Análise do aspirador robô Xiaomi (Xiaomi) Mi Robot Vacuum: uma aposta confiante pela liderança
Os fabricantes de eletrodomésticos encantam-se com modelos originais de aspiradores robóticos que simplificam muito a limpeza interna.A conhecida empresa chinesa Xiaomi também tenta acompanhar os seus concorrentes, promovendo o seu produto criado com base no ecossistema Mijia.
Um desses desenvolvimentos de alta tecnologia é o aspirador Mi Robot Vacuum. O aparelho se destaca dos concorrentes por baterias potentes, sistema de orientação bem pensado e possibilidade de controle por smartphone. Concordo, os argumentos a favor do aparelho são muitos, por isso aconselhamos quem procura esse assistente a dar uma olhada mais de perto.
- Excelente relação preço/funcionalidade
- Duração da operação com uma carga
- Construindo um mapa da sala
- Possibilidade de controle a partir de um smartphone
- Limpeza eficaz do chão
- Temporizador e programação semanal
- O menu do aplicativo não é russificado
- Recipiente de pó pequeno
- Sem opção de lavagem de piso
Oferecemos uma visão geral do funcionamento do aspirador Xiaomi Mi Robot Vacuum com uma descrição de sua aparência, funcionalidade e especificações de operação. A avaliação do usuário e a comparação do modelo com seus concorrentes mais próximos ajudarão você a decidir sobre a conveniência de comprar robótica da Xiaomi.
O conteúdo do artigo:
Aparência e recursos de uso
Ao adquirir o aparelho, você receberá uma caixa grande com aspirador de pó, escova para filtro de pó, carregador e instruções de uso.
Quanto aos aspiradores robôs, o design é bastante padronizado - uma espécie de placa branca com cerca de 35 cm de diâmetro e 10 cm de altura.
A única diferença significativa na aparência do aspirador robô Xiaomi é a presença de uma saliência para o sensor laser. Ele é colocado sobre uma pequena plataforma que gira 5 vezes por segundo.
O sensor analisa a colocação dos objetos na sala e elabora um plano de limpeza. O sensor é seguro para humanos e animais de estimação.
Para controlar o robô, o fabricante disponibilizou dois botões: “Power on” e “Home”.
As características de seu uso são as seguintes.
- Se você clicar em "Inclusão", então o aspirador limpará o ambiente.
- Se você segurar o "Inclusão» o dispositivo liga ou desliga.
- Clicando no botão "Lar» faz com que o dispositivo retorne à base.
- Se você segurar o "Lar"dentro de alguns segundos, o aspirador limpará a área próxima a ele - um quadrado com lados de 1,5-2 m2.
- Ao pressionar e segurar os dois botões mencionados, você será desconectado da Internet.
Existem 2 plataformas de contato no painel traseiro. Um deles foi projetado para resfriamento, eliminando o ar quente do dispositivo. O segundo é um alto-falante que informa sobre o modo de operação.
A parte frontal do robô é um pequeno pára-choque. Este último está equipado com dois elementos importantes: um sensor de choque e um radar ultrassônico.
Na lateral existe um compartimento com sensor de distância das paredes. O dispositivo funciona a uma distância de 1 cm deste último. Utilizando a escova lateral, remove sujeira e poeira próximas às paredes.
Se você abrir a tampa do dispositivo, verá um recipiente de plástico para pó. É transparente, por isso é fácil controlar o nível de enchimento.
O recipiente é fácil de alcançar - há um pequeno orifício para o dedo. Para garantir que o recipiente se encaixe com segurança na estrutura, existe uma inserção de borracha. Um sensor especial não permite que o sistema comece a funcionar se o recipiente não estiver no lugar.
O dispositivo está equipado com 12 sensores:
- Telêmetro a laser LDS;
- sensor de posicionamento em relação às paredes;
- sensor de colisão de objetos;
- um sensor que sinaliza quando partículas grandes entram no dispositivo;
- medidor de distância a laser LDS;
- sensor de poeira;
- radar ultrassônico;
- bússola eletrônica;
- acelerômetro;
- sensor de queda;
- velocímetro;
- sensor de velocidade do ventilador.
Um pouco acima das teclas de controle há uma lâmpada em miniatura. Ele brilha em azul quando conectado a uma rede Wi-Fi. Se não houver acesso à Internet, ele pisca.
Há um adesivo padrão do fabricante na parte inferior do dispositivo. Afirma aqui que a potência do aparelho é de 55 W, e para recarregá-lo a tensão na rede deve ser de 14,4 V.
A colocação das rodas do robô garante distância suficiente entre a parte inferior do corpo e o chão. O aspirador supera pequenos obstáculos que não ultrapassam 2 cm.
O pincel principal está flutuando. Garante a remoção de sujeira de superfícies irregulares. Para limpar o pincel, é necessário removê-lo.
Para isso, clique nos fechos especiais, indicados por pequenas setas vermelhas. A desvantagem do modelo é uma escova lateral.
Funcionalidade e características
Sistema cinemático | 2 rodas motrizes e 1 rolo |
Método de coleta de poeira | Filtração a vácuo e movimento inercial |
Coletor de pó | 1 tanque |
Escova central | 1 (pétala com cerdas) |
Escova lateral | 1 |
Modos de operação | Padrão com retorno à base para recarga, local e programada |
Área de limpeza por carga | 250 metros2 |
Controles no corpo | Mecânica |
Controle remoto | Usando um aplicativo e um servidor remoto |
Alerta | Sinais de voz e luz |
Operação autônoma | 2,5 horas |
Método de carregamento | Usando um banco de dados especial |
Poder | 55W |
Peso | 3,8kg |
Diferenças | Cartão de limpeza, uso de fita magnética |
Página de produtos | www.mi.com |
Preço do fabricante | US$ 250 |
Ao contrário de outros modelos de aspiradores robôs, o dispositivo está equipado com um sistema de orientação aprimorado. É capaz de receber dados sobre a colocação de obstáculos, analisando mudanças em uma faixa de 360° 5 vezes por segundo. A velocidade de digitalização é de 108 mil amostras por minuto.
O idioma do aplicativo é o chinês. Porém, informações sobre tempo de operação, mapa de limpeza e nível de carga da bateria são bastante fáceis de encontrar.
Um aplicativo é usado para controlar o aspirador robô Xiaomi Mi Robot Vacuum Cleaner MiHome, que roda em sistemas operacionais Android e iOS.
Leva apenas alguns minutos para baixá-lo. Em seguida, você precisa pressionar ambas as teclas de operação e soltá-las após o sinal sonoro. A luz do Wi-Fi deve acender. Acesse o aplicativo, encontre seu dispositivo e conecte-se.
Como o robô determina remotamente a localização dos objetos, ele é capaz de formar um mapa da sala. Ele também analisa onde está localizado em relação a outras coisas e onde está a estação base. O sistema lembra quais locais já foram limpos e quais ainda não foram limpos.
O Lidar, sensor responsável por detectar obstáculos, opera a uma determinada altura do chão. Existem algumas coisas que ele não consegue detectar.
Porém, para obstáculos localizados na zona cega inferior, é fornecido um pára-choque com sensor ultrassônico. O fabricante não ofereceu uma solução para o problema da faixa superior, que o sensor principal não detecta.
Os eixos das rodas motrizes têm o mesmo raio - 175 mm. Esse recurso permite que o robô gire no local e é um pré-requisito para excelente manobrabilidade.
As rodas motrizes têm um diâmetro pequeno - apenas 70 mm. Mas o curso das dobradiças é de quase 30 mm. O dispositivo é capaz de superar obstáculos de baixa altura ou profundidade.
A banda de rodagem é feita de um material semelhante a borracha que não escorrega na superfície.
Sobre sensores, botões de controle, rodas e outros elementos do aspirador:
A função da escova lateral frontal durante a limpeza é empurrar os detritos em direção à escova central. Sua base são fios flexíveis e elásticos que possuem pontas duras.
A escova central é o principal elemento responsável pela remoção de detritos. Este último, junto com o ar, entra em um tanque especial. Os gases são liberados através de uma abertura na parte traseira do aparelho.
O kit do aspirador robô também contém uma ferramenta com pente e lâmina. Esses elementos são projetados para limpar pincéis.
O compartimento central da escova possui curso livre de 9 mm. Isso permite acompanhar as irregularidades da superfície e garantir uma limpeza mais eficaz.
Infelizmente, o fabricante não fornece um sensor para indicar quando o reservatório de pó está cheio. Como a capacidade do contêiner é pequena, será necessário verificá-lo com frequência. O caixote do lixo tem uma tampa que você precisa remover e esvaziar o conteúdo.
O fabricante utilizou um ventilador com motor sem escovas de um fabricante japonês Nidec. A espessura máxima do elemento é de 0,67 m3/min. A taxa de descarga mais alta é de 1800 Pa.
O ventilador é alimentado por uma bateria potente, localizada abaixo. Você precisa desparafusar 6 parafusos para chegar lá. Ao remover a parte inferior do aspirador, você pode substituir as escovas e as rodas com bastante facilidade.
Um aspirador de pó, como qualquer outro equipamento, não deve ser usado em ambientes úmidos. A poeira com água pode levar ao seu fracasso ou à necessidade de uma limpeza demorada.
A unidade não precisa ser ligada e configurada diariamente para limpeza. O sistema permite definir um horário de trabalho. É necessário anotar os dias da semana e horários de limpeza.
O fabricante recomenda começar pela base, então dois casos são possíveis:
- Primeiramente, o aspirador pode limpar completamente a sala;
- Em segundo lugar, se o nível de carga da bateria cair para 20%, o aparelho retorna à base, recarrega-se e continua a limpeza do local onde parou.
O planeamento da limpeza de um espaço é assegurado por uma banda magnética. Pode ser colocado diretamente no chão ou escondido sob uma cobertura fina.
Infelizmente, o fabricante não incluiu esta adição ao kit do aspirador. Aqueles que desejam usá-lo devem adquiri-lo por conta própria.
O dispositivo indica seu status visualmente por meio de um indicador LED. O sistema também tenta informar o usuário por meio de palavras escritas em chinês. No entanto, as mensagens de voz são fáceis de desligar.
A gestão é feita através de um aplicativo da empresa e de um dispositivo móvel baseado em sistema operacional iOS ou Android. Infelizmente, não existe uma versão oficial em russo, mas você pode usar a não oficial. No segundo caso, você também precisa baixar um complemento especial.
Imediatamente após instalar o aplicativo, você precisa estabelecer o controle do robô.Este último deve estar localizado dentro da área de cobertura da rede e conectado à Internet. O gerenciamento não é feito diretamente do aplicativo, mas por meio de um intermediário - um servidor remoto.
Você pode dar comandos ao aspirador de qualquer terreno onde haja acesso à Internet. Porém, se o seu acesso à Web ficar desabilitado por vários dias ou houver problemas com o serviço, será impossível fazer novas configurações.
A seção principal do aplicativo contém informações sobre o status do robô, a área limpa, o mapa e a carga da bateria. Na parte inferior estão as teclas para retornar à base, ajustar a potência do ventilador e iniciar a limpeza do ambiente.
Avaliações de consumidores sobre o modelo
Os usuários estão discutindo ativamente as possibilidades e recursos do uso de um aspirador robô. Ao mesmo tempo, são considerados os seus pontos fortes e fracos.
Em particular, as vantagens incluem:
- eficiência de limpeza significativa;
- continuação automática da limpeza do quarto após recarga;
- definir a potência desejada do ventilador;
- uma abordagem avançada para determinar a localização do robô e a rota de trabalho;
- grande área de limpeza sem recarga;
- trabalhar de acordo com o cronograma estabelecido;
- utilização de fita magnética para delimitar a área de limpeza;
- Controle conveniente baseado em um aplicativo móvel.
O aspirador robô tem muitos pontos fortes. No entanto, está longe do ideal. Mas há muito menos aspectos negativos em seu trabalho do que positivos.
Conforme evidenciado pelas análises do aspirador robô Xiaomi, as desvantagens do dispositivo são: a falta de uma versão oficial em russo, equipamento mínimo, casos regulares de perda de conexão com o serviço de nuvem e o tamanho mínimo do tanque de poeira.
As desvantagens do dispositivo ainda são insignificantes em comparação com suas vantagens.
Se você duvida da conveniência de comprar um aspirador robô, aconselhamos que você leia o artigo - Vale a pena comprar um aspirador robô: capacidades, opiniões e avaliações dos proprietários + nuances de escolha
Convidamos você a testar pessoalmente as capacidades do aspirador robô em casa, assistindo a um vídeo que um de seus proprietários gentilmente compartilhou:
Os principais concorrentes do robô Xiaomi
O representante inteligente do equipamento de limpeza da marca Xiaomi em questão tem principais concorrentes com quem os potenciais clientes o comparam antes de finalmente decidirem pela compra.
Entre os robôs concorrentes estão representantes da marca eu Robô, Inteligente e limpo E iClebo. Eles estão na mesma faixa de preço, têm excelente funcionalidade e são bastante inteligentes para seu preço.
Modelo nº 1 - iRobot Roomba 681
O robô do fabricante iRobot, como todos os seus desenvolvimentos, é bem construído. O Roomba 681 pode funcionar sem parar por pouco mais de uma hora, mas é tempo suficiente para limpar uma sala de tamanho médio.
Especificações do modelo:
- tipo/capacidade da bateria - Li-Ion/2130 mAh;
- coletor de pó - sem saco (filtro de ciclone);
- escova lateral/pára-choques macio – sim/sim;
- parede virtual - incluída;
- limpeza - seca;
- programação – sim, por dia da semana;
- dimensões (diâmetro/altura) - 33,5/9,3 cm.
Este assistente robótico é diferente capacidade de contêiner espaçosa para poeira cujo volume é de 1 litro. Este é um indicador muito bom para robôs, permitindo-lhes lidar com uma sala contaminada sem intervenção do utilizador.
Também tem a vantagem de uma limpeza de excelente qualidade – limpa bem o ambiente.
Entre as deficiências, os proprietários apontam os pára-choques de plástico, em vez de emborrachados, a duração insuficiente da bateria e os problemas na limpeza da areia trazida da rua, além da impossibilidade de construir um mapa do ambiente.
Além disso, o iRobot Roomba 681 não limpa bem perto da base - ele tenta contorná-la mais longe. Portanto, deve ser colocado em uma área do piso menos contaminada. E seu preço é 4,5-5 mil superior ao da Xiaomi.
Modelo #2 – Inteligente e Limpo Série AQUA 01
Outro concorrente do modelo Xiaomi Mi Robot Vacuum é o robô Clever & Clean AQUA-Series 01. Apesar de este aspirador ser vendido pelo mesmo dinheiro, é capaz de funcionar não só a seco, mas também processamento úmido superfícies internas.
E seus equipamentos função de coleta de líquido permite que você lance um assistente na cozinha/sala onde suco/café foi derramado ou um animal de estimação acidentalmente fez uma poça. Este robô irá lidar com a eliminação deste tipo de problema sem consequências.
Parâmetros operacionais dos dispositivos:
- tipo de bateria - NiCd;
- coletor de pó - sem bolsa (filtro ciclone), capacidade 0,50 l;
- escova lateral/pára-choques macio – sim/sim;
- exibição - sim;
- limpeza - seca e úmida;
- programação – sim, por dia da semana;
- dimensões (diâmetro/altura) - 34/8,5 cm.
Entre as vantagens, os proprietários destacam a excelente qualidade da limpeza das superfícies, sendo especialmente agradável a presença da limpeza úmida. Além disso, a sua implementação não está associada à rega abundante dos pisos - o robô realiza uma limpeza realmente húmida e não húmida.
Entre as desvantagens, os usuários apontam a impossibilidade de desabilitar o menu de voz, o que às vezes causa irritação.
Principalmente se o robô avisar sobre seu estado, quando o proprietário não se importa com esse assunto. Portanto, não é recomendado ligar o limpador enquanto dorme.
Modelo #3 – iClebo Pop
O iClebo Pop, assim como seu concorrente anterior, pode realizar limpeza úmida além de lavagem a seco. É verdade que seu preço é alguns milhares de rublos mais alto. Está equipado com sensores infravermelhos que controlam seus movimentos em uma determinada sala.
Características técnicas deste modelo:
- tipo de bateria - Li-Ion;
- coletor/recipiente de pó - sem saco (filtro ciclone)/cerca de 0,6 l;
- escova lateral/pára-choques macio – sim/sim;
- exibição - incluída;
- limpeza - seca e úmida;
- tempo de operação/carregamento - 120/110 minutos;
- dimensões (diâmetro/altura) - 34/8,9 cm.
O robô iClebo Pop pode ser controlado por meio de um controle remoto, que o fabricante fornece no kit. Do lado positivo, os proprietários apontam a excelente qualidade de construção, uma bateria confiável e longo tempo de operação, o que é suficiente para limpar uma sala de tamanho médio.
Os usuários também notam que com sua aparência a casa ficou muito mais limpa.
Uma das desvantagens é a necessidade de manutenção regular do robô com limpeza de seus elementos de trabalho. Não gosto que o pente para limpar a escova não aguente quando está muito sujo e ainda é preciso selecionar dispositivos que ajudem a remover todos os detritos.
Conclusões e melhores ofertas do mercado
O aspirador robô da marca Xiaomi possui um bom sistema de orientação espacial - detecta obstáculos a uma distância considerável usando um sensor laser especial. O dispositivo possui uma bateria potente, a capacidade de alterar a potência do ventilador e o controle usando um aplicativo móvel.
Este último permite ver a trajetória determinada automaticamente do movimento do robô e alterá-la se necessário.
Você tem experiência no uso do aspirador robô Xiaomi Mi Robot Vacuum Cleaner ou de um modelo da lista de concorrentes? Por favor, compartilhe com os leitores suas impressões sobre o funcionamento da tecnologia robótica. Deixe feedback, comentários e tire dúvidas - o formulário de contato está abaixo.
Eu vi este aspirador robô trabalhando com meu amigo. A coisa é, claro, excelente. O tempo necessário para limpar um apartamento é reduzido significativamente. O principal é entender as configurações, e aí você pode até começar a limpar pelo aplicativo mobile estando longe de casa. Compacto, não barulhento. Limpa com eficiência. Agora estou estudando informações sobre essa tecnologia maravilhosa, quero comprá-la para mim.
Em nossa casa, a maior parte do lixo vem da queda dos gatos – seus pelos estão por toda parte. Estamos pensando em comprar um aspirador semelhante para que pelo menos parte do cabelo seja coletada regularmente. Diga-me, quão bem este aspirador coleta esses detritos de linóleo e carpetes? Será necessário passar adicionalmente pelos tapetes usando métodos padrão - com uma escova dura e um pano?
Você não precisa se preocupar com linóleo; os aspiradores robôs funcionam muito bem nessas superfícies, incluindo pisos laminados.Nessas superfícies, o Xiaomi Mi Robot Vacuum remove completamente os detritos, incluindo pêlos de animais.
Em relação aos tapetes, a situação é ambígua: se o pêlo não for alto não haverá problemas de limpeza, não será necessário limpar depois do robô.
Gostaria também de chamar a atenção para o fato de que todos os aspiradores robôs não limpam bem os cantos, esta é a sua característica de design. Ao mesmo tempo, essas máquinas limpam completamente a área ao longo dos rodapés. Mas se você precisa de um assistente na forma de um aspirador robô específico para limpar o cabelo, então é melhor considerar outra opção. Por exemplo, o Neato Botvac Connected provou ser bom nesse aspecto, mas também custa o dobro.
Parentes têm um dispositivo semelhante. Portanto, posso dizer com confiança que não haverá pelos nem poeira. E estou procurando algo semelhante para casas particulares, o problema é que temos limites altos de cômodo para cômodo. Ele não aguenta aqui.
Limiares elevados são um conceito flexível. Os aspiradores robóticos modernos são capazes de superar limites de até 2 cm, mas nem todos os modelos são capazes disso, alguns estão limitados a 1 - 1,5 cm.
Uma escolha tão “correta” de concorrentes no artigo que nem sei o que dizer...
Comecemos pelo fato de que o modelo Roomba 681 é um pouco (5 anos) mais antigo Xiaomi. Os demais modelos também não podem ser chamados de jovens. Portanto, se você comparar o atleta Xiaomi e os aposentados da marca, o resultado será claro. Mas se os robôs deste ano, por exemplo o Roomba s9, fossem comparados, Xiaomi não pareceria um atleta, mas sim um participante de uma Olimpíada especial, se é que você me entende. 🙂
Não entendo que tipo de reivindicação de liderança existe se até agora nenhum centro de serviço na Rússia atende esses robôs sob garantia. Talvez haja algum tipo de aplicação na China, mas 100% não conosco.
Eu tinha um robô Xiaomi, ele quebrou e o centro de serviço se recusou a consertá-lo sem explicação. Só então encontrei informações online de que na Rússia eles não são aceitos pela garantia em princípio; uma pessoa foi até oferecida para enviar o robô para a Polônia para consertá-lo))) Eles também não me ofereceram isso.