Isolamento para tubos de aquecimento: visão geral dos tipos + exemplos de aplicação

Os proprietários de casas particulares muitas vezes consideram o isolamento térmico das tubulações do sistema de aquecimento um desperdício de dinheiro desnecessário.Mas tais medidas são um caminho direto para poupanças significativas em energia térmica.

Os valores reduzidos nas facturas das empresas de energia e de combustível para a caldeira irão certamente cobrir os custos de isolamento térmico. Basta escolher o isolamento adequado para os tubos de aquecimento para que durem mais sem perder as suas características, e nós explicaremos como fazê-lo.

Por que você precisa isolar tubos de aquecimento?

Normalmente, os proprietários de casas isolam apenas as tubulações de aquecimento localizadas fora de casa. Lá, as perdas de calor são mais prováveis ​​e em grande escala. Não é à toa que todas as redes de aquecimento da cidade são isoladas com tanto cuidado. Você também precisa escolher com muito cuidado tubos de aquecimento.

Os trabalhadores da energia já aprenderam a contar o seu dinheiro. No entanto, as tubagens do sistema de aquecimento da cave ou da sala da caldeira também devem ser isoladas. Aquecer essas instalações não residenciais em uma casa é um desperdício de dinheiro.

Isolamento de tubos internos
O isolamento de tubos de aquecimento permite economizar no aquecimento de sua casa e prolonga a vida útil dos dutos. É importante considerar a qualidade do isolamento térmico

Existem cinco boas razões para cobrir os tubos de aquecimento com um isolante térmico:

  1. Proteção do refrigerante contra congelamento.
  2. Evita a condensação.
  3. Perda de calor reduzida.
  4. Prolongando a “vida útil” de equipamentos de caldeiras e tubulações.
  5. Possibilidade de colocar secções externas do sistema de aquecimento no solo acima do seu ponto de congelação.

As tubulações são isoladas na cave, sótão, sala das caldeiras e áreas externas. Não vale a pena instalar isolamento nos degraus internos da casa nas salas. Se você fizer isso, o calor ainda entrará na sala, mas depois radiador. Não há sentido em tais ações. O dinheiro será gasto em um isolador térmico, mas não adiantará.

Quando o refrigerante se move através de tubulações isoladas, ele não desperdiça energia térmica. Todo o calor vai para o aquecimento dos ambientes necessários. Ao mesmo tempo, a caldeira e o equipamento de bombagem da sala das caldeiras não têm de funcionar nas configurações máximas para manter uma temperatura confortável nas divisões.

Isolamento da rede de aquecimento externa
Se a rede de aquecimento externa estiver bem isolada, ela poderá ser colocada no solo a uma profundidade rasa - ela congelará somente se o fornecimento de refrigerante for interrompido por um longo período e em geadas muito severas

Outras desvantagens dos tubos de aquecimento sem isolamento são a condensação e o congelamento. No modo de operação, quando o sistema circula refrigerante, na maioria das vezes - água aquecida, não há problemas com congelamento por dentro e condensação por fora. Mas durante acidentes na rede de aquecimento, os dutos começam a “molhar” e depois congelar.

O material de isolamento térmico em tal situação fornece várias horas adicionais, durante as quais o refrigerante esfria, mas não tão rapidamente.

Em geral, o isolamento dos tubos de fornecimento de calor é realizado:

  • ao estabelecer comunicações do sistema de aquecimento ao ar livre;
  • em trechos de dutos localizados em porões e sótãos sem aquecimento;
  • ao instalar redes de aquecimento e ramificações delas em risers nos porões de prédios de apartamentos.

Tubos isolados fornecem baterias quentes enquanto reduzem os custos de energia.Aqui é melhor gastar dinheiro em materiais de isolamento térmico do que pagar enormes contas de aquecimento. É sempre mais eficaz isolar do que gastar dinheiro em combustível para fogão ou caldeira.

Revisão dos materiais isolantes no mercado moderno

Todos os materiais de isolamento térmico para tubos de aquecimento são divididos em:

  • rolar;
  • cilíndrico com e sem corte;
  • semicilíndrico (“conchas”).

Os primeiros são vendidos em rolos e com eles são embrulhados cachimbos. Estes últimos são um cilindro feito de isolamento com núcleo vazio no qual é inserido um tubo. As terceiras são duas metades em forma de semicilindros, que são aplicadas na tubulação por baixo e por cima, resultando em proteção de isolamento térmico em todos os lados.

O bom da versão em rolo é que ela pode ser montada em tubos de qualquer diâmetro. Os materiais cilíndricos são instalados apenas em tubulações de tamanho específico. Se forem instalados em um produto com seção transversal maior do que foram projetados, formar-se-á uma lacuna na camada de isolamento térmico. A eficácia do isolamento, neste caso, diminuirá drasticamente.

Dependendo do tipo de isolamento, os “cilindros” e “cascas” são macios ou duros. No primeiro caso, o isolador pode ser dobrado para instalação em uma curva da tubulação e, no segundo, seções semelhantes do sistema de aquecimento ficam sem revestimento isolante.

Tipo #1 – lã de fibra

Lã de vidro e lã mineral basáltica em rolos são clássicos do isolamento. Esses materiais são baratos, fáceis de instalar e possuem características decentes de isolamento térmico. Sua principal desvantagem é a alta higroscopicidade. Absorvem bem a umidade, perdendo imediatamente todas as suas propriedades isolantes.

Lã mineral para isolamento de tubos
Se for escolhida lã mineral para instalação, ela própria deve ser cuidadosamente isolada da água na parte superior, caso contrário esse isolamento ficará molhado e deixará de ser um isolante térmico

A lã mineral de pedra (basalto) é menos propensa a absorver umidade. A lã de vidro é um pouco inferior nesse aspecto. Também existe uma opção de escória, mas é melhor abandoná-la imediatamente. Este tipo de lã mineral possui a maior higroscopicidade. Para isolamento de tubulações de aquecimento, abastecimento de água e o esgoto não pode ser usado.

A instalação da lã mineral nos tubos é feita com sobreposição, seguida da fixação do isolamento no topo com fita de aço ou fio de aço inoxidável. Em termos de condutividade térmica, ambas as opções de lã mineral recomendadas para sistemas de aquecimento são semelhantes. Este indicador varia entre 0,035–0,044 W/(m*0COM).

Ao usar lã mineral, lembre-se que com o tempo ela encolhe e engrossa. Como resultado, a eficácia do seu isolamento térmico diminui. Vale a pena colocar imediatamente uma camada mais espessa para que em alguns anos você não volte à posição original e tenha que começar a colocar o isolamento nos tubos novamente.

A lã mineral de vidro e basalto durará cerca de 10 anos. Mas isso apenas com a condição de que não fique molhado e sujeito a esforços mecânicos.

Tipo #2 – polímeros espumados

Esta categoria de isolamento de tubos inclui materiais baseados em:

  • polietileno;
  • poliestireno expandido (espuma);
  • espuma de poliuretano;
  • borracha.

O primeiro desses isoladores térmicos é oferecido nas lojas na forma de um rolo de material feito de diversas camadas de polietileno com bolhas de ar entre elas, bem como na forma de mangas feitas de espuma de polietileno poroso.

A condutividade térmica deste isolamento é de cerca de 0,035 W/(m*0COM).Não tem medo da umidade e permanece elástico mesmo em geadas severas.

Isolamento de polímero
A principal desvantagem de todos os isolamentos de polímero para tubos é a sua inflamabilidade (classe “G4”), mas eles não têm medo da umidade e duram de 30 a 50 anos.

O isolador térmico de poliestireno expandido para tubulações de aquecimento é produzido na forma de dois invólucros de meio cilindro. Para garantir a ausência de lacunas e pontes frias, muitos fabricantes as fabricam com travas macho e fêmea ao longo do comprimento. Para tubos de grande diâmetro, pode haver não dois, mas três ou quatro segmentos. A condutividade térmica da espuma de poliestireno é 0,037–0,042 W/(m*0COM).

A espuma de poliuretano é semelhante em densidade e outras características à sua contraparte de espuma de poliestireno. Só que é ligeiramente superior a este último em termos de qualidade de isolamento térmico. A condutividade térmica deste isolamento é de 0,035 W/(m*0COM).

É mais frequentemente usado para isolar grandes tubos em fábricas. Esses produtos acabados são utilizados na instalação de redes de aquecimento em bairros e na instalação de tomadas de redes gerais em chalés.

O isolamento de espuma de poliuretano para tubulações internas é produzido na forma de cascas duras com uma camada externa de chapa de aço. Este polímero tem medo da radiação ultravioleta e precisa de proteção contra a luz.

A borracha de espuma tem as mesmas características que sua contraparte de polietileno em muitos aspectos. No entanto, tem uma faixa de temperatura operacional maior (de -190 a +175 °C) e é muito mais caro. É mais frequentemente utilizado para isolamento térmico de sistemas de ventilação e tubulações com refrigerante, onde suas propriedades são mais procuradas.

Tipo #3 – materiais combinados

A lã mineral está sujeita ao acúmulo de umidade e à perda de propriedades de isolamento térmico. O isolamento de polímero é frágil e resistente ao fogo; idealmente, eles precisam de proteção externa adicional.Para obter isoladores térmicos com as características necessárias, muitos fabricantes os combinam entre si e com outros materiais.

Concha para tubos feitos de isolamento
A folha no topo da camada isolante aumenta suas propriedades de isolamento térmico devido à reflexão da energia térmica, e o aço protege contra influências mecânicas

Os materiais combinados de isolamento de tubos incluem:

  • polietileno com uma camada externa de folha metálica;
  • conchas de polímero com uma concha de aço na parte superior;
  • lã mineral com proteção impermeabilizante em polietileno ou folha metálica.

Também nas lojas você encontra materiais isolantes de calor com camada autoadesiva. Eles são mais fáceis de instalar e fixar em tubos. As juntas desse isolamento são vedadas sem pontes frias. No entanto, o seu preço é ligeiramente superior ao do seu homólogo convencional.

Não é recomendado o uso de folha de alumínio sozinha sem uma camada isolante de polímeros ou lã mineral para isolamento térmico de tubos de aquecimento. Sua condutividade térmica é muito alta. Só pode ser usado como camada adicional.

Tipo #4 – tintas e espumas em spray

Além dos materiais de isolamento prontos de fábrica, que só precisam ser colocados no tubo de aquecimento e fixados nele, existem vários compostos de pintura e pulverização. Estes últimos são superiores às “cascas” e análogos laminados em termos da qualidade de ligação à superfície da tubagem e da estanqueidade da camada de isolamento térmico.

Espuma de isolamento térmico para tubo
A espuma de poliuretano tem excelentes parâmetros de isolamento térmico, mas removê-la posteriormente do tubo de aquecimento, se necessário, será problemático

A espuma de poliuretano pulverizada é um excelente material isolante que cobre a tubulação com uma camada monolítica em todos os lados. Porém, nem se pode pensar na sua desmontagem temporária para reparar a tubulação de aquecimento.É difícil chamar essa tarefa de fácil.

Além disso, a espuma de poliuretano se decompõe com o tempo quando exposta aos raios ultravioleta. É preferível utilizá-lo apenas em caves fechadas sem janelas e, quando instalado no exterior, certifique-se de cobri-lo com outros materiais de construção para protegê-lo do sol.

Tinta de isolamento térmico
O isolamento térmico líquido é uma novidade nos últimos anos; uma camada de dois milímetros desta cor substitui 40–50 mm de isolamento de polietileno ou poliuretano

A tinta isolante térmica consiste em:

  • microesferas cerâmicas;
  • perlita;
  • resinas acrílicas.

Usando esta tinta você pode cobrir todas as curvas do tubo de aquecimento. Possui excelentes características de proteção térmica. Mas os especialistas recomendam usá-lo apenas como isolamento adicional além do clássico principal.

Além de todos os materiais acima, você pode usar argila expandida simples para isolamento de tubos. Ele não tem medo de fogo e umidade. Além disso, é muito barato. Para proporcionar isolamento térmico ao redor da rede de aquecimento, é necessário fazer uma caixa de tábuas ou metal.

E a seguir despeje argila expandida dentro desta para que o oleoduto fique coberto com aspersão por todos os lados.

Qual opção de isolamento é melhor?

Ao escolher o isolamento para tubos do sistema de aquecimento, você deve considerar:

  1. Localização da linha (no terreno, na cave, no sótão).
  2. Presença de problemas com roedores.
  3. Oportunidades financeiras.
  4. Diâmetro do tubo e configuração do gasoduto.
  5. Temperatura de aquecimento do líquido refrigerante.

Na prática, ratos e camundongos evitam apenas lã de vidro. Além disso, a tinta é simplesmente demais para eles. Eles podem muito bem mastigar o resto do isolamento para preencher o ninho.

Tubo de aquecimento externo no solo
Se a linha de aquecimento externo estiver sendo isolada, é recomendado o uso de espuma rígida resistente à umidade ou espuma de poliuretano, que têm menos probabilidade de se molhar

O polietileno em todas as suas variações é resistente aos efeitos agressivos do cimento. Se um tubo com isolamento for colocado em uma parede e o buraco for preenchido com concreto, então o material de polietileno deve ser preferido.

A espuma de poliuretano permite chegar a todos os trechos da rodovia, cobrindo-a de forma confiável com uma camada monolítica de isolamento térmico. No entanto, é necessário equipamento especial para aplicá-lo. Além disso, é difícil pulverizar esse isolamento em tubos finos: a maior parte da espuma acabará nas paredes circundantes.

Ao instalar um sistema de aquecimento em áreas com solos instáveis ​​​​e conectar vários edifícios a uma caldeira, o isolamento ideal é o polietileno leve ou a espuma fina de poliestireno. Não vale a pena usar lã de rocha pesada aqui. Quando o solo se move, as rodovias podem não suportar cargas adicionais e estourar.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Ao escolher o isolamento para tubulações de sistemas de aquecimento, vários fatores devem ser levados em consideração. Para facilitar a compreensão desse assunto, fizemos uma seleção de materiais em vídeo. As análises e comparações acima certamente ajudarão você a navegar na seleção de isoladores térmicos para tubos.

Isolamento da tubulação da rua da sala da caldeira até a casa:

Regras de revisão e instalação do tubo isolante Energoflex:

Tecnologia de isolamento de tubos com isolamento de espuma:

Não é difícil isolar tubulações de aquecimento, basta escolher o material isolante adequado.Para redes de aquecimento no solo, é preferível preferir isolamento rígido e resistente à umidade com revestimento externo de aço, e para áreas de sótão vale a pena levar lã mineral leve.

Todos eles permitem reduzir o custo de aquecimento da sua casa e aumentar a eficiência de todo o sistema de aquecimento. Basta escolher corretamente sua espessura, orientado pela SP 41-103-2000.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser complementar o material com informações valiosas sobre o tema, deixe comentários em nosso artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Geórgia

    Os canos da nossa casa passam três metros no subsolo, por isso mesmo as geadas mais fortes não são terríveis, mas no balneário já vão de cima, por isso foram isolados logo na fase inicial da construção. Escolhemos imediatamente lã de vidro para isolamento, o preço é razoável e vários roedores não conseguirão danificá-la. Já se passaram dois invernos sem problemas, o principal é protegê-lo adicionalmente da umidade externa.

  2. Andrei

    Você escreve categoricamente que os roedores não estão interessados ​​em lã de vidro. Sim, eles o roem com menos vontade, mas quando não há escolha, podem construir um ninho nele.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica