Válvula de alívio de pressão de gás: tipos de dispositivos + diretrizes de seleção

Os parâmetros de funcionamento do gás combustível no sistema são regulados por meio de diversos dispositivos, dentre os quais a válvula limitadora de pressão do gás é considerada a mais simples e ao mesmo tempo eficaz. Este dispositivo é necessário para instalação em gasodutos e em rede doméstica local.

Se a sua casa possui caldeira ou fogão a gás, sugerimos que você se familiarize mais com a PSK – válvula de segurança e alívio, para que possa utilizá-la caso seja necessário.

Finalidade da válvula de gás

PSK é um elemento de válvula de segurança responsável pela segurança do gasoduto e dos equipamentos de gás a ele conectados. Durante a operação, a válvula fica na posição fechada, portanto é classificada como conexão de tubo fechada.

Esses dispositivos não são instalados apenas em gasodutos, mas são parte integrante de outras comunicações - abastecimento de água, rede de aquecimento. Em todos os lugares desempenham a mesma função - estabilizam a pressão na rede, fornecem os parâmetros operacionais necessários ao bom funcionamento do sistema.

Unidade de ajuste com válvula de alívio
A válvula serve para aliviar o excesso de gás se os parâmetros de pressão se tornarem críticos. O combustível que cria um desequilíbrio no sistema é descarregado em uma tubulação auxiliar ou descarregado na atmosfera

O aumento de pressão geralmente dura pouco e depende de vários fatores.

Razões que podem causar excesso de pressão no sistema:

  • avaria do equipamento de gás conectado – caldeira de circuito duplo, aquecedor de água instantâneo ou caldeira capacitiva, válvulas de corte;
  • uso de combustível de composição inadequada;
  • mudança nos indicadores de temperatura na tubulação;
  • falha no circuito termomecânico.

O local de instalação da válvula de segurança de gás é padrão, dependendo da eficiência da aplicação: seja no regulador de pressão, ou imediatamente atrás dele. Após a operação automática da válvula, ela retorna ao seu estado operacional – fechado.

Válvula de alívio de gás no sistema
Numa rede de gás, a válvula é um dispositivo separado ou integrado no regulador de pressão. É acionado se a pressão do gás operacional exceder o nível nominal em 15%

Quais são as consequências da ausência de PSK na rede? As consequências mais comuns são a destruição mecânica da tubulação ou a quebra dos equipamentos conectados, o que pode causar vazamento de gás.

Manutenção de PSK no sistema de gás
Também existe a possibilidade de explosão, por isso é necessário monitorar constantemente a operacionalidade do dispositivo, realizar a manutenção oportuna e substituir os elementos defeituosos

Junto com os dispositivos de alívio, também são utilizadas válvulas de corte de segurança de gás, com a ajuda das quais o fornecimento de combustível é interrompido. Isso acontece automaticamente. O elemento da válvula de corte é instalado na tubulação, no vão entre o filtro e o regulador de pressão.

O limite de operação do SPD está indicado na ficha técnica do aparelho. O parâmetro crítico superior geralmente é igual à fórmula: escravo. pressão +25%.

Recursos e tamanhos de design

O PSK não pode ser fabricado de forma artesanal, os produtos são produzidos em condições de fábrica de acordo com os requisitos de GOST ou TU.

O material deve ser durável, resistente ao desgaste, não sujeito a deformações devido a mudanças nas condições de operação e não suscetível aos efeitos negativos da corrosão. Na maioria das vezes é latão ou alumínio, mas os dispositivos também são feitos de ferro fundido e aço inoxidável.

Diagrama da válvula PSK
O design dos produtos de diferentes fabricantes pode variar, mas o tipo mais comum é um dispositivo em formato de cone com sede, equipado com fixadores para instalação na tubulação

Existem dois furos roscados na caixa. Seu diâmetro depende do tipo de PSC e geralmente é de 1″ ou 2″. Para redes domésticas, são utilizados principalmente dois tipos de válvulas, com seção transversal diferente - 25 mm ou 50 mm.

Características técnicas do PSK
Tabela com características técnicas do PSK. Os dispositivos podem diferir não apenas na seção transversal, mas também no tipo de conexão à tubulação, pressão operacional, material de fabricação, dimensões do corpo

O princípio de funcionamento da válvula de gás de proteção é simples: assim que o excesso de gás entra no aparelho e começa a pressionar a membrana, ele atua sobre a mola, que abre a saída para o exterior. Assim que a pressão cai para os parâmetros operacionais, a mola fecha o furo.

Embora os dispositivos funcionem automaticamente, eles estão equipados com um mecanismo de abertura forçada. Isso é necessário para verificar o desempenho da válvula.

Para realizar o teste, você precisa puxar um elemento especial do dispositivo - uma haste. Esta manipulação deve ser repetida várias vezes para garantir que o mecanismo funcione.

A válvula de corte e controle é montada em conjunto com a válvula para que, se necessário, se a válvula não funcionar repentinamente, o fornecimento de gás possa ser rapidamente desligado.

Tipos de dispositivos de segurança de gatilho

A classificação do PSK é baseada em características e funções de design. Existem dois grupos principais que diferem no desenho do mecanismo de trabalho - membrana e mola, e duas variedades que agem de forma diferente no momento do aumento pressão no gasoduto – levantamento baixo e levantamento total.

Vejamos quais são suas diferenças e o que você precisa saber sobre o funcionamento de várias válvulas.

Classificação #1 – membrana e mola

As membranas têm o nome de um dos principais elementos de trabalho - a membrana. Ele é instalado dentro da carcaça e é responsável por liberar o excesso de gás quando a pressão aumenta. Esta é uma parte sensível e uma das suas principais qualidades é a elasticidade. Se a flexibilidade necessária for perdida, o elemento precisa ser substituído.

Diagrama da válvula de segurança de alívio
A presença de uma membrana amplia o alcance das válvulas de segurança. O parafuso de ajuste, que opera em conjunto com a membrana, desempenha uma função de travamento adicional

São unidades de membrana, mais sensíveis, que são instaladas em sistemas de gás de baixa pressão - ou seja, também em redes domésticas.

Para que a válvula diafragma funcione, a pressão no sistema deve aumentar em 15%.

As válvulas com mola distinguem-se pelo fato de o elemento operacional principal ser um carretel controlado por uma mola. Ele executa simultaneamente as funções de parte sensível e de desligamento.

Primavera em design PSK
A mola é um elemento dinâmico que abre a válvula quando o gás no sistema aumenta, e também serve para purgar o PSC

O sopro é um procedimento técnico que evita que o carretel “grude” na sede, além de realizar funções de limpeza. Ao purgar, as vedações duram mais.

Classificação #2 – levantamento baixo e levantamento total

A diferença entre as válvulas é expressa no método e na velocidade de abertura da veneziana. Para dispositivos de baixa elevação, ele abre gradualmente, dependendo do grau de aumento da pressão na rede, enquanto para dispositivos de elevação total, abre bruscamente, aos solavancos, em toda a largura.

O segundo tipo de válvula fecha de acordo - rapidamente, simultaneamente. Assim que a pressão cai, o carretel atinge imediatamente o assento.

Se o primeiro tipo pode ter várias posições de abertura, o segundo tem apenas duas: “fechada” e “aberta”. Outra diferença entre PSKs de baixo levantamento é seu baixo rendimento.

Vantagens e desvantagens do PSK

Independentemente das características do projeto ou do princípio de operação, todos os tipos de válvulas de alívio apresentam vantagens devido às quais são ativamente utilizadas em equipamentos de comunicação de gás.

Aqui estão os principais:

A maioria dos modelos são universais - podem ser usados ​​​​não apenas para equipamentos de gasodutos, mas também para instalação de sistema de aquecimento, abastecimento de água, comunicações para movimentação de vapor.

A função de absorção de choques é desempenhada por vedações elásticas, que também são responsáveis ​​por vedar as conexões entre as conexões e os tubos. A vida útil média das vedações é de 5 anos, após os quais é necessária a substituição.

Todos os PSKs são projetados para cargas aumentadas e exposição a substâncias agressivas, porém requerem manutenção e inspeção regular.

As únicas desvantagens incluem a necessidade de trabalhos adicionais de instalação, mas isso é eliminado se o PSK for integrado ao regulador.

Requisitos para escolher um PSK

Antes de instalar as comunicações de gás, é preparado um pacote de documentos que detalha os requisitos para todas as partes do gasoduto, incluindo as válvulas de descarga.

Os principais requisitos incluem o seguinte:

  • o obturador da válvula deve abrir o máximo possível na pressão estabelecida de acordo com as normas;
  • a válvula fecha automaticamente somente após ajustar a pressão à condição de operação (ou abaixo dos parâmetros de operação em 5%);
  • quando fechada, a válvula deve garantir 100% de estanqueidade da rede.

Se um dos requisitos for violado, a pressão na rede diminuirá ou aumentará para níveis críticos, resultando na interrupção do funcionamento do sistema.

Válvula de alívio de gás
Na hora de escolher, deve-se levar em consideração parâmetros como método de conexão, capacidade, diâmetro, classe de estanqueidade, finalidade, além de estudar as recomendações do fabricante.

Para que o dispositivo desempenhe suas funções e não falhe prematuramente, é necessário não só escolher um modelo que corresponda às características, mas também instalá-lo corretamente e seguir rigorosamente as regras de funcionamento.

Algumas dicas úteis:

  1. Para ajustar o PSC, você precisará de um medidor de vazão (manômetro), que geralmente é instalado próximo à válvula.
  2. A tampa do aparelho está sempre voltada para cima, assim como os tubos de saída de gás, caso estejam presentes no sistema.
  3. O movimento do fluxo de gás deve corresponder à seta marcada no corpo da válvula.
  4. As válvulas de corte não são instaladas entre o PSK e a fonte de gás.
  5. É necessário garantir que todos os dispositivos de segurança estejam limpos e em boas condições de funcionamento.
  6. O ajuste dos parâmetros operacionais só deve ser realizado por um representante do serviço de gás.

Lembramos que para o correto funcionamento de todas as peças de segurança, tanto os equipamentos quanto o combustível devem atender aos requisitos da documentação regulamentar.

Por exemplo, GOST 5542-2014 especifica as características do meio de trabalho - gás natural, GOST 9544-2015 - requisitos para acessórios, GOST 15150-69 - para o ambiente climático, GOST 6357-81 - para roscas, GOST 33259-2015 - às flanges.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Qual é a aparência do PSK-50:

Substituição de PSK e PZK - regulador universal de gás:

Características de projeto e montagem da válvula de segurança:

Ao instalar um gasoduto e conectar eletrodomésticos, não negligencie a instalação de um conjunto de válvulas de segurança.Uma válvula de alívio devidamente selecionada é responsável por regular a pressão no sistema de gás - o que significa que ela funcionará corretamente e os moradores da casa poderão ficar tranquilos quanto à sua segurança.

Mas não se esqueça que Gorgaz ou Oblgaz é responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos de gás, por isso não confie apenas em si mesmo e chame os trabalhadores do gás a tempo.

Deixe comentários, tire dúvidas, poste fotos relacionadas ao tema da matéria no bloco abaixo. Conte-nos como você selecionou e instalou uma válvula de segurança no sistema de aquecimento da sua casa ou apartamento. Compartilhe informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica