Gerador de vapor para cabine de duche: tipos, princípio de funcionamento + recomendações para seleção e instalação

Há muitas pessoas que querem se aquecer em um balneário ou sauna caseira. No entanto, nem sempre é possível organizar uma sauna a vapor em um apartamento na cidade.Uma solução alternativa é um gerador de vapor para cabine de duche, que permite transformar a cabina de duche numa espécie de hammam turco.

Existem muitos modelos com vários recursos adicionais oferecidos nas lojas, mas nem todos valem o dinheiro gasto. Portanto, você deve ter atenção especial na escolha do equipamento para que a compra não decepcione posteriormente.

Contaremos como funciona um gerador de vapor, descreveremos as características dos diferentes tipos desse equipamento e daremos dicas sobre como escolher e instalar um gerador de vapor.

Como funciona um gerador de vapor?

Um gerador de vapor doméstico é um aparelho elétrico simples que converte água em vapor quente por aquecimento.

De um lado deste dispositivo existe um conector para ligação de abastecimento de água e, do outro, uma saída para vapor d'água.

Aparência de um gerador de vapor doméstico
A maioria dos modelos de geradores de vapor para banheiros são pequenos - eles podem ser facilmente colocados sob o box do chuveiro ou em uma parede próxima

Um gerador de vapor para cabine de chuveiro consiste nas seguintes partes:

  • bloco e painel de controle;
  • caixa estanque com câmara de aquecimento;
  • sensor de temperatura;
  • cano de vapor;
  • sistemas de adição de óleos aromáticos ao vapor (tanques de aroma);
  • cabo para conexão à rede elétrica.

A água fria é fornecida a partir de uma tubulação convencional de água fria usando uma mangueira flexível de uma saída de água próxima com uma válvula de corte. Existe outra válvula no projeto do próprio gerador de vapor. Ele foi projetado para drenar a água restante da câmara de geração de vapor.

Quando a fonte de alimentação é ligada, a água do dispositivo é aquecida até +100°C no elemento de aquecimento. Com isso, ele se transforma em vapor que, devido à pressão resultante, é espremido na saída de vapor e depois no box do chuveiro.

À medida que esta é preenchida com vapor, a temperatura no interior da caixa sobe até o nível desejado, após o que o gerador de vapor é desligado.

Graças ao funcionamento de um gerador de vapor doméstico, a umidade no interior da cabine de duche pode ser elevada até 100%. Tudo aqui fica a pedido de quem está na sauna. Neste caso, a temperatura interna geralmente está entre +45–65°COM.

Em princípio, é possível aumentá-lo para 80–90°C, mas isso requer um gerador de vapor mais potente; um dispositivo convencional não será adequado para operação.

Ventilação na cabine de duche
Para maior eficiência da exposição ao vapor de uma pessoa, uma cabine de chuveiro com gerador de vapor deve ter um ou dois ventiladores

A maioria dos modelos de geradores de vapor para banheiros e salas de vapor são fabricados com um design de fluxo contínuo. Eles estão sempre conectados ao abastecimento de água. Neste caso, a água entra no tanque com o elemento de aquecimento através de uma válvula especial apenas quando necessário, mas em modo automático.

No entanto, também existem geradores de vapor portáteis. Eles não estão conectados à rede de abastecimento de água, a água deve ser despejada neles manualmente antes de ligá-los. Eles são um pouco mais difíceis de operar, mas esses dispositivos podem ser levados para a dacha.

Seleção de equipamentos domésticos de geração de vapor

É improvável que você consiga tomar banho de vapor com vassoura em um chuveiro com gerador de vapor. A temperatura do vapor não é suficiente para produzir o efeito desejado. Não é à toa que o equipamento em questão costuma ser comparado a um banho turco tradicional, em que o regime de temperatura é mais ameno do que no russo.

Não se compara a uma sauna finlandesa, onde o ar é seco e a temperatura elevada. Antes de escolher um gerador de vapor para o seu chuveiro, você precisa entender claramente o que será obtido com seu funcionamento. Um balneário russo com vassoura é completamente diferente.

Vapor no chuveiro
A temperatura em uma cabine de chuveiro com gerador de vapor doméstico geralmente não excede 600 C, enquanto a umidade chega a cem por cento

Vapor a 45-65°C no espaço fechado de um box de chuveiro é uma ótima maneira de relaxar. Esta temperatura não tem um efeito tão agressivo no corpo humano como no caso da sauna ou do banho russo. Mas os benefícios para os humanos são aproximadamente os mesmos.

Com base no tipo de elemento de aquecimento, os geradores de vapor são de três tipos:

  • com elemento de aquecimento;
  • indução;
  • eletrodo.

Todos eles operam usando eletricidade. Em um dispositivo de indução, a água é aquecida ao estado de vapor graças à indução eletromagnética, e em um dispositivo de eletrodo, pela passagem de corrente por eletrodos especiais.

No entanto, os modelos domésticos de geradores de vapor, na grande maioria dos casos, estão equipados com um elemento de aquecimento. Este é o equipamento mais barato para aquecimento de água.

Dispositivo gerador de vapor
Um elemento de aquecimento em um gerador de vapor é um aquecedor tubular comum que faz ferver o líquido do tanque, criando assim vapor

Existem cinco critérios principais para escolher um gerador de vapor para banheiro:

  • potência do dispositivo;
  • parâmetros de temperatura do vapor de saída;
  • produtividade da planta geradora de vapor;
  • volume de um tanque com água fervente;
  • Disponibilidade de automação e controle remoto externo.

Poder gerador de vapor doméstico varia de 1 a 22 kW. Convencionalmente, é necessário cerca de um quilowatt por metro cúbico de chuveiro.Mas se você planeja instalar um gerador de vapor para organizar uma sauna a vapor dentro de casa, 10 kW são suficientes para uma sala de 13 a 15 metros cúbicos.

Só que neste caso você terá que esperar um pouco mais para o ar esquentar. O pequeno espaço da cabine de duche, limitado por paredes, aquece muito mais rápido.

Temperatura do vapor. Alguns modelos são projetados para aquecimento a 55 ou 60°C - somente com esses parâmetros eles podem aquecer o ar do box. Estruturalmente, este último não é hermético, o vapor da caixa ainda escapa gradativamente para o banheiro e para a ventilação.

É difícil superaquecer em tal cabine de chuveiro. Além disso, quando a temperatura interna sobe até um determinado limite, o sensor é acionado e o gerador simplesmente desliga.

Volume do tanque pode atingir até 27–30 litros. Mas esses modelos são volumosos e destinam-se a salas de vapor internas. Para um chuveiro, é melhor escolher uma opção de 3 a 7 litros. Esse volume é suficiente para “confraternizações” por uma hora, e você não precisa de mais.

A produtividade varia entre 2,5–8 kg/hora. Quanto mais alto, mais rápido o vapor encherá a caixa.

Controle do gerador de vapor. Existem duas opções - ajuste usando os botões da caixa ou usando um controle remoto. A segunda opção é, obviamente, mais conveniente.

Para prolongar a vida útil do aparelho em questão, é aconselhável escolher um gerador de vapor com sensor de superaquecimento e sistema de limpeza. O primeiro evitará a falha do elemento de aquecimento e o segundo removerá automaticamente as incrustações do tanque.

Mas você precisa entender claramente que, com água supersaturada com cal, nenhuma limpeza automática ajudará. Somente pessoas relevantes podem ajudar aqui filtros de água.

Cabines de duche com gerador de vapor incorporado

Nas lojas de encanamento, os geradores de vapor são encontrados separadamente das cabines de chuveiro e como opção adicional embutida.

No primeiro caso, o vapor é fornecido ao interior da caixa por meio de uma mangueira separada. A segunda opção implica que os bicos já estejam instalados no corpo da cabine, sendo necessário apenas conectá-los ao gerador com os tubos apropriados.

Dispositivo no corpo da cabine
Com base no princípio de funcionamento e design, o gerador de vapor embutido é indistinguível do seu análogo externo, apenas para o primeiro o fabricante forneceu anteriormente fixadores no corpo da cabine de duche

Normalmente, o gerador de vapor vem completo com muitas outras funções adicionais. Estes incluem ventiladores internos, aromaterapia, chuveiros tropicais e “aquecimento a seco” (como numa sauna finlandesa).

A gama de cabines de duche é hoje enorme, cada fabricante procura de alguma forma destacar-se no mercado. Porém, quanto mais essas adições, mais cara fica a cabine para o comprador.

Para facilitar a tarefa de escolher um box de chuveiro, preparamos uma série de artigos:

  1. Cabine de duche com sauna: como escolher a certa + avaliação dos melhores fabricantes
  2. Tamanhos típicos de cabines de chuveiro: tamanhos de produtos padrão e não padronizados
  3. Tipos de cabines de duche: variedades, melhores fabricantes + dicas de escolha

A viabilidade de montar um gerador de vapor independente

Quem quiser fazer um gerador de vapor com as próprias mãos não terá problemas especiais de montagem. Você só precisa selecionar uma caixa adequada e instalar um elemento de aquecimento elétrico nela.

Na maioria das vezes, os artesãos domésticos levam um pequeno cilindro de gás para isso. Neste recipiente são inseridos tubos para fornecer água e remover o vapor, e um elemento de aquecimento é instalado em seu interior.

Gerador de vapor
Não é difícil fazer um produto caseiro gerador de vapor, mas o uso pretendido pode ser perigoso para a saúde de quem gosta de tomar banho de vapor.

Primeiro menos as instalações caseiras para produção de vapor em casa são de baixa eficiência, por isso é difícil competir com os modelos de fábrica.

Segundo menos – segurança de uso. Por um lado, é água e eletricidade e, por outro, vapor, que cria pressão. Existem possíveis choques elétricos e potenciais mini-explosões aqui.

Em um edifício de vários andares, não é altamente recomendável conectar esse gerador de vapor à rede. Ao economizar em um aparelho de fábrica, você pode pagar com sua saúde e acabar com muito dinheiro que terá que gastar em reparos em seu apartamento e em seus vizinhos.

Características de instalação de um gerador de vapor

A cabine de duche deve ser adaptada para funcionar com gerador de vapor. Se não tiver tampa, vai precisar de muito vapor. Você terá que aquecer todo o banheiro, e não um espaço pequeno no box. No entanto, algumas cabines de duche não têm esse telhado e não podem funcionar com gerador de vapor.

Banheiro com gerador de vapor
Você não pode esperar que um box de chuveiro esteja completamente vedado, mas para que o gerador de vapor funcione, as portas precisam estar bem fechadas e a parte superior fechada

Cada cabine de duche com gerador de vapor está equipada com ventilação interna forçada. O maior efeito do vapor é alcançado precisamente pela convecção do ar em seu interior. Se não houver ventilador embutido, será necessário instalá-lo com antecedência. A versão padrão de 12 V de baixa potência para este encanamento é adequada.

Idealmente, o dispositivo não deve estar localizado em um banheiro com chuveiro, mas em um cômodo adjacente. À medida que a humidade na divisão aumenta, o risco de curto-circuitos também aumenta.O gerador de vapor é um dispositivo elétrico.

É melhor instalá-lo em algum lugar externo e instalar apenas uma linha de vapor no banheiro até o box do chuveiro. Mas esse ponto é muitas vezes negligenciado, uma vez que simplesmente não existe tal sala por perto. É preciso fazer um exaustor no próprio banheiro para que a umidade nele não seja tão alta.

Gerador de vapor no corpo da cabine de duche
O comprimento do tubo de fornecimento de vapor não deve exceder 5 metros. Quanto mais tempo, mais esfria o vapor no caminho para o box do chuveiro e, como resultado, surge condensação desnecessária.

O local do gerador de vapor deve ser escolhido de forma que possa ser facilmente conectado às redes de abastecimento de água, esgoto e elétrica. O tubo de vapor é instalado em declive para que o condensado escoe e não permaneça nele. É melhor inclinar-se para a cabina de duche.

Entre os geradores de vapor, existem modelos com válvula de retenção na saída, que impede a entrada de água condensada no aparelho.

A instalação do gerador de vapor é realizada em cinco etapas:

  1. Montagem do dispositivo no corpo da cabine de duche ou na parede.
  2. Conexão ao abastecimento de água e esgoto.
  3. Conectando uma linha de vapor de plástico.
  4. Instalação de sensor de temperatura na cabine.
  5. Ligação da câmara geradora de vapor à central e à rede de alimentação com cabo de três fios com ligação à terra.

É proibido colocar fios em frente à saída de vapor. Se o tubo for rompido pela pressão, não deverá haver fiação elétrica no caminho do jato quente.

Após a conclusão da instalação, o gerador de vapor deve ser ligado e aguardar alguns minutos até que apareça o primeiro vapor. Então o dispositivo deve ser desligado imediatamente.

E literalmente depois de alguns minutos ele precisa ser ativado novamente. Se entrar vapor na cabine, não há vazamentos e não funcionou RCD, então tudo foi feito corretamente.Você pode tomar banho e tomar banho de vapor em um “banho turco”.

O vapor deve entrar no chuveiro por baixo. Os bicos de vapor não devem ser instalados acima da cabeça de uma pessoa ou mesmo acima dos joelhos. Não se esqueça da possibilidade de queimadura.

Em geral, instalar um gerador de vapor é um processo simples. Uma pessoa com mais ou menos conhecimento técnico pode cuidar da instalação. Basta separar a água (tubos) e a eletricidade (fios) para que fiquem o mais distantes possível uma da outra.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Ao escolher um gerador de vapor, antes de tudo você precisa se concentrar nas dimensões e na potência do dispositivo. Mas existem várias outras nuances. Os vídeos apresentados permitirão compreender rapidamente todas as funções e características do gerador de vapor, bem como a forma como deve ser instalado.

Revisão de uma cabine de chuveiro com gerador de vapor embutido:

Possíveis avarias no funcionamento do gerador de vapor:

Até mesmo um mestre novato pode instalar um gerador de vapor em um chuveiro. É necessário conectar um par de tubos (esgoto + água fria) e uma linha de vapor ao aparelho e, em seguida, conectá-lo a uma tomada de 220 V. Aqui só é importante evitar que a fiação elétrica atravesse um tanque ou tubulação quente.

Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como escolher e instalar um gerador de vapor para chuveiro? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência no uso desses equipamentos. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Temos esse dispositivo em casa. Claro que não pode substituir uma sauna e um SPA, mas proporciona um excelente relaxamento, muito mais do que apenas um duche.Gosto de colocar óleo essencial de laranja na água do tanque - o efeito é simplesmente mágico, como se eu estivesse em um conto de fadas. A única coisa que deve ser feita após a utilização do gerador de vapor é ventilar bem o banheiro, pois... caso contrário, tudo o que possa estar úmido ficará úmido ali. Quando o banheiro esfria, forma-se muita condensação nas paredes.

    • Eu gostaria de um chuveiro assim com gerador de vapor, você ainda está brincando com óleos. Mas temo que isso possa se tornar uma indulgência que se tornará entediante em alguns meses.

      E imediatamente surgiu a questão - é possível fazer o vapor entrar no exaustor e não no banheiro?

      • Máximo

        Não só é possível, mas também muito desejável fornecer ventilação normal. A umidade do vapor é alta e se não for removida, o mofo crescerá rapidamente no banheiro. Caso não seja possível retirar o vapor diretamente, vale a pena fazer um sistema forçado.

      • Especialista
        Nikolai Fedorenko
        Especialista

        Você pensa corretamente, mas aqui é necessário esclarecer que tal box de chuveiro requer um sistema de exaustão forçada muito bom. Aconselho escolher um modelo com vários modos de operação.

        Por exemplo, se você decidir apenas tomar banho ou lavar o cabelo, não adianta ligar o capô com desempenho máximo. Isto é impraticável e será bastante caro se você usar um exaustor sem controle de potência. Preste atenção também ao nível de ruído, escolha uma coifa com o menor valor para o nível de ruído produzido.

        Se você pesquisar no site, existem materiais que fornecem instruções detalhadas para seleção e instalação ventilação forçada para banhos e sanitários. Em particular, recomendo prestar atenção ao exaustor Soler&Palau Silent-100. Acho que seu desempenho deve ser suficiente para seu banheiro com gerador de vapor no chuveiro.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica