Isolamento de piso de madeira: tecnologias de isolamento populares + consultoria especializada
A perda de calor em uma casa passa não apenas pelas paredes e telhado, mas também pelo chão.As perdas são especialmente elevadas para pisos feitos de materiais naturais. Portanto, isolar o piso de madeira ajudará a aquecer a casa, eliminar ou reduzir a perda de calor e também economizar nas contas de aquecimento.
De acordo com os requisitos das normas, a temperatura na sala não deve ser inferior a +18 °C e nos quartos das crianças +20 °C. Para atingir esses indicadores no inverno, é necessário isolar o piso.
Hoje, graças à abundância de materiais, existem muitas tecnologias para a realização de trabalhos de isolamento térmico. Vejamos os mais populares deles.
O conteúdo do artigo:
Métodos para isolar pisos de madeira
A escolha da tecnologia depende de muitos fatores, nomeadamente: tipo de divisão, altura do teto, tipo de revestimento, condutividade térmica dos materiais, orçamento e requisitos dos ocupantes.
Um dos fatores-chave é o tipo de piso de madeira. Há três deles:
- parquete;
- pranchas;
- Madeira compensada.
Placas ou placas OSB são geralmente colocadas em vigas. Pisos de compensado, via de regra, são utilizados como contrapiso, menos frequentemente esse material é colocado sobre vigas. Estes dois tipos de pisos podem ser isolados com qualquer tecnologia.
Matrizes especiais de parquet ou lajes individuais de parquet são colocadas sobre bases de concreto e madeira. Esse piso pode ser isolado com uma betonilha, qualquer isolamento de madeira, penofol ou penoplex.
Consideremos as tecnologias mais populares para isolamento de pisos de madeira.
Método número 1 - isolamento de pisos ao longo de vigas
Este é o método mais comum de isolamento térmico, principalmente se o piso estiver próximo ao solo. Com sua ajuda você pode evitar grandes perdas de calor.
O isolamento ao longo das vigas é mais frequentemente usado para isolamento térmico de pisos em residências particulares.
Recomenda-se realizar o trabalho na seguinte sequência:
- As toras de madeira em forma de T são instaladas a uma distância de 45-70 cm e as placas de contrapiso são montadas nelas com parafusos especiais.
- O isolamento selecionado é colocado entre as vigas o mais firmemente possível e as lacunas são preenchidas com selante ou espuma de poliuretano.
- Em seguida, o vapor ou a impermeabilização são aplicados na camada de isolamento térmico.
- Por fim, são instaladas as tábuas de piso acabadas e, em seguida, processadas.
É muito importante que haja um vão de ventilação de cerca de 20-30 mm entre a camada isolante e as placas.
Se for decidido usar lã mineral ou lã ecológica como isolamento, será necessária uma barreira de vapor. Deve ser colocado com sobreposição de 10-15 cm, e as bordas devem ter até 10 cm de altura, podendo-se utilizar materiais profissionais especiais, por exemplo, membrana de barreira de vapor ou filme plástico.
Instruções detalhadas sobre como realizar o isolamento do piso com vigas podem ser encontradas em este material.
Opção nº 2 - isolamento térmico no contrapiso
Esta é uma solução ideal para salas com tectos altos. A tecnologia é um pouco parecida com a anterior.
A diferença é esta:
- barras são fixadas nas travas nas laterais;
- em seguida, as placas são montadas sobre elas por meio de parafusos ou pregos auto-roscantes;
- certifique-se de que o tamanho das placas seja igual à distância entre as defasagens;
- Quando todas as placas estão instaladas, a superfície do contrapiso é coberta com uma barreira de vapor. Por exemplo, filme ou glassine;
- em seguida, o isolamento é colocado entre as defasagens, de preferência sem folgas;
- em seguida, as lâminas de barreira de vapor são novamente revestidas e, como etapa final, são revestidas com placas tratadas;
- O piso limpo pode ser coberto com uma solução especial para dar brilho ou pode ser aplicado algum tipo de revestimento.
Se você deseja isolar um piso de madeira existente de alta qualidade, pode usá-lo como piso áspero e colocar uma camada de isolamento sobre ele, mas neste caso a distância entre o piso e o teto será significativamente reduzida.
Opção nº 3 - usando placas de espuma de poliestireno
Este é o esquema de isolamento térmico mais simples. Esta opção é adequada mesmo para ambientes com tetos baixos, já que a espessura do material não é muito grande.
A tecnologia de assentamento consiste em várias etapas:
- Uma camada de isolamento deve ser colocada sobre uma superfície/fundação plana. Por exemplo, espuma de poliestireno ou lã mineral.
- Se a fundação for irregular, primeiro deve ser nivelada com uma mistura de cimento.
- Lajes de poliestireno expandido com 50 mm de espessura são colocadas no chão em uma camada, se for um apartamento.
- As lajes não precisam ser fixadas adicionalmente.
- Em seguida, o isolamento deve ser coberto com uma camada de barreira de vapor se este for o primeiro andar ou a instalação for no solo.
- Em seguida, são colocadas duas camadas de placas de gesso cartonado, que são fixadas com parafusos auto-roscantes comuns. Você também pode usar betonilha de cimento ou placas de compensado.
- A betonilha de cimento deve ser aplicada em duas camadas, e o isolamento deve ser coberto com filme plástico para que a betonilha não penetre entre as lajes.
- Depois que a betonilha estiver completamente seca, o piso acabado pode ser colocado.
Se você estiver colocando piso laminado, deverá usar uma base fina especial por baixo dele. Todas as camadas de materiais são colocadas com costuras escalonadas.
A betonilha é utilizada como uma das camadas de isolamento. A betonilha seca só é aplicada após o encolhimento da madeira, por vezes este processo demora bastante.
Do ponto de vista físico, a betonilha é uma mistura de cimento e areia em diferentes proporções. Existem produtos prontos nas lojas, mas você mesmo pode criá-los. Requer maior impermeabilização, pois pode deformar-se com a umidade.
A mesa flutuante é um pouco diferente da anterior. Embora também seja constituído por uma mistura de cimento e areia. É derramado diretamente sobre as placas de isolamento e, portanto, não possui forte aderência ao piso.
Espuma ou material semelhante é mais frequentemente usado como isolamento em uma mesa flutuante. Este tipo de isolamento térmico raramente é utilizado em pisos de madeira.
Opção nº 4 - sistema de piso aquecido
Pisos aquecidos a água podem ser montados diretamente sobre uma base de madeira.Se as placas estiverem podres, elas deverão ser substituídas. Para funcionar, serão necessárias placas de gesso cartonado ou fibra de gesso (folhas de fibra de gesso), suporte de folha metálica, tubo fino e equipamentos para abastecimento e aquecimento de água.
Observe que pisos aquecidos não devem ser colocados sob móveis grandes. Como os sofás e armários aquecem, a eficiência energética pode diminuir.
Um sistema de piso aquecido elétrico requer a instalação de elementos de aquecimento especiais sob o revestimento de acabamento. É melhor confiar trabalhos complexos deste tipo a especialistas.
Todo o sistema funciona na rede elétrica, por isso vale a pena se proteger contra picos de energia e quedas de energia não programadas.
A instalação de tal piso, tanto hidráulico quanto elétrico, é bastante trabalhosa e complexa, além de ser um processo caro.
Tecnologia de trabalho:
- coloque o suporte da folha em camadas com a folha voltada para cima diretamente no piso de madeira e prenda-o com um grampeador de construção;
- Sobre ele são colocadas placas de gesso cartonado com 9,5 mm de espessura e fixadas com parafusos;
- colocar um tubo de polietileno reticulado, fixando-o com clipes plásticos especiais;
- Você pode usar esteiras de fixação especiais ou malha de reforço como substrato para o tubo;
- preencher a estrutura com piso autonivelante de gesso;
- na última etapa, deverá ser montada e instalada a unidade de bombeamento e mistura e todo o sistema conectado.
Dentro de uma sala podem haver vários tubos conectados à caldeira. Cada um deles forma um contorno. Esses circuitos podem ser ligados um por um se a sala for grande ou todos de uma vez.
Para obter instruções detalhadas sobre a instalação de pisos aquecidos em pisos de madeira, leia Avançar.
Revimos as tecnologias mais populares para isolamento de pisos de madeira. Cada um deles tem suas próprias vantagens. O tipo de material mais adequado para a obra também depende da tecnologia.
Algumas palavras sobre materiais
Hoje existe um grande número de diferentes materiais de isolamento térmico no mercado. Veremos os mais populares e usados com frequência.
O isolamento deve ter um determinado conjunto de qualidades. Portanto, você deve prestar atenção a: peso, respeito ao meio ambiente, condutividade térmica, resistência à compressão, resistência à umidade, vida útil. Além disso, o isolamento deve ter adesão média, ou melhor ainda, alta à superfície de madeira.
Além disso, um dos critérios para a escolha do isolamento é a sua espessura. Este indicador é crítico para moradores de edifícios de vários andares.
Além disso, a escolha do material é influenciada pelo tipo de fundação e piso, pela presença de cave, bem como pelas características de funcionamento - espaço habitacional permanente ou casa de veraneio.
Lã (mineral, pedra, lã de vidro). Este material requer impermeabilização de alta qualidade, pois qualquer algodão fica molhado rapidamente.
Mais frequentemente usado para isolar pisos de madeira. lã mineral combinado com boa impermeabilização. A lã mineral é produzida na forma de rolos e placas comprimidas.É bastante fácil de trabalhar, pois é leve e corta facilmente.
Para isolar o primeiro andar, vale a pena usar lã mineral com espessura de 20-30 mm, e para os segundos andares e superiores - 10-15 mm.
O isolamento clássico envolve a colocação de lã mineral entre as vigas ou diretamente no contrapiso.
Outro material de isolamento popular é serragem. Eles vêm em vários tipos: madeira, pellets de serragem, serragem, concreto de madeira. Eles exigem impermeabilização de altíssima qualidade. Você precisa usar serragem preparada que esteja em local seco por pelo menos 5 a 6 meses. É preferível não utilizar este material para isolamento de instalações residenciais, pois molha rapidamente e começa a apodrecer.
A serragem, para reduzir a perda de calor, deve ser colocada em camada espessa, de no mínimo 30 cm, sendo esta a melhor opção para isolar uma casa de veraneio ou anexos.
Nenhum material menos popular é argila expandidaque é feito de barro. Este é um isolamento barato e ecológico. É mais frequentemente usado para betonilhas secas ou simplesmente derramado no contrapiso ou entre vigas.
Espuma ou espuma de poliestireno extrudado pode ser usado em ambientes com altos níveis de umidade. Esses materiais têm estrutura bastante densa e podem ser adquiridas folhas de várias espessuras.
Espuma de poliuretano também pode ser usado como material de isolamento térmico. Para instalá-lo, é utilizado equipamento especial de pulverização. Pode ser usada em qualquer base e a própria espuma pode durar até 10 anos.
Penofol - um material de isolamento térmico bastante popular de fabricação russa. Folhas de isolamento com folha reflexiva densa. Disponível em vários tipos. A versão clássica é feita em forma de folhas de espuma de polietileno revestidas com papel alumínio. Há também o Penofol S autoadesivo, em que de um lado são aplicadas cola resistente à umidade e filme antiadesivo e, do outro, papel alumínio.
Também considerado popular painel de fibracom excelente isolamento acústico. É feito de serragem preenchida com argamassa de cimento líquido. Disponível em forma de laje.
O isolamento Isolon é produzido em forma de rolos e possui baixa condutividade térmica. Vem na cor prata padrão, mas em outras cores brilhantes. Possui excelente isolamento acústico, apesar das folhas serem bastante finas.
Na maioria das vezes, o isolamento é usado na forma de rolos, por isso são fáceis de instalar.
Dicas úteis de especialistas
Se você pretende realizar trabalhos de isolamento térmico sozinho, confira as dicas dos profissionais:
- todas as lacunas devem ser tratadas com selante ou espuma, caso contrário, poderá ocorrer perda adicional de calor;
- se estiver colocando várias camadas de isolamento, vale considerar que cada nova camada deve ser colocada perpendicularmente à anterior;
- os materiais para isolamento térmico do primeiro e segundo andares de uma casa podem ser diferentes;
- Para proteger o piso de madeira das águas subterrâneas, vale a pena usar uma película de construção comum em todo o perímetro como barreira impermeabilizante. Deve ser fixado com selante;
- a impermeabilização pode ser realizada com placas de PVC, ou feltro, ou com filme de polietileno comum, ou com impermeabilização isoplástica;
- Alguns especialistas recomendam colocar uma barreira de vapor após colocar o isolamento. Filme, pergaminho ou outro material adequado pode ser usado como material de barreira de vapor.
Antes de adquirir todos os materiais para trabalhos de isolamento, aconselhamos consultar especialistas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vários exemplos de vídeo de como você pode isolar um piso com as próprias mãos, tanto para especialistas quanto para iniciantes.
O vídeo dá uma visão geral de uma das tecnologias para isolamento de piso de madeira em uma casa de campo ou casa de campo:
Uma tecnologia de isolamento de piso popular e barata com a qual qualquer pessoa pode lidar:
Revimos as tecnologias mais populares para isolamento de pisos e tipos de materiais de isolamento térmico. Se isso for relevante para você, você poderá escolher a opção apropriada para você. Mas antes de fazer a escolha final consulte um especialista e lembre-se que barato nem sempre é ruim.
Você conhece outra forma de isolar um piso de madeira? Por favor, conte às pessoas que estão enfrentando esse problema pela primeira vez. Deixe seus comentários, tire dúvidas, compartilhe sua experiência no bloco abaixo.
Em relação aos pisos quentes, quero acrescentar o seguinte: em primeiro lugar, esta não é uma das opções de isolamento, mas sim um complemento ao isolamento. Se não houver isolamento térmico (ou for ruim), aquecer o chão com eletricidade é o mesmo que aquecer a rua. O dinheiro para a eletricidade só voará em vão.
Existem opções muito simples para a colocação de piso elétrico, sem truques de betonilha, etc. Piso de filme, por exemplo. Em geral, você pode simplesmente colocá-lo sob o laminado e ele funcionará muito bem e servirá como aquecimento adicional. e, a propósito, você pode passar sem especialistas externos. Se você entende um pouco de elétrica, conectar os tapetes não será problema.
Pergunta sobre espuma de poliestireno. Quero isolar o chão com ele, mas alguém disse à minha esposa no trabalho que este é um material para fundações e fachadas, mas não pode ser usado para isolar o interior, parece ser prejudicial. Isso é um absurdo?
Sempre gostei dos conselheiros que as mulheres encontram; muitas vezes são os mesmos “especialistas”, colegas que estão “por dentro” de todas as complexidades da construção e da engenharia.
A espuma de poliestireno extrudado é usada para os seguintes tipos de trabalhos de isolamento:
— isolamento de paredes internas;
— isolamento de paredes externas;
— isolamento de pisos convencionais e aquecidos;
- isolamento de fundação.
Como você pode ver, o material é utilizado tanto para trabalhos de isolamento externo quanto para trabalhos de isolamento interno do edifício. Claro, existem restrições de temperatura: você não pode usá-lo perto de aparelhos de aquecimento ou em ambientes com altas temperaturas. Já quando aquecido acima de 80°C, toxinas prejudiciais serão liberadas. Neste caso, por segurança, muitas pessoas utilizam outros materiais no interior dos edifícios.
Diagrama de layout das placas de espuma de poliestireno extrudado na foto do apêndice.