Tubo para irrigação por gotejamento: o que procurar na hora de escolher + regras para trabalhar

As plantas precisam de água tanto quanto as pessoas.Com rega insuficiente, eles também sofrem estresse, o que retarda o crescimento e atrapalha os processos metabólicos nos caules, folhas e sistema radicular. Para fornecer água constantemente às raízes em quantidades medidas, cada vez mais se utiliza uma fita ou tubo para irrigação por gotejamento.

Neste artigo veremos mais detalhadamente os tipos deste equipamento encontrados no mercado e as características de escolha da opção adequada.

Também prestaremos atenção às características de automontagem de uma tubulação de gotejamento e daremos recomendações para o uso do sistema e seu armazenamento no inverno. Consideraremos também os principais problemas que surgem com mais frequência durante a operação e as formas de eliminá-los.

Componentes de sistemas de irrigação por gotejamento

O sistema de irrigação por gotejamento para plantas não está simplesmente conectado a uma torneira, mas possui muitos componentes e dispositivos especiais.

A configuração ideal do equipamento inclui os seguintes componentes:

  1. Válvulas reguladoras de pressão. Eles estão localizados na frente dos tubos de gotejamento e reduzem a pressão da água. A alta pressão pode causar danos à tubulação e irrigação irregular ao longo de seu comprimento.
  2. Sistema de filtro. Os orifícios de saída dos tubos são muito pequenos, por isso ficam facilmente obstruídos com as menores partículas de areia e sujeira. Filtros são usados ​​para evitar entupimentos.
  3. Medidor de água. Dispositivo para determinar e contabilizando o consumo realnecessário para calcular a necessidade real de água.
  4. Unidade de aplicação de fertilizantes. É composto por um recipiente para mistura de fertilizantes e um equipamento de bombeamento que fornece água ao sistema de tubulação.
  5. Controlador. Um dispositivo que regula o funcionamento do hidrômetro e equipamento de bombeamento. Serve para regular o volume e o tempo de rega.
  6. Sistema de tubulação principal, fornecendo água para a área irrigada.
  7. Tubos de gotejamento e conta-gotas. Dispositivos que distribuem água diretamente.

Devido aos requisitos de manutenção e configuração dos sistemas de irrigação por gotejamento, o seu custo é em grande parte determinado pelo preço do equipamento adicional. Muitas vezes custa muito mais do que os próprios tubos de polietileno, por isso, na hora de escolher um sistema de irrigação, o fator financeiro deve ser levado em consideração.

Diagrama do sistema de irrigação por gotejamento
Existem sistemas de irrigação por gotejamento para gramados despretensiosos e estufas industriais de meio quilômetro. Você pode investir em qualquer orçamento

Principais vantagens e desvantagens

Existe uma grande variedade de diferentes tipos de tubos para irrigação plantas, então escolher a opção certa não é tão fácil.

A escolha do sistema de gotejamento como melhor opção para irrigação de plantas deve ser feita somente após pesar todas as vantagens e desvantagens. Afinal, o método que utiliza uma mangueira com bocal de rega adequado custará muito menos do que a automação máxima do processo de irrigação.

Os benefícios incluem:

  1. Nenhuma queimadura solar nas folhas. Quando regada pela chuva, a água concentra a luz nas folhas, o que causa queimaduras solares prejudiciais. A irrigação por gotejamento libera água diretamente no solo, eliminando os danos causados ​​pelo sol às plantas.
  2. Pressão operacional mínima baixa. Durante o verão, a pressão do abastecimento de água cai frequentemente e regar as plantas com uma mangueira desconfortável. O sistema de gotejamento tem pressão suficiente de 0,2-0,3 atmosferas para funcionar.
  3. Possibilidade de fornecimento de água quente a partir de tanques de armazenamento, que elimina o estresse térmico nas plantas.
  4. Economize 60% de água em comparação com a irrigação pluvial.
  5. Possibilidade de aplicação de inseticidas diretamente no solo, sem contato com vegetais e frutas vermelhas.
  6. Consumo reduzido de fertilizantes devido à sua melhor digestibilidade e redução das perdas de solo.
  7. Possibilidade de rega noturna. O abastecimento de água é realizado de forma automática, sem a participação dos proprietários dos terrenos.
  8. Sem custos físicos para irrigação e controle da quantidade de água gasta.
  9. Possibilidade de automatizar o processo de irrigação. Uma função cómoda que permite cuidar das plantas com o mínimo de mão-de-obra, pois não necessita de andar pelo local, “arrastando” uma mangueira atrás de si.
  10. Aumento da produtividade em 2 a 3 vezes. Isso se torna possível devido ao abastecimento constante de água e à redução do estresse nas plantas.

Apesar dos benefícios óbvios de uso, o sistema de irrigação por gotejamento tubular também tem suas desvantagens. Que são tais apenas após um exame superficial.

Esses incluem:

  1. Alto custo dos sistemas de irrigação por gotejamento. Deve-se levar em conta que o custo inicial do equipamento é compensado pela economia no consumo de água e pelo rendimento proveniente do aumento da produtividade.
  2. Difícil de instalar. É fácil instalar um sistema de irrigação dosado simples.Você pode fazer isso em um dia e economizar tempo na irrigação durante todo o verão.
  3. Entupimento de conta-gotas. Gotejadores instalados corretamente raramente ficam entupidos com sujeira e a água fornecida pode ser purificada usando filtros passivos.

As vantagens acima de um sistema de irrigação por gotejamento não são exaustivas. Esta técnica tem muitos aspectos positivos adicionais para os agricultores profissionais. Portanto, a instalação de tubos para irrigação por gotejamento é uma opção ideal para regar uma casa de veraneio.

Tipos de sistemas de gotejamento

Apesar da aparente semelhança de todas as mangueiras de água para irrigação por gotejamento de plantas, todas elas são divididas em dois grupos: fitas e tubos.

Características das fitas gotejadoras

As fitas gotejadoras de polietileno têm espessura de parede de até 0,4 mm, por isso são facilmente achatadas e enroladas em um tambor. Devido ao baixo consumo de material, o preço das fitas é bastante baixo.

De acordo com o mecanismo de escoamento da água, eles são divididos em labirinto, fenda e emissor.

Fita gotejadora labirinto
As fitas gotejadoras labirinto possuem um mecanismo de ajuste que altera o fluxo de água. Sua desvantagem é o fácil entupimento e a necessidade de respeitar rigorosamente a localização da fita.

Tubos para irrigação por gotejamento

Os tubos para montagem do sistema de gotejamento são feitos de polietileno ou PVC e possuem paredes com espessura de 0,4 a 1,5 mm. As mangueiras não colapsam e mantêm sempre uma secção transversal circular.

Esses produtos em si serão discutidos mais adiante.

Classificação e aplicação de tubos gotejadores

Os tubos gotejadores, ao contrário das fitas, têm garantia de durabilidade de 5 a 6 temporadas, portanto seu uso é eficaz no cultivo de plantas e árvores perenes. Devido à grande variedade de designs e tipos de tubos para irrigação por gotejamento, vale a pena nos aprofundarmos nas áreas de aplicação e seleção deste ou daquele tipo de equipamento.

A maioria dos tubos gotejadores do mercado tem diâmetro externo de 16 mm, embora os produtos sejam vendidos em espessuras de 12 e 20 mm.

Caso contrário, os sistemas de gotejamento podem ser divididos de acordo com as seguintes diferenças funcionais e estruturais:

  • pela uniformidade de pressão na tubulação;
  • por tipo de conta-gotas;
  • um passo de cada vez entre conta-gotas;
  • pela localização do equipamento em relação ao solo;
  • pela presença de furos para conta-gotas;
  • pelo consumo de água.

A seguir, consideraremos a classificação dos tubos gotejadores de acordo com as características listadas.

Critério #1 – uniformidade de pressão no tubo

De acordo com a uniformidade da distribuição de pressão, os tubos são divididos em:

  1. Compensado. A vazão da água que sai no final e no início do tubo permanece inalterada e não depende da pressão.
  2. Não compensado. O fluxo de água varia dependendo da pressão aplicada no início da mangueira.
  3. Ajustável.

Faz sentido comprar tubos compensados ​​quando o comprimento das linhas de irrigação for superior a 20 metros e com uma pressão operacional mínima de pelo menos 1 atm. Para os gotejadores espanhóis, o limite de abertura é de 0,3 atm, para os israelenses - 1 atm, ou seja, em pressões mais baixas, a água simplesmente não sai do sistema. Falamos sobre maneiras de aumentar a pressão no sistema falei aqui.

E com tubos curtos, a rega será uniforme em todo o comprimento.

Mecanismo de compensação de membrana
Sob a pressão da água, a membrana de silicone abre a saída de água para o exterior. A desvantagem do esquema é a presença de um limite mínimo de pressão na qual a rega é possível

Gotejadores não compensados ​​e ajustáveis ​​podem operar em qualquer pressão e até mesmo em sistemas de gravidade. Tubos ajustáveis ​​requerem ajuste fino inicial, o que consome muito tempo.

Critério #2 – tipo de conta-gotas

Os tubos podem ter os seguintes tipos de conta-gotas:

  • rígido, em forma de tubo elástico;
  • macio, em forma de fita;
  • embutido na parede.

Tubos com gotejadores embutidos são utilizados principalmente em jardins densos, paisagens artificiais e arbustos, onde a água derramada estará disponível para o sistema radicular em qualquer lugar.

Tubo com conta-gotas embutido
Gotejadores embutidos com compensadores de labirinto são propensos a entupimento com impurezas mecânicas e, portanto, requerem purificação cuidadosa da água por meio de filtros

Mangueiras de gotejamento com gotejadores externos integrados são usadas para regar plantas nas seguintes áreas:

  • cultivo de plantas ornamentais;
  • sistemas hidropônicos;
  • pomares industriais de frutas silvestres;
  • creches.

Eles também podem ser encontrados em sistemas de jardinagem vertical.

Gotejadores flexíveis integrados
Os furos para os conta-gotas são bastante grandes e praticamente não entupem, e os próprios tubos são fáceis de enxaguar, retirando a areia

Os gotejadores permitem fornecer água para cada raiz separadamente.

Critério #3 – passo entre conta-gotas

O passo entre os emissores nos tubos gotejadores deve ser selecionado com base nas culturas que estão sendo cultivadas. Não há necessidade de comprar equipamentos sem um entendimento claro da lista de plantas que serão regadas.

Os tubos podem ter o seguinte passo entre os emissores:

  1. 10-20 centímetros — instalado para irrigação de gramados, cebola, alho, salsa, alface, etc., utilizado em solos arenosos quando é necessário alto consumo de água ou irrigação linear.
  2. 30 centímetros — usado para irrigar batatas, morangos, pepinos e pimentões.
  3. 40 cm ou mais (até 150 cm) — usado para irrigar tomates, abóboras, abobrinhas, melancias.

A última espécie é frequentemente usada em esquemas de nidificação para plantio de arbustos.

Passo do tubo gotejador
Deve-se lembrar que a vazão de água para tubos gotejadores é indicada por furo, e não para toda a extensão.

Se não houver plano de plantio, é melhor comprar um tubo cego e posteriormente determinar você mesmo os locais de inserção dos conta-gotas. Além disso, a redução do passo entre os emissores leva a custos de equipamento mais elevados.

Critério #4 – localização do equipamento em relação ao solo

Com base na sua localização em relação ao solo, os tubos são divididos em:

  • superficial;
  • subsolo.

Os tubos colocados no subsolo têm um design especial que evita que fiquem rapidamente obstruídos com terra.

Eles são usados ​​nos seguintes casos:

  1. É necessário esconder a rega para a beleza estética.
  2. Existe a possibilidade de roubo de tubos.
  3. Em sistemas paisagísticos artificiais.

Eles também são relevantes para prevenir danos causados ​​por máquinas durante o cultivo da terra.

Sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo
Para tornar os furos de gotejamento menos entupidos, o tubo pode ser revestido com brita média. Isto também impedirá que as raízes das plantas cresçam no sistema.

A instalação de um sistema subterrâneo requer custos trabalhistas e financeiros adicionais.

Critério #5 – presença de furos nas tubulações

De acordo com a presença de locais especiais para conexão de conta-gotas, os tubos são divididos em:

  • cego — são tubos maciços, furos para conta-gotas que você mesmo pode fazer em qualquer lugar;
  • emissor, com tomadas embutidas.

Ambos os tipos são usados ​​ativamente.

Dicas para fazer furos
Ao comprar um tubo de gotejamento cego, você deve adquirir uma ponta de metal especial para formar furos para conta-gotas externos

Os gotejadores cegos são convenientes para regar arbustos de bagas localizados caoticamente e elementos artificiais da paisagem. Usando uma furadeira ou ponta, você sempre pode fazer um furo nos lugares certos e inserir um tubo gotejador nele. Existem plugues para tapar furos extras.

Critério #6 – consumo de água

Não existe uma divisão clara dos tubos gotejadores em termos de vazão de água, mas para cada produto este parâmetro é especificado nas instruções.

Equipamentos com diferentes capacidades possuem áreas de aplicação próprias.

  1. Emissores com vazão de água de 2 a 4 l/hora são instalados em canteiros que requerem irrigação dupla-face com uma mangueira, bem como em solos arenosos com alta absorção.
  2. Água numa quantidade de 1-1,5 l/hora é suficiente para a maioria dos gramados e hortaliças.
  3. A baixa vazão de 0,6-1 l/hora é usada em linhas de irrigação longas e solos argilosos.Com essa pressão, é necessária uma boa filtragem da água, caso contrário os tubos podem ficar entupidos.

Se desejar, o fluxo de água pode ser ajustado.

Dependência do fluxo de água da pressão
Em tubulações não compensadas, o fluxo de água é afetado pelo valor da pressão, portanto o volume de irrigação no final será menor do que no início

Antes de escolher tubos para irrigação por gotejamento, é necessária a consulta de especialistas para adquirir exatamente o equipamento que se adapta às condições e plantas existentes.

Construção de sistema de irrigação DIY

Você pode criar um sistema de irrigação automatizado eficaz com suas próprias mãos. Sua instalação custará muito menos do que montar e instalar um conjunto pronto de tubos e acessórios. Além disso, aplicar seus próprios pontos fortes e habilidades trará um prazer indubitável:

Um sistema de irrigação automatizado feito de tubos de polietileno pode ser colocado abertamente, não tem medo da luz solar.

Não é recomendável instalar tubulações a partir de tubos de PVC em áreas abertas, não é aconselhável o uso de polipropileno se houver fontes de fogo aberto nas proximidades.

Você decidiu instalar você mesmo o abastecimento de água de verão em sua dacha, para não perder tempo e esforço extra regando as plantas manualmente? Recomendamos que você leia guia passo a passo para instalação de sistema de irrigação automático com equipamento de bombeamento.

Recomendações para usar sistemas de gotejamento

Existem recomendações testadas ao longo do tempo para o uso de tubulações de gotejamento que aumentam sua eficiência.

  1. O melhor é adicionar fertilizantes e bioaditivos ao solo dissolvendo-os em água fornecida por gotejamento.
  2. A rega deve começar 2 horas após o nascer do sol e terminar 2 horas antes do pôr do sol.
  3. A temperatura ideal da água para irrigação é de 20 a 23 graus.
  4. Você não pode fornecer água fria imediatamente após o esgotamento do suprimento de água quente.
  5. Em sistema por gravidade, a caixa d'água deve estar a pelo menos 1 metro do solo.
  6. É necessário garantir que o diâmetro dos pontos úmidos ao redor de cada conta-gotas seja uniforme. Seu aumento ou diminuição podem indicar, respectivamente, ruptura ou entupimento da tubulação.

Na impossibilidade de regar durante o dia, recomenda-se dar às plantas 2/3 da necessidade diária de água pela manhã e 1/3 à noite.

Tanque de irrigação por gravidade
Em estufas, é melhor colocar o tanque de armazenamento dentro de casa - lá ele aquece mais rápido e mantém a temperatura da água por mais tempo

A rega adequada economiza água e garante alto rendimento e belo gramado.

Problemas de tubulação e sua eliminação

A eficácia dos tubos gotejadores depende muito das condições de operação. O equipamento pode durar um mês, ou talvez cinco anos - tudo depende do cumprimento das regras básicas de seu uso.

As principais causas de problemas com tubos de gotejamento são:

  • entupimento;
  • germinação de raízes;
  • armazenamento inadequado durante o período de entressafra.

A seguir, os problemas listados serão considerados mais detalhadamente e também serão propostas opções para sua prevenção.

Obstruindo e limpando o sistema

A irrigação do país é frequentemente realizada com água de poços ou corpos d'água naturais, portanto, o entupimento periódico das tubulações é compreensível.

Para purificar as águas subterrâneas, um filtro de malha será suficiente, mas ao regar de reservatórios, é necessário instalar um dispositivo de filtro de disco adicional.Na ausência de limpeza preliminar, o entupimento dos conta-gotas pode ocorrer em poucos dias.

Independentemente da presença de filtros, os tubos de gotejamento devem ser limpos regularmente de sedimentos mecânicos por meio de pressão de água. Para fazer isso, você precisa abrir a extremidade da tubulação e fornecer água ao sistema a uma velocidade de 6-7 l/min. A lavagem continua até que o sedimento seja completamente eliminado.

Usando uma bomba de pé para limpar um bloqueio em um tubo
Você pode fazer um buraco entupido no conta-gotas usando uma bomba de carro comum acionada por pedal. Basta colocar a mangueira da bomba no orifício do tubo vazio e bombear com força

A eliminação do muco bacteriano do sistema é realizada por lavagem com solução de hipoclorito de sódio a 0,5%. É necessário preencher o sistema com a mistura e deixar por 12 horas. Depois disso, drene o líquido de cloro e enxágue a tubulação com água limpa por 10 minutos.

À medida que ocorre contaminação, o sistema de gotejamento também é limpo de depósitos de sal com ácido nítrico, ortofosfórico ou perclórico 0,6%. A água utilizada deve ser o mais quente possível. A tubulação é lavada com uma solução ácida por 50-60 minutos. Após o procedimento, deve-se enxaguar o sistema com água limpa por meia hora.

Evitando que raízes cresçam em canos

Sistemas de gotejamento com furos redondos para saída de água são mais suscetíveis à germinação. Quanto maior o déficit de umidade que as plantas experimentam, mais fortemente suas raízes são atraídas para sua fonte. Portanto, a base para prevenir a germinação das raízes é a rega suficiente.

Além disso, você pode mover periodicamente os tubos alguns centímetros para o lado para que as raízes não se concentrem perto dos conta-gotas.

Rega gota a gota de flores em vasos
A germinação das raízes das plantas nos orifícios dos tubos gotejadores em solos compactos e fechados é especialmente importante.Nestes casos, recomenda-se alterar periodicamente a localização da haste de abastecimento de água

Se o problema não puder ser resolvido por esses métodos, é possível usar produtos químicos especiais que inibem o crescimento do sistema radicular. Mas é recomendável utilizá-los com cuidado para não destruir as plantas em cultivo.

Armazenando canos no inverno

É necessário planejar a limpeza da linha de gotejamento com antecedência para que o frio inesperado não congele a água do sistema e danifique os canos.

Colocando tubos de gotejamento após o inverno
Enrolar tubos em um tambor é uma opção ideal para armazenamento de longo prazo: mangueiras e emissores embutidos não são esmagados e o rolo pode ser facilmente protegido de roedores

Antes de limpar a tubulação para o inverno, é necessário limpá-la de sedimentos mecânicos, muco e depósitos de calcário. É necessário encerrar o sistema de gotejamento lentamente, levantando as mangueiras bem alto para escoar a água. Os rolos devem ser armazenados em local seco, evitando a entrada de roedores que possam roer o equipamento.

O cumprimento destas regras permitirá operar tubos de gotejamento sem problemas durante todo o período de garantia.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os vídeos apresentados demonstram sistemas de irrigação em condições de campo. Visualizá-los ajudará você a entender melhor os processos de instalação, operação e controle automático de tubos gotejadores.

Instalação de tubo cego de gotejamento:

Trabalhando com um tubo de irrigação por gotejamento:

Sistema de gotejamento automatizado:

Em mãos hábeis, a irrigação por gotejamento se transforma em uma ferramenta poderosa para economizar dinheiro e tempo pessoal, ao mesmo tempo que melhora a dinâmica de crescimento e o bem-estar das plantas.

Esses sistemas não requerem equipamentos ou habilidades especiais para instalação, portanto qualquer pessoa pode montá-los. E certas despesas financeiras serão compensadas muitas vezes em apenas alguns anos.

Você irriga todas as plantas do seu quintal usando um sistema de gotejamento? Diga-nos quais tubulações você escolheu para instalar o sistema, quanto custou aproximadamente e você está satisfeito com os resultados? Compartilhe seus sucessos no cultivo de vegetais e no aumento de sua produção com os iniciantes - deixe seus comentários em nosso artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Yegor

    Geralmente ótimo! Afinal, se o sistema de irrigação estiver totalmente equipado, poderá funcionar sem qualquer intervenção humana. Sorri levemente com a menção dos residentes de verão e sua colheita. Acabei de me lembrar dos idosos com mochilas e baldes nos ônibus suburbanos, que certamente introduzirão um sistema de irrigação automático em seus 6 hectares. Isto é, obviamente, mais relevante para pequenas explorações agrícolas.

    • Você não deveria ser tão cético, Egor. Entre esses jardineiros pode muito bem haver bons engenheiros treinados na União Soviética que sejam perfeitamente capazes de fazer tal sistema de irrigação. Talvez um pouco simplificado, não autônomo, mas ainda assim. Lembro-me muito bem, desde a minha infância, de como meus avós tinham em sua dacha um sistema de irrigação suspenso feito de garrafas plásticas.

      • Especialista
        Amir Gumarov
        Especialista

        Ivan, você não precisa de conhecimento de engenharia para instalar o sistema. Opções típicas já foram desenvolvidas e calculadas - basta fazer tudo de acordo com as instruções.

  2. Sergei Aleksandrovich

    Legal. Qual marca do tubo gotejador?

  3. romano

    Peguei tubo BSHGD galvanizado, é perfeito para meu terreno de cem hectares.

  4. Misha.

    Imensamente grato pelas informações. Laconicamente. Inteligível. Eficaz! Estou planejando construir algo semelhante aqui também. Assim que eu fizer eu te conto o resultado. Vou te enviar uma foto. Bem, com Deus)

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica