Como limpar um banheiro de cálculos urinários, ferrugem e outros depósitos: os prós e os contras de vários métodos

A limpeza perfeita no banheiro é possível, mas exige muito esforço. A maioria das donas de casa tem certeza disso.Porém, se você conhece a natureza dos contaminantes que aparecem no interior dos encanamentos e utiliza meios bem escolhidos para combatê-los, a tarefa se torna muito mais fácil.

Vamos falar sobre como limpar um banheiro de forma rápida, eficiente e sem muitos gastos.

Três principais inimigos da limpeza do banheiro

Um banheiro limpo e brilhante é motivo de orgulho para qualquer dona de casa. Mas, infelizmente, ele não permanece assim por muito tempo. Pouco tempo após a limpeza, podem aparecer manchas vermelhas desagradáveis ​​​​na superfície do equipamento.

São manchas de ferrugem, produto da oxidação do ferro ou de outras ligas metálicas. Parece que não tem de onde sair no vaso sanitário, que é feito de cerâmica com peças de plástico.

No entanto, existem vários motivos para o aparecimento de ferrugem. O primeiro é o estado deplorável das comunicações de engenharia. As linhas antigas eram feitas de metal não galvanizado, que inevitavelmente corrói com o tempo.

Partículas de óxido caem na água, deixando uma marca de ferrugem na superfície do equipamento.

Manchas de ferrugem no banheiro
Manchas de ferrugem são muito difíceis de remover de um vaso sanitário sem o uso de produtos de limpeza especiais encontrados em casa ou comprados em uma loja.

As causas frequentes de manchas de ferrugem também incluem água enriquecida com ferro que entra no abastecimento de água e vazamento de líquido do tanque.

Além da ferrugem, deixa marcas na superfície do vaso sanitário calcário. A intensidade de sua formação depende da composição da água utilizada no sistema de abastecimento de água.

Contém necessariamente vários compostos minerais que se depositam nas paredes do vaso sanitário e formam um revestimento acinzentado duro e desagradável. Quanto mais compostos de cal na água, mais rápido aparece a placa.

E o terceiro “inimigo” da limpeza dos equipamentos de encanamento são os cálculos urinários. Tem uma formação semelhante ao calcário, com a única diferença na sua composição. A pedra é formada a partir de minerais contidos na urina humana.

Quando o vaso sanitário é usado de maneira descuidada ou com descarga irregular, os resíduos de urina permanecem na superfície do vaso sanitário, formando uma camada dura de cor amarelo-acastanhada desagradável.

Limpando o banheiro
O ideal é utilizar um produto especial para cada tipo de contaminação sanitária, o que facilita o seu tratamento. Mas soluções universais também podem ser úteis

Assim, existem três tipos principais de contaminação de banheiros. Eles diferem significativamente entre si em sua composição química, portanto, será possível eliminá-los por diferentes meios. Embora existam métodos universais de limpeza que ajudarão em todos os casos.

Gostaria de observar mais um ponto. Todos os tipos de contaminantes começam a se depositar onde a superfície do vaso sanitário se tornou áspera ou apareceram microfissuras.

Na maioria das vezes, a cerâmica perde a suavidade após contato com líquidos ou objetos excessivamente quentes.Mudanças repentinas de temperatura também são extremamente prejudiciais ao vaso sanitário, pois podem aparecer microfissuras.

Você precisa saber que os modelos econômicos de encanamentos são feitos de louças sanitárias comuns com porosidade bastante alta. Este material é propenso ao acúmulo de contaminantes. É preferível adquirir equipamentos feitos de porcelanato sanitário, que apresentam maior lisura superficial.

Por onde começar a limpeza?

Qualquer que seja o método de limpeza do banheiro escolhido, não se esqueça da etapa de preparação. Primeiro de tudo, você deve cuidar da proteção. Todo trabalho deve ser realizado somente com luvas de borracha.

Eles protegerão a pele das mãos de produtos de limpeza agressivos e você não deve se esquecer da higiene básica. O banheiro é um local onde os patógenos se acumulam.

Limpador de banheiro
Ao trabalhar com produtos químicos agressivos, é obrigatório o uso de luvas protetoras de borracha. Caso contrário, você pode desenvolver alergias ou ressecar a pele das mãos.

Pelo mesmo motivo, é aconselhável usar oleado ou avental de plástico. É bom que cubra o máximo de superfície possível. Isso evitará que germes entrem em suas roupas. Se forem usados ​​produtos químicos agressivos, um respirador não deve ser negligenciado. O trato respiratório também deve ser protegido.

E mais algumas palavras sobre segurança. Tente garantir que as soluções de limpeza não entrem em contato com a pele e muito menos com as mucosas. Se gotas do produto entrarem em contato com eles, lave-os imediatamente com água.

Ao trabalhar com produtos com odor forte, deixe sempre a porta do banheiro aberta. O mesmo deve ser feito no caso de formação de gás durante a interação dos agentes de limpeza.

É aconselhável começar a limpar o vaso sanitário retirando a água.Ele precisa ser retirado do dispositivo e despejado. Para isso é muito conveniente usar uma concha com cabo longo. Só depois disso você poderá começar a aplicar produtos de limpeza.

Combatemos a poluição com remédios populares

Nem todas as donas de casa estão prontas para usar produtos químicos agressivos na luta pela limpeza e preferem se contentar com remédios “populares” mais suaves. Não há nada de errado com isso, especialmente porque esses métodos são bastante eficazes.

Principalmente nos estágios iniciais, quando a placa e a pedra não tiveram tempo de endurecer muito. Vejamos como você pode limpar um banheiro usando métodos suaves populares.

Método número 1 - bicarbonato de sódio com vinagre

Parece que todo mundo sabe limpar banheiro com refrigerante e vinagre, mas há algumas nuances aqui. Primeiro prepare o bicarbonato de sódio, um pacote será suficiente. Em seguida, umedecemos a superfície interna do equipamento, para prepará-lo para o processamento.

Encha o vaso sanitário com bicarbonato de sódio. Ele grudará em uma superfície molhada. Se houver áreas com placa e pedra, cubra-as literalmente com refrigerante úmido.

Limpando o banheiro com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio comum é um poderoso agente de limpeza, mas só precisa ser usado corretamente. É eficaz tanto quando usado separadamente como quando combinado com vinagre.

Deixe o banheiro assim por cerca de meia hora. Durante esse tempo, o refrigerante reagirá com os contaminantes e começará a destruí-los. Passado o tempo, pegue um recipiente com vinagre de mesa. Se apenas a essência estiver disponível, é melhor diluí-la. Despeje cuidadosamente o vinagre na superfície polvilhada com refrigerante do vaso sanitário. Uma reação violenta começará, o que ajudará a remover a contaminação.

Pegamos uma escova e esfregamos a sujeira, “ajudando” a reação química fervilhante.Depois de terminar, passe novamente uma escova na tigela e enxágue bem o vaso sanitário. Serão necessárias várias descargas ou, se não quiser esperar o tanque encher, pode enxaguar o equipamento com água limpa de um balde.

Método número 2 - mostarda em pó

Primeiro, prepare a mistura de limpeza. Para fazer isso, pegue duas colheres de sopa de mostarda em pó, adicione uma quantidade igual de ácido cítrico cristalino e quatro colheres de sopa de amido.

Misture bem até obter uma mistura homogênea. Começamos a adicionar água limpa gradualmente. Mexa até obter uma pasta. Este será o nosso produto de limpeza.

Mostarda em pó
Um produto caseiro à base de mostarda em pó não só limpa, mas também desinfeta bem o banheiro. Os componentes incluídos na mistura são absolutamente inofensivos para o encanamento.

Umedecemos a superfície do vaso sanitário para que a mistura grude melhor. Distribua cuidadosamente a mistura pela tigela. Esfregue bem o produto nas áreas particularmente contaminadas e deixe assim por cerca de meia hora. Em seguida, enxágue com água e ao mesmo tempo com uma escova. Lave qualquer produto restante com água limpa.

Método número 3 - vinagre e sal

Este método é especialmente eficaz para eliminar cálculos urinários. Precisamos de um copo de vinagre de mesa com nove por cento. Caso não esteja, pode-se diluir o ácido acético de acordo com as instruções, que geralmente estão presentes no frasco.

Despeje o vinagre em um recipiente que não tenha medo de calor e comece a aquecer a solução. É importante lembrar que neste momento pode surgir um odor pungente, por isso é aconselhável fechar bem o recipiente.

Preparando o produto de limpeza
A partir dos ingredientes mais simples encontrados em qualquer casa, você pode criar um poderoso produto de limpeza.Mas é importante manter as proporções para aumentar a eficácia da ação.

Aqueça o vinagre a uma temperatura de cerca de 40ºC, depois adicione meia colher de chá de sal e misture bem. Usando a solução resultante, trate cuidadosamente a superfície do vaso sanitário. Em áreas com contaminação particularmente intensa, aumente a quantidade de produto esfregando-o na pedra.

Fechamos o vaso sanitário com uma tampa e deixamos assim durante a noite. Pela manhã, retire a solução junto com os contaminantes drenando a água do tanque.

Método número 4 - cinza de madeira

Para preparar a composição de limpeza, precisamos de igual quantidade de cinza de madeira e ácido cítrico cristalino. Normalmente, dois pacotes padrão de suco de limão e a mesma quantidade de cinzas são suficientes. Misture tudo bem.

Umedecemos o vaso sanitário e enchemos com o produto resultante. Deixe assim durante a noite. Pela manhã, limpe o vaso sanitário com uma escova e enxágue, retirando o restante do produto.

Soluções ácidas de diferentes concentrações

Como você sabe, um ambiente ácido dissolve muito bem os depósitos de calcário e os cálculos urinários. Também é eficaz contra a ferrugem, por isso os ácidos e produtos à base deles são considerados uma boa opção para a limpeza do vaso sanitário.

Na prática, vários ácidos podem ser utilizados sem mistura com outras substâncias. Usar ácido fosfórico é a melhor resposta à questão de como limpar a ferrugem do banheiro.

A substância pode ser facilmente adquirida em loja, onde é vendida na forma de solução a 85%. O produto é uma substância incolor, xaroposa e muito agressiva. Você só pode trabalhar com isso usando proteção.

Prepare o produto de limpeza: pegue meio litro de água limpa e dissolva 100 ml de ácido ortofosfórico, misture até obter uma mistura homogênea.

Limpando o banheiro
Os ácidos podem limpar quase qualquer contaminante, mas é preciso lembrar que eles podem estragar as partes plásticas do vaso sanitário e da tubulação.

Desengorduramos o vaso sanitário lavando-o com qualquer detergente e sabão. Em seguida, aplique o agente de limpeza preparado, trate a superfície com um pincel, de preferência com cerdas naturais. Deixe a tigela com a solução por um tempo. Dependendo da intensidade da contaminação, pode demorar de 1 a 12 horas.

Depois de um tempo, enxágue o banheiro com uma solução fraca de refrigerante. Para prepará-lo, dissolva uma colher de sopa de refrigerante em cada litro de água.

O ácido clorídrico também é usado para remover ferrugem e placa bacteriana. Mas é preciso saber que não pode ser utilizado para equipamentos com peças de plástico e borracha, e seu uso também está excluído se o vaso sanitário estiver conectado a uma tubulação de plástico. O ácido dissolverá o plástico.

Aproximadamente meio copo de ácido clorídrico é colocado na tigela, onde é deixado por 15 minutos. Em seguida, a superfície é lavada com água limpa.

Você pode usar ácido cítrico e acético para limpeza. Como o seu efeito é um pouco mais fraco, esta técnica dá os melhores resultados. O papel higiênico é embebido em vinagre e colocado sob a borda e nas áreas contaminadas.

Faça o mesmo com o ácido cítrico, mas como é cristalino, pode ser mais conveniente aplicá-lo sobre um pano úmido. Deixe o produto agir por várias horas, de preferência durante a noite. De manhã, enxágue com água limpa.

O ácido oxálico é usado de forma semelhante ao ácido cítrico.Este produto barato pode ser adquirido em lojas de ferragens.

Ácido oxálico
O ácido oxálico também é amplamente utilizado para limpeza de encanamentos. O pó é aplicado sobre um pano úmido e aplicado nas áreas contaminadas.

Muitas vezes você pode ouvir conselhos sobre o uso do eletrólito da bateria como agente de limpeza. Isso é muito eficaz, mas basta lembrar que o líquido contém ácidos, por isso não se esqueça do cuidado e da proteção. Trate a tigela com eletrólito, deixe agir por 20 minutos e depois lave com água.

Produtos de limpeza com abrasivos

Composições deste tipo contêm necessariamente abrasivos. São partículas muito pequenas, mas pontiagudas e duras, com as quais é realizado o tratamento mecânico da superfície. Os abrasivos literalmente removem a sujeira, removendo-a da superfície. Eles são adicionados em diferentes quantidades aos produtos de limpeza.

Em qualquer caso, não é aconselhável utilizar tais misturas em cerâmicas. Isto é especialmente verdadeiro para porcelana sanitária. Os abrasivos deixam marcas semelhantes a arranhões em uma superfície lisa. Com o tempo, mais e mais deles se acumulam, a tigela fica áspera, literalmente “atraindo” sujeira.

Produtos de limpeza com abrasivos
Os pós com abrasivos custam muito pouco, por isso são muito populares. No entanto, é preciso lembrar que partículas sólidas estragam a superfície dos encanamentos

Se ainda quiser usar produtos de limpeza deste tipo, leia as instruções da lata. Na maioria das vezes, além de abrasivos, contêm algum tipo de alvejante. Portanto, a maioria dos fabricantes aconselha o uso de seus produtos dessa forma.

O pó é aplicado sobre uma esponja umedecida em água ou diretamente na tigela e depois esfregado intensamente na superfície. Então você deve deixar o produto por um tempo para que ele “funcione” de forma eficaz. Em seguida, esfregue novamente com uma esponja e enxágue com água.

Produtos de limpeza industrial

Este é um grande grupo de diferentes compostos feitos à base de ácidos ou álcalis. Os primeiros são mais eficazes, pois o ácido remove melhor o inchaço da ferrugem e o calcário.

Mas os agentes alcalinos “funcionam” bem contra a matéria orgânica e, portanto, decompõem perfeitamente os cálculos urinários e as gorduras. Vejamos as formulações mais populares.

“Cillit Bang” tipo gel para banheiros

Todos os produtos produzidos sob esta marca possuem consistência de gel. São acondicionados em frascos com prático dispensador em formato de bico, que ajuda a levar a solução aos locais de mais difícil acesso.

O principal ingrediente ativo do produto é o ácido clorídrico. Portanto, é melhor utilizado contra manchas de ferrugem e calcário. Ao mesmo tempo, não se esqueça dos equipamentos de proteção.

Limpadores de banheiro
Os produtos de limpeza comerciais são muito eficazes. Você precisa saber que não pode misturá-los. Pode ocorrer uma reação química imprevisível, o que é muito perigoso

Na linha de produtos você encontra composições de ação direcionada: contra ferrugem, para desinfecção, para branqueamento ou brilho, contra depósitos de calcário de difícil remoção. Os consumidores apreciam a alta eficiência da composição, o consumo econômico e a embalagem conveniente.

Entre as deficiências, o custo relativamente elevado do medicamento é considerado o mais significativo. Mas o gel é muito fácil de usar.Deve ser aplicado na tigela, deixado por 15-20 minutos e depois enxaguado.

"Domestos" para o banheiro

Esta marca produz um produto multifuncional popular para limpeza de vasos sanitários e outros encanamentos. O produto contém álcali, que lida bem com a destruição da matéria orgânica. Por este motivo, o produto não combate o calcário de forma muito eficaz.

Além disso, o produto contém alvejante à base de cloro, por isso não só clareia manchas de ferrugem, mas também desinfeta superfícies.

São produzidas diversas variedades da droga, diferindo principalmente nas fragrâncias. Estes últimos são necessários para abafar o cheiro extremamente desagradável do cloro. Os consumidores valorizam muito o produto por sua alta eficiência, consistência espessa e consumo econômico. Uma das desvantagens é o odor forte e desagradável da droga.

Domestos é universal; quando diluído, pode ser usado como alvejante e como desinfetante para superfícies de cozinha. E na forma não diluída, ele e outros produtos igualmente eficazes podem ser usados ​​para limpando bloqueios em canos de esgoto.

Produto de limpeza “Patinho de banheiro”

Preparação líquida produzida em frascos de formato característico e gargalo fortemente curvo, que permite aplicar o gel nos locais de mais difícil acesso. O pato contém ácido clorídrico, por isso lida bem com depósitos de calcário e manchas de ferrugem.

Um pouco pior, mas ainda eficaz, a droga dissolve cálculos urinários. A concentração de ácido é bastante elevada, por isso o produto é agressivo com bactérias.

Patinho de banheiro
O pato higiênico é um produto à base de ácido muito eficaz.Além dos universais, o fabricante produz medicamentos altamente direcionados para solucionar diversos problemas.

A droga tem um efeito desinfetante pronunciado. Ao trabalhar com a composição é obrigatório o uso de equipamentos de proteção. Os compradores notaram a boa eficácia do medicamento, embalagem conveniente e preço acessível.

O patinho contém derivados de cloro, apesar disso tem um cheiro agradável. As desvantagens incluem a consistência líquida, que provoca o rápido consumo do medicamento.

Limpeza de tabletes e cubos

Muitas donas de casa, pensando em como limpar o banheiro de cálculos urinários, não levam em consideração os inúmeros produtos de limpeza em comprimidos. Eles são produzidos pela maioria dos fabricantes de produtos químicos domésticos. Este é um produto multifuncional eficaz que pode não só limpar o equipamento, mas também desinfetá-lo e desodorizar o ar do banheiro.

Pastilhas para limpeza de tanques
As pastilhas de limpeza para tanques são um produto multifuncional prático que resolve três problemas principais dos equipamentos hidráulicos ao mesmo tempo. A composição desses comprimidos e a concentração de substâncias ativas neles variam dependendo do fabricante.

Marcas conhecidas produzem produtos com eficácia de um a dois meses. O comprimido revestido solúvel em água é colocado no tanque de drenagem. Dissolvendo-se lentamente, “libera” gradualmente as substâncias ativas na água. Como resultado, as peças do tanque de drenagem são limpas. Após pressionar o botão de descarga, o líquido entra na tigela e também é limpo de todos os tipos de contaminantes.

Ao mesmo tempo, as substâncias ativas chegam facilmente às áreas mais inacessíveis e limpam-nas. Os produtos podem ter uma variedade de aromas; o usuário escolhe o perfume que quiser.

Os comprimidos são bastante eficazes, especialmente se não houver contaminantes antigos. Dentre as desvantagens do produto, vale destacar o consumo bastante rápido do medicamento, principalmente se um grande número de pessoas vai ao banheiro.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Com a ajuda de instruções em vídeo, você pode resolver alguns dos problemas associados à contaminação de equipamentos de encanamento no banheiro.

Uma maneira fácil de limpar um banheiro usando Coca-Cola e ácido cítrico:

Remédios populares para limpar o banheiro:

Como se livrar da ferrugem em um vaso sanitário:

Limpar o banheiro não é a tarefa mais agradável. No entanto, isso deve ser feito regularmente para que posteriormente não seja necessário usar produtos químicos agressivos para colocar o equipamento em ordem.

Se, no entanto, o encanamento tiver uma aparência desagradável, é necessário determinar a natureza dos contaminantes e selecionar o agente de limpeza mais eficaz especificamente para eles, pois seu alcance é muito, muito amplo.

Existem outras maneiras eficazes de limpar a sujeira do banheiro e você as aplicou com sucesso na prática? Por favor, informe outros visitantes do nosso site sobre eles na seção de comentários. Ou tem dúvidas sobre o tema do artigo? Pergunte a eles, vamos descobrir isso juntos.

Comentários dos visitantes
  1. Marina

    Eu uso regularmente alguns dos métodos de limpeza de banheiros descritos aqui, porém, o método com refrigerante e vinagre despertou meu interesse. Se tudo ficar claro com o refrigerante, você precisa de um pacote, mas quanto vinagre deve colocar? Felizmente, não tive a oportunidade de limpar depósitos teimosos, mas vou tomar nota. Acredito que o principal método de limpeza seja a prevenção sistemática, tratando o banheiro com diversos produtos químicos.Assim, você não terá que procurar muito por uma maneira de se livrar de ferrugem e depósitos indesejados.

  2. Andrei

    Cada método tem seus prós e contras. Considerando a composição química dos depósitos que precisavam ser removidos, utilizei o método mais simples para dissolver os depósitos de carboxila. Peguei essência de vinagre concentrada e diluí com água da torneira comum na proporção de um para um. A solução resultante foi despejada em um borrifador comum que sobrou depois que meu limpador de vidros acabou. Usando este pulverizador, apliquei o líquido várias vezes na superfície do problema. O ácido neutralizou o álcali. A superfície está limpa.

  3. Alexei

    Por se tratar de um método popular, e como você sabe, todos os métodos populares se caracterizam pela aproximação e por um grande número de receitas, aqui você pode experimentar como quiser. Tente misturar um a um - acho que esta é a opção mais eficaz.

  4. Valéry

    Amigos, existe uma maneira simples de resolver esse problema - ácido acético 70% e qualquer gel, conforme art. colher. Use uma esponja para criar espuma e aplique. Depois que a espuma secar, repita se necessário. Guarde a esponja em um pl. vidro com tampa. Barato e eficaz.

  5. Tatiana

    O bicarbonato de sódio danificará os azulejos brancos?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Olá. Não vai doer se você usar a solução. Claro, você não deve raspar refrigerante seco nos azulejos.

  6. Irina

    O azulejo branco vai agradecer)). Por seus esforços em esfregá-lo com refrigerante.
    Mas refrigerante e placa velha no banheiro, na minha opinião, refrigerante e vinagre são impotentes.((

  7. Alexandre

    O bicarbonato de sódio e o vinagre neutralizam-se mutuamente.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica