Como colar papel de parede não tecido corretamente: instruções passo a passo e conselhos de especialistas
O papel de parede sobre base elástica não tecida tem um design original, tem um aspecto elegante e também permite ocultar pequenos defeitos na parede.Mas o custo do material e da obra de revestimento das paredes não é um prazer barato, concorda?
Por que não economizar dinheiro pendurando você mesmo o papel de parede? Diremos como fazer isso e por onde começar em nosso artigo. Vejamos como colar papel de parede não tecido corretamente, veremos as complexidades da preparação da superfície e mostraremos como cortar a tela e ajustar o padrão. Para evitar que a tela inche e caia, iremos revelar-lhe truques profissionais de colagem.
O conteúdo do artigo:
Tecnologia de colagem e cálculo de material
O tecido não tecido é mais largo que o papel e pesa mais. Pode ser pintado (branco ou colorido), gofrado ou com revestimento decorativo (vinil, têxtil, papel).
A técnica para colar esse papel de parede se resume a oito regras básicas:
- A cola deve ter a espessura e viscosidade exigidas.
- O papel de parede deve ser colado após a aplicação de massa e aplicação de primer nas paredes.
- Aplicar o adesivo diretamente nas paredes e não na base do não tecido, a menos que esta seja especificada pelo fabricante do tecido.
- Siga a direção do padrão, cuja ordem é indicada por símbolos especiais na embalagem do papel de parede.
- Ajuste o padrão ao longo das bordas: em linha reta, quando as tiras são coladas em uma direção, ou inversamente - quando as tiras são coladas na direção oposta.
- Pressione o papel de parede de cima para baixo, alisando-o com uma espátula ou pincel de papel de parede, e enrole as juntas com um rolo com base de borracha.
- O material de acabamento deve ser colado sem costuras, na junta.
- Mantenha a mesma temperatura no ambiente, evite correntes de ar.
As regras listadas irão ajudá-lo a pendurar cuidadosamente o papel de parede não tecido, escolher o padrão certo e evitar o aparecimento de áreas arejadas.
Sutilezas de colagem e união de telas
Para evitar mal-entendidos durante o processo de colagem, antes de iniciar o trabalho, leia as instruções de uso de papel de parede e cola. É importante escolher a base adesiva correta - destinada à colagem de papel de parede não tecido. Uma composição inadequada aumenta o risco de colagem de baixa qualidade.
Dicas de colagem e sutilezas de união das telas:
- Comece a colar nas aberturas das janelas na direção da linha de luz solar. Desta forma as costuras ficarão invisíveis.
- Combine os padrões do papel de parede seguindo as recomendações do fabricante e os diagramas da embalagem. Dessa forma, você pode obter o efeito de um padrão uniforme.
- Para uma colagem precisa, primeiro fixe o papel de parede de cima para baixo e depois ao longo das bordas.
- Não corte muitos pedaços de uma vez. Ajuste as telas individualmente ao local onde serão coladas, combinando com o padrão.
- Determine corretamente a parte superior e inferior do papel de parede no rolo. Deixe de 5 a 10 centímetros para nivelar na parte superior e alinhe a parte inferior com o rodapé.
Ao colar tecidos não tecidos para pintura, primeiro é necessário esperar que a superfície seque completamente. E só depois você pode começar a pintar o papel de parede.
Se você nunca cobriu papel de parede não tecido, recomendamos escolher uma versão lisa. Este material é mais fácil de trabalhar. Textura sem relevo minimiza erros, esconderá pequenos defeitos.
Quantos rolos você precisará?
Para calcular o número de rolos, multiplique a altura pelo comprimento de cada parede. Posteriormente, os dados obtidos são somados para determinar a área total. A área das aberturas de portas e janelas é subtraída do valor resultante. Esta etapa pode ser ignorada se a janela tiver uma ou duas e for pequena. Em seguida, a área das paredes é dividida pela área do papel de parede em um rolo - esse será o número necessário de rolos.
O resultado obtido está sujeito a correção:
- Aumente o número de rolos com base no número real de telas. É preciso dividir o comprimento de um rolo de papel de parede pela altura da parede para saber quantas telas saem, por exemplo, 10 / 2,6 = 3 telas de 2,6 m cada + 2,1 m restantes. Portanto, o número final de rolos deverá ser aumentado, a partir do número necessário de telas.
- Aumentar o consumo de material para ajuste do padrão. Se o papel de parede não for monocromático, o padrão deverá ser ajustado. A altura do padrão é chamada de repetição, está indicada na embalagem. Na pior das hipóteses, toda a altura da estrutura terá que ser cortada para alinhar adequadamente as telas.
Via de regra, os finalizadores adicionam mais dois rolos por cima para ajustar o padrão. Para simplificar a colagem das telas e reduzir o consumo, opte por um material liso e sem estampa.
Selecionando cola e calculando o consumo
Um acabamento durável e de alta qualidade depende diretamente da base adesiva escolhida, que pode garantir uma boa aderência da tela às paredes e não causar amarelecimento.
A cola para papel de parede não tecido leve ou pesado é diluída até obter uma consistência espessa, aplicada em camada fina, sem deixar marcas ou manchas.
Estão disponíveis nas prateleiras:
- Entretela Momentânea. Proporciona um bom deslizamento do papel de parede na união, possui aditivos contra mofo e fungos e mantém suas propriedades quando diluído. Para materiais com padrão tridimensional, é melhor não usar cola, pois também é difícil torná-lo uma massa homogênea.
- Alemão "Entretela Metilano ultra premium" e francês "Entretela especial Quelyd“—bases adesivas que funcionam igualmente bem com papéis de parede com padrão tridimensional, sem ornamentos, e suportam painéis leves e pesados. Essas linhas da categoria de preço médio são selecionadas para papéis de parede lisos, ondulados, leves ou pesados.
Entre outras coisas, os especialistas recomendam “Kleo Não tecido», «FliziLex» como as marcas ideais para a colagem de papel de parede TNT.
A embalagem, que indica a quantidade de rolos por caixa de cola, vai te ajudar a calcular a quantidade de pacotes. Portanto, é necessário dividir a área das paredes pelo consumo (indicado na embalagem) de cola em m2 e arredondar o total.
Etapas do papel de parede
Para tornar mais claro o processo de autocolação de paredes com papel de parede não tecido e agradar com o resultado, recomendamos instruções passo a passo, incluindo seleção das ferramentas necessárias, ajuste do padrão e regras de colagem.
Passo #1 – Preparando ferramentas
Antes de iniciar a colagem, monte um conjunto de equipamentos universais a partir de: um nível - normal ou laser; uma espátula de plástico de tamanhos padrão e uma estreita de metal.
Você também precisará de uma fita métrica, um recipiente para líquido e adesivo e também:
- uma vala, que pode ser substituída por uma tela que retira o excesso de cola do rolo;
- toalha de mão;
- rolo de fiapos, rolo cônico para cantos e juntas, rolo de borracha;
- faca com lâmina afiada (removível);
- lápis ou marcador;
- esponjas de espuma;
- papel de parede não tecido;
- cola.
Esta lista é complementada com filme plástico, fio de prumo, tesoura (para aparar o excesso de papel de parede nos cantos e próximo às juntas), lixa, chaves de fenda e luvas.
Dos materiais de construção, é aconselhável ter massa para nivelar as paredes e primer para melhorar a aderência entre a superfície e o papel de parede.
Passo #2 – preparando as paredes
Se as paredes ainda tiverem o mesmo acabamento, livre-se primeiro. O papel de parede antigo é encharcado e removido com uma espátula macia.
A parede de tijolos é massajada em duas camadas para cobrir fissuras e suavizar defeitos na superfície. Se a decoração antiga da parede for de azulejo, ela é arrancada ou batida com um martelo. Em seguida, os furos são mascarados com massa, as caixas de interruptores e tomadas são retiradas e os desníveis existentes são nivelados com solução. Os artesãos aconselham esperar até que a massa esteja completamente seca e depois lixar as superfícies irregulares com lixa.
Usando um nível de construção, verifique o resultado quanto à uniformidade da camada de massa aplicada e, em seguida, a superfície está preparada.
Se as paredes foram pintadas, elas são limpas com lixa e, após a retirada da tinta, a superfície é betumada.
Certifique-se de que a superfície da massa seja resistente, por exemplo, desenhando duas linhas que se cruzam com a ponta de uma faca. As demais reentrâncias que não apresentam lascas na intersecção indicam a resistência da camada de massa.
Não se esqueça de alguns recursos importantes:
- Se a parede estiver coberta com tinta a óleo, ela precisa ser limpa. Em seguida, nivele com massa. O próximo é o primer - use um composto que penetre profundamente nas paredes. Desta forma, o papel de parede não inchará nem cairá, mas aderirá firmemente às paredes.
- Para pintar o papel de parede, adicione um pouco de tinta ao primer. Desta forma a cor final da decoração da parede fica mais uniforme.
Não se esqueça de deixar uma margem de cerca de 5 a 7 centímetros no preparo das telas, pois em diferentes partes da sala a altura das paredes, via de regra, pode ser diferente. Após a preparação das paredes, os fios (se houver) são isolados, as tomadas com interruptores são desparafusadas e retiradas.
Passo #3 – diluindo a cola
Para diluir adequadamente a cola, artesãos experientes aconselham adicionar 200 ml a mais de água morna (40-45°) durante meia hora do que de acordo com as regras.
Deve-se aplicar cola na parede e só depois aplicar papel de parede. Você precisa começar a pressionar a tela a partir do topo da parede, descendo gradativamente.
Passo #4 – cortando as lâminas
Antes de cortar as telas, meça a altura das paredes do chão ao teto em 4 a 5 áreas diferentes.Dos indicadores obtidos, escolha o máximo, somando alguns centímetros no topo por segurança.
O papel de parede não tecido liso sem padrão não requer ajustes. Tais telas são recortadas traçando linhas horizontais com lápis ou hidrocor, de acordo com os valores obtidos anteriormente. O papel de parede é cortado nessas linhas com uma tesoura ou faca.
Passo #5 – ajustando o padrão
Se for necessário cortar papéis de parede que tenham padrões e desenhos, eles são desenrolados no chão, o padrão é ajustado, para o qual é cortado o excesso de altura do padrão (rapport). O tamanho da repetição está interligado com a altura dos padrões e ornamentos - quanto maiores, maior o degrau e a quantidade de desperdícios.
Para começar o trabalho, siga três etapas: personalização de acordo com o desenho, marcação de elementos, dobrando as tiras cortadas na sequência necessária:
- Primeiro, coloque dois rolos de papel de parede sobre um chão limpo. Levando em consideração a altura do teto, mede-se um comprimento de + 5 a 10 centímetros a partir do primeiro rolo. A tira resultante é combinada com a segunda até que o padrão da primeira tira continue em um fragmento da segunda tira.
- A seguir, são colocadas marcas no ponto de contato entre os fragmentos. Usando esta moldura, o tecido é cortado com uma tesoura. Normalmente a borda fica irregular e, para uniformizá-la, a margem de 10 cm deixada antecipadamente será útil.
- A parte superior é marcada na tira de papel de parede com marcações, depois a tela é retirada um pouco. Para economizar espaço, as tiras são colocadas verticalmente ao longo das paredes onde serão posteriormente coladas.
Com a técnica de colagem padrão, cada tira cortada é colocada sobre a outra, de modo que a parte frontal com o padrão fique voltada para o chão. Da mesma forma, no caso do papel de parede não tecido, apenas a faixa superior não é revestida com cola.
Passo #6 – marcação das paredes e aplicação de cola
É importante manter uma faixa vertical uniforme ao colar a primeira peça e manter a largura da faixa adesiva, que é 5–10 cm maior que a largura do papel de parede.
Futuramente, com foco nas marcações iniciais, as demais telas serão coladas. As marcações começam nos cantos das paredes, por meio de um nível. As linhas verticais são aplicadas exatamente em toda a parede, mantendo uma distância de 1 metro. Os rolos medidores têm largura padrão de 106 cm, 6 dos quais são para estoque.
É melhor aplicar cola apenas na parede. Às vezes, o fabricante recomenda cobrir também o papel de parede com cola. Para aplicar uma camada espessa, utilize um rolo, cobrindo cuidadosamente toda a superfície, prestando atenção especial aos cantos. Em áreas de difícil acesso, use uma escova pequena.
Passo #7 – instalação de telas
Você precisa colar e aparar o papel de parede na seguinte ordem: cole a primeira tira. Para isso, aplique a composição adesiva um pouco mais larga que a largura do papel de parede, aplique a primeira tira, pegando-a pelas pontas por cima para que fique 2 cm mais alta que a baguete, alinhe de acordo com a marca vertical aplicada. Se você não conseguiu fazer isso imediatamente, você precisa levantar o papel de parede colado por baixo e movê-lo na direção certa.
A tela, que fica na posição vertical correta, é pressionada com mais força e alisada com rolo, espátula ou pano macio.Este procedimento é realizado do centro para cima e depois descendo suavemente pelas laterais da tela, controlando a formação de bolhas.
O corte do papel de parede é feito imediatamente após a conclusão da colagem. Apare a área superior, marque a linha de corte paralelamente, desenhando a ponta romba da espátula ao longo da tira de papel de parede sob a baguete. Nesse caso, a tela parece ser empurrada para baixo da baguete, deslocando o excesso de cola e ar.
A seguir, ao longo da linha pretendida, use a ponta afiada de uma espátula ou faca para cortar o excesso para que a tela fique contígua à baguete sem defeitos externos. A tira é cortada ao longo das bordas nas áreas onde elas se unem à superfície. Nesse momento, a espátula é colocada uniformemente na parede e o excesso de material é cortado ao longo de sua linha.
Para evitar cortes ao cortar, não rasgue a faca do material, mas mova-a para frente até a ponta da espátula. O excesso de base adesiva é imediatamente removido com pano úmido.
Cole as tiras restantes assim: unte a próxima seção com cola, aplique a tela na parede, segurando-a pela borda superior. Para combinar com os padrões, o papel de parede é deslocado até que a composição corresponda. A tela é colocada de ponta a ponta com a primeira tira colada.
Não deve haver áreas onde o papel de parede seja colado sobreposto. São muito perceptíveis, principalmente em papéis de parede a serem pintados, e prejudicam a aparência do acabamento. Para garantir que as peças se encaixem bem nas juntas, passam várias vezes sobre esta área com uma espátula ou rolo.
Unimos os cantos corretamente
Para garantir que o papel de parede fique uniforme nos cantos, é melhor não colar peças sólidas de não tecido com um metro de comprimento.
Nos cantos internos e externos, os especialistas colam papel de parede após medir a distância do segmento da última tira colada até o canto. Adicione 1,5–2 centímetros ao valor resultante e corte a peça necessária. A cola é aplicada na tela resultante e o papel de parede é colado nos cantos.
O próximo pedaço de papel de parede é aplicado na borda resultante com uma sobreposição. O papel de parede não tecido deve ser colado bem. Se a junta necessária não for alcançada, o tecido é endireitado.
É necessário aplicar cola em grandes quantidades - isso proporciona um bom deslizamento, facilitando a movimentação das tiras umas em direção às outras e o endireitamento.
As nuances da colagem em torno de portas e interruptores
No caso da tela lisa, o papel de parede ao redor das portas, tomadas e interruptores é colado nas laterais, deixando o espaço necessário. Em seguida, medem, cortam a tira e unem-na à adjacente. O excesso é cortado da sobreposição resultante e as lacunas acima da porta e ao redor das tomadas e interruptores são preenchidas.
Se o papel de parede tiver padrões, a permissão não será feita. A colagem é feita ajustando o padrão.
Como cobrir a área do radiador?
No local onde estão os radiadores, o processo de colagem é feito após a desmontagem das baterias, ou passando uma tira sob os radiadores de cerca de 15 centímetros.
A cola é aplicada com cuidado, caso contrário seu excesso manchará tanto o próprio radiador quanto a superfície do tecido não tecido.
As sutilezas do papel de parede sozinho
As etapas do papel de parede são as mesmas, quer você trabalhe sozinho ou com duas ou três pessoas.A diferença é que entre as ferramentas necessárias você precisa estocar uma escada.
E lembre-se que é possível que uma pessoa cole telas de um metro de comprimento se elas estiverem sobre um suporte não tecido que caiba bem nas costuras e nos cantos. Também é fácil nivelar sem ajuda. A envergadura dos seus braços permite colar sozinho papel de parede não tecido com um metro de comprimento.
Quer mudar alguma coisa no interior, mas não está pronto para repintar completamente os quartos? Recomendamos dar uma olhada mais de perto papel de parede fotográfico - esta solução refrescará o ambiente e levará um tempo mínimo para reparos.
Recomendações de especialistas para iniciantes
Para pendurar papel de parede de maneira correta e bonita, você não pode prescindir de certos conhecimentos, que você pode obter conselhos de finalizadores profissionais:
- Dê preferência a uma escada em vez de um andaime - esta é uma opção mais estável.
- Ao colar com tecido não tecido, não há necessidade de revestir previamente as tiras com cola. É aplicado nas paredes.
- Uma margem de 1-2 centímetros nas encostas permitirá que você obtenha uma borda perfeita. Espere o papel de parede secar e retire o excesso.
- Não junte os painéis nos cantos, faça transições de parede a parede com uma grande folga, cujo tamanho é igual ao comprimento do desvio da parede na posição vertical.
- Remova o excesso de tecido com uma faca afiada.
Além disso, não negligencie o uso de um nível de construção - facilita a colagem das telas.
Durante o processo de colagem, é importante manter as mãos limpas, enxugando-as prontamente com um guardanapo, retirando a cola e a sujeira.
Para evitar lesões, os especialistas aconselham colocar filme plástico no chão após cada folha. Mas os azulejos e o parquet são cobertos com papelão ou papel.
Conclusões e vídeos úteis sobre o tema
Colamos corretamente papel de parede não tecido nos cantos:
Colagem de papel de parede não tecido com as próprias mãos:
Você também pode pendurar papel de parede com um metro de comprimento. É importante escolher uma base de não tecido, calcular a quantidade de telas e estocar os equipamentos necessários. E lembre-se do conselho dos finalizadores profissionais, um deles é: os olhos têm medo, mas as mãos fazem o trabalho.
Afinal, colar papel de parede não tecido não é tão difícil quanto pode parecer.
Se você tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários abaixo do artigo. Aqui você também pode compartilhar sua própria experiência de revestimento de paredes com sucesso com papel de parede não tecido e falar sobre as dificuldades que encontrou no processo, ou adicionar fotos originais da obra acabada.