Sensor de vazamento de gás com válvula de corte: dispositivo, classificação + como escolher e instalar corretamente
Mesmo o uso mais cuidadoso e cuidadoso do gás pode causar um acidente.Seu vazamento é um problema sério, que é vital saber antes que a concentração de gás na sala atinja um nível crítico.
Um bom detector de vazamento de gás com válvula de corte é um dispositivo quase insubstituível que pode evitar uma tragédia. Tal dispositivo não apenas sinaliza uma situação de emergência, mas também impede o seu desenvolvimento, cortando o fornecimento de combustível. Após a sua instalação, cada proprietário se sentirá mais confiante e tranquilo.
Neste material falaremos sobre o projeto de um sensor com válvula de corte, consideraremos a estrutura e o princípio de funcionamento e daremos conselhos práticos na seleção e instalação.
O conteúdo do artigo:
Recursos e tipos de sensores de gás domésticos
Basicamente, um sensor de vazamento de gás é um dispositivo pequeno, às vezes móvel, que responde a mudanças na composição do ar na sala. Um elemento de corte especial (válvula), complementando o dispositivo, permite interromper atempadamente o fornecimento de combustível caso seja detectado excesso no ar.
Um dispositivo de detecção de vazamento de gás equipado com uma válvula de corte pode alertar os proprietários sobre um vazamento usando sinais sonoros ou luminosos. Alguns modelos podem funcionar no "Casa inteligente».
A presença de uma válvula de corte torna o analisador de gás extremamente autônomo: o sensor desligará o fornecimento de gás de forma independente e sem intervenção humana, o que é especialmente conveniente se os proprietários não estiverem em casa. Além disso, dispositivos modernos podem ativar a ventilação forçada na sala e transmitir um sinal sobre uma situação de emergência aos serviços apropriados.
O próprio dispositivo consiste em unidades funcionais principais.
- primário conversor — um sensor que detecta gases no ar circundante e regista a sua concentração;
- medindo módulo — lê informações do conversor primário e compara-as com valores nominais aceitáveis;
- unidade executiva — uma válvula que interrompe diretamente o fornecimento de combustível azul;
- bateria — unidade de rede, bateria ou célula galvânica.
O sensor pode responder a diferentes tipos de gases, portanto os detectores podem ser classificados de acordo com o tipo de combustível consumido.
Os dispositivos podem ser dos seguintes tipos:
- analisadores de conteúdo de gás natural;
- detectores de dióxido de carbono;
- sensores de detecção monóxido de carbono;
- dispositivos combinados que reagem a diferentes gases.
Este último tipo é mais popular, pois permite monitorar totalmente a segurança da composição do ar.
Além disso, os dispositivos modernos são divididos de acordo com o método de determinação da concentração de gás:
- Analisadores de gases catalíticos (ou termocatalíticos) - neles a superfície do elemento sensível é coberta por uma camada de catalisador (dióxido de estanho, platina, paládio). O gás, cuja concentração aumenta durante um vazamento, é oxidado pelo oxigênio do ar, o que causa aquecimento. O que, por sua vez, é um sinal para o sensor funcionar.
- Detectores semicondutores são desencadeados por uma diminuição acentuada na resistência do elemento sensível, feito à base de óxido de estanho. A resistência diminui com o aumento da concentração de CO, que é ainda mais oxidado. Para garantir a velocidade do sensor, seu design inclui um aquecedor - uma camada resistiva feita de materiais inertes.
- Sensores eletroquímicos com eletrólito sólido ou líquido - os primeiros utilizam um eletrólito sólido em conjunto com um aquecedor, e os últimos utilizam uma solução ácida ou alcalina como elemento sensível.
- Sensores infravermelhos estabelecer a concentração atual de combustível analisando o ambiente que está dentro do espectro infravermelho.
De acordo com o método de alimentação, os analisadores de gases são divididos em com fio E sem fio. Os primeiros operam a partir da rede e dependem da disponibilidade de energia elétrica. Os sensores do segundo tipo funcionam com bateria e são mais confiáveis devido à sua autonomia.
Equipar o dispositivo com uma válvula de corte amplia significativamente a funcionalidade do dispositivo e torna seu funcionamento mais racional. Afinal, apenas uma válvula de corte ativada em tempo hábil pode salvar dezenas de vidas. Portanto, vale a pena nos aprofundarmos mais detalhadamente nos princípios de funcionamento desta unidade.
Projeto e princípio de funcionamento da válvula
As mais populares para uso doméstico continuam sendo as válvulas de corte eletromagnéticas e as válvulas de corte controladas por pulso elétrico.
Mecanismo de tranca válvula solenoide permite bloquear rapidamente o fornecimento de combustível quando um vazamento de emergência é detectado. A unidade é montada na entrada do gasoduto. Assim que o sensor detecta a concentração máxima de gás, o mecanismo fecha o circuito elétrico, após o que a válvula fecha.
Os analisadores de gases com válvulas, destinados ao uso em casa/apartamento, que cortam o gás devido ao funcionamento de um impulso elétrico, funcionam de forma um pouco diferente. A válvula está na posição aberta graças a uma trava mecânica. Se o sensor detectar um vazamento, um curto pulso de corrente é transmitido à bobina do eletroímã, após o qual a trava é ativada e a própria válvula se move para a posição fechada.
Válvulas deste tipo são convencionalmente divididas em normalmente abertas (NA) e normalmente fechadas (NC). O dispositivo do primeiro tipo não fornece tensão à bobina, o gás é cortado quando o sensor é acionado. No segundo caso, é necessário um impulso para abrir a própria válvula, e o gás é cortado pela válvula quando a tensão na bobina desaparece.
As válvulas NA são mais adequadas para uso doméstico, pois mesmo uma queda inesperada de energia não resultará no corte do gás.Além disso, analisadores de gases com tais válvulas são considerados mais econômicos: se para manter a operação da válvula de corte NC é necessária uma tensão constante na bobina, então para a operação da válvula tipo NA no estado aberto, não há eletricidade é preciso.
Sutilezas na escolha de um analisador de gás
A seleção e compra de um analisador de gás com válvula de corte requer uma abordagem responsável. Não economize no sensor, pois esse equipamento deve durar anos. Portanto, nem sempre se justifica a busca pelo aparelho mais barato.
Para condições domésticas, os usuários geralmente escolhem sensores que respondem ao vazamento de gás natural, que chega em apartamentos ao longo da rodovia ou localizado em estado liquefeito em cilindros.
Além do tipo absorvido pelo aparelho tipo de gás O usuário deve prestar atenção às seguintes características importantes inerentes a um analisador de alta qualidade:
- Valor limite concentração de gás, em que o dispositivo sinaliza um acidente;
- capacidade de analisar conteúdo de gás em volume e fração mássica no ar;
- oportunidade registrando a condição atual do ar em vários pontos da sala;
- autonomia de trabalho e seu tempo;
- oportunidade rastreando aumentos na concentração vários tipos de gás.
Um papel igualmente importante é desempenhado reputação do fabricante E avaliações usuários reais. Revisões detalhadas de analisadores de gás ajudarão você a escolher o modelo ideal para condições específicas.
Serviço de garantia – um componente igualmente importante do serviço. Vale a pena prestar atenção e custo de peças de reposição, sua disponibilidade nas lojas.
Como o sensor de vazamento de gás está quase sempre à vista, seu aparência. Além do componente estético, vale a pena considerar características do case como proteção contra umidade e poeira.
Uma válvula de envidraçamento aceitável é selecionada com base em suas principais características:
- tipo de válvula – NA. ou NС.;
- diâmetro nominal;
- tipo de comida;
- limite de pressão de gás permitida.
Todas as informações necessárias sobre a válvula estão indicadas em seu passaporte e na etiqueta.
Conforme afirmado acima, válvulas normalmente abertas são mais ergonômicas de operar. No entanto, quando emparelhado com um sensor que, quando ligado, verificará automaticamente suas próprias saídas enviando um pulso, o corte não planejado de combustível pode ocorrer sem causar vazamento. Portanto, antes de adquirir um analisador de gases, é necessário estudar a sequência de seu funcionamento.
Instalação de um sensor de vazamento de gás
A válvula de corte só pode ser instalada por um técnico certificado em serviço de gás. E em caso de instalação não autorizada de válvula em tubulação de gás, o consumidor enfrenta multar por interferir no sistema de fornecimento de gás.
Mas você mesmo pode instalar um sensor que sinaliza um vazamento de gás. Ao colocar o dispositivo, você deve confiar nas recomendações da ficha técnica do dispositivo.Este documento contém todas as informações necessárias para a conexão e descreve os diagramas de conexão para dispositivos adicionais.
Tradicionalmente, o dispositivo é fixado na parede no local onde há maior probabilidade de vazamento de combustível. Pode ser uma área próxima a um esquentador a gás ou caldeira, fogão, medidor, em cujos pontos de fixação muitas vezes podem se formar áreas com vazamentos. Neste caso, a distância do sensor do equipamento de gás não deve ser superior a 1,5 m.
A altura em que o sensor é montado depende do tipo de gás que está sendo analisado, pois diferentes tipos de combustível têm peso próprio e concentram-se no ar em diferentes níveis. Você também deve seguir as recomendações fornecidas nas instruções do modelo específico do analisador de gases. Por exemplo, para metano, a distância de instalação é definida entre 0,3-1 m do teto.
O sensor para propano e outros gases mais pesados que o ar é montado a uma altura de 0,3-1 m do chão. Para dispositivos combinados que medem a concentração de metano e monóxido de carbono, um local adequado seria 0,3-0,5 m do teto.
Não é estritamente recomendado instalar o sensor nos seguintes locais:
- perto de uma janela ou abertura de sistema de ventilação;
- próximo a forno ou queimadores a gás (distância até 1 m);
- em local sujeito à acumulação de poeiras, fumos, gorduras ou cinzas produzidas durante o processo de cozedura;
- em salas utilizadas para armazenamento de tintas e vernizes, gasolina e todos os tipos de solventes.
Além disso, você pode conhecer a localização do sensor de alarme na documentação do projeto de gaseificação e demais documentos normativos do serviço de gás.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um exemplo de como um sensor de vazamento de gás é acionado e o fornecimento de combustível é cortado é mostrado no vídeo abaixo:
A instalação de um analisador de gases confiável e de alta qualidade, complementado por uma válvula de corte, pode ser um ponto chave na prevenção de vazamentos de gás. Afinal, um vazamento de combustível detectado em tempo hábil pode não apenas reduzir os danos materiais em caso de explosão, mas também para salvar a vida de alguém. Portanto, na realidade do estado do moderno sistema de abastecimento de gás e dadas as avarias cada vez mais comuns no próprio equipamento de gás, os utilizadores de combustível convencional devem pensar seriamente na sua segurança.
Você usa um detector de vazamento de gás? Se sim, compartilhe com nossos leitores sua experiência e impressões sobre seu uso, diga-nos se você está satisfeito com seu trabalho e com que frequência ocorrem falsos positivos. Escreva suas recomendações, adicione uma foto do seu analisador de gás, faça todas as perguntas de seu interesse - o formulário de feedback está localizado logo abaixo.
Queremos instalar uma válvula de segurança para controlar o vazamento de gás!
Basta que o sensor, ao desligar a energia elétrica ou apagar o queimador de gás, desligue o fornecimento de gás ao fogão a gás com válvula de corte após 3 (três) minutos da presença do gás: natural, propano, butano e esta é procurada por crianças de 8 (oito) a 16 (dezesseis) anos, idosos acima de 80 (oitenta) anos e pessoas com deficiência - ou seja, se um botijão de gás perde gás em um dia ou um semana (e os vizinhos se coçam), então o gás do cano da cidade fluirá até que seu fornecimento neste cano seja interrompido ou até que a empresa de gás pare de fornecê-lo aos gasodutos de suas próprias instalações de armazenamento natural