Como fazer a insonorização de divisórias com as próprias mãos - as melhores opções
Uma partição divide o espaço em salas ou zonas separadas.O conforto e comodidade de morar na casa de familiares depende da sua capacidade de absorver ruídos, evitando que o som se espalhe ainda mais. Ao isolar adequadamente as divisórias, você pode cuidar de seus negócios com tranquilidade, sem incomodar os entes queridos nos quartos vizinhos.
O conteúdo do artigo:
Tipos de partições
Com base no seu design, as partições são divididas em duas classes:
- Camada única. Eles podem ser feitos de diversos materiais - tijolo, concreto de argila expandida, concreto armado, gesso. Baseiam-se sempre num material de construção denso e num ligante rígido - argamassa. Quanto maior for a massa da parede, melhor será a absorção sonora dessa estrutura.
- Multicamada. Nessa partição, camadas duras e densas se alternam com camadas suaves e leves. As primeiras atuam de forma semelhante às divisórias de camada única, aumentando o isolamento acústico com o aumento da densidade do material. Estes últimos absorvem o ruído, reduzindo e enfraquecendo as vibrações sonoras devido ao atrito do ar nos poros.
A insonorização destes tipos é realizada de diferentes maneiras. Nas de camada única, a largura da parede vem à tona, e nas multicamadas, a sequência de camadas e a proporção correta de densidades e massas dos materiais são importantes.
Materiais de isolamento acústico
Para isso, diversos materiais são utilizados na construção:
- placa de gesso;
- isoplata;
- isolamento de algodão;
- isotex.
Gyprock
Isso é sobre gesso cartonado, que é um recheio de gesso envolto em uma camada de cartolina.Hoje generalizou-se não só na concepção de instalações, mas também na insonorização de divisórias.
À venda você encontra placas de gesso acústico especiais com maior absorção de ruído. É barato, fácil de usar e prático. A vantagem do material é que ele pode ser fixado de diversas formas, por exemplo, em torneamento ou com mástique de gesso.
As divisórias de gesso cartonado à prova de som são feitas assim: barras verticais são instaladas em zigue-zague e o espaço entre as folhas é preenchido com lã de vidro.
Isoplat
Estamos falando de placa de fibra macia (MFB). Este é um material único em suas propriedades e possui efeito à prova de vento, isolamento térmico, isolamento acústico e permeável ao vapor.
A lignina atua como o principal elemento de ligação do cartão. Além disso, a composição pode conter látex artificial, betume e parafina. O Isoplat é produzido em placas separadas com espessura de 10, 12 e 25 mm, proporcionando isolamento acústico a partir de 23 dB. São fáceis de instalar, pois podem ser colados ou fixados em grampos ou pregos.
Isolamento de algodão
Lã mineral, isolamento de linho - todos estes materiais podem ser utilizados para isolamento acústico. A textura porosa amortece as ondas sonoras em seu interior, evitando que se espalhem ainda mais.
Existem várias maneiras de usar esses materiais:
- na parte externa da divisória sob o revestimento;
- instalação dentro da partição;
- instalação em local onde estão localizados equipamentos de engenharia - tubos e outras estruturas que criam vibrações sonoras.
A lã acústica especial difere da lã normal em densidade. O coeficiente de condutividade sonora depende da espessura do material.
Isotex
Estamos falando de painéis prontos e adequados para isolamento acústico de paredes.Podem ser pintados, revestidos com tecido ou revestidos com papel de parede, o que abre amplas possibilidades de design.
O Isotex é feito de árvores coníferas sem impurezas e produtos químicos nocivos, por isso o material é considerado ecologicamente correto e seguro para a saúde.
Os painéis têm uma espessura pequena - 12 mm, o que é uma vantagem em relação a salas pequenas onde cada centímetro importa. Eles são fixados com cola, parafusos ou grampeador de construção.
Insonorização de uma partição de camada única
Uma divisória de camada única é enorme por si só, portanto, para torná-la à prova de som, escolha materiais que não possam “consumir” uma área significativa da sala. Lajes e painéis finos economizam espaço e, portanto, são considerados os mais preferíveis.
Dois métodos de partições à prova de som se tornaram difundidos:
- Isotex.
- Isoplat e isotexto.
Opção 1 - isotex
Se pretende não só proteger-se dos ruídos externos, mas também ajustar a acústica de uma divisão, por exemplo, uma sala onde existe um home theater, então não encontra solução melhor. Os painéis Isotex são finos, mas ao mesmo tempo possuem um coeficiente de isolamento acústico de 23 dB. Este é um dos poucos tipos de materiais que já vem com acabamento decorativo.
Isotex tem outra propriedade útil - isolamento térmico. Não deixa escapar o calor, o que pode reduzir as perdas na estação fria. Os painéis são fornecidos em embalagens de 4 peças, sendo 40 embalagens por palete. Um desses paletes é suficiente para decorar uma sala com área de 235 m².
Opção 2 – isoplat e isotex
Com esse isolamento acústico de uma divisória de camada única, primeiro são instaladas placas de isoplat e, em seguida, painéis decorativos de isotex são fixados a elas.Devido à ampla variedade de tamanhos de placas MDVP, você pode ajustar a espessura da camada de isolamento acústico a seu critério.
Esses dois materiais combinam perfeitamente entre si. Acontece que as placas isoplat têm alta capacidade de absorção. O primer regular simplesmente penetra na superfície. Outros materiais líquidos como a tinta dão o mesmo efeito, e os painéis isotex já têm o efeito decorativo desejado e eliminam a necessidade de qualquer trabalho adicional.
Isolamento acústico de partição multicamadas
Existem muitas opções para fazer uma partição multicamadas. Aqui tudo vai depender do espaço livre da divisão, que o proprietário está disposto a sacrificar, do nível de isolamento acústico que pretende alcançar e das capacidades materiais. O tipo, espessura dos materiais, peso e enchimento - tudo importa.
Três métodos de isolamento acústico se espalharam:
- Adjacência.
- Placa, isoplat e gesso cartonado.
- Placa de gesso, isoplat e isolamento.
Adjacência
Com este método de construção, a divisória fica em contato com outros elementos estruturais da sala. Geralmente é o piso, o teto e outras paredes.
Se a divisória interior for representada por uma laje macho e fêmea de gesso, faz sentido instalar uma ligação elástica entre ela e a parede de suporte, para a qual é utilizada uma laje isoplate. É montado entre lajes macho e fêmea de gesso e piso, paredes e teto. O adesivo de montagem é usado para fixação. Esta opção permite aumentar o coeficiente de isolamento acústico de toda a estrutura para 41 dB.
Placa, isoplat e placa de gesso
A base é uma laje macho e fêmea. É coberto em ambos os lados com placas MDVP e, em seguida, é instalada a placa de gesso.Este método tem várias vantagens: a placa de gesso reflete o som e o isoplat o absorve.
Se necessitar de aumentar o isolamento acústico, pode instalar várias lajes isoplat, claro, desde que o espaço da divisão o permita. Mas não é recomendável aumentar o número de placas de gesso em vez de placas de fibra de madeira. Um material duro não amortece o som tão bem quanto um isoplat macio.
Gyprok, isoplat e isolamento
Este é o melhor isolamento acústico de divisórias. Para dar vida a esse método, você deve primeiro montar uma moldura oca e preencher o espaço interno com um isolamento macio, como algodão. São colocadas exigências crescentes à sua naturalidade e capacidade de “respirar”, ou seja, de permitir a passagem do ar, caso contrário o material não será capaz de amortecer eficazmente o som.
Em seguida, a moldura é revestida com lajes isoplat e fixada nelas drywall. O resultado é uma estrutura com baixo peso, mas com boas propriedades de absorção sonora.
Não importa se é feita a insonorização de divisórias de madeira ou qualquer outra, é possível potencializar o efeito alcançado com a ajuda de painéis isotex. Podem ser complementados com qualquer um dos métodos anteriores, proporcionando conforto acústico adicional e tornando a superfície decorativa. Você mesmo pode criar divisórias à prova de som em sua própria casa ou apartamento. Você não precisa de nenhuma habilidade especial para isso.
Qual método você escolheu? Compartilhe suas dicas nos comentários. Talvez sejam úteis para quem procura o melhor e mais confiável material para absorção de ruídos. Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
Recomendamos também assistir a uma seleção de vídeos que irão reforçar o seu conhecimento e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Tudo sobre isolamento acústico de um apartamento. Instalação de divisórias interiores.
Insonorização de divisórias em gesso cartonado.
Links para fontes:
- https://kvartirnyj-remont.com/zvukoizolyaciya-peregorodok.html
- https://www.acoustic.ru/ref_book/articles/zvukoizolyaciya-peregorodki-osnovnie-tipi
Comprei um apartamento em um prédio novo e agora estou me perguntando que material usar para isolamento acústico das divisórias - concreto aerado ou placa de gesso?
Melhor, claro, placa de gesso. Faça duas camadas de cada lado da divisória e coloque um isolamento acústico suave dentro
Melhor ainda, use fita adesiva, drywall normal e placa de gesso em cada lado. Essa partição será forte, suave e silenciosa.