Aspirador de pó para janelas: variedades, características operacionais + recomendações para compradores

Lavar janelas é uma tarefa simples, mas trabalhosa, tediosa e, se o apartamento estiver localizado nos andares superiores, também é perigosa.Existem muitos dispositivos que estão de alguma forma envolvidos neste difícil trabalho. Agora sua lista é encabeçada por um aspirador de janela - dispositivo que facilita e agiliza o processo de cuidado de estruturas condutoras de luz.

Nosso artigo apresentará todos os tipos de aspiradores cuja finalidade é lavar os vidros e as molduras que os sustentam. Diremos qual dispositivo é melhor escolher dependendo das circunstâncias técnicas. Aqui estão as características que você deve procurar antes de comprar.

O que é um aspirador de vidro?

Não confunda um leitor de janela com lavar aspiradores. Estes são dispositivos completamente diferentes. Alguns modelos de lavagem podem ser equipados com bicos especiais para limpeza de vidros.

Eles podem ser usados ​​​​para lavar janelas, mas seu objetivo principal ainda é a limpeza úmida das instalações. Os limpadores de para-brisa são dispositivos compactos usados ​​apenas para limpar vidros.

Aspirador de janela portátil
Um limpador de para-brisa elétrico facilita muito a vida da dona de casa. Com sua ajuda você pode limpar de forma fácil e rápida uma superfície lisa de uma grande área. Não há listras ou listras restantes

Os dispositivos são muito diversos, mas o princípio de seu funcionamento é geralmente o mesmo. Primeiro, uma solução de limpeza é borrifada no vidro. Molha a sujeira. Em seguida, são removidos com guardanapo ou raspador.Depois disso, o dispositivo suga a solução de limpeza restante, deixando uma superfície limpa e seca.

Existem dois tipos de dispositivos: dispositivos manuais e robôs totalmente automatizados.

Instrumentos portáteis de bateria

Maioria dispositivos portáteis Este tipo funciona com bateria. A bateria é pequena, dura de 20 a 25 minutos. trabalhar. Mas isso é suficiente para ter tempo de lavar uma janela, e até mais de uma, ou outra superfície lisa, como um azulejo ou um espelho. Existem dois tipos de unidades manuais.

Aspirador de pó para janelas
O dispositivo coleta a solução de limpeza restante após a limpeza do vidro. A sucção é forte o suficiente para garantir que, depois de passar o bico pela superfície, ele saia limpo e seco.

Recursos de modelos individuais

Os dispositivos são um conjunto de dois instrumentos. O primeiro é um borrifador com bico de limpeza, o segundo é o próprio limpador elétrico de para-brisa.

Este conjunto funciona assim:

  1. Você precisa preparar uma solução de limpeza. A maioria dos fabricantes oferece seus próprios produtos. Um frasco deste deve ser incluído com o dispositivo. Para preparar a composição, é necessário adicionar uma certa quantidade de líquido à água.
  2. O produto é colocado em um borrifador e borrifado uniformemente sobre o vidro.
  3. A superfície é limpa com uma almofada de microfibra.
  4. Um limpador de vidros manual remove qualquer detergente restante.

Acontece que no decorrer do trabalho é necessário utilizar duas ferramentas, o que pode ser considerado a principal desvantagem dos modelos individuais. Mas eles têm peso mínimo.

E isso é muito importante para unidades que ficam na mão e suspensas por muito tempo. Em média, pesa 0,7-0,8 kg, portanto o aparelho é conveniente para mulheres frágeis.É verdade que a massa do reservatório com líquido residual é adicionada, mas é pequena.

Aspirador de janela portátil
Os aspiradores de janela são bons em mais do que apenas limpar vidros. Eles limpam perfeitamente qualquer outra superfície lisa. Pode ser um espelho, azulejos e muito mais.

Um dos melhores representantes de modelos individuais é o Karcher WV-50. Este dispositivo compacto remove eficazmente a sujidade de qualquer superfície lisa.

Adequado para limpar espelhos, paredes de chuveiros, vidros de janelas, azulejos, etc. O aparelho é fornecido com um frasco de detergente especial. A prática mostra que quando acabar, você pode usar qualquer composição eficaz caso não seja possível adquirir a original.

Especificações de dispositivos combinados

A principal diferença entre essas unidades é a presença de um separador no recipiente para a composição detergente. Isso permite despejar uma solução de sabão em um dos reservatórios resultantes e coletar o líquido “residual” no outro.

Este design permite completar todo o ciclo de limpeza de uma só vez, já que a pulverização, a limpeza e a remoção da solução contaminada ocorrem quase simultaneamente.

O processo de trabalho com um limpador de para-brisa é o seguinte:

  1. A solução de limpeza preparada é colocada em um dos tanques.
  2. O dispositivo é levado até o vidro e o modo spray é ativado. A superfície é umedecida e limpa.
  3. O aparelho muda para o modo aspirador e coleta o líquido do vidro.

Obviamente, usar esse dispositivo é mais conveniente do que um dispositivo separado. Também leva menos tempo para limpar. A principal desvantagem de dispositivos deste tipo é o seu maior peso.

Isto é inevitável, uma vez que o peso da solução de limpeza, tanto não utilizada como utilizada, é adicionado ao peso do dispositivo.Portanto, o uso do dispositivo pode não ser muito confortável. É mais pesado, o que em alguns casos pode atrapalhar o trabalho.

Aspirador de pó para janelas
Os modelos combinados com reservatório de líquido dividido em dois compartimentos são muito convenientes. O usuário não precisa alterar os elementos durante a operação. É verdade que seu peso pode ser muito perceptível em mulheres frágeis

Um digno representante desta linha de unidades VAX H/86-WV-B-R de um fabricante chinês. Este é um modelo muito conveniente e eficaz. Seu peso é de apenas 0,7 kg, porém, sem solução de limpeza.

Mas isso ainda é muito pouco e é bastante comparável a dispositivos individuais. Entre as características do modelo, é preciso citar o bico móvel, que aspira o líquido. Este design permite coletar a solução mesmo em locais de difícil acesso.

O que procurar na hora de escolher?

A primeira coisa que você precisa determinar é que tipo de purificador é preferível: combinado ou separado. Suas outras características são aproximadamente as mesmas. Ao escolher um dispositivo para você, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos:

Disponibilidade de hastes de extensão e peso

O dispositivo é conveniente de usar se a superfície a ser limpa estiver acessível. Se a borda superior da janela for muito alta, a unidade precisa ser melhorada.

Isso pode ser feito usando um conjunto de hastes extensíveis nas quais o pulverizador e o limpador de para-brisa estão fixados. O comprimento pode variar, você deve escolher a melhor opção para sua casa.

Este design pode atingir qualquer parte do vidro da janela. Na melhor das hipóteses, as hastes dobráveis ​​​​podem ser incluídas na unidade ou vendidas separadamente. Alguns modelos não possuem estruturas de extensão. Se a sua casa tiver vidros altos, é melhor evitar tais dispositivos.

 Aspirador com haste extensora
As hastes de extensão são um elemento necessário para os modelos. utilizado em casas com vidros altos. Ao escolher um aspirador de pó você precisa ter cuidado. Existem dispositivos para os quais o uso de hastes de extensão não está previsto.

O peso da unidade geralmente não ultrapassa 1 kg, mas também existem exemplares mais pesados. É preciso lembrar que é melhor escolher um modelo com peso mínimo. O aparelho pesado, que deverá ser segurado com a mão estendida ao processar a parte superior do vidro da janela, é muito desconfortável de trabalhar.

Além disso, o fabricante costuma indicar o peso do produto sem levar em conta a massa de líquido no tanque, que soma cerca de 150-200 g.

Design e dimensões do bico

Bicos com comprimento de cerca de 27 a 29 cm são considerados padrão, tamanhos convenientes para remover cuidadosamente a sujeira do vidro da janela. Existem também pequenos acessórios de até 17 cm de comprimento.

São muito convenientes para lavar pequenas superfícies: vidros de automóveis, janelas com grades, etc. A maioria dos acessórios é um elemento estacionário no qual é colocada uma capa de microfibra.

A melhor opção é uma estrutura móvel. Tem a capacidade de mudar de posição, por isso pressiona o vidro com a maior força possível e lava muito bem.

Capas feitas de diferentes materiais podem ser usadas para fixações. A microfibra macia lida bem com pequenas manchas. Caso não consiga remover a sujeira com ele, experimente usar uma capa dura feita de material com roscas metalizadas.

Acessório para aspirador
O bocal pequeno removível é indispensável para a limpeza de pequenos vãos de janelas, vidros de automóveis, etc. Infelizmente, nem todos os aspiradores portáteis o possuem. É importante descobrir este ponto antes de comprar

Tipo de energia do dispositivo

Existem duas opções: da rede elétrica ou da bateria. É ideal se o modelo combinar ambos. Os dispositivos conectados à rede têm tempo de operação ilimitado.

Mas, ao mesmo tempo, o cabo limita significativamente seu alcance e, em alguns casos, é necessário usar um cabo de extensão para que o dispositivo funcione. Unidades com bateria não apresentam essa desvantagem.

No entanto, eles não podem funcionar por mais de 25 a 30 minutos. Depois disso, a bateria está completamente descarregada. A recarga leva pelo menos duas horas. É verdade que em meia hora de operação um aspirador pode lavar cerca de 50 metros quadrados. m superfície ou várias janelas. O que geralmente é suficiente.

Além disso, os aparelhos com bateria são móveis e podem ser usados ​​não só em casa, mas também fora de casa. Por exemplo, para lavar vidros de carros.

Configuração e fabricante do dispositivo

Pode ser diferente, é importante escolher as opções adicionais que são realmente necessárias. Se a casa tiver vidros altos, não pode prescindir de extensões.

Seria bom se eles viessem com o aparelho. Mas isso raramente acontece. É importante saber se é possível conectá-los ao modelo que você gosta e, em caso afirmativo, onde você pode adquirir hastes compatíveis com o aparelho.

Aspirador de pó para janelas
Para um trabalho cómodo com um novo aspirador de janelas, é importante escolher o equipamento certo. O conjunto de acessórios deve corresponder exatamente às necessidades do usuário, então você não terá que comprar o que precisa e pagar a mais pelo que não precisa.

É bom se o aspirador vier com um pequeno acessório. Isso expande significativamente os recursos do dispositivo. Obtém a capacidade de limpar locais de difícil acesso.

Se você planeja lavar superfícies muito sujas, um bico com tampa de rosca metalizada seria uma boa ideia.Mas você pode passar sem um frasco de detergente. Qualquer composição eficaz serve, não há requisitos especiais para isso.

As unidades de lavagem de vidros são produzidas em diferentes países. Na maioria das vezes no mercado você pode encontrar produtos de fabricantes americanos, alemães, suecos, russos e chineses.

A faixa de preço é muito ampla. Quem gosta de economizar escolhe aparelhos chineses mais baratos. Não são ruins, mas existe o risco de obter um produto de baixa qualidade. Ao adquirir produtos de fabricantes conhecidos da Europa, este risco é muito menor.

Classificação de diferentes tipos de aspiradores sem fio dado aqui. As informações apresentadas no artigo irão ajudá-lo a escolher miniequipamentos não apenas para manutenção de janelas.

Diferenças entre aspiradores automáticos

Esses dispositivos ainda são bastante raros nas lojas, mas a demanda por eles está em constante crescimento. Vamos conhecer dois tipos de lavadoras de vidro robóticas.

Modelos com módulos magnéticos

O equipamento consiste em duas unidades separadas. O primeiro é o detergente. Este é um módulo que contém uma bateria e um tanque com solução de limpeza. A parte inferior da unidade está equipada com bicos para lavagem de vidros e raspadores para limpeza de cantos.

O segundo módulo é a navegação. Ele analisa informações sobre a posição do dispositivo e o move ao longo da superfície. Equipado com uma bateria mais potente que a unidade de lavagem.

Aspirador robô para janelas
Módulos magnéticos são instalados na janela, um em frente ao outro. Depois que a energia é aplicada, eles seguram firmemente o vidro e são capazes de se mover de forma sincronizada ao longo de sua superfície, enquanto removem a sujeira

Os módulos são fixados no vidro, um em frente ao outro. Após ligá-los, é acionado um eletroímã que atrai os blocos e evita que escorreguem do vidro.Quando a unidade é colocada em funcionamento, ela passa primeiro pelo vidro horizontalmente e depois de baixo para cima.

Assim, determina as dimensões da superfície a ser processada. Em seguida, o aparelho se move em zigue-zague de cima para baixo, lavando o vidro. No final do ciclo, o dispositivo emite um sinal sonoro. A capacidade da bateria é geralmente maior que a das contrapartes manuais. A carga dura de 1,5 a 2 horas de operação.

Ambos os módulos estão equipados com amortecedores que evitam uma forte colisão com a estrutura. A unidade de navegação está adicionalmente equipada com sensores que coletam informações sobre o ambiente circundante. As unidades operam de acordo com um algoritmo simples, mas é possível usar o controle remoto para ajustá-lo.

Robôs deste tipo podem se adaptar a determinadas condições operacionais. Considerando que aspirador robô para janelas fixado diretamente no vidro, deverá ser possível regular a força de pressão dos módulos.

Para máxima eficiência do dispositivo, o fornecimento de solução de limpeza pode ser reduzido ou aumentado. Um ponto importante: a largura do vidro nas diferentes janelas com vidros duplos pode variar, por isso é necessário escolher um modelo com alcance de ação adequado.

Aspirador robô
O controle remoto é muito prático, pois dá ao usuário a oportunidade de fazer ajustes no funcionamento do aparelho mesmo quando ele está em um local de difícil acesso. Não há necessidade de tentar se aproximar do aparelho, basta pressionar os botões do controle remoto

O sul-coreano Windoro WCR-I001 pode ser considerado um digno representante deste grupo de dispositivos. Um modelo compacto, eficiente e com bons equipamentos está disponível em duas versões, diferenciando-se na faixa de espessura do vidro.

A unidade lida bem com vários contaminantes: a carga da bateria dura 90 minutos. trabalhar.Depois que a bateria acaba, os ímãs continuam a manter o dispositivo no lugar.

Unidades com ventosa a vácuo

Após ligar o aparelho, a bomba de vácuo é acionada, criando uma zona com ar rarefeito. Graças a isso, o dispositivo fica firmemente preso ao vidro. Ele começa a se mover de baixo para cima e depois horizontalmente, determinando a área da superfície a ser limpa.

Em seguida, o dispositivo determina a trajetória do trabalho e começa a se mover. Para este efeito, são mais frequentemente utilizados elementos rotativos, sobre os quais são colocados guardanapos. Como resultado, o dispositivo se move ao longo do plano, esfregando-o simultaneamente com algum esforço.

O programa embutido no aparelho pressupõe que ele retornará ao ponto onde o trabalho começou. Esses robôs geralmente não possuem pulverizador e tanque com solução de limpeza. Portanto, antes de ligar o aparelho, o usuário deve umedecer o vidro com água ou um composto de limpeza especial.

Aspirador com ventosa
Graças à ventosa a vácuo, a unidade fica firmemente fixada em uma superfície lisa. está equipado com dois bicos giratórios, graças aos quais se move ao longo do plano. Eles giram alternadamente e não apenas movimentam o aparelho, mas também limpam o vidro

Desta forma, eles se assemelham a instrumentos manuais separados. É verdade que neste caso o pulverizador não acompanha o aparelho. Para controlar a unidade, geralmente são usados ​​​​botões em seu corpo.

No entanto, alguns modelos podem incluir adicionalmente um controle remoto. Isso é muito conveniente se você precisar alterar o programa de limpeza ou parar o dispositivo, mas é problemático alcançá-lo.

Aspiradores desse tipo incluem o Hobot-168, desenvolvido em Taiwan. Sua peculiaridade é a ausência de bateria.O dispositivo funciona apenas com rede elétrica, por isso está equipado com um cabo bastante longo. Ele ainda tem bateria, mas foi projetado apenas para operação de emergência.

Para evitar situações de emergência, o fabricante equipa o aparelho com um cabo de segurança. A área de limpeza do aparelho é limitada a 30 metros quadrados. m em um ciclo. Qualquer detergente pode ser usado.

Diretrizes para escolher um assistente robótico

Você precisa começar determinando o tipo de aspirador de pó. Antes de fazer isso, você precisa decidir sobre a funcionalidade desejada e o grau de “independência” do dispositivo. Este será o principal critério de seleção. Além disso, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

Método de energia do dispositivo

Assim como seus equivalentes manuais, os robôs podem ser equipados com bateria ou conectados à rede. A primeira opção é muito preferível porque dá ao dispositivo a máxima liberdade de movimento.

Considerando que funciona sem intervenção humana, precisa disso. É altamente indesejável que a unidade caia ou pare devido a um cabo emaranhado.

Aspirador de pó para janelas
As unidades que operam na rede têm um fornecimento ilimitado de tempo de operação. No entanto, o seu alcance é limitado pelo comprimento do cabo de alimentação. Dispositivos recarregáveis ​​são muito móveis, mas com duração limitada

Na hora de escolher uma bateria, é preciso lembrar que assim que ela acabar, o aparelho pode escorregar do vidro. Portanto, vale a pena escolher um modelo com bateria com potência máxima e não deixá-la descontrolada durante o funcionamento. Os dispositivos que operam na rede podem fazer isso pelo tempo que desejarem. Mas, ao mesmo tempo, eles têm movimentos um tanto limitados.

Configuração adequada do dispositivo

O ideal é escolher modelos com a configuração máxima possível.Via de regra, os aspiradores robóticos não possuem acessórios adicionais deste tipo. Mas o fabricante pode equipá-los com guardanapos e raspadores adicionais para limpeza.

Em alguns casos, esses consumíveis podem ser bastante difíceis de adquirir; portanto, quanto mais deles junto com o aspirador, melhor. Antes de comprar, certifique-se de esclarecer a disponibilidade e o custo dos consumíveis. Se forem muito caros ou nem sempre estiverem à venda, é melhor procurar outro modelo.

Um detergente de marca também pode ser vendido completo com a unidade. A garrafa geralmente é pequena e acaba rapidamente. Vale verificar com um consultor se é necessário utilizá-lo ou se é possível adquirir alguma outra composição.

Aspirador robô
Os modelos quadrados e retangulares são considerados mais eficazes porque conseguem limpar a sujeira dos cantos das esquadrias das janelas. Unidades redondas não podem fazer isso. Vale a pena considerar isso ao escolher um dispositivo

Recursos do dispositivo

Antes de adquirir um aparelho caro, como um aspirador robô para janelas, vale a pena conhecer todas as características de seu funcionamento. Por exemplo, o Hobot-168 está equipado com elementos de limpeza redondos.

Assim, ele não consegue limpar a sujeira dos cantos da moldura. Você terá que fazer isso sozinho. Ele limpará uma superfície lisa sem moldura da maneira mais eficiente possível.

Windoro WCR-I001 não tem essa desvantagem. Suas escovas também são redondas, mas também são utilizados raspadores especiais. Portanto, a sujeira nos cantos é totalmente removida.

No entanto, o dispositivo tem limitações de operação. Só pode ser utilizado em sacos com determinada espessura de vidro. Se este requisito não for atendido, o dispositivo não poderá permanecer na janela.

Marca e país de produção

Os limpadores de janelas robóticos são um produto relativamente novo. Muitos deles ainda estão sendo produzidos. A maior parte dos produtos é fabricada em países asiáticos, mas também existem europeus.

Não pense que estes últimos têm alguma vantagem e são especialmente de alta qualidade. Antes de comprar, você deve ler comentários sobre a marca.

Aspirador de pó para janelas
Antes de comprar, é aconselhável coletar o máximo de informações possível sobre a marca que produz o modelo que você gosta e sobre o próprio aparelho. Boas unidades farão bem o seu trabalho e durarão muito tempo

Se a maioria deles for negativa ou simplesmente não existir, esse é um motivo para pensar em escolher um modelo de outro fabricante. Os primeiros e mais famosos, além de dispositivos confiáveis, foram os robôs Windoro. Infelizmente, eles não podem ser usados ​​em todas as condições. Portanto, os produtos da marca Hobot são mais comuns em nosso país.

Você conhecerá tipos populares de miniaspiradores usados ​​​​para resolver vários problemas domésticos. próximo artigo. Recomendamos a leitura destas informações muito úteis.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Testamos aspiradores robóticos para limpeza de janelas:

Instruções para o uso adequado do limpador de para-brisa:

Você pode confiar a limpeza de janelas a um assistente mecânico. Até mesmo aspiradores de pó manuais tornam esse trabalho muito mais fácil, enquanto os robôs assumem isso completamente sozinhos. A pessoa só precisa retirar o aparelho após a conclusão da limpeza.

Os limpadores de para-brisa elétricos são bastante variados, por isso é preciso ter cuidado na hora de escolher um aparelho. Conseguir o assistente ideal que satisfaça plenamente todos os desejos do proprietário.

Gostaria de nos contar como escolheu um aspirador para limpar vidros do seu apartamento ou casa? Você tem informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Alice

    Ganhei um aspirador de pó para limpar janelas no meu aniversário. O brinquedo é caro, provavelmente não o compraria para mim. Já usei várias vezes. Com ele é mais fácil limpar as janelas, não deixa manchas e não é preciso esfregar com pano ou papel para fazer brilhar. Eu costumava limpar a janela. É mais rápido com um aspirador de pó. A única coisa é que ele não lava as esquadrias, só os vidros. Com o Hobot-168 até limpei as janelas da varanda envidraçada onde era de difícil acesso.

  2. Não levo a sério os robôs de limpeza de janelas. Acho que é apenas um brinquedo caro com muitas deficiências. Mas um aspirador portátil para janelas, também conhecido como limpa-vidros, é outra questão: ajuda muito nas tarefas de casa, embora também não seja o ideal. Pegamos uma empresa confiável - Karcher, modelo WV 50 plus. Em geral lava bem, mas há um problema nos cantos, nem sempre o bico pode ser alcançado. Você também pode usá-lo para lavar espelhos. De vez em quando é necessário enxaguar o bico de silicone, caso contrário ele deixará marcas. A carga da bateria é suficiente para limpar todas as janelas do apartamento. No geral, o dispositivo é 7/10.

  3. Cristina

    Uso este aspirador Karcher há um ano. Ao contrário de um pano comum, não deixa sujeira e manchas e lava até os casos mais avançados. Consegui lavar um espelho que estava no sótão da minha mãe há 20 anos. O produto para esse aspirador é usado com moderação, há 3 anos ainda não troquei o frasco de 500 ml.A única coisa é que a bateria descarrega muito rapidamente. Em vez dos 20 minutos indicados, funciona de forma autônoma por no máximo 10.

  4. Eugênia

    Minha irmã tem um aspirador de pó Karcher, modelo WV 50 plus, e tanto ela quanto eu temos uma impressão negativa. Eu não compraria um para mim. Os consumíveis são bastante caros e a limpeza está longe de ser perfeita. A lavagem regular com um pano é mais eficaz.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica