Como fazer uma mesa bonita e durável para um gazebo com as próprias mãos: instruções passo a passo, fotos

Cada um, mesmo o gazebo mais simples, deve parecer aconchegante e ter um conjunto mínimo de móveis necessários.Para uma estadia confortável, existem kits de jardim prontos. Mas, tendo conhecimentos e habilidades básicas em carpintaria, você pode fazer de forma independente bancos e uma mesa para gazebo.

Exemplos de mesas gazebo

Um gazebo requer um espaço bem organizado. Deverá ter móveis para jantares em família, reuniões de amigos ou um jantar romântico. Ao escolher a forma e o design dos móveis, é preciso pensar em muitas nuances.

Mesa gazebo faça você mesmo

Em primeiro lugar, o conjunto deve ser o mais compacto, funcional e, claro, bonito possível. Na maioria das vezes, esta é uma mesa de madeira. Portanto, é necessário levar em consideração alguns pontos:

  • área do mirante;
  • tipo de estrutura (aberta, fechada, desmontável);
  • quantas pessoas precisarão ser acomodadas ao mesmo tempo;
  • sua forma e tamanho;
  • o material com que serão feitos os móveis.

A mesa do gazebo é a parte mais utilizada do conjunto de móveis, por isso deve ser durável, confortável e nivelada.

Não devemos esquecer os fenômenos atmosféricos: vento, chuva, neve, sol escaldante, mudanças de temperatura. É necessário proporcionar passagens convenientes entre a parede do mirante e o encosto dos bancos. Se você fizer uma mesa de gazebo com as próprias mãos, poderá economizar muito.

Em vez de bancos volumosos, o gazebo costuma ser equipado com cadeiras leves dobráveis. Quando ficar na dacha é raro, móveis dobráveis ​​seriam a melhor opção.É fácil de retirar, espalhar e, na ausência dos donos, montar e esconder.

Como construir um gazebo:

Feito de madeira

Uma mesa e um banco de madeira cabem perfeitamente no espaço do gazebo e cumprem a finalidade pretendida. Na escolha de um material, atenção especial deve ser dada à sua qualidade. Você só deve comprar tábuas bem secas. A madeira deve ser lisa, sem danos, fungos ou vestígios de insetos. Isso permitirá que você conclua a montagem com rapidez e sem problemas.

As coníferas têm um belo grão de madeira. São fáceis de processar, mas liberam resina, que pode estragar uma toalha de mesa ou roupa. Neste caso, o alcatrão deve ser queimado e preenchido com massa feita de cola e pequena serragem. Após a secagem, lixe a superfície com lixa fina.

Feito de madeira

A melhor opção são as madeiras nobres: bétula, freixo, larício, além de cereja e pêra. Os móveis são duráveis ​​e resistentes, com textura nobre. Mas este tipo de madeira é duro e difícil de processar. Além disso, a tonalidade muda com o tempo.

Não é necessário comprar madeira nova. Você pode fazer uma mesa de design com materiais improvisados, usando tábuas, barras e restos antigos. Outra opção é usar paletes. Eles são primeiro desmontados, aplainados e polidos.

Qualquer material requer tratamento com anti-séptico e composto protetor, que garantirá a preservação da textura da madeira e prolongará sua vida útil. Isto é especialmente importante se a mesa estiver sempre ao ar livre. Um procedimento semelhante pode ser realizado antes da instalação ou após a montagem. Todos os cortes feitos durante o encaixe devem ser processados, as pontas do material devem ser protegidas da penetração de umidade nos capilares.

Redondo

A aparência das mesas pode ser retangular, quadrada ou hexagonal. Dependendo do tipo de construção, existem estacionários, dobráveis ​​​​ou transformadores. Suas dimensões e formato dependem da área do mirante. Assim, o redondo parece original, amplia visualmente o espaço, cria um ambiente descontraído e ajuda a superar a barreira psicológica. O design da mesa selecionado não deve ser discordante do formato do gazebo e do estilo geral.

Mesa redonda

A bancada pode ser colocada em um suporte enorme com uma cruz na parte inferior. Os assentos também estão dispostos em círculo. A mesa tem as tradicionais quatro pernas fixadas nos cantos. O design mais confortável e estável é um suporte central ou três pernas fixadas com travessas. Existem modelos redondos dobráveis. Eles se transformam em um produto plano. São fáceis de transportar, armazenar e, se necessário, deslocar para outro local.

Saudável: Móveis DIY em paletes

Hexagonal

Essa mesa vai decorar o gazebo, ficará bem em um edifício com elementos rígidos e pontiagudos e permitirá que todos os presentes se sintam independentes e livres. A estrutura de suporte pode ser feita da mesma forma que uma mesa redonda. Três vigas em forma de asterisco são fixadas à tampa da base com cantos de aço.Um hexágono cortado de uma placa é instalado no centro.

A seguir, preencha os setores entre as barras. As tábuas começam a ser colocadas no centro, avançando em direção às bordas. Para isso, o forro é primeiro serrado em pedaços do comprimento necessário, as pontas são cortadas em um ângulo de 30°. As peças preparadas são fixadas à viga com pregos através de um chanfro saliente.

Em seguida, a bancada é tratada com tinta. Aplicar diversas camadas de verniz, com lixamento intermediário. A montagem de tal estrutura exige bastante mão-de-obra. Mas para um verdadeiro mestre este trabalho não representará nenhuma dificuldade particular.

Mosaico

A mesa pode ser diversificada cortando ou arredondando levemente os cantos com uma serra elétrica. Arranhões e rachaduras podem ser cobertos com massa para madeira. O tampo da mesa é decorado com pintura em madeira, queima, envelhecimento artificial, decupagem e azulejos ou mosaicos. Você mesmo pode fazer um mosaico montando um padrão a partir de pedaços de acrílico colorido. Na versão clássica, peças individuais são aplicadas na cola.

Mesa de mosaico

São enfeites prontos montados sobre base autoadesiva. O aglomerado impermeável é usado como base para o mosaico. Para facilitar o desenho, a laje é marcada em setores, mantendo a simetria. Os fragmentos individuais são dispostos de acordo com o padrão, tornando as costuras o mais estreitas possível. Após a secagem da cola, aplique o rejunte, retirando imediatamente o excesso com pano úmido. O processo é bastante trabalhoso, mas a mesa do gazebo acaba sendo original, bonita e confiável.

Com estrutura metálica

A base da mesa e dos bancos do gazebo pode ser de metal. Perfis metálicos, cantos, aço inoxidável, liga de alumínio, ferro fundido e tubos de alumínio são adequados para isso. A estrutura do chassi pode ser soldada.Se por algum motivo a soldagem não puder ser usada, serão necessários parafusos longos e curtos, porcas sextavadas e suportes para fixação do tampo da mesa para a conexão.

Mesa de estrutura metálica

Móveis de jardim podem ser forjados. Sua aparência transformará até a área mais feia e é adequada para um gazebo de qualquer tipo e estilo. Esses designs parecem elegantes e leves, mas na verdade são bastante pesados. Esses móveis são duráveis, confiáveis ​​e duram décadas. Com os devidos cuidados, não tem medo da corrosão e é resistente à água e ao sol.

Para você: Banqueta dobrável faça você mesmo

Desenho com dimensões

Para fazer uma mesa gazebo com as próprias mãos, você precisa decidir como será: aparência geral, tamanho, material. Não esquecendo que, antes de mais nada, a estrutura deve ser forte e estável. Primeiro você precisa calcular os parâmetros exatos da bancada, com base na área do mirante. Em seguida, faça um esboço básico em uma folha de papel e aplique todas as dimensões. Desenhos adequados podem ser encontrados na Internet, substituindo suas dimensões.

Desenho com dimensões

Material de construção e ferramentas

Se o gazebo for de madeira, é melhor fazer a mesa também de madeira. No entanto, não existem regras rígidas aqui. São possíveis combinações de madeira com plástico, metal e tijolo. E ainda assim o tampo da mesa e as pernas são feitos de madeira.

Para fazê-los, você precisará de uma placa macho e fêmea ou não cortada (140x40 mm, comprimento 1200 mm). Em lojas especializadas e oficinas de carpintaria você pode adquirir painéis prontos para tampos de mesa. Barras com seção de 60x40 mm e comprimento de 700 mm. Madeira para pernas e vergas, pregos, parafusos (comprimento - 70 mm, Ø - 8–10 mm).

Material de construção e ferramentas

Para construir uma mesa gazebo com suas próprias mãos, você precisará das seguintes ferramentas:

  • serra ou quebra-cabeça;
  • furadeira ou chave de fenda;
  • avião, cinzel, martelo;
  • fresadoras e retificadoras;
  • fresas, brocas de diversos diâmetros;
  • fita métrica quadrada;
  • lixa, pincéis.
  • grampos, cola.
  • luvas de proteção.

preciso dessas ferramentas

Você vai precisar de produtos de acabamento: impregnação, anti-séptico, mancha, primer, verniz, tinta.

Processo de construção passo a passo

Instruções passo a passo para fazer uma mesa gazebo.

  1. Serrar tábuas em tamanhos específicos.
  2. Preparação de barras.
  3. Fazendo base para tampo de mesa (moldura).
  4. Fazendo pernas.
  5. Processamento de todas as peças de madeira (aplainar, lixar).
  6. Montagem do tampo da mesa em blocos com parafusos e buchas auto-roscantes.
  7. Instalando o tampo da mesa na moldura.
  8. Instalação de pernas.
  9. Fixação de toda a estrutura.
  10. Reprocessamento de madeira.

Preparando as placas

Para uma mesa em um gazebo você precisa de madeira seca, caso contrário a árvore pode “conduzir” devido às mudanças de temperatura. Após a compra, as tábuas são secas ao sol e depois lixadas, pois a madeira molhada obstrui o rebolo.

Se necessário, eles podem ser planejados. Um ponto particularmente importante é a aplicação na madeira de uma composição com propriedades protetoras. O tratamento é realizado antes e depois da instalação. Na mesma etapa, deve-se preparar pelo menos duas ripas ou barras transversais para a montagem do tampo da mesa.

Preparando as placas

Fazendo uma bancada

As placas preparadas são marcadas por tamanho e cortadas em pedaços. Todas as peças devem ser retas e de largura idêntica, para que o tampo da mesa não tenha folgas. Eles são dispostos sobre uma superfície plana, voltados para baixo.

As barras guia são colocadas no topo, o que conectará as peças individuais umas às outras. Parafusos e buchas auto-roscantes são usados ​​​​como fixadores. Eles resistem muito bem e não atrapalham a aparência. Isso tornará a tampa forte e evitará que ela se solte.

Em um gazebo fechado, o tampo da mesa pode ser em aglomerado laminado. Este material não tem medo de água ou mudanças de temperatura. Os cortes abertos são protegidos com uma guarnição especial de PVC. As bancadas de plástico são populares. Mas eles têm vida curta, têm medo da luz solar direta e não suportam cargas pesadas.

Fazendo e prendendo pernas no tampo da mesa

Dependendo do modelo, a mesa pode ter uma perna central. Dois, localizados paralelamente, em forma de letra “T” invertida. Geralmente eles são presos com uma barra transversal. A base para pequenas mesas redondas geralmente tem três pernas, a versão clássica tem quatro pernas.

A moldura retangular da moldura superior é feita de placas grossas e duráveis. Eles estão conectados de ponta a ponta. O tamanho da caixa deve ser menor que a tampa. Para as pernas serão necessárias barras da mesma seção transversal, de preferência quadradas. A altura ideal da mesa é de 80 cm e as pernas são fixadas nos cantos da estrutura por meio de cantos de metal e parafusos auto-roscantes. Em seguida, uma bancada é instalada na estrutura e fixada com parafusos auto-roscantes.

Fazendo e prendendo pernas no tampo da mesa

A base pode ser feita de tijolo, concreto ou tubo de metal. Tudo depende do formato e de quantas pernas você precisa. Se necessário, são fixados ao solo com argamassa de cimento.

A solução endurece ao longo de vários dias. Mas é possível aprofundar ou nivelar a estrutura acabada apenas nas primeiras duas horas. Portanto, é melhor instalá-lo corretamente imediatamente. Blocos de madeira enterrados no solo ou argamassa podem ser protegidos do apodrecimento com mastique especial de borracha-betume.

Fortalecendo as pernas com prancha

Você pode adicionar a rigidez necessária a uma estrutura de madeira com estrutura de gaveta. A gaveta é uma moldura de tábuas à qual são fixadas as pernas da mesa na parte superior.O tampo da mesa também está preso a ele.

A barra de tração desempenha não apenas uma função mecânica, fixando rigidamente todas as peças em um todo. Este é também um efeito decorativo que afeta a estética do mobiliário e a sua percepção visual. Uma mesa comum e simples é sustentada por uma tábua reta. Em produtos curvos de formas complexas, são utilizadas gavetas curvas. As placas Dzar também podem ser decoradas com ornamentos esculpidos.

Fortalecendo as pernas com prancha

Para tornar a mesa do gazebo estável, são usados ​​​​fixadores adicionais. São pernas - partes horizontais (lintéis) que conectam as pernas do móvel em sua parte inferior.

Dependendo do desenho da mesa, elas podem ser feitas a partir de uma simples tábua reta, entalhada ou redonda. Na prática comum, pares de pernas conectadas por pontes são presos entre si por uma amarração central. Tal estrutura revela-se extraordinariamente forte e confiável.

Acabamento final e lixamento

Depois de montar e instalar todos os fixadores adicionais, os cantos são processados ​​novamente e o tampo da mesa é lixado. Você pode deixar um lindo padrão de madeira aplainada. Se quiser dar uma cor especial, fica coberto de mancha. Um bom método de acabamento é a queima.

O efeito é obtido com secador de cabelo, maçarico a gás ou maçarico. A tonalidade desejada pode ser alcançada aplicando a tinta em duas ou três camadas. Em seguida, vem o tratamento com um anti-séptico ou uma solução de óleo secante quente. Para economizar verniz, um anti-séptico é usado como primer.

Acabamento final e lixamento

Após a boa secagem do primer, todas as peças de madeira são envernizadas. Seque novamente, lixe com lixa fina e aplique a próxima camada de verniz. O procedimento é repetido várias vezes até que a superfície fique lisa, quase espelhada. Aqui é usado verniz para iate ou qualquer outro verniz para madeira.

Você pode comprar uma mesa pronta com bancos. Mas, tendo conhecimentos básicos de carpintaria e conectando sua imaginação e a Internet, você pode fazer de forma independente não apenas móveis de alta qualidade, mas também originais e diferenciados para o gazebo.

Também lemos: Como fazer uma cadeira suspensa confortável

Compartilhe sua própria experiência na fabricação de uma mesa gazebo. Houve alguma dificuldade durante o processo de trabalho? Deixe seu comentário, repasse o artigo nas redes sociais, marque-o como favorito.

Comentários dos visitantes
  1. Mikhail Petrovich

    Como alternativa à estúpida mesa saltitante de plástico, uma matadora de líquidos, transformei uma mesa de madeira no gazebo. O comprimento é escolhido de acordo com o comprimento do gazebo, a largura da mesa permite sentar-se confortavelmente sem encostar na parede. As tábuas do tampo da mesa (pinho 40x150) foram coladas e torcidas em 4 pinos M6. As porcas são fechadas com tampões feitos de cabo de pá e colados.
    Todo o resto é fixado com tetrazes e os fechos ficam escondidos com os mesmos tampões na cola. Não tentei deixar a superfície do tampo da mesa plana, mas sem degraus entre as tábuas e o mais lisa possível. Não envernizei, lixei e pintei. Um total de 5 camadas de esmalte transparente semi-fosco. A estrutura da madeira é tátil, a camada de esmalte não pode ultrapassar 0,2 mm, que era o que eu queria. A mesa está estável. A operação experimental mostrou que está tudo bem. A altura de 83 cm, que a princípio confundiu, revelou-se ideal à segunda vista.

  2. Não sou praticante, estou apenas me preparando. Na minha opinião é mais fácil fazer um tampo de mesa com vão nas tábuas. Chanfre-os ao longo dos lados adjacentes e pronto. E se precisar de uma tela sólida, é mais fácil pegar um pedaço de papelão colado. Por exemplo, fico brincando com a ideia de construir uma mesa redonda.

  3. Mikhail Petrovich

    Parece-me que não há necessidade de complicar o processo de produção. Afinal, trata-se de uma mesa de exterior e as lacunas, caso surjam, não prejudicarão, em princípio, as propriedades de desempenho. E se quiser fazer sem frestas, então é mais fácil pegar uma tábua de chão com trava, deixar secar, depois colar e não vai a lugar nenhum. Mas se falamos de mesa para o interior, então os requisitos são maiores e terão que ser mais complicados. Embora, por outro lado, eu goste de coisas simples, mas feitas de maneira inteligente.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica