O que fazer se uma caldeira a gás for queimada pelo vento: causas da extinção da caldeira e métodos para eliminar o problema

Um sistema de aquecimento autónomo garante um ambiente interior confortável.Quando falha, a ordem estabelecida e o conforto são perturbados. Concordo, ninguém quer ficar no inverno com uma caldeira de aquecimento que morre constantemente. E se a caldeira a gás for soprada pelo vento, o que o proprietário deve fazer nessa situação?

Nós o ajudaremos a lidar com esse problema - o artigo discute os motivos do desbotamento da caldeira e os métodos para resolver esse problema. Fotografias visuais e materiais de vídeo são fornecidos.

Razões pelas quais a chama do queimador se apaga

O amortecimento da caldeira pelo vento não é um problema tão raro. Isso preocupa menos os proprietários de apartamentos - 95% dos equipamentos possuem duto de ar coaxial. Mas os proprietários de casas muitas vezes se deparam com a extinção do queimador. Vamos tentar encontrar a origem do problema e restaurar a funcionalidade do dispositivo.

Assim, a caldeira pode apagar-se devido a inconsistências nos parâmetros técnicos da chaminé e condições de operação. Outro fator - errado arranjo de ventilação. É aconselhável confiar a eliminação de tais falhas a especialistas.

Queimador em caldeira a gás
Na maioria dos casos, o queimador apaga-se devido às características de design de todo o sistema de aquecimento ou sob a influência direta de interferências de terceiros.

Muitas vezes surge uma situação quando a massa de ar agindo externamente cria pressão e a válvula de retenção é acionada. Uma forte rajada de vento o retorna à posição fechada e o fornecimento de gás para a fornalha é interrompido. Neste caso, é necessária a reconstrução da chaminé.

O amortecimento da caldeira pode ser devido a:

  1. Discriminação sensor de controle de chama. Um termopar ou eletrodo de ionização desgastado desliga a automação após o menor sopro de vento. A solução é substituir a peça defeituosa.
  2. Queima fraca do pavio devido ao fato de estar entupido ou não haver pressão suficiente na entrada. Se houver regulador, é necessário verificar suas configurações e aumentar a pressão. Além disso, limpe o pavio.
  3. Má tração na chaminé.
  4. Disponibilidade do sistema para vento - Sem proteção. Aplica-se a edifícios térreos e andares superiores de edifícios altos. O problema é resolvido com a instalação de um defletor de cata-vento.
  5. Projeto incorreto da chaminé - quando não há voltas suficientes. Se sair da caldeira diretamente para a parede, o vento entra facilmente na caldeira. Mas você não pode dar mais de três voltas no tubo de saída.
  6. Sistema de ventilação incorreto ou falta de canais.
  7. Mau funcionamento dos sensores de segurançasensor de tração, limite o termostato. É necessário verificar os contatos dos equipamentos de proteção e limpá-los.
  8. A localização da chaminé na zona de pressão do vento.

Por que outro motivo uma caldeira a gás pode apagar com o vento? Às vezes o equipamento fica localizado em uma cozinha com varanda no segundo ou terceiro andar do prédio. Basta abrir a porta da varanda para que se forme repentinamente uma forte corrente de ar, o pavio começa a vibrar e se apaga.

Substituindo uma chaminé em uma casa particular
O motivo do apagamento do queimador também pode ser a queima da tubulação quando o ar entra pelo orifício e atrapalha o funcionamento normal da chaminé. Neste caso, é necessário alterar a estrutura da chaminé

É útil inspecionar os elementos externos do sistema de aquecimento quanto à presença de acúmulo de gelo.

Não adianta derrubá-lo. É necessário desligar o gás, trazer as peças removíveis para a sala para um descongelamento lento. Após devolvê-los ao lugar, aqueça o aparelho, aumentando gradativamente a pressão do gás.

Maneiras de resolver o problema da atenuação da caldeira

A opção de restabelecimento da funcionalidade dos equipamentos a gás depende da causa da extinção. A seguir, descobriremos o que pode ser feito para evitar que a caldeira desapareça com o vento.

#1 – Lutando contra os maus desejos

A tiragem é uma força externa na chaminé que faz com que os produtos da combustão subam e escapem para a atmosfera, trocando de lugar com o ar fresco. Isto ocorre devido à maior densidade do ar frio em comparação com a densidade dos produtos de combustão quentes.

No contexto do problema de amortecimento da caldeira, a tiragem pode ser:

  • Insuficiente, o que provoca o disparo do sensor e o apagamento do queimador.
  • Excessivo - formada quando há excesso de dutos de ventilação ou posicionamento incorreto da chaminé. Neste caso, a velocidade dos produtos da combustão aumenta e a caldeira apaga-se.
  • Reverter, devido ao qual o fluxo dos produtos da combustão muda de direção e retorna ao forno. Não só a chama se apaga, mas também a poluição por gases nas instalações.

As fontes de problemas estão ocultas nas falhas de projeto da chaminé ou no mau funcionamento atual. Atenção especial deve ser dada à localização do tubo - sua parte superior deve subir pelo menos meio metro do ponto extremo do telhado.

Localização da chaminé em uma casa particular
O diâmetro do duto de ar é calculado por meio de fórmulas especiais (SNiP 41-01-2003). Sua seção transversal e altura do tubo devem corresponder à potência do equipamento da caldeira

É necessário verificar o aperto das conexões, a operacionalidade do ventilador, a presença de objetos estranhos, detritos e grande camada de depósitos de carbono na tubulação e eliminar os defeitos. As falhas atuais também incluem danos ao isolamento térmico - a chaminé deve estar quente.

Nº 2 - instalação de um defletor de cata-vento

O método atual de amortecimento da caldeira devido ao vento é a instalação na chaminé defletor. O dispositivo aerodinâmico pode ter diferentes configurações.

Em um cata-vento convencional, os fluxos de ar são direcionados para a parte externa. Sua interação com a superfície defletora cria uma atmosfera rarefeita, o que aumenta o empuxo.

Efeito Bernoulli em uma chaminé
O fenômeno quando o ar encontra um obstáculo, contorna-o e cria uma zona de rarefação é chamado de efeito Bernoulli. Mais velocidade de fluxo de ar - menos pressão estática

Um simples cata-vento aumenta a eficiência de qualquer tubo em 15-20%. Mas não consegue resolver completamente o problema da extinção da caldeira. É mais lucrativo usar um dispositivo de configuração complexa.

Projetos adequados:

  • Grigorovich;
  • Wolpert;
  • esférico, giratório;
  • outro.

EM Defletor Grigorovich todos os elementos estão sujeitos às leis da aerodinâmica. O dispositivo é de cone duplo. A interação dos cones dianteiro e reverso distribui os fluxos de ar que passam de modo que uma zona de pressão reduzida se forma ao redor do tubo.

Defletor Grigorovich para chaminé
Após a instalação do defletor Grigorovich, o empuxo aumenta várias vezes. Isso ocorre devido à diferença de temperatura entre fluxos frios e quentes

Defletor Wolpert É uma estrutura de dois “vidros” - cilíndricos e com expansão para baixo. O de cima com tampa se encaixa um pouco no de baixo.

Defletor Wolpert para chaminé
O design deste defletor é projetado para que, em qualquer direção do vento, os gases sejam empurrados (sugados) para a superfície através dos orifícios anulares

Existe também um dispositivo combinado - Defletor Volpert-Grigorovich. Possui cone reverso, superfície difusora curva e capa de guarda-chuva.O projeto apresenta boa eficácia na resolução do problema de degradação da caldeira e aumenta sua eficiência em 25%.

Fornecemos os requisitos para o defletor da chaminé de uma caldeira a gás e as instruções de instalação em próximo artigo.

Qualquer defletor requer manutenção regular - limpeza e lubrificação, caso contrário ocorrerá o efeito oposto. Não é recomendado instalar coberturas de guarda-chuva - elas violam as normas de segurança.

Nº 3 - aquecimento gradual da caldeira

Se o sistema de aquecimento estiver desligado há muito tempo, o vento pode soprar a caldeira a gás devido a chaminé insuficientemente aquecida. Esta situação é típica das casas de campo, quando após o primeiro arranque do equipamento o queimador apaga-se rapidamente.

A explicação para o fenômeno é simples: é difícil que os resíduos da combustão subam por uma tubulação fria e rajadas de vento interferem no aquecimento do canal.

Você precisa agir assim: iniciar o sistema em baixas velocidades e aumentar gradativamente a potência do dispositivo até níveis ideais. Isso criará condições naturais para a liberação de produtos de combustão quentes.

Resolvendo o problema para diferentes tipos de caldeiras

Equipamento com queimador fechado é denominado turboalimentado e requer eletricidade para funcionar. Para evitar danos ao painel de controle durante falhas de energia, ao instalar caldeiras, instale Regulador de voltagem.

As unidades de caldeira com câmara de combustão aberta são chamadas atmosférico. Eles são independentes do sistema de alimentação.

Então, caldeiras atmosféricas e turboalimentadas possuem dispositivos diferentes. Portanto, os princípios para resolver o problema de sua atenuação também serão diferentes.

Caldeira atmosférica e turboalimentada
As caldeiras atmosféricas são independentes de energia.Mas em um motor turboalimentado, a causa do apagamento do queimador pode ser um problema na parte eletrônica, e não apenas o vento soprando

EM caldeiras atmosféricas o desejo é natural. O dispositivo não recebe o volume de ar definido se for insuficiente ou se houver fluxo de ar insuficiente. É necessário aumentar artificialmente o volume de oxigênio captado instalando ventilação adicional e um orifício regular na porta com grade.

Você também pode usar um dos seguintes métodos:

  • reduzir o diâmetro da chaminé com a instalação de um tubo interno, que irá acelerar o aquecimento e eliminar o efeito da diluição excessiva do gás com o ar;
  • instalação de defletor;
  • aumentando o comprimento da chaminé.

Caldeiras turboalimentadas mais estáveis ​​​​em operação, mas sujeitos à sua instalação a sotavento.

Na situação oposta, instalar um defletor ou reconstruir a chaminé criando um sistema nela ajudará "quebra de tração" - construção de uma zona no interior da chaminé que impede o movimento inverso dos produtos da combustão.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instalação de barreira contra vento.

Como fazer uma capa protetora para caldeira de parapeito.

O que é útil saber antes de instalar e operar um defletor de cata-vento.

A eficiência de um sistema de aquecimento depende de cálculos térmicos ao projetar uma casa, operação adequada e manutenção regular. Depois de examinar as razões pelas quais uma caldeira a gás de chão ou de parede sopra com o vento, podemos resumir: o problema pode ser eliminado substituindo (reparando) peças individuais, verificando ou reequipando toda a estrutura da chaminé.

As medidas para restaurar a funcionalidade dos equipamentos devem ser confiadas a especialistas.Se você fizer isso sozinho, definitivamente deverá consultar profissionais experientes..

Gostaria de nos contar sobre sua experiência na solução do problema de amortecimento de caldeiras pelo vento? Escreva suas recomendações no bloco de comentários.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o tema do artigo que não abordamos nesta publicação, pergunte aos nossos especialistas. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Nurlan

    Boa tarde, não sei por onde começar, tenho uma caldeira Danko 10, funcionou um ano ou até dois sem problemas, nesta temporada começaram os problemas, começou a apagar a cada 7-9 horas (sempre), Tentei tudo que pude, troquei quase tudo menos o equipamento automático por cilindro térmico, verifiquei tudo, mas o problema é que não consigo entender nem um pouco, os técnicos do serviço de gás não dão bons conselhos, então olhe isso, etc. Depois de assistir a muitos vídeos, percebi que não entendo nada. Ficarei grato por qualquer ajuda. Com o respeito do Cazaquistão .

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica