Realocação da ventilação da cozinha: requisitos regulamentares para realocação de ventilação
A habitação padrão pode ser mais confortável para viver.E para alcançar o resultado desejado, estamos prontos para realizar até trabalhos complexos e desconhecidos, que incluem a realocação da ventilação da cozinha. Não é verdade?
Mas a falta de conhecimento sobre as complexidades da realização desse trabalho e a sua legalidade pode levar a consequências desastrosas. Portanto, para alcançar o resultado desejado e evitar erros, é necessário se familiarizar com as normas e regulamentos para movimentação do orifício de ventilação.
No nosso artigo examinaremos detalhadamente estas questões, prestando atenção ao quadro regulamentar que rege a transferência de ventilação, bem como à responsabilidade do proprietário do apartamento em caso de violação das regras de remodelação.
O conteúdo do artigo:
Os principais perigos de mover o capô
O processo de troca de ar em espaços residenciais e públicos serve para garantir parâmetros microclimáticos ideais ou aceitáveis. E estas não são apenas palavras, mas um requisito estabelecido num documento como GOST 30494-2011. Portanto, a troca aérea deve estar sempre presente e ser eficaz – isso já foi discutido em SP 60.13330.2016.
Ou seja, a movimentação do exaustor previsto no projeto na cozinha não deve interferir no desempenho do sistema de ventilação de suas funções. Caso contrário, o conforto e as condições de vida deteriorar-se-ão drasticamente. E em casos graves, será impossível viver num quarto com um sistema de ventilação ineficaz.
Uma vez que a falta de troca de ar levará a:
- aumento da umidade;
- eliminará a remoção do excesso de calor.
E isso, por sua vez, criará condições ideais para o desenvolvimento habitacional mofo, colônias de fungos, que levam a doenças respiratórias agudas, bem como asma, manifestações alérgicas complexas. Mas tais situações não podem ser permitidas e isso está afirmado em vários documentos, por exemplo, na capital este é o Decreto do Governo de Moscou PP nº 508.
Além disso, a troca de ar prejudicada reduz significativamente a segurança de vida. Uma vez que o sistema de ventilação da cozinha não será capaz de remover de forma rápida e na medida necessária as substâncias perigosas da divisão. Por exemplo, monóxido de carbono ou gás natural não queimado. Com qualquer uma destas opções, as consequências podem ser catastróficas. Recomendamos que você se familiarize com as regras de ventilação em casas com fogões a gás.
E a troca de ar ineficaz não garantirá a remoção de habitações ou outras instalações de substâncias perigosas que são liberadas durante a vida dos residentes (por exemplo, dióxido de carbono), bem como de materiais de construção, tapetes, peças plásticas de janelas modernas, utensílios domésticos e quaisquer outros aparelhos e materiais de acabamento. O que provoca uma série de doenças graves. Então, não é à toa que as janelas de metal-plástico são chamadas de assassinas lentas.
Como resultado, ao realizar transferências de ventilação, devem ser evitadas operações que possam levar aos aspectos negativos listados acima.
Estágios de transferência de ventilação adequada
Por ser a transferência da ventilação um procedimento responsável, todos os seus aspectos importantes são regulamentados por lei. Além disso, o estado deu às autoridades regionais a oportunidade de emitir documentos regulamentares de forma independente. E a mais famosa delas é a já citada Resolução 508-PP.
Diz o que é proibido:
- alterar o projeto do sistema de ventilação;
- reduzir a seção transversal de quaisquer dutos de ventilação.
Além disso, este estatuto estabelece que quaisquer ações com elementos do sistema de ventilação são redesenvolvimento. Portanto, para realizá-la é necessário passar por aprovação, ou seja, obter autorização para execução de obra. Por que você deve entrar em contato com a fiscalização de habitação do seu local de residência?
Etapa #1 - aprovação da redesenvolvimento
Para obter autorização para a realização de obras, o proprietário do apartamento ou de outras instalações deve obter conclusão técnica, o que confirmará que todo o trabalho é seguro.
E também o documento especificado indicará que as características técnicas e o desempenho do sistema de ventilação não irão piorar.
Você também deve estar ciente de que um relatório técnico pode ser emitido:
- a organização que realizou o projeto do sistema de ventilação, se a reforma afetar as estruturas portantes do edifício, por exemplo, isso é relevante para casas das séries I209A, II-18;
- qualquer organização envolvida no projeto, se a remodelação do sistema de ventilação não afetar os elementos de suporte da estrutura do edifício.
Em seguida você deve enviar pedido de remodelação do sistema de ventilação à autoridade de inspeção habitacional mais próxima.
O seguinte deve ser anexado a este documento:
- conclusão técnica;
- projeto de requalificação (em 2 exemplares).
- passaporte técnico do BTI.
Além disso, você precisará comprovar sua identidade, para isso deverá ter um passaporte com você. Deverá também ser confirmado que o requerente é o proprietário do local onde a obra está prevista.
Os responsáveis pela fiscalização habitacional têm o direito de tomar uma série de decisões:
- permitir realizando redesenvolvimento;
- proibir redesenvolvimento;
- recusar-se a aceitar um pedido - isso acontece se você planeja realizar trabalhos claramente proibidos ou se os documentos estiverem preenchidos incorretamente.
Em caso de recusa, os representantes da fiscalização da habitação são obrigados a indicar o motivo, bem como as formas de eliminar as deficiências (se possível).
Etapa 2 – obtenção de permissão dos vizinhos
Qualquer sistema de ventilação é uma propriedade comum.Ou seja, não pertence ao proprietário de nenhum apartamento do prédio. Isto é afirmado em Arte. 36 Código de Habitação.
Com isso, mesmo quando for obtida a autorização para reforma, ainda será necessário entrar em contato com cada vizinho e obter seu consentimento ou desacordo para a execução da obra. No total, pelo menos 73% dos moradores devem aprovar a iniciativa.
Além disso, só é possível deslocar a grelha de ventilação da cozinha depois de formalizadas as autorizações por escrito.
Responsabilidade pela violação das regras de transferência
Devido à baixa alfabetização ou à relutância em gastar dinheiro no processo de remodelação, os proprietários muitas vezes alteram eles próprios o design, movendo a grelha ou duto de ventilação de perfuração.
Mas, neste caso, deve ser entendido que se tal redesenvolvimento for descoberto, você terá que “colher os benefícios” na forma de riscos associados e responsabilidade pelo que fez.
E o seguinte pode acontecer:
- a remodelação não afetará a eficiência do sistema de ventilação;
- a remodelação reduzirá o desempenho do sistema de ventilação e isso será revelado.
Como qualquer uma dessas opções pode afetar significativamente o conforto de vida e a estabilidade financeira, você deve se familiarizar com elas com mais detalhes.
Opção nº 1 - redesenvolvimento “despercebido” do sistema
Acontece que você pode escapar impune de todas as ações ilegais para redesenhar a ventilação. E não haverá consequências para o infrator.
Mas é preciso lembrar que tudo pode mudar para pior a qualquer momento.
Por exemplo, antigos vizinhos que não deram qualquer importância ou não quiseram fazer escândalo devido à deterioração das condições de vida podem vender a sua casa. E os novos moradores, tendo identificado um problema, entrarão imediatamente em contato com a fiscalização habitacional.
Acontece que redesenhar a ventilação da própria cozinha acarretará pequenas alterações, mas um dos vizinhos também decidirá melhorar a ergonomia do seu apartamento em detrimento dos bens comuns. O que, em conjunto, conduzirá a uma deterioração das condições de vida de todos os utilizadores do sistema de ventilação.
Os problemas para os proprietários das instalações também podem começar com a visita dos trabalhadores do gás ou de representantes da sociedade gestora, que podem constatar uma remodelação ilegal.
Além disso, em qualquer um desses casos você terá que assumir a responsabilidade. Assim, quando se trata de fiscalização habitacional, será imediatamente aplicada uma multa, cujo valor será de 2 a 2,5 mil rublos. Alguns? Não tenha pressa em se alegrar, pois isso é uma punição pela própria reforma ilegal. E também terá que eliminar as suas consequências, o que os representantes da fiscalização da habitação exigirão imediatamente.
Além disso, não será possível simplesmente deslocar o orifício de ventilação para o local antigo sem saber se isso pode ser feito - inicialmente você terá que descobrir este ponto. Para fazer isso, você terá que entrar em contato com a organização que fez o projeto do sistema. E com certeza será caro.
O procedimento de recuperação será ainda mais caro se o infrator, por algum motivo, decidir ignorar a exigência. Porque o apartamento pode ser vendido. E eles farão isso com base Arte. 87 Lei Federal 229-FZ, que regulamenta o âmbito dos processos de execução.
Opção nº 2 - redesenvolvimento interrompeu a troca de ar
Mas a remodelação pode perturbar as trocas aéreas, por exemplo, cheiro A comida que você prepara irá vazar para outros residentes.
Quando os vizinhos descobrem que a circulação de ar está perturbada ou totalmente interrompida, podem fazer exigências iradas para que o problema seja resolvido. Você não deve ignorá-los, pois são legais.
E, se os vizinhos não conseguirem o que querem, podem avançar para métodos mais agressivos, sejam eles legais ou não.
Os métodos legais de combate às violações incluem recursos:
- à sociedade gestora;
- à fiscalização habitacional;
- para o tribunal.
E então será conforme descrito no parágrafo anterior. Ou seja, eles vão emitir imediatamente uma multa e, em seguida, exigir que o sistema de ventilação seja restaurado ao funcionamento. Se os requisitos forem ignorados, as instalações serão vendidas.
Mas às vezes eles escolhem um método ilegal. Nesse caso, moradores irritados geralmente bloqueiam os dutos do sistema de ventilação (por exemplo, com espuma de construção, polietileno), destroem estruturas construídas durante a reforma, etc.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo abaixo, um “especialista” analfabeto fala sobre como alterar “corretamente” o design do sistema de ventilação da cozinha. Mas, ao mesmo tempo, fica claro na tela que as ações são ilegais.
Por exemplo, desmontaram o duto de ventilação, o que é absolutamente proibido, e violaram a integridade da estrutura do duto de ar. Além disso, todos os itens acima são realizados sem aprovação do projeto. A inspecção da habitação recusará simplesmente aceitar um pedido de remodelação que contenha um pedido de autorização das obras acima enumeradas.
O vídeo a seguir mostra claramente o que acontecerá se for revelado o fato da reforma ilegal do sistema de ventilação:
Redesenhar o projeto de qualquer sistema de ventilação é um procedimento responsável, caro e trabalhoso. Portanto, na maioria dos casos, deve ser abandonado. E, se for tomada a decisão de realizar o trabalho planejado, os métodos devem ser legais. Porque caso contrário você terá que assumir a responsabilidade por suas ações.
Você mudou um respiradouro e quer compartilhar sua experiência com outros visitantes do nosso site? Compartilhe sua experiência, adicione fotos exclusivas, participe de discussões - o bloco de comentários está localizado abaixo desta publicação.