Cortinas de enrolar DIY: instruções passo a passo + nuances na escolha do tecido e opções de enrolamento
Em uma sala pequena, pode ser difícil encontrar a solução ideal ao decorar uma abertura de janela.Concorde que cortinas volumosas ou que vão até o chão sobrecarregarão visualmente esse ambiente e interferirão na disposição dos móveis. Numa cozinha onde a janela fica perto do fogão a gás, isso é simplesmente perigoso. O problema será resolvido se você usar cortinas de enrolar, que você mesmo pode fazer.
E contaremos detalhadamente como fazer isso em nosso artigo. Vejamos as características do design, falemos sobre como escolher o material adequado para costurar cortinas de enrolar com as próprias mãos, e instruções passo a passo com fotos visuais ajudarão nisso.
O conteúdo do artigo:
Instruções sobre como fazer persianas
Cortinas de enrolar são adequadas para decorar janelas salientes. Eles corresponderão aos estilos loft, de alta tecnologia e minimalista, e com design adequado e escolha adequada de materiais, estilos mediterrâneo e country.
A vantagem das cortinas de enrolar é que são econômicas, já que o tecido é pequeno, principalmente se você mesmo as fizer com meios improvisados. Não formam dobras e por isso não acumulam poeira, o que é importante para quem tem alergia.
Passo #1 – escolha do tecido para cortinas
Para fazer cortinas de enrolar, primeiro você precisa selecionar o material apropriado. Portanto, na maioria das vezes são costurados com um tecido de uma única cor.
Tecido áspero pode criar problemas ao enrolar o tecido no rolo.
Além disso, o material não deve enrugar ou perder facilmente a forma, é melhor usar tipos naturais ou mistos. Para cortinas são produzidas com impregnação especial que evita contaminação e absorção de odores. O tecido sintético mais comumente usado para cortinas de enrolar é o poliéster.
Também estão à venda kits prontos para laminação de rolos.
Para se esconder de olhares indiscretos, um material leve de densidade média é adequado, por exemplo, para a cozinha, e telas translúcidas ou com padrão perfurado ficarão bem na loggia.
Para o quarto, são adequados aqueles que não deixam entrar luz. A largura padrão de um pedaço normal de tecido é suficiente para a abertura de uma janela. O comprimento depende de onde a haste será fixada: se for na parede, pode ser colocada mais alto, e a cortina pode descer até o parapeito da janela ou até o radiador.
Passo #2 – preparação de ferramentas e materiais
Para cortinas você precisará estocar material. Como fazer medições será descrito abaixo.
Além de um pedaço de tecido, para cortinas você vai precisar de:
- haste de rolo;
- 2 ou 4 suportes de montagem;
- 2 plugues;
- agente de ponderação;
- cordão;
- retentor;
- 2 anéis.
A barra na qual a tela será enrolada pode estar localizada abaixo ou acima. Na posição superior, é fixado por meio de suportes na parede, na abertura da janela ou diretamente na moldura.
Uma tira de pesagem é colocada ao longo da borda inferior do tecido, o que dá rigidez ao tecido puxando-o horizontalmente e puxando-o para baixo verticalmente.
O rolo desempenha simultaneamente o papel de agente de ponderação se colocado abaixo.
Para fazer cortinas de enrolar, você pode adquirir um mecanismo de fixação pronto composto por:
- rolo para torcer o tecido;
- suportes para fixação;
- ripas para pesar e dar forma;
- mecanismo de mola;
- alavanca de elevação;
- cordão.
Existem também conjuntos com caixas de cassetes especiais onde o eixo fica escondido. Muitas vezes existem kits com guias laterais.
Se você tiver esse kit, basta costurar o tecido da cortina e montar toda a estrutura conforme as instruções que acompanham o kit.
Passo #3 - fazendo o mecanismo de fixação
Você mesmo pode fazer um design simples. Consideremos a opção quando o eixo é colocado em cima. Para isso, será necessária uma haste redonda do tamanho desejado, com diâmetro de 2 a 3 cm, podendo ser de metal (de preferência duralumínio, alumínio) ou madeira. A opção mais acessível e econômica é um cano de água de plástico.
A propósito, você pode fazer isso com tubos de plástico tela, cadeira, cabide e muitos outros produtos caseiros úteis.
O tamanho do rolo deve ser maior que o tecido da cortina, de 4 a 6 cm, dependendo de onde a cortina for colocada.Em cada caso, o tamanho dependerá do tamanho da tela + dois suportes de cada lado + cerca de 2 cm para enrolar o cordão + acrescenta-se o tamanho dos plugues.
Quando uma barra é colocada no topo de uma janela, suas dimensões podem variar, o que não se pode dizer da própria abertura da janela e muito menos do caixilho. Nestes casos, estão limitados pelos parâmetros da janela ou moldura.
Se os suportes forem pequenos, você pode pegar dois de cada lado, conectando-os com parafusos. Um suporte será fixado à parede ou moldura da janela com um parafuso auto-roscante. Juntos, os dois grampos formarão um círculo no qual a barra se encaixa. Os suportes devem ser arqueados e maiores que o diâmetro da haste para que ela gire facilmente.
Para evitar que o cabo saia do rolo durante o enrolamento, os plugues devem ser fixados nas extremidades. Para um visual mais glamoroso, os detalhes decorativos podem ser adquiridos em uma loja especializada que possui uma seleção de pontas de varão de cortina. Lá você também pode comprar duas argolas para o cordão ou ilhós grandes, o próprio cordão para ajustar a cortina, um gancho para fixar o cordão, além da própria haste.
Ao utilizar um tubo de polipropileno, levamos os bujões, bem como o retentor, utilizado para tais tubos. É melhor que seja uma trava, mas uma aberta também funcionará.
Os plugues de plástico como buchas são adequados para tubos de metal e hastes de madeira, bastando escolher o tamanho adequado. Você deve escolher uma cor adequada ou pintar esta parte para combinar.
Também é necessário preparar um agente de ponderação.Qualquer tira de madeira com 2 a 3 cm de largura serve. Se a estrutura estiver fixada no caixilho, pegue um cordão de madeira normal. O comprimento do material de pesagem deve ser 1,5 - 2 cm menor que a largura do tecido da cortina acabado.
Passo #4 – tirar medidas e montar as cortinas
Primeiro de tudo, você precisa decidir como a tela será colocada.
O primeiro caso mostrado na figura acima (montagem na parede acima da janela) é conveniente porque a tela é abaixada a uma certa distância dos caixilhos, para que possam ser abertos para ventilação quando a janela estiver parcialmente coberta. A última opção (montagem nos caixilhos da janela) também permite abrir a janela, mas neste caso o número de estores deve corresponder ao dos caixilhos.
De acordo com a opção escolhida, meça a largura. No primeiro caso será maior que a abertura da janela, para melhor resistência à luz podem ser feitas folgas de 10 cm em ambos os lados. No segundo, o comprimento da haste junto com os plugues deve ser um pouco menor que a abertura da janela. Na terceira opção, os roletes devem corresponder à largura do caixilho da janela fechada, mas de forma que não interfiram entre si.
É preciso também levar em consideração que nas duas últimas opções, em temperaturas frias, a partir da condensação que se acumula no vidro, as cortinas podem molhar e há possibilidade de fungos, então a melhor opção é a primeira, quando o rolo cego está preso à parede.
A largura do material deve corresponder à largura da abertura da janela ou vidro, mas é necessário adicionar folgas para bainhas de 2 cm de cada lado. O comprimento do corte do material deve ser igual ao comprimento da abertura da janela ou vidro.A ele é necessário adicionar 2 cm para o acabamento da costura, na parte inferior uma vez e meia a largura do material de pesagem e na borda superior um comprimento um pouco maior que o diâmetro da haste. Ou seja, o comprimento total da tela deve ser igual ao tamanho vertical da janela + 15-20 cm.
Se os rolos forem colocados nas venezianas e o tecido deles for colorido, tente ajustar o padrão para que fique simétrico em ambas as persianas. Você também pode fazer uma cortina dupla se o tecido não for muito grosso e rígido.
Ao fazer um tecido duplo, dois pedaços de tecido são dobrados com o lado direito um do outro e costurados ao longo do perímetro. É necessário deixar uma pequena área, cerca de 10 cm, sem costura, através deste furo a “bolsa” resultante é virada para o lado direito. As costuras precisam ser passadas e o restante costurado.
Se o tecido da cortina for simples, é necessário costurar as bainhas nas costuras laterais e passá-las a ferro. A seguir, tanto no caso do tecido duplo quanto no simples, é necessário dobrar o fundo na largura do material de pesagem, para que posteriormente com esforço, mas ainda caiba no cordão feito para ele (a “ranhura” formada como resultado da costura) e costurar .
O mesmo cordão deve ser feito na parte superior do tecido para a haste. Também deve passar com dificuldade, mas ainda no buraco preparado.
Se a cortina for feita de seda ou outro tecido deslizante, pode haver problemas ao enrolar. Para resolver esse problema, não é possível fazer cordão para a barra, mas sim usar fita adesiva dupla-face e um fecho têxtil - fita velcro.A fita dupla-face é colada na haste, a parte rígida do fecho têxtil é colada nela, seu comprimento deve ser um pouco menor que a largura da cortina.
A parte macia do velcro é costurada na cortina pelo avesso e fixada no fuste com velcro. Este método é conveniente porque o tecido pode ser facilmente removido da barra para lavagem sem desmontar a estrutura.
Em ambas as extremidades da haste, você precisa fazer furos prévios para prender o cabo. Depois que a haste é inserida na “ranhura”, enrolamos firmemente o tecido da cortina no eixo e inserimos uma tira de peso no cordão na parte inferior.
O comprimento do cordão de cada lado deve ser de pelo menos um comprimento e meio da cortina. Amarramos anéis ou ilhós nas pontas, então o nó não ficará visível. Se você não tiver anéis em mãos, pode fazer duas borlas com fios e prendê-las nas pontas do cordão.
A renda do outro lado fica livre. Inserimos a haste nos suportes fixados na parede ou na abertura da janela e fixamos os plugues nas extremidades. Eles não permitirão que o cabo voe enquanto é enrolado no eixo.
Passo #5 - verificar a funcionalidade das cortinas de enrolar
Depois de fixada a persiana, resta apenas puxar o cordão curto enrolado na haste. O tecido da cortina começará a endireitar e o cordão oposto se torcerá no eixo. Para abrir a cortina é necessário puxá-la.
Em princípio, o cordão deve segurar quando a cortina estiver aberta. Se a tela se desenrolar com seu próprio peso, será necessário fixar a trava do cordão em um local conveniente.Isso manterá a persiana aberta.
Características de montagem de cortinas com decoração
As cortinas de enrolar podem ser decoradas com um corte figurado na parte inferior da tela.
As cortinas são cortadas como no primeiro caso, mas para decoração acrescentam-se mais 25 cm ao comprimento.Para recortar a orla figurada é necessário preparar um molde de papel. Se o tecido for duplo, então o tecido é dobrado com os lados direitos voltados um para o outro e lascado.
O molde é aplicado na borda inferior da cortina e contornado com giz. As cortinas são costuradas de acordo com o padrão aplicado, as costuras laterais são costuradas. A cortina está virada para o lado direito, as costuras são passadas. A borda superior é dobrada para dentro, fixada com ferro e colocada uma costura.
Em seguida, você precisa costurar o cordão na lateral que ficará voltada para o vidro. Para isso, é necessário preparar com antecedência um pedaço de material igual à largura da cortina. A largura do segmento deve ser tal que caiba o material de pesagem, mais a bainha para as costuras.
Primeiro você precisa processar os cortes laterais e depois colocá-los voltados para baixo e costurar. Em seguida, você precisa aplicar um agente de ponderação, enrolar o cordão em volta dele, marcar onde vai ficar a segunda costura e remover o agente de ponderação. Prenda a segunda borda do cordão no tecido da cortina e costure.
Costurando uma cortina de enrolar inferior
Você pode fazer uma cortina de enrolar de design diferente com suas próprias mãos, com um mecanismo de ação mais simples. Neste caso, a barra de segurança fica localizada na parte inferior, servindo como agente de ponderação. O tecido da cortina é cortado e costurado exatamente da mesma forma que no primeiro caso.
Você também pode fixar a cortina com grampeador, pregos para móveis ou, opcionalmente, com fita adesiva e velcro, o que facilita a retirada da cortina para lavagem.
A cortina é enrolada manualmente no rolo e fixada com trança ou fita adesiva. Você precisará de duas fitas iguais a dois tamanhos e meio de cortina. Cada fita deve estar localizada a uma certa distância da borda da tela. Ele precisa ser jogado por cima da cortina e preso na parte superior.
Se necessário, a cortina é enrolada em um rolo e fixada com fitas.
Além de fixar as persianas ao trilho, no caso em que o rolo é feito na parte inferior, elas podem ser penduradas em uma cornija de seção redonda por meio de laços costurados, ou outro cordão pode ser feito na parte superior para ajuste ao tamanho da cornija.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para deixar todo o processo mais claro, sugerimos assistir a vídeos sobre o tema.
Este vídeo demonstra como costurar cortinas para substituir as antigas, que são colocadas em um mecanismo acabado:
Este vídeo descreve detalhadamente não apenas o processo de costura, mas também a montagem do mecanismo para enrolar cortinas em uma haste:
De acordo com as recomendações acima, você mesmo pode fazer facilmente uma cortina de enrolar.Com a sua ajuda, pode proteger a janela com bastante firmeza, pode combiná-la com outros tipos de cortinas e, em divisões pequenas, só pode usar persianas de enrolar.
São muito fáceis de costurar e pendurar, além de fáceis de trocar, pois é necessário pouco tecido para costurar cortinas. Características dessa cortina para janela: você pode fechar parcialmente a janela com vidro duplo, e com tecido translúcido ou perfurado o ambiente ficará bastante iluminado. O processo de fazer cortinas de enrolar com as próprias mãos é simples e não envolve falhas.
Você ainda tem dúvidas sobre como fazer persianas caseiras? Ou quer compartilhar sua experiência pessoal de costura? Conte-nos sobre suas cortinas de enrolar costuradas em casa - o bloco de comentários está localizado abaixo. Você também pode adicionar fotos originais do processo de confecção da cortina e do resultado do trabalho finalizado.