Tubulações para irrigação no país: um panorama comparativo dos diferentes tipos de tubulações
Baldes e mangueiras são cada vez menos usados na rega de um jardim rural.Muitas vezes, os proprietários de terrenos em áreas de dacha preferem facilitar a vida instalando um sistema de irrigação. E surge imediatamente a questão de instalar um sistema de abastecimento de água de jardim destinado a fornecer água aos canteiros e ali distribuí-la.
Diremos quais tubos de irrigação em sua dacha são melhores para construir um sistema sem problemas. No artigo que apresentamos, analisamos esquemas e materiais populares utilizados na construção de irrigação automática. São fornecidas características técnicas e avaliação de todas as variedades utilizadas.
O conteúdo do artigo:
Brevemente sobre os sistemas de irrigação do país
A irrigação de canteiros e árvores frutíferas no país por meio de tubulações pode ser organizada de diversas maneiras. Na hora de escolher um ou outro sistema, é preciso levar em consideração o tipo de solo do local, as condições climáticas gerais e a vontade (ou relutância) de perder tempo regando o jardim.
O método manual de umedecimento do solo exige muito trabalho. Uma casa de campo destina-se ao relaxamento. Muitas vezes, os moradores da cidade vão lá nos finais de semana para trabalhar lá com o suor do rosto. Há quem até goste muito deste passatempo.
Mas a maioria só quer relaxar fora da cidade. No entanto, quase todo mundo tem uma pequena horta, macieiras e groselhas na dacha. E eles precisam ser regados.
Com base no método de abastecimento de água, existem três tipos de sistemas de irrigação não manuais:
- Superfície de gotejamento.
- Subsuperfície.
- Polvilhar (aspergir).
A tecnologia para criar “chuva artificial” é a mais comum. Para instalar tal sistema em uma casa de verão, é necessário instalar vários sprinklers rotativos e conectar canos de água a eles. No entanto, esses aspersores desperdiçam muita água.
Parte dele simplesmente evapora antes de chegar ao solo. Este tipo de irrigação campestre destina-se principalmente à rega de grandes relvados.
Duas outras opções para sistemas de irrigação automáticos envolvem o fornecimento de umidade ao solo diretamente próximo à planta que está sendo regada. Para tanto, são utilizados tubos perfurados, conta-gotas e borbulhadores. Este método de irrigação é mais econômico em termos de consumo de água, mas devido à grande extensão das tubulações de água é mais caro de instalar.
Todos os detalhes sobre a escolha tubos para dispositivos de irrigação por gotejamento você encontrará no artigo dedicado a esta questão interessante.
Os tubos para todos os tipos de irrigação de jardins são selecionados de acordo com diâmetros que variam de 25 a 32 mm. Se a pressão no abastecimento central de água da dacha for baixa ou a água for fornecida ao sistema a partir do tanque por gravidade, a seção transversal deverá estar mais próxima do limite superior.Caso contrário, você pode economizar dinheiro comprando tubos e conexões com diâmetro de 25–27 mm.
Com valores menores, a tubulação funcionará de forma ineficaz, regando o solo por muito tempo. E com tamanhos grandes será um prazer desnecessariamente caro. O fluxo de água ainda encherá esse cano apenas até a metade. E os produtos de tubos de grande diâmetro são obviamente mais caros do que os seus homólogos mais finos.
Regras e diretrizes escolhendo uma mangueira para regarplantas culturais e espaços verdes em uma casa de veraneio estão descritos no artigo, que recomendamos a leitura.
Características de canos de água metálicos
Produtos feitos de compostos poliméricos são agora usados em todos os lugares. Este material não enferruja, é barato e fácil de instalar. Mas o metal também ainda não foi descartado.
Nas dachas domésticas você pode encontrar muitos canos de água metálicos usados para regar as plantações no local. Em muitos aspectos, este é um legado da era soviética, quando os tubos de polímero simplesmente não existiam. Porém, nem tudo é tão simples: o metal tem muitas vantagens.
Entre as vantagens dos tubos metálicos de irrigação estão:
- resistência a fraturas;
- resistência ao gelo;
- longa vida útil de 20 a 30 anos;
- alta resistência mecânica.
Condutas metálicas de água podem ser instaladas com segurança sob caminhos de pedestres e áreas próximas à garagem onde os veículos estão estacionados. Eles não quebrarão sob pressão vinda de cima. Eles podem dobrar, mas não quebrarão.
É improvável que os produtos de polímero suportem tais cargas. Os tubos de polímero são muito frágeis em comparação com os tubos de metal laminado.E no inverno, é melhor não usar canos de água montados a partir deles sem nenhum isolamento ao ar livre.
Os tubos metálicos para organização da irrigação no país são feitos de materiais adequados:
- tornar-se;
- aço galvanizado;
- cobre
A principal desvantagem da primeira opção é a sua alta suscetibilidade à corrosão. Quando uma tubulação de aço é enterrada no solo, ela rapidamente começa a enferrujar, por dentro e por fora. O uso de aço inoxidável galvanizado com maior resistência à corrosão permite prolongar a vida útil dessa tubulação de água, mas leva a um aumento significativo no custo.
Os tubos de cobre não são suscetíveis à ferrugem, mas custam muito. Além disso, não devemos esquecer o problema do roubo. Nem todos os aldeamentos turísticos estão protegidos. E o cobre é uma presa desejável para visitantes indesejados que visitam as dachas vazias de outras pessoas no inverno com o objetivo de roubar. Sempre estará no preço nas bases de compra de sucata.
Freqüentemente, o sistema de irrigação é instalado no solo. Desenterrá-lo para o inverno significa sobrecarregar-se com trabalho adicional. Geralmente é preservado e permanece no solo. Mas o plástico torna-se quebradiço no tempo frio, o que muitas vezes leva à sua destruição.
E o aço e o cobre podem suportar facilmente temperaturas negativas. Tubos feitos com eles podem ser deixados no solo com segurança durante o inverno. Você só precisa drenar a água deles antes que esfrie.
Com marcações e sortimento acessórios para conectar tubos de aço O artigo a seguir irá apresentá-lo, o qual recomendamos a leitura.
Revisão de tubos de polímero para dachas
Existem vários tipos de tubos de plástico, que diferem muito em características. Alguns deles podem ser usados para regar no campo durante todo o ano, enquanto outros só podem ser usados no verão e no outono até as geadas. Alguns são recomendados para serem colocados no solo, enquanto outros devem ser enterrados para proteger a tubulação da luz solar direta.
A montagem de tubos de polímero para regar um sistema de irrigação em uma dacha não deve causar problemas. É possível fazer tudo sozinho. O plástico é leve e fácil de cortar e unir. É necessário apenas traçar corretamente o diagrama da tubulação, calculando com precisão o número necessário de acessórios e a metragem dos produtos tubulares.
Opção nº 1: Polietileno (PE)
Os primeiros em termos de polaridade e durabilidade são os tubos feitos de polietileno de baixa densidade (PEAD). O termo "baixa pressão" aqui se refere à tecnologia de fabricação do produto plástico, não às características de desempenho da tubulação. O PE é bastante adequado não apenas para o abastecimento de água rural de baixa pressão, mas também é amplamente utilizado na instalação de sistemas de aquecimento e água quente.
Nas lojas você encontra produtos feitos de polietileno reticulado rotulado como PEX. Esses tubos têm características de maior resistência, mas também um preço mais elevado. Não é aconselhável adquiri-los para abastecimento de água de irrigação em uma dacha. Existem análogos mais baratos que podem dar conta da tarefa de fornecer água para regar o jardim sem problemas.
Em comparação com outros tubos de plástico, os tubos de polietileno são mais:
- flexível e elástico;
- resistente à formação de gelo no interior (não quebra);
- resistente a rasgos e flexões;
- estradas.
Temperatura operacional de tubos de polietileno – de -70 a +800S. Eles não têm medo da geada. O sistema de irrigação feito com eles hibernará facilmente no solo e na primavera começará a funcionar sem problemas ou truques adicionais.
Os tubos HDPE são conectados por soldagem e acessórios. Você não deve usar o primeiro método na dacha.Neste caso, o sistema de irrigação revela-se indissociável. Além disso, para o trabalho você precisará comprar ou alugar um ferro de soldar especial, que custará um dinheiro extra. Esta opção é mais adequada para sistemas internos de abastecimento de água. É melhor usar acessórios de compressão.
Outra vantagem a favor da escolha de tubos de polietileno para organizar a irrigação da sua dacha é a resistência à radiação ultravioleta. Um sistema de irrigação superficial pode ser feito a partir deles, colocando-o no solo.
As paredes dos dutos PE não entrarão em colapso sob o sol. O mesmo não pode ser dito sobre outros pipelines de polímeros. Eles não são nada amigáveis com os raios ultravioleta.
Opção nº 2: Polipropileno (PP)
Comparados à primeira opção, os tubos de polipropileno são mais resistentes a altas temperaturas, mas não toleram bem o frio. Eles são usados principalmente para sistemas de aquecimento. Mas também são bastante adequados para regar o jardim.
Mais frequentemente Tubos PP são conectados com acessórios, produzido para soldagem ou soldagem a frio. Para isso, suas extremidades são aquecidas a 260 graus para que o polímero comece a derreter e, em seguida, a peça de conexão é inserida. Após o resfriamento, essa junta se transforma em um monólito difícil de quebrar.
O sistema de irrigação de jardim feito de tubos de polipropileno é do tipo indissociável.E como esse plástico não tem medo da radiação ultravioleta, principalmente dos produtos pretos com proteção UV aprimorada, também não precisa ser enterrado ou protegido do sol.
Além disso, o uso de acessórios e tecnologia de soldagem difusa complica o trabalho de instalação. O polipropileno não é a opção mais fácil e conveniente para uma residência de verão.
Em termos de custo, os tubos de PP são inferiores aos de polietileno. No entanto, os acessórios para ele (tês, transições, curvas) são várias vezes mais baratos do que os necessários para conectar produtos PE. Por outro lado, os dutos de polipropileno são mais duráveis. Estando no solo, são capazes de suportar o peso de uma pessoa e não quebrar.
Opção nº 3: Cloreto de polivinila (PVC)
A opção mais barata é o cloreto de polivinila (PVC). Esses tubos são caracterizados pela baixa resistência à radiação ultravioleta. Mas você não deve deixá-los ao sol por muito tempo. As geadas não são tão ruins para eles quanto para os produtos de polipropileno. Mas em temperaturas abaixo de zero eles se tornam mais frágeis e são facilmente danificados por um leve golpe.
Acessórios e cola especial são usados para conectar a tubulação de PVC. A tecnologia geral de instalação é comparável à versão em polipropileno, apenas uma composição adesiva é usada em vez de alta temperatura para suavizar o polímero. A conduta de água resultante é indissociável.
Se uma tubulação de cloreto de polivinila para regar um jardim não estiver protegida do sol, ela não durará muito. Com a exposição prolongada à luz solar, a fotodegradação começa neste composto polimérico. Como resultado, o produto feito a partir dele torna-se menos durável e dúctil. As paredes dos canos de água de PVC ficam mais duras e frágeis.
Para instalar irrigação em uma dacha, os tubos de PVC devem ser de cor escura. Eles contêm aditivos que aumentam a resistência aos raios UV. E o sol não afeta diretamente a água dessa tubulação, o que reduz o risco de crescimento de algas em seu interior.
Independentemente do tipo de tubo de polímero escolhido, a auto-irrigação pode ser feita com as próprias mãos. O principal aqui é pesar todos os prós e contras de cada plástico, sem exceção. A opção mais barata pode ser o melhor investimento ou um desperdício de dinheiro.
Se cometer erros na escolha dos consumíveis e na instalação, a conduta de rega do seu jardim não durará muito.
Muitas vezes, a linha principal desse gasoduto é feita de aço inoxidável, e os galhos dos canteiros e das árvores são feitos de polímeros em um design destacável. No inverno, esses tubos de polímero podem ser removidos e armazenados. Esse sistema será o mais durável e confiável.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos a seguir irão ajudá-lo a navegar pelos diferentes tipos de tubos de polímero, mais utilizados na instalação de sistemas de irrigação automáticos e semiautomáticos no país.
Vídeo nº 1. Organizando a irrigação por gotejamento no jardim com suas próprias mãos:
Vídeo nº 2. Tecnologia para instalação de abastecimento de água de polímero para irrigação de canteiros:
Vídeo nº 3. Detalhes sobre tubos de água de polietileno:
Leva muito pouco tempo para preparar a rega em um jardim campestre. Mas quanto esforço será economizado. Os tubos para tal sistema podem ser usados tanto de metal quanto de plástico.
Sua escolha depende em grande parte da tecnologia de umidade do solo. Fazer furos para irrigação em um produto siderúrgico ainda é um prazer. Dos produtos poliméricos, o polietileno é o que dura mais. Mas se o baixo custo de execução está em primeiro plano, então vale a pena escolher o PVC.
Conte-nos como e de quais tubos você montou o sistema de irrigação em sua casa de verão. Talvez você tenha informações que serão úteis para os visitantes do site. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
Os pais moram em uma casa de campo. À medida que envelhecem, torna-se cada vez mais difícil para eles cuidar da vegetação das suas terras no verão, por isso o meu marido fez para eles um sistema universal de rega AUTO.
Para implementar e operar esse sistema, utilizou tubos (perfurados), borbulhadores e conta-gotas. Os pais estão muito satisfeitos com este “serviço”; o seu aparecimento facilitou muito o seu trabalho; a rega automática tornou-se um bom ajudante. A única desvantagem é que era um pouco caro.
Não sou fã de plástico e não gosto da tendência moderna de substituir tudo e em todo lugar por polímeros. Mas aqui estou eu com as duas mãos para tubos de plástico, embora os de metal sejam atraentes porque são mais fortes. Tenho tubos de polietileno em minha propriedade. Sim, são mais caros que outros de plástico, mas também são mais confiáveis. Já pisei neles mais de uma vez, nada quebra ali. E os caminhos para automóveis e pedestres com o abastecimento de água do jardim não se cruzam.
A rega através de aspersores realmente prejudica o orçamento familiar. Pepinos e tomates ficam quase dourados. Portanto, reguei meu jardim dessa maneira apenas durante um verão. Olhei as contas e percebi que o sistema precisava ser mudado. Agora tenho irrigação por gotejamento em minha propriedade. Rejeitei a opção quando os tubos ficam enterrados no solo - essa perfuração, segundo comentários de amigos, fica entupida com bastante frequência. Muito incômodo por uma questão de estética.
E no final da temporada desmonto todo o sistema, lavo, seco e guardo até a próxima primavera. Eu realmente não entendo sobre quais geadas que danificam os canos estão sendo escritas aqui. Como você ara seus jardins no outono se os canos permanecem no terreno?
Quanto a como arar um jardim no outono, quando se instala a irrigação por gotejamento, tudo é simples - precisa ser desmontado. Ou seja, sempre instalo a irrigação por gotejamento de forma que no final da safra possa ser desmontada fácil e rapidamente, enrolo as mangueiras em carretéis especiais, além de cada mangueira ser numerada.
Mas numa estufa já é mais simples: a maior parte é instalada permanentemente, mas se necessário, o sistema pode ser facilmente atualizado ou movido. Eu uso uma velha banheira de ferro fundido (para estufas) como recipiente, e de plástico para o jardim - Eurocubos.
Sim, também acho que você não consegue pensar em nada melhor do que tubos de PEAD para regar o seu jardim. Estou planejando fazer um sistema de irrigação por gotejamento. O inconveniente é que a água é fornecida na aldeia três dias por semana, por isso a recolhemos num contentor. Não tenho certeza se será possível regar por gravidade sem bomba.