Lavagem de sistemas de aquecimento a gás: métodos de lavagem e procedimento de trabalho
O aquecimento da sua casa começou a funcionar visivelmente pior? Você precisa ligar a caldeira ao máximo cada vez com mais frequência e suas contas de gás estão aumentando constantemente? Não se apresse em reparar ou trocar o trocador de calor da caldeira ou da bateria - a lavagem dos sistemas de aquecimento a gás na maioria dos casos elimina esses problemas.
Este procedimento relativamente barato prolongará a vida útil e aumentará a eficiência de cada parte do sistema, permitindo evitar ou atrasar significativamente reparos caros. Neste artigo você aprenderá sobre vários métodos de descarga de um sistema de aquecimento, suas vantagens e desvantagens. Também lhe diremos como entender quando a lavagem é necessária, como fazer você mesmo e o que fazer para que o sistema fique significativamente menos obstruído.
O conteúdo do artigo:
Quando é necessário lavar o sistema de aquecimento?
O procedimento de lavagem dos sistemas de aquecimento é obrigatório na manutenção das redes de aquecimento, sendo o procedimento para a sua implementação claramente regulamentado pelos SNiPs e PPRF. Os regulamentos recomendam a limpeza anual, no entanto, isto só se aplica a sistemas de aquecimento central.
Esses sistemas são de grande escala e multicomponentes, consistindo principalmente de tubulações de aço de idade considerável, e o refrigerante é frequentemente reabastecido e nem sempre suficientemente purificado. A combinação destes factores torna a lavagem anual justificada e necessária.
No entanto, os sistemas de aquecimento privados que servem uma casa ou apartamento unifamiliar funcionam em condições diferentes e, portanto, necessitam de ser descarregados conforme necessário e não anualmente.
Você pode determinar que o sistema precisa de limpeza pelos seguintes sinais:
- O radiador aquece de forma irregular: seções individuais ou a parte inferior ficam muito mais frias.
- Os tubos de alimentação de aço são muito mais quentes que as baterias.
- Todo o sistema aquece mais lentamente do que antes.
- O consumo de gás aumentou, uma caldeira controlada mecanicamente precisa com mais frequência ser ajustada para alta potência.
- Surgiram sons estranhos na caldeira ou em qualquer parte do sistema.
- O filtro instalado na linha de retorno fica obstruído regularmente.
Mesmo que você tenha todos os sintomas descritos, a lavagem nem sempre é necessária - a aeração do sistema apresenta os mesmos sintomas, mas é corrigida com muito mais facilidade - por meio de Guindaste Mayevsky ou uma válvula especial. Portanto, antes de mais nada, elimine a possibilidade de bloqueio de ar na parte fria do radiador, e só então escolha um método de limpeza.
Ao negligenciar a descarga oportuna do sistema de aquecimento, você corre o risco não apenas de pagar a mais pelo gás. Acumulando-se no trocador de calor da caldeira, as partículas sólidas superaquecem o metal e causam sua queima. Além disso, o ataque pode desabilitar Bomba de circulação, tanque de expansão, caldeira, causam vazamentos.
Por outro lado, limpezas muito frequentes, especialmente com produtos químicos, podem fazer mais mal do que bem. Em primeiro lugar, a superfície interna da tubulação e todas as conexões se desgastam mais rapidamente. Em segundo lugar, o líquido refrigerante novo carrega uma nova porção de sais e ar, o que provoca uma nova onda de corrosão.
A limpeza é menos necessária para sistemas com tubos de plástico e radiadores de alumínio, pois neles não se forma ferrugem. No entanto, não excluem os depósitos de calcário e, portanto, não se deve esquecer completamente da lavagem.
Métodos de limpeza mecânica
A ação mecânica sobre os depósitos é mais segura para tubos do que a ação química, mas nem sempre é possível lavar o sistema para limpar o metal usando estes métodos. Porém, a limpeza mecânica é popular devido à sua acessibilidade e eficácia para placas não muito densas; em redes privadas é suficiente.
Ao se limpar, o principal é não causar nenhum dano. Não desmonte o sistema se não tiver certeza de que poderá montá-lo sem vazamentos e, na escolha dos agentes de limpeza, observe rigorosamente a conformidade dos materiais e os períodos de exposição recomendados.
A escolha do método de lavagem depende de muitos fatores:
- Material de radiadores e tubos. A ferrugem dura se forma no aço, uma camada escura e oleosa se forma no ferro fundido e no plástico só pode haver calcário ou muco a baixa pressão e temperatura, por exemplo, em um piso aquecido.
- Circulação forçada ou gravitacional do refrigerante.Quanto maior a pressão no sistema, menos depósitos nas paredes e mais densos eles são.
- O tipo e a espessura dos depósitos são fáceis de determinar após a abertura do sistema.
- Idade do sistema e hora da última descarga. Até 3-5 anos, até a ferrugem fica bastante solta e pode ser facilmente removida.
- Disponibilidade e condição dos filtros.
- Localização da caldeira e características estruturais do sistema: disponibilidade caldeira de aquecimento indireto, tubulações de formatos complexos, comprimento total da tubulação, etc.
Os prestadores de serviços especializados podem levar em consideração todos esses parâmetros do seu sistema, realizar diagnósticos com um termovisor e escolher os métodos de limpeza mais racionais.
Lavando da torneira
A maneira mais fácil de lavar é abrir o circuito de aquecimento e deixar passar água da torneira. Para isso, feche as válvulas de abastecimento e saída de água da caldeira, desligue tanque de expansão.
Em seguida, o refrigerante é drenado através de uma válvula especial na linha de retorno, de preferência para um recipiente preparado. Se você planeja reutilizá-lo, o refrigerante precisará ser cuidadosamente filtrado.
Uma mangueira liga a torneira da água e o início do circuito de aquecimento, à saída da caldeira. A segunda mangueira é conduzida da válvula de descarga para o esgoto.
Abra a torneira de abastecimento de água à pressão máxima e observe o que flui para o esgoto. Quando a água na saída está limpa, seu abastecimento é interrompido.
Para maior eficiência, recomenda-se trocar as mangueiras e lavar o sistema no sentido oposto, e depois repetir o procedimento novamente, mas apenas no sentido oposto.
Durante a última descarga, o abastecimento de água não é interrompido, apenas reduzido e o tanque de expansão é aberto. Em seguida, remova a mangueira de descarga, feche a válvula e recarregue o sistema até o nível necessário. Só depois é que o abastecimento de água é desligado e a caldeira ligada ao circuito.
A eficácia deste método de lavagem depende do tipo de contaminantes e da pressão no abastecimento de água. Se a água flui suave e suavemente da torneira o mais aberta possível, essa limpeza é praticamente inútil. Entre suas vantagens indiscutíveis está a possibilidade de autodescarga, sem equipamentos especiais, bem como de descarte de resíduos diretamente no esgoto.
Método de lavagem hidrodinâmica
Este método requer equipamento especial, mas é um dos mais eficazes e seguros.
A essência do método é usar uma cabeça especial em uma mangueira flexível, que forma finos jatos de alta pressão dentro de um tubo ou radiador. A água é fornecida a este cabeçote por meio de uma bomba, e a própria ponta é inserida em uma abertura do circuito de aquecimento. Em geral, o princípio é semelhante ao de um lava-rápido.
Desta forma, você pode lavar com segurança as áreas mais problemáticas e de difícil acesso - por exemplo, as seções inferior e intermediária de um radiador grande. É adequado para qualquer material e tipo de contaminação, e os resíduos de lavagem são absolutamente seguros. Um efeito direcionado permite lavar qualquer superfície até o metal sem o uso de produtos químicos, além de parar com mais cuidado nos locais de maior contaminação.
Entre as desvantagens do método estão a necessidade de abertura do circuito de aquecimento, organização do escoamento da água para a rede de esgoto, bem como a necessidade de equipamentos especiais e o raio de ação limitado do cabeçote.
Limpeza com ferramentas pneumáticas
O ar comprimido de um compressor costuma ser usado para limpar qualquer coisa, inclusive um sistema de aquecimento. Esta opção é segura e eficaz e, portanto, popular.
É possível soprar todo o sistema de uma só vez, nos sentidos direto e reverso, bem como suas seções individuais, após desmontá-las. A segunda opção é mais trabalhosa, mas mais eficaz, especialmente em sistemas de extensão considerável.
A limpeza não é realizada com pressão de ar constante, mas com pulsos curtos com pressão máxima, se possível com alteração do ângulo de alimentação na tubulação. Antes de encher o sistema com refrigerante permanente, deve-se lavá-lo com água limpa para remover todas as partículas que se soltaram das paredes.
Além dos fluxos turbulentos de ar comprimido em tubulações vazias, também é utilizada a descarga hidropneumática. Sua principal diferença é que o ar é fornecido em tubos cheios de refrigerante. Como resultado, formam-se bolhas e borbulha água no sistema, removendo todos os depósitos das paredes. Essa descarga é eficaz mesmo em grandes sistemas de prédios de apartamentos e, devido ao baixo custo dos consumíveis, tornou-se muito popular.
A lavagem hidropneumática por pulso envolve o fornecimento de uma mistura de ar comprimido e água em uma série de rajadas curtas usando uma pistola pneumática.Após 60 m do duto, ou com diâmetro superior a 4 polegadas, os choques perdem a velocidade e, portanto, a força destrutiva para o ataque.
Porém, nos sistemas de aquecimento privados, é a limpeza hidropneumática por impulsos que permite obter os melhores resultados, limpando uniformemente todo o sistema num curto espaço de tempo. Além disso, não deixa resíduos tóxicos e as tubulações não são danificadas.
Lavagem de cada unidade com desmontagem
Se decidir lavar o sistema de aquecimento da forma mais eficiente e segura possível, sem a ajuda de profissionais e equipamentos especiais, é melhor desmontá-lo completamente. Em uma casa particular, é conveniente lavar tudo do lado de fora, então escolha um dia quente e claro.
No outono, pouco antes da partida, desmonte os radiadores, bomba, tanque de expansão e, se disponível, desligue a caldeira de aquecimento indireto e demais equipamentos. Lembre-se de onde estava cada junta ou, melhor ainda, compre novas em seu lugar. Arme-se com mangueiras com adaptadores, cabo para limpeza de ralos, uma escova longa com cerdas de metal, possivelmente uma escova de metal para uma rebarbadora e, se disponível, uma bomba.
Em primeiro lugar, tente limpar o máximo possível de depósitos com um cabo e escovas. Desaparafuse todos os bujões dos radiadores, limpe todos os furos e conexões, todas as roscas. Passe o cabo e torça-o bem para limpar todas as paredes. É conveniente limpar os tubos com uma escova, o cabo pode ser estendido com um fio rígido.
Após a limpeza de cada elemento, enxágue-o com água limpa, conectando a mangueira da rede de abastecimento de água e tampando os furos extras dos radiadores. Deixe a água fluir nas direções direta e reversa. Repita a limpeza com cabo e escovas e enxágue novamente. Repita os procedimentos até que saia água limpa imediatamente após a limpeza.
Não se esqueça de limpar a serpentina da caldeira, só não use escovas. Se houver muitos depósitos duros em outros elementos do sistema, limpe a bobina com um cabo e depois enxágue conectando duas mangueiras.
Após remontar e encher o sistema com líquido refrigerante, verifique se há vazamentos em todas as conexões.
Métodos de limpeza química
Os resultados mais impressionantes são obtidos com o uso de compostos químicos e, além disso, essa limpeza é a menos trabalhosa. No entanto, a maioria dos produtos para lavagem de um sistema de aquecimento com caldeira a gás são à base de ácidos, que podem destruir não só a placa bacteriana, mas também o metal.
Portanto, este método de limpeza é usado onde outros não conseguem lidar com isso e tão raramente quanto possível.
Ao escolher uma lavagem química, preste atenção aos seguintes pontos:
- Materiais compatíveis. Os proprietários de radiadores de alumínio devem ter um cuidado especial - a maioria dos compostos é inaceitável para eles, mas existem soluções especializadas.
- Proporções e tempo de uso.Colocar uma solução muito concentrada no sistema, ou por um período muito longo, provavelmente irá danificá-lo.
- Tipo de depósitos. Lembre-se de que quanto mais tipos de depósitos um produto puder remover, maior será a probabilidade de danos aos tubos, radiadores e juntas nas conexões.
- A necessidade de reciclagem. Muitos compostos são proibidos de serem despejados no ralo, e coletar, remover e processar tal volume de líquido pode se tornar um problema.
A forma de utilização da composição para limpeza química do sistema de aquecimento está descrita detalhadamente em suas instruções. Na maioria dos casos é necessário drenar o refrigerante, preparar uma solução com o mesmo volume de água e reagente, misturar bem, despejar no sistema e colocá-lo em funcionamento.
Via de regra, a composição deve circular pelo circuito por 2 a 24 horas, após o que deve ser drenada, e todo o sistema deve ser enxaguado com água limpa corrente e abastecido com líquido refrigerante novo.
Observe que o refrigerante com o reagente deve sempre circular pelo sistema de forma forçada, sob pressão - ou seja, através de uma bomba.
Também é possível limpar parte do circuito de aquecimento com o reagente, incluindo trocador de calor de caldeira. Neste caso, é aconselhável realizar a lavagem no sentido oposto ao fluxo normal do refrigerante.
Dentre os tipos de limpeza química, vale destacar a microbiológica e a dispersa. Diferem apenas nas composições utilizadas: no primeiro caso, são de origem biológica e não requerem descarte especial.
A lavagem dispersiva é uma tecnologia nova e avançada na qual as ligações das partículas de sedimentos são destruídas e o metal não reage.
Após a lavagem dispersa, forma-se uma película no interior das tubulações e radiadores, evitando o contato do metal com a água e sua oxidação, além de reduzir a resistência ao atrito. Segundo os fabricantes, esta película é conservada durante 3 temporadas, o que significa que durante este período o seu sistema de aquecimento não ficará entupido.
Limpeza eletrohidropulse de sistemas de aquecimento
Este é outro método de limpeza profissional do sistema de aquecimento, em que os dispositivos de limpeza por pulso são colocados em uma tubulação cheia de água. Desta forma, você pode limpar até os tubos mais negligenciados, independentemente da complexidade de seu formato e curvas, a uma velocidade de 1–8 m por minuto.
Este método limpa completamente os tubos, até metal ou plástico, sem danificá-los. É seguro para equipamentos feitos de qualquer material, os consumíveis são baratos e os resíduos são absolutamente seguros. Este método remove perfeitamente depósitos de incrustações, sal e calcário, porém é impotente contra a ferrugem.
Com o que devo preencher o sistema após a lavagem?
Depois de lavar o sistema de aquecimento e ver quantos depósitos diferentes existem nele, a questão da escolha de um novo refrigerante torna-se especialmente aguda. Deve conter um mínimo de impurezas de sais e cálcio, microorganismos, além de ar, pois tudo isso provoca corrosão e forma placas nas paredes de tubulações e radiadores.
Encher o circuito de aquecimento diretamente do abastecimento de água é talvez a pior escolha.Muitas vezes é muito duro, isto é, com abundância de sais de vários metais. Além disso, carrega toda a sujeira das tubulações da central de abastecimento de água e é tão enriquecido com oxigênio que às vezes fica branco - sob forte pressão.
Para usar essa água em um circuito de aquecimento, no mínimo, ela deve assentar completamente para que todos os gases, incluindo o cloro, evaporem e as partículas sólidas se depositem no fundo. Além disso, seria bom passá-lo por um filtro.
Alternativamente, você pode usar água da chuva, porque é macia e acessível. No entanto, a sedimentação ou filtração ainda é necessária. Além disso, os microrganismos multiplicam-se frequentemente na água da chuva, o que pode ter um efeito negativo nos radiadores.
Uma boa escolha é a água destilada, pois não contém absolutamente nenhuma impureza precipitada. Além disso, esta escolha não é barata, porque o volume do sistema de aquecimento não é de 5 a 10 litros, mas dezenas de vezes mais.
Curiosamente, uma das melhores opções é o líquido refrigerante antigo drenado do sistema antes da lavagem. Todas as impurezas que poderiam ter reagido com as tubulações e se depositado em suas paredes já o fizeram, e o ar escapou durante o funcionamento.
Basta filtrá-lo bem para retirar as partículas lavadas das paredes dos canos, e pode-se adicionar água destilada até o nível desejado - neste caso será necessária muito pouca.
Às vezes é aconselhável encher o circuito de aquecimento com anticongelante com aditivos antiferrugem especiais. Na verdade, esse refrigerante não forma depósitos, mas é caro e sua capacidade e transferência de calor são piores que as da água. Como resultado, se você abastecer com um refrigerante tão caro, também pagará mais pela gasolina, porque o sistema não funcionará com a mesma eficiência.
Levando isso em consideração, o anticongelante só pode ser recomendado se o aquecimento não for usado constantemente no inverno e não houver possibilidade ou desejo de drenar o líquido refrigerante todas as vezes. Você pode ler mais sobre os diferentes tipos de refrigerante para sistemas de aquecimento em este material.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode ver como dar descarga em um sistema de aquecimento que consiste inteiramente em piso aquecido neste vídeo. O método de lavagem química não foi escolhido por acaso, pois outras opções são quase impossíveis de implementar com tantos tubos, conexões e curvas:
A limpeza de um radiador separado usando o método hidropneumático é mostrada e descrita aqui:
Ao escolher um método de descarga para o seu sistema de aquecimento, tente encontrar um equilíbrio entre comodidade, custo e segurança tanto para as tubulações quanto para o meio ambiente. Lembre-se de que cabe a você conviver com esse sistema e repará-lo nos próximos anos.
Com que frequência você dá descarga no sistema de aquecimento? Você utiliza os serviços de profissionais ou faz você mesmo? Qual método de lavagem você prefere? Participe da discussão sobre o tema no bloco abaixo do artigo.
Mas se adicionar anticongelante ao sistema de aquecimento (caldeira de circuito duplo). como usar água quente então?