Erros do ar condicionado Vertex: como encontrar uma violação usando o código e corrigir a situação

Muitos erros nos condicionadores de ar Vertex são detectados usando a função de autodiagnóstico, que exibe códigos de falha no display da unidade. Se houver um mau funcionamento repentino do sistema dividido, você não deve ligar imediatamente para o centro de serviço e chamar um reparador.

Conhecer os códigos de erro o ajudará a navegar rapidamente pela situação e a resolver o problema sozinho. Ao entender o problema e restabelecer o funcionamento do equipamento, você pode economizar no orçamento familiar de gastos desnecessários. Afinal, o técnico de atendimento apresentará nota fiscal até pela ligação.

Codificação de erros para condicionadores de ar da marca Vertex

A grande maioria dos condicionadores de ar da marca Vertex tem a capacidade de diagnosticar falhas de forma independente. Caso ocorra um mau funcionamento, o sistema monitora e analisa o funcionamento de todos os componentes e peças, detecta um erro e exibe informações sobre ele no display da unidade ou smartphone e relata a causa da falha por meio de sinais indicadores.

Eles começam a piscar em uma série periódica de flashes. Um código de erro na criptografia digital ou alfanumérica aparece no display.

A lista de erros gerados pelos sistemas de ar condicionado Vertex é bastante modesta. Estes podem ser encontrados nas instruções fornecidas com os modelos relevantes. Informações detalhadas sobre códigos de erro são transmitidas pelos fabricantes a centros de serviço confiáveis.

Os condicionadores de ar Vertex são montados com base em equipamentos de marcas conhecidas, que podem ser consultados no fabricante ou em centros de serviço autorizados, onde você pode entrar em contato para obter as informações que faltam.

Os manuais do usuário também fornecem uma lista dos danos mais comuns e dicas sobre como eliminá-los. Cada modelo de ar condicionado Vertex possui seus próprios códigos de erro, que serão discutidos a seguir.

Sistemas divididos Tritão, Cacatua, Caranguejo 21(9+12)

E1 – o indicador pisca uma vez – o sensor de temperatura ambiente está danificado.

O sensor de temperatura do ar ambiente (termistor) define o modo de operação do compressor.

Ações: desconecte o aparelho da rede elétrica, verifique a conexão do sensor de temperatura à placa. Se a conexão for interrompida, tente conectar o sensor novamente e ligar o dispositivo. Se não houver resultado, a peça deverá ser verificada.

Sensor de temperatura externa
Com base nas leituras do sensor de temperatura externa, o sistema desliga quando a temperatura cai abaixo do mínimo definido

O principal indicador da saúde de um termistor é a sua resistência. Para medi-lo, use um ohmímetro ou multímetro. Utilizando o diagrama da documentação técnica, é verificada a conformidade da resistência medida com a temperatura ambiente. Se o sensor de temperatura estiver com defeito, ele será substituído.

E2 – o indicador pisca 2 vezes – o sensor de registo da temperatura da tubagem no interior da divisão está danificado. As etapas são semelhantes às descritas acima.

Motor de ventilador interno
Motor do ventilador da unidade interna indissociável em caixa de plástico. O motor elétrico da unidade externa está alojado em uma carcaça metálica e pode ser desmontado para reparos

E6 – o indicador pisca 6 vezes – o motor do ventilador da unidade interior está danificado.

Possíveis razões para a parada do motor do ventilador.

  1. Há uma falha na fiação elétrica ou os terminais das conexões dos fios estão soltos. Operações de reparo: elimine defeitos nos fios elétricos ou aperte as braçadeiras de conexão.
  2. O motor do ventilador elétrico queimou. Deve ser desmontado e um novo motor instalado.

Caso ocorra mau funcionamento por desgaste dos rolamentos e do motor elétrico, eles são substituídos por peças da linha correspondente.

Sistema dividido Crizzly-18U1CF

Mensagens no display sobre mau funcionamento da unidade interna.

E1 – interrupção da comunicação.

A ligação entre as unidades interiores e exteriores desapareceu sistema inversor. Nos demais aparelhos de ar condicionado esse erro não é percebido, pois possuem comunicação unidirecional entre as unidades.

Possíveis razões para falta de comunicação:

  • a fonte de alimentação está desligada;
  • não há conexão entre os blocos (possivelmente os fios estão confusos);
  • os blocos terminais e a placa de controle não possuem comunicação;
  • os fusíveis estão queimados;
  • falha na eletrônica da placa de controle.

Etapas sequenciais para encontrar danos.

  1. Verifique a conexão correta dos fios do bloco usando os números dos terminais.
  2. Verifique se há uma possível ruptura do fio.
  3. Fusíveis queimados são identificados visualmente ou usando um multímetro com a energia desligada. Se for detectado um fusível queimado, procure a causa da queima no painel de controle. Muito provavelmente existem peças defeituosas, em particular a unidade responsável pela comunicação.

E2 – o sensor de temperatura ambiente está danificado. As etapas para corrigir o problema são descritas acima.

E3— mau funcionamento do sensor de medição de temperatura no tubo. As ações são comuns a todos os sensores.

E4 – quebra da proteção da unidade externa.

Desenergize a instalação. Chame um engenheiro qualificado para trabalhos especiais de instalação elétrica no centro de reparos que atende equipamentos Vertex. De acordo com a PUE atual, a carcaça do ar condicionado deve ser zerada. A ligação do aparelho de ar condicionado só é permitida em tomadas Euro com ligação à terra.

Proteção contra choque elétrico quando aterrado
Na ausência de aterramento de proteção, há uma grande probabilidade de choque elétrico se atingir o corpo do ar condicionado

Recomenda-se a instalação de dispositivos de proteção nas linhas de energia do ar condicionado que desconectem o sistema da fonte de alimentação. Ao selecionar e instalar disjuntores, as seguintes regras são seguidas: corrente nominal disjuntor deve ser superior à corrente consumida pelo ar condicionado e a corrente nominal na fiação é superior à corrente da máquina.

E8- formação de gelo ou superaquecimento.

Em caso de formação de gelo, pode aparecer neve congelada nos tubos do condensador, evaporador e ar condicionado. Neste caso, o sistema é desenergizado e um especialista do serviço de atendimento é chamado. O uso posterior pode danificar completamente o dispositivo.

A razão para o congelamento da unidade interna pode ser:

  • violação da transferência de calor devido ao acúmulo de sujeira no ventilador, evaporador ou filtro de limpeza.
  • operação contínua do SCR em decorrência de quebra da unidade de controle, danos ao sensor que controla o congelamento;
  • diminuição do nível de refrigerante por vazamento ou ao longo do tempo - é necessário monitorar regularmente sua quantidade e, se necessário, reabastecer as reservas;
  • mau funcionamento da válvula termostática - somente um especialista de um centro de serviço autorizado pode substituí-la.

O congelamento também pode ocorrer quando o tubo capilar está danificado ou entupido.Neste caso, troque a área defeituosa ou sopre o capilar com um jato de ar sob pressão.

Cobertura do bloco externo
Forma-se gelo no posto externo durante o funcionamento na regulação do aquecimento quando a temperatura do ar exterior é inferior ao nível definido, na ausência da função de descongelação. O congelamento é possível se o sensor de temperatura, a placa de controle estiverem danificados ou se o trocador de calor estiver sujo

O superaquecimento é determinado pela diferença entre o ponto de ebulição do líquido refrigerante e a temperatura do vapor após o evaporador. O valor de superaquecimento para um modelo específico está indicado na documentação do ar condicionado. Normalmente o superaquecimento é determinado de 5 a 7Ó COM.

O superaquecimento indica excesso de refrigerante no sistema - freon, sua quantidade deve ser reduzida.

Em todos os casos, o ar condicionado deve estar desligado.

A seguir, analisaremos os sinais indicadores sobre mau funcionamento da unidade externa.

Pisca 4 vezes em 6 segundos – proteção contra baixa pressão no sistema.

Reabastecendo o ar condicionado com freon
O tipo de freon, taxa de enchimento e pressão máxima são selecionados nas informações de fábrica na placa de identificação da unidade ou consulte as instruções do modelo

Razões para baixa pressão de descarga:

  • pequena quantidade de refrigerante;
  • válvulas de compressor quebradas;
  • pressão insuficiente para sucção;
  • soprar ar a baixa temperatura no condensador.

Procedimento de solução de problemas.

  1. Reabasteça o refrigerante ou repare o vazamento.
  2. Substitua as válvulas do compressor.
  3. Ajuste a pressão de sucção.
  4. Levante tó mistura de ar direcionada ao condensador.

Pisca 3 vezes em 5 segundos – proteção contra alta pressão na instalação.

A alta pressão de descarga ocorre devido a:

  • excesso de freon no sistema;
  • alta temperatura do ar que entra no condensador;
  • a presença de gases estranhos nas tubulações que não estão sujeitas a condensação;
  • exposição ao excesso de calor no evaporador;
  • contaminação do condensador;
  • danos no motor do ventilador do condensador;
  • girando a correia do ventilador do condensador.

Solução de problemas.

  1. Remova o excesso de refrigerante.
  2. Reduza a temperatura do ar no condensador.
  3. Libere gases estranhos do sistema.
  4. Reduza o impacto térmico no evaporador.
  5. Limpe o condensador de sujeira
  6. A solução de problemas do motor elétrico foi descrita acima.
  7. Instale uma nova correia do ventilador.

Pisca 9 vezes em 11 segundos – proteção de fase de tensão.

Em um ar condicionado trifásico, a proteção é acionada contra conexão incorreta de fases ou desaparecimento de uma delas. Para evitar situações de emergência, são verificadas a correta conexão e rotação de fases e, se necessário, são instalados dispositivos de proteção.

Pisca 7 vezes em 9 segundos – proteção contra queda de tensão.

O ar condicionado desliga quando a tensão na rede se desvia criticamente da norma. As quedas de tensão podem ser causadas por vários motivos: carga pesada, acidente, fiação inadequada, etc. Neste caso, substituir a fiação ou instalar um estabilizador de tensão pode proteger os eletrodomésticos.

Estabilizadores de tensão para ar condicionado
Ao adquirir um estabilizador para ar condicionado, é recomendável verificar se ele possui proteção contra sobretensão. A melhor escolha é um estabilizador de inversor com muitas funções de proteção

Pisca 5 vezes em 7 segundos – sensor de temperatura externo.

Pisca 2 vezes em 4 segundos – sensor de superaquecimento.

Pisca 1 vez em 3 segundos – sensor de degelo.

As ações para eliminar erros nesses casos foram discutidas acima.

Pisca 8 vezes em 10 segundos – proteção contra queda de energia.

Quase todos os aparelhos de ar condicionado possuem uma função de reinicialização. O ar condicionado liga após a fonte de alimentação no mesmo modo em que estava operando antes da queda de energia.

As informações sobre as avarias detectadas são inseridas automaticamente no registro eletrônico de erros do ar condicionado Vertex.

Unidades ventilo-convectoras VFC

F0 – o indicador de refrigeração está piscando – o sensor de temperatura ambiente está aberto ou em curto-circuito.

Ações: desconecte o aparelho da rede elétrica, verifique a conexão do sensor de temperatura à placa. Se a conexão for interrompida, você deverá tentar conectar-se novamente e ligar o dispositivo. Se não houver resultado, o sensor deverá ser verificado ou substituído.

Limpando a unidade externa
Unidades de ar condicionado externas altamente contaminadas podem ser limpas por técnicos profissionais munidos de equipamentos e produtos de limpeza modernos.

F1 – o indicador de resfriamento está piscando – o sensor de temperatura do evaporador feito de base de cobre e aletas de alumínio está aberto ou em curto-circuito. Desligue o aparelho, verifique a conexão entre o sensor e a placa de controle. Se o fio estiver desconectado, restaure a conexão e ligue o dispositivo para teste. Se o problema persistir, o sensor precisa ser substituído.

C5 – o indicador de funcionamento do fan coil pisca. Proteção acionada devido à instalação incorreta de jumpers. Após desenergizar o sistema, é verificada a correta instalação dos jumpers.

H6 — o indicador de operação pisca. O motor não está respondendo. Depois do apagão sistemas chiller-fan coil, ele é ligado novamente e o erro é eliminado. Se não houver resultado, entre em contato com a central de atendimento.

Considerando a falta de informações sobre códigos de erro dos aparelhos de ar condicionado Vertex, você deve estocar uma revista e se preparar com antecedência para um mau funcionamento repentino do equipamento adquirido.

É aconselhável solicitar ao fabricante ou a um centro de serviço autorizado uma lista completa de erros do ar condicionado, sua codificação e recomendações para eliminação. Estas informações ajudarão no auto-reparo ou serão úteis para monitorar as ações de um representante de uma oficina credenciada pelo fabricante para realizar operações de reparo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O primeiro vídeo mostra detalhadamente o processo de reabastecimento do ar condicionado com freon após eliminar um vazamento de refrigerante:

O segundo vídeo demonstra claramente a limpeza profissional e o teste do pleno funcionamento do sistema split, incluindo as unidades interna e externa:

A operação sem problemas a longo prazo do sistema split será garantida pela operação adequada e manutenção regular: limpeza dos filtros a cada duas ou três semanas, proteção contra picos de tensão.

Gostaria de nos contar como você mesmo determinou a causa da falha usando o código de erro? Você tem experiência pessoal em solução de problemas? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica