Reparação de caldeiras a gás Vaillant: decifrando irregularidades operacionais codificadas e métodos para lidar com problemas

Os equipamentos a gás da marca Vaillant, concebidos para sistemas de aquecimento, apresentam muitas vantagens significativas. Entre eles, os líderes são a montagem de alta qualidade e o uso de componentes confiáveis ​​que garantem o bom funcionamento. Porém, o recurso de qualquer equipamento não é ilimitado e o não cumprimento das regras não tem o melhor efeito no estado da unidade.

Mesmo os dispositivos mais isentos de problemas desgastam-se gradualmente e tornam-se inutilizáveis. Você encontrará tudo sobre como as caldeiras a gás Vaillant são reparadas em nosso artigo. Diremos como identificar a violação, identificar o erro de codificação e eliminar a causa da falha.

Você receberá informações detalhadas sobre todos os tipos de danos e mau funcionamento que ocorrem com dispositivos de aquecimento com o logotipo Vaillant. Você aprenderá como distinguir informações sobre o estado da caldeira de informações sobre defeitos de fermentação ou já formados. Nossas recomendações ajudarão na manutenção preventiva.

Vantagens do sistema de autodiagnóstico

As unidades de aquecimento a gás Vailant são justificadamente populares entre os proprietários de casas de campo e proprietários de apartamentos do antigo parque habitacional. Caldeiras confiáveis ​​​​raramente quebram, não causam transtornos aos proprietários e não os decepcionam durante a estação de aquecimento.

A empresa alemã oferece aos consumidores domésticos uma ampla gama de caldeiras tradicionais e de condensação. A linha inclui modelos de piso e parede, equipamentos atmosféricos e de turbina de diversas potências.Uma vasta gama de ofertas permite-lhe escolher a opção adequada tanto em termos de design como de potência.

Uma vantagem significativa dos equipamentos de aquecimento de um fabricante alemão é o sistema de autodiagnóstico. Um conjunto de letras e números fáceis de aprender permite identificar prontamente as violações e corrigir prontamente a situação.

Vamos trabalhar juntos para entender as dicas criptografadas pelo fabricante e o que deve ser feito para restaurar o funcionamento da caldeira.

Níveis de aviso de erro

Para identificar irregularidades operacionais e monitorar o estado das caldeiras a gás, o fabricante desenvolveu um sistema de alerta exclusivo. Todas as informações exibidas no display da unidade são divididas em dois grupos. O primeiro deles é destinado a proprietários que não conhecem os meandros da indústria do gás, o segundo - a técnicos de serviço.

Certificado Mestre Certificado
As reparações que exijam a desmontagem do corpo da caldeira só podem ser realizadas por técnicos de reparação credenciados pela Vaillant.

O princípio desta divisão é justificado pelo nível do potencial empreiteiro de reparação. Afinal, não só o fabricante de caldeiras Vaillant, mas também todos os seus “associados” alertam que nem todas as operações de reparo podem ser realizadas pelos próprios proprietários das unidades. Existem avarias com as quais é melhor que um faz-tudo doméstico independente não resolva.

A questão não é que, após a intervenção de um artesão independente, as obrigações de garantia sejam automaticamente canceladas.É importante que o equipamento de gás e o combustível nele processado sejam explosivos, tóxicos e perigosos para o fogo se não forem manuseados corretamente. E o resultado de um reparo feito por um amador pode combinar todos os riscos listados, agregando-lhes danos aos vizinhos.

Levando em consideração os motivos acima, o sistema de diagnóstico está dividido em duas partes. A primeira parte está à disposição do proprietário da caldeira. Guiado pelas informações codificadas pelo fabricante, o proprietário pode eliminar avarias utilizando os métodos à sua disposição.

Inserindo uma senha para acessar informações de segundo nível
Para obter informações de segundo nível, é necessário inserir uma senha, que é conhecida apenas pelo técnico que faz a manutenção do equipamento mediante contrato celebrado antes da instalação

A segunda parte das informações codificadas sobre erros do equipamento está disponível apenas para os trabalhadores do gás, com os quais o proprietário do equipamento deve Entrar em um contrato mesmo antes de instalar a unidade. De acordo com a documentação contratual, o combustível é fornecido, o estado técnico é monitorado e os reparos são realizados.

Para obter acesso à segunda parte dos dados do erro, o mestre do serviço de gás insere uma senha desconhecida do proprietário. Parece que o proprietário não precisa de nenhuma informação sobre esses erros, pois todas as operações por trás dessa “barreira” ainda estão inacessíveis para ele.

Soldar um trocador de calor de cobre para uma caldeira a gás
Para realizar ações de reparo relacionadas ao segundo nível de erros, o executor necessita de conhecimento especializado, considerável experiência e ferramentas que dificilmente serão encontradas no arsenal de um artesão doméstico.

Mas! Vamos lembrar quanto dinheiro investimos na organização do aquecimento. Vamos pensar que foi pago um valor substancial pela compra, conexão e instalação.E garantiremos que todos os trabalhos para restaurar o funcionamento da unidade sejam realizados de acordo com as instruções do fabricante. Portanto, descobriremos o que deve ser feito quando um código de erro aparecer no display.

Como monitorar o estado do equipamento?

Para obter informações sobre um mau funcionamento iminente ou já ocorrido, é necessário utilizar programas de diagnóstico designados pelos programadores da empresa no menu na faixa de P.0 a P.6.

O login no sistema de informação é realizado da seguinte forma:

  • Encontramos dois botões no painel de controle. Um deles deve ter um ícone “i”, o segundo um “+”.
  • Ativamos os dois botões ao mesmo tempo. Nós os seguramos até que “d.0” apareça na tela.
  • Utilizando os botões com sinais “+” e “-”, avançamos na lista de falhas para chegar ao ponto que necessitamos no diagnóstico. Confirmamos o que encontramos pressionando o botão “i” e tomamos conhecimento das informações fornecidas pelo sistema.

Observe que entrar até mesmo no modo de diagnóstico de primeiro nível permite alterar as configurações. Acontece que uma caldeira de circuito duplo fica bloqueada, por exemplo, devido a uma temperatura muito elevada definida durante a configuração antes do primeiro arranque. Para resolver tais problemas, não é necessário recorrer à ajuda de um especialista.

Os parâmetros operacionais são alterados manipulando os botões “+” e “-” já conhecidos por nós. Todas as alterações feitas devem ser confirmadas. Novos dados são registrados pressionando o botão com o ícone “i” e mantendo-o pressionado por no mínimo 5 segundos.

Se as informações fornecidas pela caldeira e as ações descritas no manual do fabricante não conduzirem ao resultado desejado, chame um técnico. Ele insere a senha, que abre o próximo nível de diagnóstico.Um reparador certificado pode ver todas as informações sobre erros no funcionamento da caldeira a gás Vailant e todos os códigos atribuídos pelo fabricante.

Além dos erros em ambos os níveis, o sistema de alta tecnologia pode notificá-lo sobre o estado técnico da unidade. Também há divisão nesta área. Os dados de status são codificados com uma combinação alfanumérica começando com a letra “S”, as informações de erro começam com “F”.

Lista de problemas de primeiro nível

Vejamos primeiro o que o proprietário pode “lutar” sozinho, sem medo de que o produto se torne totalmente inadequado e anule a garantia.

A lista de situações disponíveis para correção inclui duas opções:

  • A caldeira não funciona de todo. Aqueles. o aparelho não aquece o refrigerante se for um modelo de circuito único, e não aquece nem o refrigerante nem a água sanitária se for um modelo de circuito duplo.
  • A caldeira aquece água sanitária, mas não aquece o líquido refrigerante. Este problema é típico apenas para unidades de circuito duplo.

Ambas as posições têm uma série de razões completamente removíveis e várias soluções com as quais um proprietário prudente deve se familiarizar. No entanto, antes de um estudo detalhado da situação, deve verificar se a caldeira está ligada à rede e se uma das funções está desactivada: aquecimento ou AQS.

Vejamos agora as causas e métodos típicos para eliminá-los no caso em que a caldeira não aquece:

  • A válvula de gás está fechada. Ambos os dispositivos de corte instalados pelos trabalhadores do gás na tubulação de entrada de gás devem ser abertos.
  • O fornecimento de água fria está cortado. Isso pode ser resolvido abrindo a válvula de corte na tubulação de água.
  • Interrupções no fornecimento de energia. A unidade de aquecimento irá parar de funcionar se não houver fonte de alimentação. Se o fornecimento de energia eléctrica for restabelecido, a caldeira arranca automaticamente.
  • Temperatura definida muito baixa. O proprietário da caldeira corrige um descuido cometido ao fazer as configurações, simplesmente mudando a unidade para o regime de temperatura desejado.
  • Queda de pressão da água (F22). A codificação indicará falta de pressão no sistema para o funcionamento normal da caldeira. Sua aparência significa que você precisa sangrar o ar das baterias e abrir a válvula de reposição localizada na parte inferior do aparelho.
  • Recusa em acender (F28). Se a terceira tentativa de acender o equipamento de aquecimento a gás não levar ao resultado desejado, é necessário encontrar o botão de reset de falha no painel de controle, pressioná-lo e manter a posição por pelo menos um segundo. Fracasso de novo? Chame os trabalhadores do gás.
  • Falha na chaminé (F48). Este sinal indica um aumento na temperatura dos gases de combustão.Eles poderiam ter estagnado e superaquecido devido a uma chaminé externa entupida que precisa ser limpa.

Observe que uma queda na pressão também será sinalizada pelo indicador S76. Este código é do grupo de monitoramento das condições da caldeira. No entanto, para restaurar a operação, serão necessárias as mesmas ações da correção do erro F22.

Sistema de remoção de fumaça de caldeira a gás
Para o bem da sua própria segurança, saúde e segurança do seu agregado familiar, o proprietário da caldeira é obrigado a monitorizar o sistema de evacuação de fumos. A remoção completa dos gases é necessária, uma vez que os produtos do processamento do combustível azul são extremamente tóxicos

O segundo tipo de violação, determinado pelo funcionamento apenas de AQS sem aquecimento refrigerante, geralmente associado a erros do assistente cometidos durante as configurações. Você mesmo pode alterar a temperatura. O manual fornecido com a caldeira descreve detalhadamente como realizar esta operação.

Lista de erros de segundo nível

Agora vamos examinar os problemas que apenas um técnico de serviço pode decifrar. Monitorar as ações do executor, caso você valorize uma unidade muito cara, também pode ser extremamente útil. Especialmente se o reparador não inspirar a devida confiança à primeira vista.

Vamos fazer uma reserva imediatamente que se um traço for exibido no display, então não há violações na funcionalidade; provavelmente, as configurações incorretas são perturbadoras. Se vários códigos forem exibidos alternadamente, há várias violações. Isso significa que o técnico também terá que escolher a sequência correta para solução de problemas.

Erro F.0. Problemas com o sensor de temperatura NTC localizado no ramal de alimentação. Existem vários motivos pelos quais o dispositivo parou de registrar a temperatura. O próprio sensor pode falhar ou a conexão elétrica pode ser interrompida.

Sensor de temperatura para linhas de AQS
Ao escolher peças de reposição para reparo de caldeiras com o logotipo Vaillant, você não deve apenas combinar o tipo de componente com o modelo da caldeira. É aconselhável dar preferência aos produtos do fabricante do aparelho para obter total compatibilidade

Em todos os casos, a caldeira é desmontada para identificar violações. Se for detectada uma conexão solta com a placa eletrônica, ela será restaurada. Se um dispositivo ou fio precisar ser substituído, isso será feito.

Erro F.1. Problemas com o sensor de temperatura NTC instalado no tubo de retorno. Todas as ações tomadas para eliminar o erro anterior são executadas na mesma ordem.

Erro F.5. Falha no funcionamento do sensor de gases de combustão fora da caldeira. Por analogia com os erros anteriores, é necessário verificar a conexão do plugue à placa eletrônica e verificar a fiação. Se a causa não for descoberta, o sensor deverá ser substituído.

Erro F.6. Abertura do sensor de gases de combustão dentro da caldeira. Eles também verificam o cabo, as conexões dos cabos, a conexão do plugue à placa eletrônica e o próprio dispositivo. Com base nos resultados das avarias identificadas, os contatos são restaurados, o fio ou o próprio dispositivo de gravação são trocados.

Erros F.10; F.11; F.15; F.16. Curto-circuito: erros 10 e 11 - curto-circuito dos sensores de temperatura de alimentação e retorno, códigos 15 e 16 - curto-circuito dos sensores de gases de combustão externos e internos. Quando um curto-circuito de todos os tipos de sensores listados é registrado, eles são substituídos.

Erro F.20. O fusível de temperatura disparou. É necessário verificar se o sensor de temperatura no ramal de alimentação do líquido refrigerante está instalado e conectado corretamente. Na maioria das vezes, o fusível dispara sem motivo real se a montagem desta seção do circuito for realizada incorretamente.Com menos frequência, isso acontece devido a uma falha no sensor.

Erro F.22. A caldeira está a secar ou falta água na unidade. Este é um sinal de que há um vazamento no dispositivo ou que a bomba não consegue lidar com o bombeamento. Porém, se nenhum vazamento for detectado, todo o problema está na bomba: ou ela está quebrada ou a conexão elétrica está danificada. O problema é resolvido com a substituição.

Trocador de calor secundário para água quente sanitária
Trabalhando “ocioso”, ou seja, sem água é um caminho direto para a queima das paredes dos trocadores de calor. Se você não responder à indicação do dispositivo a tempo, a substituição dos dispositivos e a instalação podem esgotar significativamente o orçamento familiar

Além disso, o dispositivo que bloqueia o funcionamento da caldeira quando o limite de temperatura é ultrapassado pode avariar. Não adianta consertar, via de regra esse tipo de interruptor é substituído.

Erro F.23. As leituras dos sensores de temperatura na entrada e na saída da caldeira variam muito. Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao volume insuficiente de água na unidade ou ao seu movimento ser muito lento. A culpa é da bomba - ela está quebrada ou bloqueada.

Erro F.26. O fluxo de combustível fornecido pela válvula de gás do dispositivo de passo não é detectado. Neste caso, o problema deve ser procurado na fiação da válvula de gás ou no circuito elétrico utilizado para conectá-la. Pode não haver contato entre o motor de passo e a placa eletrônica.

Erro F.28. É impossível acender a caldeira, mesmo após inúmeras tentativas a unidade não arranca. As causas mais comuns do problema incluem perturbações no sistema de fornecimento de gás à câmara de combustão. É necessário verificar a válvula de gás, é possível que ela esteja simplesmente configurada incorretamente e não esteja quebrada.

A empresa que fornece gás ao consumidor de acordo com o contrato celebrado pode falir. O combustível azul pode conter muito ar, cuja proporção excede a norma exigida para a combustão. É possível que a proteção contra incêndio tenha sido ativada.

Se tudo estiver em ordem com o sistema de abastecimento de gás, deve-se procurar problemas nas conexões de abastecimento de gás. É necessário verificar a válvula solenóide, o dispositivo de ignição, incluindo seu plugue, o transformador, a fiação utilizada na conexão e seus terminais. Depois de garantir que os dispositivos listados estão operacionais, começamos a testar o cabo de ionização e a placa de controle.

Válvula de gás para mini sala de caldeira montada na parede
Uma quebra da válvula de gás ameaça um fornecimento descontrolado de combustível azul ou uma interrupção completa do fornecimento de gás à câmara de combustão.Pode ser reparado se o enrolamento estiver queimado, mas para defeitos mais graves é aconselhável substituí-lo

Erro F.29. A chama apagou-se durante o aquecimento do refrigerante, após o que a unidade não acendeu. Neste caso, o fornecimento de combustível é interrompido pelo transformador de ignição. Precisa ser verificado, o dispositivo de ignição limpo ou substituído. Também vale a pena conferir aterramento da caldeira: se está organizado e como tudo foi feito corretamente.

Erro F.36. O funcionamento da caldeira é bloqueado pelo sensor de gases de escape. Em primeiro lugar é necessário verificar o duto de exaustão de fumos, se necessário deve ser restaurado ou limpo. Se não houve bloqueio ou estreitamento severo no canal devido ao acúmulo de queimaduras, significa que o próprio sensor ou a linha que o conecta ao circuito elétrico está com defeito.

Erro F.49. Queda de tensão no barramento eletrônico. Isso é o resultado de um curto-circuito no barramento ou da conexão de duas fontes de polaridade oposta a ele.

Erro F.61. Problemas de controle da válvula de gás. Ocorre por curto-circuito na parte eletromagnética da válvula de gás ou por curto-circuito no isolamento do cabo. Outro motivo é um mau funcionamento do dispositivo de controle eletrônico.

Erro F.62. Alteração do atraso de ativação da válvula de gás. Consequentemente, a estanqueidade das conexões que fornecem gás e regulam sua pressão é quebrada.

Erro F.63; F.64. Danos na placa eletrônica ou nos sensores a ela conectados. É necessário verificar os sensores, a fiação elétrica que os conecta à placa e a própria placa eletrônica.

Erro F.65. Aquecimento de eletrônicos. A temperatura do dispositivo de controle eletrônico está muito alta devido à proximidade de dispositivos de aquecimento ou devido a falha da placa eletrônica. Deve ser mantida a distância especificada no manual do aparelho entre o sistema de controle eletrônico e qualquer equipamento que gere calor durante o uso.

Limpeza do sistema de ignição e ionização
Se forem observados regularmente problemas durante o acendimento da caldeira, muitas vezes a unidade fica bloqueada, respondendo aos comandos do sistema de ionização, deve-se primeiro limpar os dispositivos, livrando-os dos depósitos de carbono

Erro F.67. O dispositivo de ionização não funciona. Tradicionalmente, são verificados o próprio dispositivo, a placa eletrônica e o circuito elétrico que os conecta.

Erro F.70. A placa eletrônica e/ou display não exibe todas as funções ou não as exibe de forma alguma. Resolvido substituindo a opção inadequada.

Erro F.71; F.72. As leituras dos sensores da linha de alimentação e retorno estão incorretas.Sensores, placa eletrônica, fiação e conexões elétricas devem ser verificados.

Erro F.73. Demonstração de dados incorretos pelo sensor de pressão. O próprio sensor de pressão está quebrado ou o circuito elétrico entre a placa e o dispositivo que registra os valores de pressão no sistema está quebrado.

Erro F.75. Falta de resposta do sensor de pressão às flutuações de pressão. Se o sensor não reagir de forma alguma a um aumento e diminuição acentuados da pressão da água, significa que está com defeito e deverá ser substituído. A verdade é que o motivo não está nela, mas sim na bomba de circulação, então terá que trocar a bomba.

Erro F.77. Danos no amortecedor dos gases de escape. Existe uma ligeira sensação de fumo na divisão onde se encontra a caldeira. Você deve providenciar imediatamente uma ventilação e chamar um técnico para verificar o dispositivo e realizar reparos.

Ventilação em sala com equipamento a gás
Numa divisão com caldeiras instaladas, seja uma sala de caldeiras ou uma cozinha de edifício de apartamentos, deve ser organizada uma ventilação natural impecável. Deve ser garantido um fornecimento estável de ar fresco e a remoção de resíduos para as aberturas de exaustão.

Consideramos apenas perturbações no funcionamento de caldeiras atmosféricas. As listas de erros dos modelos tradicionais turboalimentados e condensados ​​​​são um pouco diferentes, o que se justifica pela diferença nas soluções de design e nas diferenças nos princípios de operação. Uma lista completa pode ser encontrada nas instruções para instaladores de gás certificados pelo fabricante e credenciados para realizar reparos.

Uma vantagem importante: todos os modelos de caldeiras Vailant estão equipados com o chamado “acumulador de erros”. Apresenta dez violações operacionais extremas registradas pela eletrônica da caldeira. Você pode encontrar esta posição no menu do tabuleiro pressionando simultaneamente dois botões “i” e “-”.

Se, após a leitura da informação sobre as infrações, não premir nenhuma das teclas durante 4 segundos, a eletrónica da caldeira regressa automaticamente ao modo de funcionamento anterior.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um vídeo com uma análise de como corrigir o erro F.75 e uma representação visual dos componentes da unidade:

Guia de vídeo para reparo da placa do sistema de controle da caldeira:

Recomendações valiosas de um proprietário experiente sobre como colocar a caldeira em operação de acordo com a estação:

Para diminuir a probabilidade de quebras do equipamento, você deve seguir rigorosamente as instruções do fabricante, que estão detalhadamente explicadas no manual que acompanha o produto. O cumprimento das instruções de operação é uma garantia de operação ininterrupta. Mas se ocorrer uma violação, nossas dicas ajudarão você a encontrar rapidamente a causa.

Gostaria de partilhar a sua própria experiência na restauração da funcionalidade de um sistema de aquecimento com caldeira Vaillant ou unidade semelhante? Você conhece as sutilezas tecnológicas do reparo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Compartilhe informações e fotos úteis sobre o tema do artigo no bloco de comentários abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica