Como fazer sapateiras com as próprias mãos: master classes sobre como fazer opções simples

Numa família numerosa sempre há muitos sapatos. Portanto, deve haver bastante espaço de armazenamento no corredor.Uma das opções são espaçosas prateleiras para sapatos feitas de diversos materiais. Seu design é simples, então você pode tentar fazer algo com suas próprias mãos se tiver as ferramentas necessárias para isso.

Qual deve ser o design

Estruturalmente, as sapateiras são divididas em 2 categorias:

  • abrir;
  • fechado, com portas tipo armário.

Existe outra classificação, que se baseia no tipo de instalação:

  • prateleiras de parede;
  • chão

Existem opções com vários acréscimos. Por exemplo, um assento macio é instalado em cima, embaixo dele você pode construir um armário escondido para calçadeira, graxa de sapato, etc.

Mas em qualquer caso, o design da prateleira deve ser confortável, espaçoso e durável.

Chamamos sua atenção para o artigo - Prateleiras de garagem DIY.

Opções para prateleiras de sapatos

Se falamos em fazer nós mesmos, a melhor opção é uma prateleira aberta do tipo piso feita de materiais de construção simples. Até os usados ​​podem ser usados. Após a montagem da estrutura, vale atualizá-la: pintar, finalizar com tecido e aplicar outros tipos de acabamento.

Aula magistral sobre como criar você mesmo prateleiras para sapatos

Tornar mais simples aqueles produtos que não requerem o uso de tecnologias complexas. Por exemplo, soldagem elétrica.Nem todos podem usá-lo, e a presença de uma máquina de solda costuma causar problemas. Portanto, consideraremos as opções que você pode fazer com suas próprias mãos, usando ferramentas simples.

Fabricado em aglomerado laminado

Este material é fácil de processar. Para apará-lo você precisa de uma serra comum ou quebra-cabeças. Os parafusos são aparafusados ​​facilmente. Além disso, é um material plano do qual você pode cortar pedaços de diferentes formatos e tamanhos.

O ideal é fazer uma estante em forma de estante comprida em aglomerado laminado. Em seu design, você pode instalar uma parede posterior ou prescindir dela.

Dimensões aproximadas da prateleira:

  • profundidade 30-40 cm;
  • distância entre prateleiras horizontais 25-30 cm;
  • o comprimento é determinado pelo local de instalação ou pelo número de sapatas que precisam ser colocadas em uma fileira.

A largura de um par de sapatos femininos é de 22 cm, masculino - 25 cm.

É necessário recortar 2 painéis laterais do aglomerado, que servirão mais do que apenas postes de apoio. Você precisa anexar prateleiras e pernas horizontais a eles. Várias prateleiras também são cortadas - seu número depende da altura da prateleira.

Todos os elementos são conectados entre si por meio de parafusos aparafusados ​​​​em ângulo. Você pode usar cantos de móveis de aço - esta opção é mais confiável.

Fabricado em aglomerado laminado

Feito de madeira

Uma sapateira de madeira feita de tábuas é um clássico. Ela tem muitas vantagens:

  • Naturalidade;
  • Amizade ambiental;
  • praticidade;
  • longa vida útil;
  • pode ser pintado ou envernizado;
  • fácil de reparar;
  • o material é barato.

De laminado

Este material de acabamento de piso é bom para fazer uma prateleira de armazenamento de sapatos DIY. É melhor escolher modelos grossos - eles são mais resistentes.

Mas para formar uma prateleira será necessário fazer uma moldura de madeira a partir de um bloco com seção transversal de 40x40 mm.Uma estrutura de moldura é montada de acordo com a forma e as dimensões do futuro rack. Em seguida, é coberto com laminado por fora.

Você pode fazer uma sapateira com painel laminado puro, mas a fixação ainda será fraca. Então é melhor escolher a opção de moldura.

Feito de tubos de PVC

Um modelo original que pode ser feito se você souber usar um ferro de soldar. A foto abaixo mostra uma das modificações. Utiliza os próprios tubos e acessórios de plástico: curvas, tês e acoplamentos. Aqui é importante entender em que sequência realizar a montagem. Todo o resto é simples.

O plástico é um material com longa vida útil. É 100% ecológico e resistente à umidade. Sua resistência e capacidade de carga são altas. Para a fabricação, você pode usar tubos usados, o que reduzirá o custo da prateleira a quase zero.

Feito de tubos de PVC

Armário giratório redondo

Esta é a opção mais original e funcional para guardar sapatos. Cabe em todos os seus sapatos e ao mesmo tempo será fácil de encontrar e tirar. Trata-se de uma estrutura cilíndrica, delimitada por pisos com compartimentos onde são guardados os sapatos. Daí sua produção simples.

Como base, você precisará de 2 a 3 panquecas cortadas em compensado, OSB ou aglomerado. Instalados um sobre o outro, são fixados entre si por paredes retangulares montadas em uma borda. Uma parede atravessa transversalmente toda a estrutura através do diâmetro. Outros também estão ligados a ele, mas através do centro.

4 rolos são fixados no verso da panqueca inferior. São eles que vão criar a rotação livre em relação ao centro da prateleira.

Armário giratório redondo

Pufe/banco sapateira

Esta é uma prateleira comum para sapatos, cuja tampa superior forma um banco macio. Sobre ele é colocada espuma de borracha e coberta com tecido para móveis ou dermantina.

A sapateira pode ser aberta ou fechada. Pode ser feito de madeira, aglomerado e metal. A opção combinada também é adequada em corredores.

Este design tem suas vantagens. A principal vantagem é o assento onde você pode sentar para calçar ou tirar os sapatos.

Armário de canto faça você mesmo

Este modelo ganhou esse nome porque é instalado no canto da sala. O design é compacto, mas funcional. Ocupa pouco espaço no corredor, o que permite colocar outros móveis no quarto, por exemplo, um guarda-roupa.

Uma das opções de fabricação é combinada: metal e compensado. A moldura é feita a partir da primeira, as prateleiras são recortadas em placas de compensado. Eles devem ter a forma de um segmento de círculo (um quarto do último). Método de fixação: parafusos e porcas ou parafusos para móveis.

Feito de metal

As sapateiras de metal são as mais duráveis ​​​​e confiáveis. A sua vida útil é praticamente ilimitada. Mas o investimento inicial é grande. Uma das opções é a partir de um tubo perfilado.

Primeiro, determine as dimensões da prateleira. Faça um esboço ou desenho. Em seguida, são cortados espaços em branco de tubos, que são conectados uns aos outros estritamente de acordo com o esboço. Método de conexão: soldagem elétrica.

As juntas são limpas de depósitos, gotas de metal e depósitos de carbono. Esta prateleira pode ficar sem pintura – vai caber perfeitamente no interior da sala. Mas você também pode pintar.

Feito de metal

De madeira compensada

Esta opção é feita da mesma forma que uma prateleira de aglomerado. Mas aqui tudo depende da espessura da chapa de compensado. Se o parâmetro for de até 10 mm, então é melhor construir uma moldura, como é o caso do laminado. Se a espessura for superior a 12 mm, você poderá conectar os elementos do móvel com parafusos auto-roscantes.

Recomenda-se cortar compensado com serra vertical.O corte é liso e sem lascas, o que é importante na confecção de qualquer móvel, inclusive calçados.

Esta prateleira não precisa ser pintada. A madeira compensada tem uma textura natural. Assim, o verniz incolor aplicado apenas enfatizará a beleza natural do material.

De ripas de madeira

Os blocos de madeira são um material universal. Você pode usá-los para fazer mais do que apenas prateleiras para sapatos. Mesmo móveis grandes são fáceis de montar a partir deles.

A prateleira necessitará de 4 pés de ripas com seção transversal de 40x40 mm ou 30x50 mm, 6 travessas do mesmo material. Como prateleiras, podem-se utilizar ripas de menor espessura, por exemplo, 25x40 ou 25x50 mm.

Primeiro são montadas 2 paredes laterais: 2 racks e 3 travessas. Eles estão conectados entre si por ripas longitudinais. O resultado é um rack sem prateleiras. São formados por ripas colocadas em travessas. Pode-se usar material curto, então a instalação é realizada com ênfase nos elementos de conexão longitudinal.

De ripas de madeira

De um perfil de metal

Esta é a mesma opção de um tubo perfilado. Só que em vez deste último são utilizados cantos e tubos redondos e um perfil metálico. Aqui você também pode fazer a conexão por soldagem elétrica, mas existe uma alternativa - usar parafusos de metal.

Você terá que fazer furos para eles. Mas essa é uma saída para quem não sabe trabalhar com máquina de solda.

De um perfil de metal

De caixas

Quem gosta de fazer coisas com as próprias mãos vai achar este modelo interessante. Há um mínimo de custos e disponibilidade de material. Toda família tem caixas de sapatos. Em todos os outros aspectos, essas prateleiras são inferiores às outras:

  • a força é baixa;
  • a aparência deixa muito a desejar;
  • funcionalidade mínima;
  • vida útil curta;
  • Existem também poucas opções de fabricação.

Uma das opções mais simples é empilhar as caixas umas sobre as outras. A tampa da caixa é colocada de cabeça para baixo. Há uma caixa na borda. No topo está outra tampa de uma caixa menor. Tem sua própria caixa na borda. E assim sucessivamente.

Você pode usar outros itens além de caixas de sapatos. Uma prateleira feita de recipientes maiores de papelão funcionará bem. A foto abaixo mostra uma das opções. Para isso, é necessária uma caixa com parte interna retrátil.

Embora você possa fazer tudo isso com suas próprias mãos. Recorte a extremidade do recipiente e insira nele um papelão menor. O local para puxar é recortado e coberto com filme plástico transparente. Permite ver quais sapatos estão nesta caixa.

De caixas

De caixas e paletes de madeira

As paletes de madeira são um produto universal. Destinados ao transporte e armazenamento de mercadorias diversas, os paletes revelaram-se um excelente material para a construção de móveis em estilo loft. Eles são usados ​​para fazer cadeiras, bancos, mesas, balanços, etc. Eles fazem sapateiras incríveis.

O projeto mais simples é empilhar os paletes uns sobre os outros, sem fixá-los. Sua largura é grande - 80, 100 e 120 cm, de uma você pode obter 2, 3 ou mais prateleiras. Você precisa escolher a profundidade e cortar no tamanho desejado. Quase todo o processo de fabricação se resume a uma operação - cortar com serra.

Paletes de madeira

Paletes e caixas de madeira

A mesma coisa com caixas. São estantes quase prontas para o jardim. São largos, mas não é difícil reduzi-los em 2 vezes. Basta uma divisória e a caixa se transforma em uma estrutura vertical de dois níveis para calçados. Deve ser fixado na parede, e exatamente os mesmos devem ser pendurados ao lado: na lateral, em baixo, em cima. As estruturas do piso também ficarão bem.

Existem muitos materiais e produtos acabados disponíveis com os quais você pode fazer prateleiras para sapatos com suas próprias mãos. Você precisa de imaginação, desejo e diligência, bem como capacidade de usar ferramentas simples de construção. Alguns materiais nem precisam ser processados ​​- eles cabem facilmente no interior do corredor.

Quem já tentou fazer com as próprias mãos uma sapateira de chão ou suspensa? Que materiais foram usados ​​para isso? O que é fácil de usar como base para uma sapateira? Estamos aguardando seus comentários.

Comentários dos visitantes
  1. Lenya

    Peguei duas caixas de madeira de maçã da dacha. Insirai um pedaço de compensado retangular dentro, formando três prateleiras. Fiz três dessas caixas. Ele colocou dois no chão e um no meio entre eles colocou sobre eles. O resultado foi uma prateleira de várias camadas. Ele está parado no corredor da dacha há três anos. Surpreende os hóspedes, mas é popular. O mais importante é que não pintei com nada, ainda está na sua forma original.

  2. Gregório

    Eu também sou soldador, moro em uma casa particular. Há também uma oficina no local. Posso fazer o que quiser com metal. Quase todos os meus móveis são de metal. A sapateira também é feita de perfis metálicos. Eu escolhi o estilo, os tamanhos e fiz sozinho. Pintado de preto, combina com o acabamento do piso e das paredes do corredor. Acho que é metálico. Os móveis são os melhores, não se comparam aos móveis de madeira. Estou simplesmente apaixonado por metal.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica