Ventilação de adega faça você mesmo na garagem: métodos e procedimentos de instalação + dicas úteis para organização
Ao organizar um porão, a atenção primária é dada ao microclima.A segurança dos alimentos, a vida útil das estantes, prateleiras e o estado de todo o porão dependem do funcionamento da ventilação da adega da garagem.
Para realizar a ventilação adequadamente, basta seguir requisitos simples para garantir uma circulação de ar confiável. Neste artigo falaremos sobre os princípios básicos da construção de ventilação em uma garagem com porão com suas próprias mãos. Consideremos possíveis opções para sua disposição, nuances e formas de melhorar a extração de ar.
O conteúdo do artigo:
Finalidade da ventilação no subsolo da garagem
As instalações subterrâneas têm uma propriedade importante - estabilidade de temperatura devido à baixa condutividade térmica do solo. Deste modo caves amplamente utilizado para armazenar vegetais, frutas e alimentos enlatados. Mas no subsolo também existem fatores desfavoráveis associados à alta umidade.
Para combater a humidade e as suas consequências na cave da garagem, utiliza-se a ventilação, cuja finalidade é a seguinte:
- garante a entrada de ar frio do exterior e a saída de ar quente da adega, saturado de umidade e impurezas tóxicas;
- ajuda a manter a temperatura mais baixa no porão durante a estação fria;
- evita a corrosão de estruturas metálicas, carrocerias de automóveis e a formação de mofo e bolor;
- aumenta a vida útil dos produtos.
Além disso, na garagem existem vapores de fluidos técnicos, escapamentos e gases tóxicos liberados durante a soldagem e corte de metal. Todos eles têm forte capacidade de penetração.
Em caso de insuficiência ventilação na garagem e adega, todas estas substâncias nocivas podem entrar na cave e ser absorvidas pelos produtos aí armazenados. Para eliminar o risco de envenenamento, é necessário verificar periodicamente a confiabilidade do exaustor.
Características da construção de sistemas de ventilação
A circulação de ar na cave da garagem pode ocorrer de duas formas: por convecção térmica ou por movimento mecânico do ar. Dependendo disso, é feita uma distinção entre ventilação natural e ventilação forçada.
Opção nº 1 – ventilação natural
Vamos primeiro descobrir como fazer a ventilação natural adequada no subsolo da garagem para garantir que o ambiente fique seco, evitando a ocorrência de fungo e mofo.
Uma das principais condições para a circulação natural do ar é a diferença de temperatura entre o interior da adega e o exterior da garagem.
O design de tal sistema é bastante simples, consiste em 2 tubos. Um serve para trazer o ar frio da rua, enquanto o outro evacua o ar quente do porão.
Como o ar frio tem maior densidade e é mais pesado que o ar quente, o tubo de alimentação é abaixado até o fundo do porão, mais próximo do chão. A entrada do exaustor, ao contrário, fica logo abaixo do teto.Isso permite que o ar frio desloque naturalmente o ar de exaustão, que é mais quente e mais leve, saturado com vapor d'água e outros gases.
Mas para que a circulação natural funcione de forma confiável, outra condição importante deve ser atendida: garantir uma diferença de pressão suficiente dentro e fora do tubo de escape com uma diferença mínima de temperatura. Quanto mais alto e mais longo for, maior será o volume de ar leve e quente no tubo e maior será a força de empuxo que atua sobre esse volume.
Por este motivo, o tubo de escape é instalado o mais alto possível. Esta força de empuxo determina a força de tração e a eficiência de todo o sistema.
Com base no exposto, a instalação de ventilação natural na adega sob a garagem é feita de acordo com os seguintes princípios:
- para cobrir todo o volume do porão com troca de ar, o tubo de alimentação fica localizado próximo ao chão e o tubo de exaustão fica diagonalmente sob o teto;
- os diâmetros dos tubos de alimentação e retirada de ar devem ser iguais e são selecionados em função da área do subsolo - de 100 mm ou mais;
- a diferença de pressão necessária é garantida pela instalação de um tubo de escape vertical suficientemente longo e com uma altura de 3 m acima do solo;
- para manter diferenças de temperatura, proteção de condensado E naledi o tubo de escape é isolado.
Para o material de fabricação tubos de ventilação Não há requisitos especiais além da resistência à corrosão, umidade e mudanças de temperatura. Via de regra, é plástico ou cimento-amianto.
Opção nº 2 - ventilação forçada da adega
Adição ao sistema natural ventilador elétrico pode melhorar a sua eficácia, independentemente da época do ano.
Este tipo de ventilação é denominado forçado ou mecânico. Pode ser utilizado para organizar a ventilação de uma garagem juntamente com uma adega e um orifício de inspeção.
Para construir sistemas mais eficientes, são instalados ventiladores em ambos os canais, o que permite regular com flexibilidade o fornecimento e a exaustão do ar e manter o microclima necessário.
Também recomendamos que você leia diagramas de arranjo de ventilação adequado na adega.
Vantagens e desvantagens dos sistemas de ventilação
A escolha do tipo de sistema de ventilação começa considerando seus lados positivos e negativos. A troca de ar natural não requer instalação complexa e custos elevados, não consome energia e não emite ruído.
A principal desvantagem dessa ventilação é sua grande dependência das flutuações sazonais de temperatura. Na estação quente, sua eficácia é próxima de zero. Não permite maior circulação de ar em condições climáticas adversas.
O sistema forçado não apresenta essas desvantagens e tem a capacidade de controlar o fluxo de ar de maneira flexível. Se necessário, pode-se instalar um ventilador não só no duto de exaustão, mas também no duto de alimentação. Você pode regular a circulação de ar manualmente, usando temporizadores programáveis ou unidades de controle especiais que mantêm o microclima necessário.
As desvantagens da ventilação forçada incluem: instalação mais complexa, menor confiabilidade devido à presença de dispositivos adicionais, consumo de eletricidade e aumento de custos de materiais.
Instruções de instalação passo a passo
Consideremos, como exemplo, a sequência de instalação de uma versão combinada de ventilação natural com exaustão mecânica adicional.
Para isso, serão necessários pedaços de tubos plásticos com diâmetro de 110 mm com vedações de borracha, um ventilador embutido no duto de ar, 10 - 15 W alimentado por rede de 220 V.
Selecionamos o comprimento total da seção de exaustão entre 3 - 4 m, a seção de alimentação - dependendo da profundidade do porão e da distância até a saída além do perímetro da garagem. Você também precisará de duas peças removíveis de 30 cm cada, uma para o ventilador e outra para substituí-lo. Se necessário, pode ser fornecida drenagem de condensado; nesse caso, serão necessários um T e um cotovelo adicionais. Este último também é usado ao virar o pipeline.
As ferramentas que você vai precisar são: um martelo perfurador, uma furadeira, um cinzel, um punção e uma broca de 125 mm para fazer furos em concreto. Se o teto ou as paredes forem grossos, você precisará de um cabo de extensão.
Instalamos ventilação na cave da garagem em duas fases.
Primeiramente fazemos todos os furos necessários nos pisos de concreto, divisórias de tijolo no interior da cave, na garagem e na cobertura. Então instalamos os tubos.
Etapa #1 - fazer furos
Aderimos à seguinte sequência de ações:
- Determinamos a localização das aberturas dos tubos de alimentação e exaustão no porão. Eles devem estar localizados diagonalmente em diferentes cantos do teto ou no topo da parede. Neste caso, o tubo de alimentação deve ir para o lado norte da garagem e o tubo de escape para o telhado ou para sul.
- A partir da cave, perfuramos o centro do futuro furo para o exaustor com uma broca no tecto.
- No topo, na garagem, marque um círculo de 125 mm ao redor do centro perfurado. Fazemos vários furos no seu interior com uma broca. Então perfuramos com uma coroa. Em caso de contato com as hastes de reforço, solte-as do concreto com um cinzel e corte-as com uma serra alternativa para metal.
- Colocamos o tubo verticalmente do furo resultante no chão até o teto e marcamos a posição de seu centro. Faça um furo com uma broca.
- No telhado da garagem, repita as operações do passo 3.
- Da mesma forma, fazemos um furo para fornecer o ar da rua para o porão, seguindo os passos 2 e 3.
Isso completa a parte mais trabalhosa do trabalho.
Etapa #2 - instalação de tubos e ventilador
A próxima etapa - instalação das tubulações e instalação do ventilador - é realizada nesta ordem:
- Fixamos o ventilador dentro de uma das seções removíveis do tubo.
- Instalamos uma seção de exaustão na garagem, conectando três seções. A localização do ventilador é selecionada com base na facilidade de acesso.O tubo superior deve se estender pelo menos um metro acima do telhado, o tubo inferior deve entrar no porão até o nível do teto. Entre eles inserimos um pedaço de tubo com ventilador, cuja rotação deve ser direcionada para o exaustor.
- Instalamos o tubo de alimentação, baixando-o para a adega de 0,5 m a 0,2 m acima do chão. Trazemos a entrada para o lado norte da garagem, elevando-a 20 cm acima do solo. Finalizamos o furo com um cotovelo ou tee com malha metálica protetora.
- Selamos as juntas dos tubos com tetos com argamassa ou espuma.
- Conectamos o ventilador e verificamos a tiragem no porão colocando um pedaço de papel contra a saída de exaustão.
- Isolamos a seção do tubo acima do telhado com qualquer material disponível. Se a garagem não for aquecida, todo o tubo de escape deverá ser isolado.
O uso de ventilador só pode ser necessário durante os meses de verão. Durante o resto do ano, a circulação natural do ar será suficiente. Para isso, basta substituir o fragmento do tubo pelo ventilador de mesma seção sem ele.
Nuances do arranjo de ventilação
Em geadas severas, um intenso influxo de ar frio pode baixar a temperatura do porão para valores negativos.
Para evitar que isso aconteça, é necessário fornecer um amortecedor (portão) com acionamento elétrico e desligar oportunamente o fluxo de ar frio e, em temperaturas abaixo de -15 graus, a exaustão do ar quente. Também é melhor não colocar os suprimentos nas imediações do tubo de abastecimento, caso contrário eles podem congelar.
O desempenho da ventilação natural, entre outros fatores, também é influenciado pela seção transversal das aberturas de alimentação e exaustão. É escolhido em função do tamanho da adega. Para ver cálculos detalhados do diâmetro do tubo de ventilação da adega, acesse esse link.
Recomenda-se iniciar a entrada da tubulação de abastecimento com um cotovelo ou T para evitar a entrada de água da chuva e cobri-la com uma malha metálica para evitar roedores, anfíbios e insetos.
Para melhorar a tiragem e evitar que seja bloqueada por rajadas de vento, recomenda-se colocar um defletor. Além disso, protege contra a precipitação e aumenta a eficiência da ventilação em 15 a 20%.
Existe uma grande variedade de tipos de defletores. Desde o mais simples, em forma de guarda-chuva, que você mesmo pode fazer, até cata-ventos giratórios e defletores turbo.
Além de manter as temperaturas baixas e retirar o excesso de umidade, a conservação dos alimentos na adega também é afetada pela falta de luz. Por esta razão, não existem janelas nas caves. Também vale a pena lembrar disso ao organizar a iluminação elétrica - luzes que são regularmente esquecidas de serem apagadas podem acelerar a deterioração dos alimentos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Opção para organizar a ventilação da adega:
A utilização de defletores para reforçar o exaustor na cave e cave da garagem:
Testando um defletor caseiro:
Concluindo, é importante destacar que os esforços e custos destinados a providenciar a ventilação no subsolo da garagem serão mais do que compensados no futuro com a segurança dos produtos.Munido das informações e ferramentas fornecidas, você mesmo pode fazer toda a instalação.
Você está prestes a instalar ventilação no porão da garagem ou melhorar a existente e ainda tem dúvidas que não abordamos neste artigo? Pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site - o formulário de contato está localizado abaixo.
Olá! Por favor me diga como você pode fazer ventilação em uma garagem com porão do mesmo tamanho se houver vizinhos nas laterais, em cima e atrás?? A parede livre através da qual os tubos podem entrar e sair é a parede frontal com um portão que se abre para um corredor coberto comum!