Como escolher um inversor para caldeira de aquecimento: critérios de seleção + revisão de modelos confiáveis
Muitos sistemas de aquecimento modernos são controlados automaticamente e requerem um fornecimento constante de eletricidade para funcionar corretamente.Se houver cortes regulares de energia, os especialistas recomendam a compra de um gerador reserva. Quando a ausência de energia elétrica é rara e não dura muito, basta instalar um inversor progressivo para a caldeira de aquecimento.
Converte a corrente contínua proveniente da bateria em corrente alternada e permite que o equipamento de aquecimento funcione plenamente durante um determinado tempo, mesmo na ausência de eletricidade. Vamos dar uma olhada nas principais características do dispositivo.
O conteúdo do artigo:
- Características gerais do dispositivo
- Conjunto completo de fontes de energia do inversor
- Recursos de design de produto
- Como os dispositivos são classificados?
- Vantagens e desvantagens do equipamento
- Regras básicas para escolher um módulo
- Lista de modelos e fabricantes populares
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características gerais do dispositivo
Um inversor é principalmente um conversor DC para AC. Paralelamente, altera a amplitude de transmissão e gera um sinal de saída de frequência adequada. O próprio dispositivo não consegue carregar a bateria e monitorar sua capacidade atual.
Muitos fabricantes modernos equipam seus produtos com elementos acompanhantes, carregadores adicionais e uma unidade de controle de controle. Tais modelos já são classificados como fontes de alimentação ininterruptas (UPS) e têm capacidade de resolver uma gama mais ampla de problemas.
Integrados ao sistema de aquecimento, monitoram a presença de corrente na rede e, em caso de desligamento repentino de emergência da parte elétrica, mantêm o pleno funcionamento do equipamento por algum tempo.
Desta forma, evita-se o potencial congelamento da água em tubulações e radiadores (no inverno), quebra de partes individuais do sistema e outros problemas desagradáveis.
Produtos simples e de baixo custo desempenham apenas uma função direta - fornecer energia à caldeira para funcionar por um determinado período de tempo. Módulos progressivos complexos expandiram o potencial.
Além de sua missão principal, atuam como estabilizadores e equalizam a tensão do sistema, protegendo assim os equipamentos contra excesso de carga e falhas.
Conjunto completo de fontes de energia do inversor
No mercado moderno de equipamentos domésticos, os inversores são apresentados em diversas versões. Algumas marcas produzem unidades extremamente simples que funcionam apenas como conversores de tensão.
A bateria recarregável não está inicialmente inclusa na embalagem de tais módulos, mas sua conexão é permitida pelo design, podendo o usuário adquirir este elemento separadamente futuramente.
Alguns tipos de inversores possuem uma bateria embutida de certa capacidade, geralmente pequena, mas não é possível aumentar seu volume usando baterias externas adicionais.
Dispositivos deste tipo mantêm o equipamento de aquecimento funcionando por um curto período de tempo e servem principalmente para permitir ao proprietário desconectar corretamente o sistema da fonte de alimentação em caso de emergência.
Uma bateria básica está incorporada nas unidades universais. A expansão da capacidade do dispositivo é realizada adicionando baterias externas. Desta forma, o tempo de funcionamento do dispositivo aumenta de várias horas para vários dias.
Recursos de design de produto
O inversor tem dimensões ideais e formato de paralelepípedo. Colocado no chão próximo da caldeira ou montado na parede (se previsto nas características de design do modelo adquirido).
Nos modelos avançados, uma unidade de controle com sistema de comutação da caldeira e uma bateria básica estão localizadas no interior da caixa. O primeiro nó monitora a disponibilidade de energia e comuta prontamente o equipamento para operação autônoma caso ocorram interrupções no fornecimento de recursos na rede central.
A segunda unidade (bateria) fornece energia a todos os elementos eletrônicos da caldeira durante todo o período de falta de energia ou até que a carga acabe.
Como os dispositivos são classificados?
Quase todos os dispositivos inversores são componentes de um UPS (fonte de alimentação ininterrupta) e executam a mesma função - converter a corrente contínua da bateria em corrente alternada.
No caso de uma queda inesperada de energia, o sistema de alimentação de reserva é ativado e o equipamento de aquecimento muda instantaneamente para operação autônoma. Isto permite manter o pleno funcionamento do aquecimento durante um determinado período de tempo - de várias horas a vários dias.
De acordo com o princípio de funcionamento, os dispositivos são divididos em três tipos:
- Off-line (backup);
- Linha interativa (linha interativa);
- On-line (dupla conversão).
Cada tipo de dispositivo possui características e capacidades específicas que lhe permitem resolver diversos problemas. Depois de estudar minuciosamente os parâmetros de todos os três dispositivos, não será difícil escolher a melhor opção para você.
Princípio de funcionamento das unidades off-line
O modelo off-line possui design simples e é considerado um modelo backup. Quando a rede elétrica opera em modo padrão e demonstra estabilidade, e a tensão não “salta” entre valores extremos, o aparelho “adormece” e não participa do funcionamento do sistema de aquecimento doméstico.
Se o nível de corrente cair para 175 V, a unidade comuta caldeira de aquecimento para recarregar a partir de uma bateria. Assim que a situação for restaurada, o UPS inversor reconecta o equipamento de aquecimento à rede principal.
Cada transição da fonte de alimentação principal para uma fonte autônoma e vice-versa não dura mais do que 10-15 segundos e não afeta de forma alguma a funcionalidade do equipamento de aquecimento.
A faixa operacional da maioria dos conversores off-line está na faixa de 170-270 V.
Com um “salto” constante de tensão, a mudança do sistema principal para o sistema autônomo ocorre com muita frequência e leva ao rápido desgaste das baterias e do próprio dispositivo. Os estabilizadores não estão incluídos no dispositivo, portanto, quando conectados, tanto na entrada quanto na saída, a tensão da rede não muda.
Portanto, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como escolher um estabilizador de tensão para uma caldeira de aquecimento. Leia mais - leia Avançar.
Dependendo do fabricante e do modelo, os dispositivos de backup podem lidar com eficiência com equipamentos elétricos que variam de 300 a 3.500 watts. Alguns produtos fornecem operação cíclica e a capacidade de evitar que as partes de comunicação do sistema de aquecimento congelem por um dia ou mais.
Como os módulos interativos em linha se comportam?
O dispositivo Line-interativo é um dispositivo do tipo switching e é considerado a melhor opção para equipamento universal.Estruturalmente, o produto consiste em uma fonte off-line, um conversor, um relé de comutação e um dispositivo estabilizador de baixa frequência.
No modo de operação padrão da unidade, o equipamento de aquecimento consome o recurso da rede central de energia. A tensão de saída é controlada por um estabilizador e filtros especiais (para alguns modelos), suavizando ruídos e neutralizando interferências da rede à qual a própria caldeira está conectada.
As unidades do tipo linha interativa fornecem energia útil aos aparelhos elétricos por um período de tempo muito curto (não mais que 20 minutos).
Para fornecer recursos às caldeiras de aquecimento, elas não utilizam camisas comuns, mas produtos aprimorados com função de expansão, que permitem a conexão de uma bateria externa adicional. Tais dispositivos podem manter a caldeira funcionando por mais tempo (até 10 horas dependendo do fabricante).
O estabilizador de corrente integrado permite que o equipamento opere corretamente sem mudar para uma bateria em uma faixa de tensão estendida. O dispositivo fornece energia de reserva da bateria e equaliza a tensão da rede elétrica. As desvantagens dos produtos incluem a incapacidade de corrigir a frequência do fluxo da corrente e a suavização mínima da sinusóide (não mais que 20%).
Recursos de dispositivos online
Os dispositivos online operam em modo constante.
O diagrama convencional para conectar equipamentos de aquecimento nesta modalidade é construído na seguinte sequência:
- rede elétrica central;
- fonte de alimentação ininterrupta do inversor;
- caldeira.
O princípio de funcionamento do dispositivo se resume a repetidas transformações dos parâmetros gerais da rede elétrica. No primeiro estágio, ao entrar no inversor, a tensão alternada é convertida em um equivalente estável com indicador de 12 V.
Em seguida, ocorre a manobra reversa e na saída do aparelho inversor a tensão se transforma em tensão alternada com valor de 220 V.
A principal vantagem de um sistema deste tipo é o fornecimento de tensão de alta qualidade à fonte de alimentação da caldeira de aquecimento. Existem apenas duas desvantagens: o alto custo do equipamento de conversão e o baixo nível de desempenho.
Vantagens e desvantagens do equipamento
O inversor é conveniente porque não está vinculado a um tipo específico de fonte de tensão CC. A unidade pode ser alimentada por uma bateria de carro comum, um grupo gerador com um princípio simples de retificação de sinal ou por baterias UPS.
Caso o módulo não possua carregador embutido, os proprietários deverão controlar pessoalmente o nível de capacidade e o grau de descarga do dispositivo.
Entre as principais vantagens do aparelho:
- uma ampla gama de modelos e a capacidade de selecionar um produto com uma senóide de saída quase ideal;
- operação correta com todas as fontes de tensão nominal e corrente contínua;
- custo razoável em comparação com outras unidades similares de potência semelhante;
- não há restrições ao aumento da capacidade da bateria e à duração da operação autônoma.
As desvantagens incluem critérios como:
- falta de controle sobre o nível de carga/descarga da bateria;
- a configuração do limite de resposta não está sujeita a correções adicionais;
- a necessidade de disponibilizar um circuito de comunicação externo para acionamento automático em caso de queda de energia em área residencial;
- alto custo de módulos “sofisticados” com uma ampla gama de capacidades.
A escolha final de um dispositivo adequado é estritamente individual. Tudo depende de quanto a tensão “salta” na rede, da frequência com que os consumidores ficam sem fornecimento de recursos pelo sistema elétrico central e de quanto tempo ficam sem energia.
Regras básicas para escolher um módulo
Ao planejar a compra de um inversor para caldeira, você precisa prestar muita atenção a parâmetros como:
- indicador de tensão e corrente de entrada;
- nível de tensão de saída;
- grau de distorção da tensão sinusoidal de saída;
- fator de conversão real;
- potência total de saída.
Para uso doméstico caldeiras a gás, use principalmente unidades inversoras 12-220. Essas unidades convertem a tensão da bateria de 12 Vcc em tensão de onda senoidal de 220 V com distorção mínima.
Você também pode adquirir uma combinação de unidades mais poderosa (conversor 24-220 e bateria de 24 V), mas precisa descobrir exatamente para qual corrente máxima de entrada o inversor foi projetado.
Somente após receber essas informações você deverá começar a comprar.
O controlador e unidade de controle de caldeiras a gás populares geralmente consomem energia de cerca de 150-200 W. Responsável pela correta circulação do fluido de aquecimento no sistema, Bomba de circulação leva outros 125-150 watts. Para determinar a potência necessária do inversor, esses dados devem ser somados e multiplicados por 2,5 para levar em consideração o volume da corrente de partida no momento da partida.
Os números finalizados devem ser multiplicados novamente por 1,2 para levar em conta alguma reserva de energia. Lembre-se ou anote os dados recebidos. Ao adquirir um inversor, certifique-se de que a potência base declarada pelo fabricante certamente supere os valores calculados.
Lista de modelos e fabricantes populares
Existem muitas empresas, firmas e organizações nacionais e estrangeiras que atuam no segmento de mercado de engenharia elétrica. Alguns deles produzem produtos sob licença, outros desenvolvem as suas próprias tecnologias e oferecem aos clientes produtos únicos, inovadores e competitivos a um preço muito razoável.
Dispositivo da empresa ETK “Energia”
O Inverter Energy PN-500 é um dispositivo prático e barato que fornece fornecimento de energia ininterrupto para caldeiras modernas de baixa potência. Fabricado nas instalações de produção da ETK Energia, uma das líderes do mercado elétrico nacional.
Conectar uma bateria básica ao dispositivo garante o funcionamento totalmente autônomo da caldeira a combustível por 6 a 7 horas. Se você conectar uma segunda bateria, o tempo de operação duplicará.
A unidade produz uma onda senoidal pura na saída, o que ajuda a preservar o caro “enchimento” eletrônico das modernas caldeiras de aquecimento. Quando o funcionamento do sistema elétrico central volta ao normal, o inversor muda automaticamente para o modo de estabilização de tensão e protege a caldeira contra picos repentinos de energia.
Dispositivo "Elim-Ucrânia"
A empresa Elim-Ucrânia atua no mercado de equipamentos elétricos há mais de 10 anos e é respeitada pelos clientes.
Os dispositivos produzidos sob esta marca possuem fonte de alimentação chaveada, display LED atraente e demonstram um nível de eficiência extremamente alto (até 98%). Produz um sinal de onda senoidal pura sem distorção ou níveis de surto.
Equipado com proteção contra superaquecimento, sobrecarga geral e descarga profunda da bateria.Uma das opções de expansão permite conectar uma bateria adicional de qualquer capacidade ao equipamento para manter o funcionamento autônomo do sistema de aquecimento mesmo na ausência de tensão nas redes principais centrais por um dia ou mais.
Unidade Rucelf UPI-400-12-EL
O dispositivo Rucelf UPI-400-12-EL pertence à categoria de fontes de energia linear-interativas. Possui estabilizador embutido que, mesmo com tensão mínima de rede, equaliza o fluxo de corrente sem utilizar bateria. Isso permite aproveitar economicamente a vida útil da bateria, sem sobrecarregá-la e prolongando sua vida útil.
O custo razoável é outra característica dos produtos da empresa russa Rucelf.
Graças a isso, os clientes podem criar uma infraestrutura autônoma completa para recarregar sistemas de aquecimento durante cortes de energia de emergência ou picos de energia.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como comprar o inversor certo e escolher a bateria com capacidade ideal para ele. Como instalar equipamentos na caldeira e esquecer para sempre as interrupções elétricas:
Uma visão geral detalhada do dispositivo, princípios operacionais e funcionalidade do popular modelo de unidade inversora de tensão com onda senoidal pura:
Como se comporta um conversor de tensão inversor que não possui bateria embutida dentro do gabinete:
A instalação de um dispositivo inversor em uma caldeira de aquecimento permite que o sistema de aquecimento funcione corretamente durante picos intensos de tensão e durante um apagão geral.Os proprietários não sentem nenhum incômodo pela falta de energia elétrica e não congelam se esta situação desagradável acontecer durante a estação fria.
Além disso, o dispositivo protege os elementos de comunicação de possíveis falhas causadas por um apagão inesperado e ajuda o equipamento a operar pelo maior tempo possível e com a máxima eficiência.
Já tem experiência na utilização de inversores para aquecimento de caldeiras? Por favor, diga aos nossos leitores qual dispositivo você escolheu? Pelo que você foi guiado? Você está satisfeito com o desempenho do dispositivo? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência, tire dúvidas no bloco abaixo.
Escolher um bom inversor para caldeira não é uma tarefa fácil, como parece à primeira vista. Escolhi e errei, queria economizar, mas como dizem, o avarento paga duas vezes. A caldeira queimou devido a uma oscilação de energia, ou melhor, a placa eletrônica queimou, mas o inversor ficou como se nada tivesse acontecido. Foi assim que cheguei lá. Agora, claro, não vou economizar e vou escolher com cuidado, ainda que por muito tempo.
Eu também encontrei essa situação. Eu tinha um inversor e um estabilizador para caldeira de aquecimento, o vendedor me aconselhou a levar. Então, no momento mais crucial ele não salvou a caldeira. Durante uma tempestade, houve uma oscilação de energia e a placa eletrônica da caldeira queimou (provavelmente este é o ponto mais fraco). O custo da placa é igual à metade do custo de toda a caldeira. E o inversor permanece como estava. Comprei sozinho, provavelmente encontrei uma falsificação. Parece que esse é o problema deles!