, o proprietário do imóvel deverá ser notificado por escrito da pena.

Interferência com equipamentos de gás
Uma ligação ilegal pode ser a substituição habitual de uma caldeira a gás, fogão ou qualquer outro dispositivo por um novo, ou qualquer interferência no funcionamento de equipamentos de controle e medição, incluindo medidores. Nesse caso, o valor da multa será certamente impressionante. Mas os infratores terão mais dificuldades se for provado que agiram com intenção egoísta.

Nos casos de ligação não autorizada a quaisquer gasodutos, apenas os policiais têm o direito de registrar o fato da violação.

E só os tribunais deveriam impor multas pelo uso ilegal de gás e equipamentos especiais em qualquer casa ou apartamento particular. Pois bem, a decisão de qualquer responsável pode ser contestada.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo abaixo ajudará você a entender por que o valor das multas na Rússia aumentou significativamente recentemente. E descubra também como são detectados casos de ligação não autorizada e retirada ilegal de gás e o que acontece para isso:

Depois de assistir ao vídeo a seguir, você poderá se convencer de que a conexão não autorizada a qualquer gasoduto é um ato ilegal e muito perigoso, pelo qual você terá que pagar, pelo menos financeiramente:

A utilização de equipamento a gás deve ser segura para o proprietário, para o seu agregado familiar e para as pessoas envolventes. Portanto, pela utilização de equipamentos defeituosos ou pela sua manutenção intempestiva, há ameaça de multas, cujo valor e procedimento de cobrança estão claramente previstos na legislação..

Mas na Rússia são ainda mais duras com as pessoas que tentam agir de forma desonesta, tentando ligar-se a gasodutos de forma não autorizada ou roubar gás.

Você gostaria de complementar o material acima com comentários úteis? Ou você pode compartilhar sua própria experiência de pagamento de multas com outros usuários? Deixe seus comentários, faça perguntas aos nossos especialistas e demais visitantes do site, participe da discussão - o formulário de feedback está localizado abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Algut Karaguldy

    que compensação para os siberianos pela falta de gás nas suas casas, ou somos piores que os ucranianos? Deixe-me lembrar que na Ucrânia há gás em quase todas as casas desde a década de 1960, onde está a compensação, por exemplo, 2.500.000 por cada ano de atraso?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica