O que fazer se o seu umidificador estiver vazando: encontrando a causa e recomendações para eliminar o vazamento

Umidificador doméstico sujeito a regras operacionais permite que você crie um microclima ideal em sua sala. Mas com ele, como com qualquer outro equipamento, podem surgir problemas, incluindo vazamentos e assim por diante. Você notou uma poça ao lado de um dispositivo em funcionamento e não sabe o que fazer se o umidificador estiver vazando e é possível resolver esse problema sozinho? Ou é melhor entrar em contato com um centro de serviço?

Nós o ajudaremos a resolver esses problemas - nosso artigo discute as possíveis causas de vazamentos e fornece instruções passo a passo para identificar a localização da falha. Falaremos também sobre o que deve ser feito para consertar a avaria e, nesse caso, seria mais prático e barato adquirir um novo umidificador.

Precauções de segurança ao reparar um umidificador

Um umidificador é um aparelho elétrico e a interação entre eletricidade e umidade pode levar a consequências negativas, como choque elétrico ou curto-circuito (curto-circuito) para os usuários. Um curto-circuito pode não só danificar permanentemente a unidade de climatização, mas também causar um incêndio.

Portanto, ao identificar vestígios de vazamento, antes de mais nada, é necessário tomar cuidado com as medidas de segurança.

Por que:

  • desenergize o dispositivo;
  • despeje a água restante.

O último ponto deve ser concluído para garantir que o líquido não entre no painel de controle ou em qualquer outro elemento elétrico da estrutura durante a solução de problemas independente.

Vazamento do umidificador
Se forem detectados sinais de vazamento do umidificador, a primeira coisa a fazer é desligar a energia do aparelho elétrico. Isso garantirá a segurança do usuário

Instruções sobre como encontrar e eliminar vazamentos

Um problema como vazamento de água de um umidificador pode ocorrer por vários motivos.

Para identificar o mau funcionamento com o mínimo de tempo e dinheiro e eliminá-lo, você deve realizar uma série de ações verificando:

  • montagem correta da unidade;
  • validade da garantia;
  • Integridade Estrutural;
  • verificar o funcionamento da eletrônica e demais elementos estruturais que garantem a pulverização.

Como o desempenho de um umidificador de gotejamento pode depender de cada uma das ações listadas, você deve se familiarizar com elas com mais detalhes - isso facilitará a solução de problemas eficaz e permitirá que você tome a decisão certa.

Eliminação de vazamento
A identificação das causas da falha deve começar pelos procedimentos mais simples e passar gradativamente para os mais complexos. Como este é o método que proporcionará a maior quantidade de tempo

Passo #1 – verificando a montagem correta

Qualquer umidificador possui elementos de borracha em seu design. Nomeadamente juntas carcaças, filtros, válvulas. Eles são projetados para evitar vazamento e transbordamento de líquido.

Mas acontece que essas peças são instaladas incorretamente, por exemplo, após a troca do filtro ou desmontagem da carcaça para limpeza e manutenção. Isso leva a uma violação da estanqueidade da estrutura e à perda de desempenho.

A causa descrita do vazamento é comum e facilmente removível, mesmo em casa. Portanto, os reparos devem sempre começar com um teste de vazamento.Principalmente quando o mau funcionamento apareceu após realizar qualquer manipulação no umidificador.

Muitos modelos começam a vazar se o filtro não estiver bem aparafusado. Se o umidificador estiver em uso há muitos anos, vazamentos podem indicar que os elementos estruturais de borracha atingiram o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos. O que é tecnicamente simples e barato de fazer, mas pode haver um problema em encontrar as juntas certas.

E ainda assim, na maioria dos casos, o problema será resolvido rapidamente, bastando montar corretamente o umidificador.

Inspeção visual do umidificador
Uma forma eficaz de identificar as causas do vazamento é realizar uma inspeção visual de rotina do umidificador. O que ajudará a identificar o problema devido à montagem inadequada do produto ou danos nas vedações

Às vezes, a instalação da unidade em uma superfície irregular leva a distorções e deformações que causam vazamentos. Neste caso, basta utilizar um suporte horizontal e forte.

Recomendamos que você se familiarize com as recomendações para escolher o caminho certo lugares para colocar um umidificador.

Passo #2 – esclarecer o período de garantia

Se, após seguir os passos listados na seção anterior do artigo, você não conseguir obter o resultado desejado, pare de procurar a causa do vazamento e lembre-se de quando a compra foi feita.

Se isso for relativamente recente, você deve encontrar os documentos que acompanham o umidificador e verificar se ele está coberto pela garantia.

Se sim, então não há necessidade de perder tempo solucionando problemas sozinho e apenas entregando a unidade com vazamento:

  • para um ponto de venda, que realizou a venda;
  • para o centro de serviços do fabricante, cujos especialistas poderão realizar reparos de alta qualidade ou devolver o valor gasto na compra de um umidificador.

Se ainda tiver oportunidade, com certeza deve aproveitar a garantia fornecida pelo fabricante. Pois esta é a forma mais simples e eficaz de evitar perdas financeiras e custos de tempo.

Uma desvantagem significativa de entrar em contato com um centro de serviço é o longo período de reparo - às vezes você tem que esperar meses pela peça necessária.

Passo #3 – procure por danos mecânicos

Freqüentemente, a causa do vazamento de um umidificador são rachaduras, lascas e outros danos que ocorrem na caixa como resultado de danos mecânicos. Nomeadamente, durante quedas, impactos e quaisquer outras cargas críticas.

Gotas em um umidificador
As caixas do umidificador geralmente são feitas de tipos baratos de plástico. Que pode sofrer um ou outro dano sob cargas mecânicas, por exemplo, de um impacto. E quanto mais antigo o produto, maior a probabilidade

Nestes casos, é fácil identificar a causa do vazamento do umidificador. Para este efeito, normalmente é suficiente realizar uma inspeção visual do corpo do produto.

Elimine o vazamento substituindo o elemento estrutural com falha. Mas é preciso entender que nem sempre os reparos são aconselháveis ​​devido ao seu alto custo. Visto que, para restaurar a funcionalidade do umidificador, muitas vezes é necessário substituir grandes partes da caixa, nomeadamente a sua parte inferior ou superior.

Se a área danificada for insignificante, você pode tentar colar uma tampa plástica sobre a rachadura, se isso não interferir na montagem e no funcionamento das peças e componentes do umidificador.

Às vezes, a causa do vazamento é dano ou desgaste do tubo de escape.Isto também é fácil de identificar, mas novamente a viabilidade do reparo neste caso é questionável devido ao alto custo da peça de reposição.

Passo #4 – verificação da eletrônica e mecânica

O estudo do estado do interior do umidificador deve começar pelos elementos estruturais cujos danos podem ser detectados visualmente.

Esses incluem:

  • selo d'água;
  • chefe de distribuição responsável pelo fornecimento de ar.

Um detalhe como portão muitas vezes fica entupido. Isto faz com que o líquido seja espremido para fora do corpo do produto através de quaisquer aberturas próximas.

Projeto do umidificador
Em primeiro plano está um caracol-leque. Configurações incorretas podem causar respingos de umidade do tanque do umidificador. No canto superior esquerdo mostra-se a membrana, ou melhor, o seu invólucro (em forma de diamante, de cor dourada com um orifício no meio da estrutura). A falha deste elemento também levará ao aparecimento de manchas úmidas ao redor da unidade de controle climático

Chefe de distribuição permite ajustar a pressão do ar. Uma vez que o desempenho excessivo ou a alta velocidade do ar levam a alguns respingos de água. Neste caso, basta ajustar o umidificador.

Mas acontece que ele se desgasta ou falha por outros motivos. Conseqüentemente, o mau funcionamento só pode ser eliminado com a substituição do cabeçote de distribuição e, às vezes, do ventilador.

Manutenção do umidificador
A manutenção regular do umidificador reduzirá significativamente a probabilidade de vazamento. O principal procedimento é a limpeza do aparelho

Em design umidificadores ultrassônicos um mecanismo chamado membrana é fornecido. Sua função é dividir a água em pequenas partículas.Mas às vezes a membrana (elemento piezoelétrico) falha, o que pode ser facilmente determinado pela ausência de um som característico de “gorgolejo” durante a operação do dispositivo. Como resultado, o ventilador não libera vapor do gabinete, mas sim gotas d'água, o que leva à formação de poças de água ao redor do aparelho.

Essas falhas são eliminadas com a substituição da peça. Mas, se substituir um elemento piezoelétrico (mesmo por conta própria) for bastante simples, removendo o antigo e soldando um novo, podem surgir dificuldades em encontrar o que você precisa.

Além dos vazamentos, pode haver outros problemas com o umidificador. Portanto, recomendamos que você se familiarize com falhas mais populares e maneiras de repará-los.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo anexado abaixo mostra como substituir você mesmo a membrana. E o mais importante, este material permitirá que você se familiarize com o design dos umidificadores e como desmontá-los. Isso simplificará a tarefa de encontrar e eliminar a causa do vazamento:

Descobrir por que o umidificador está vazando é relativamente fácil, mesmo em casa. Mas deve ser entendido que uma pessoa que se depara com esse problema pela primeira vez pode levar muito tempo para resolvê-lo. Às vezes acontece que consertar um produto não é lucrativo - é mais fácil compre um novo umidificador.

Você já lidou com o problema de vazamento de um umidificador doméstico e deseja contar a outros usuários sobre as nuances do reparo? Ou ainda tem dúvidas sobre o tema do nosso material? Pergunte aos nossos especialistas, compartilhe sua própria experiência - o bloco de comentários está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    eletrolux 3810d
    o reservatório está cheio do tanque, o umidificador parece começar a funcionar
    mas a água continua a fluir para o tanque e transborda para o orifício de ventilação
    O sensor de nível de água destina-se apenas a desligar o aparelho quando não há água
    mas de acordo com o princípio físico, a água deveria sair de um tanque vertical; a água evaporou e foi completada, mas no meu caso a água continua a fluir do tanque e não se sabe qual é o problema; não encontrei um solução para isso em qualquer lugar na Internet
    O TANQUE ESTÁ INTEIRO!!! Depois de encher um tanque cheio de água e colocá-lo sobre a mesa durante a noite, a água não vaza dele

  2. Svetlana

    Provavelmente não é mais relevante. Mas uma ação simples me ajudou - retirar a válvula de retenção (é o que impede que a água saia do tanque), retirar e lavar todas as juntas, retirar e esticar a mola. Provavelmente o problema estava justamente na mola - ela comprimia e não segurava a junta. Sim, quando o tanque é retirado do aparelho, a válvula de retenção é mantida pela pressão da água, mas enquanto está no aparelho ela abre ligeiramente. Em geral, não está claro por que ninguém na Internet tem esse problema. Eu mesmo desmontei e sequei três vezes a unidade de controle, depois estudei o princípio de funcionamento e, exceto a válvula de retenção, ninguém pode ser responsável pelo transbordamento neste projeto primitivo.

  3. Eugênio

    O umidificador estava vazando. Tentei esticar a mola da válvula, mas não adiantou. O plástico da janela do tanque estava rachado, colei com fita adesiva, parece que não funciona, 2 lançamentos foram bem sucedidos, continuo monitorando.

  4. Olá! Umidificador Deerma DEM-F630. Fica inoperante meio dia, um dia e começa a vazar. Qual seria a razão?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica