Geladeiras “ZIL”: história da marca + segredo da longevidade
A URSS entrou em colapso há muito tempo, muitas fábricas modernizaram ou substituíram completamente as linhas de produção que produziam eletrodomésticos.Mas alguns projetos de engenharia ainda surpreendem pela confiabilidade, apesar das condições operacionais não ideais.
Um exemplo é a geladeira ZIL - um eletrodoméstico verdadeiramente “indestrutível” que ainda pode ser encontrado nas cozinhas de nossos apartamentos ou dachas. Qual é o segredo dessa longevidade? Vamos tentar descobrir.
O conteúdo do artigo:
História da produção de refrigeradores ZIL
O ponto de partida para a produção de refrigeradores de compressão domésticos movidos a freon é considerado o Decreto de 7 de setembro de 1949, por ordem do qual foi criado um escritório de design na fábrica de Moscou em homenagem a J.V.
Foi aqui que foram desenvolvidos e preparados desenhos para a fabricação de pequenas unidades Saratov de 85 litros e ZiLs mais espaçosos de 165 litros.
O protótipo do primeiro refrigerador ZiS-Moscou era um modelo pré-guerra produzido nos EUA. Um dos dispositivos de “estreia”, aliás, foi apresentado a Brezhnev e recebeu muitos elogios dele.
Mas nos tempos difíceis do pós-guerra, as pessoas não conseguiam comprar equipamentos caros - a fábrica inicialmente teve sérios problemas de vendas, mas depois de alguns planos de cinco anos, a fila de produtos foi agendada com muitos anos de antecedência.
Mais de 5 milhões de ZiLs foram montados na fábrica de Likhachev, mas após o colapso da União, fabricantes estrangeiros apareceram no mercado.
A tecnologia nacional não conseguiu competir com eles devido a interrupções no financiamento de novos desenvolvimentos e políticas de marketing incorretas.
Para se manter à tona, a gestão passou a reduzir a qualidade dos produtos e a “fechar os olhos” a diversos defeitos, o que afetou imediatamente a demanda do consumidor.
Em 2016, a lendária fábrica de Likhachev comemorou seu centenário, mas não se fala em restaurar sua capacidade de produção - a maioria das oficinas foram demolidas para a construção de um novo bairro residencial.
Razões para a popularidade dos ZiLovs
O principal segredo da longevidade dos refrigeradores soviéticos é a alta qualidade de todas as peças, desde os materiais do corpo até todos os componentes.
Por muito tempo, esses aparelhos pertenceram a equipamentos de elite, não acessíveis a todos: um terço do volume produzido de produtos foi enviado para exportação, a mesma quantidade foi vendida em Moscou e o restante foi vendido por encomenda de altos escalões de diversas cidades da União.
Vantagens dos refrigeradores ZIL:
- aparência elegante (para aquela época);
- montagem de alta qualidade;
- corpo forte e de paredes espessas;
- prateleiras duráveis, ajustáveis em altura, não absorventes e fáceis de limpar;
- fidelidade às quedas de tensão na rede;
- fácil desmontagem e alta manutenção.
Cada produto passou por rigoroso controle de qualidade. Mesmo um dispositivo totalmente funcional poderia ser rejeitado se houvesse apenas pequenos arranhões ou pequenas irregularidades no material soldado do corpo.
Mas em outras fábricas que produzem refrigeradores, tais nuances não eram consideradas defeitos.
[nome do adinserter =”desktop: inserir no texto – 2 “]Altos padrões foram aplicados a todos os detalhes. Há casos conhecidos em que foram rejeitados carros inteiros com espaços em branco, nos quais foram encontradas manchas ou desvios na cor da superfície.
Os componentes que não passaram na inspeção foram redirecionados para outras fábricas menos “exigidas”. Uma posição tão dura foi a principal razão pela qual a marca ZIL foi durante muito tempo considerada o fabricante dos frigoríficos mais fiáveis da União.
Recursos de design de vários modelos
Na fábrica de Likhachev, foram criadas várias linhas de ZiLs, cada uma com suas vantagens inegáveis na época.
É claro que houve algumas desvantagens, mas em termos de vida útil, os refrigeradores soviéticos estão muito atrás dos aparelhos modernos e muitos deles ainda atendem fielmente seus proprietários. Vamos dar uma olhada mais de perto na linha de modelos ZiL.
Nº 1 – o primeiro pássaro “ZiS” DH-2
O carro-chefe do empreendimento foi montado na fábrica de 1951 a 1960. A primeira “andorinha” do departamento de design da fábrica que leva seu nome. Likhacheva tinha um pequeno freezer com volume de 8 litros, um evaporador de aço inoxidável e um condensador de aço confiável.
O corpo com cantos arredondados e formas aerodinâmicas era feito de aço soldado com 8 mm de espessura e protegido da corrosão por uma camada de esmalte de silicato. O “destaque” característico do modelo é a enorme alça, que pode ser usada como fechadura.
Mas a “primeira panqueca” da fábrica também apresentava deficiências significativas:
- A temperatura normalizada não foi mantida no freezer (o aparelho nem atingiu o valor declarado de -6 °C em climas quentes).
- Uma enorme quantidade de metal foi usada na produção.
- A unidade em si era enorme, pesada e ocupava muito espaço na cozinha.
- Naquela época, um volume de 165 litros era considerado excessivamente grande (a demanda do consumidor por modelos de 85 litros era muito maior).
Mas com o tempo, quando as pessoas apreciaram as vantagens de armazenar alimentos na geladeira em vez de um saco de barbante fora da janela, essa desvantagem não só se transformou em uma vantagem, mas também serviu de impulso para o desenvolvimento de aparelhos mais espaçosos.
Poucos refrigeradores foram produzidos - cerca de 50 mil por ano. E hoje esse modelo é considerado um equipamento raro.
Há um caso conhecido em que no Cazaquistão foi possível vender uma unidade por quase 1 milhão de tenge, mas provavelmente foi um acidente feliz do que um preço adequado para o dispositivo.
Nº 2 – “ZIL-Moscou” KH-240 melhorado
O segundo modelo da planta que leva o nome. Likhachev foi produzido em 1960-1969, e os volumes de produção aumentaram significativamente devido à já alta demanda e à melhor publicidade - avaliações positivas dos consumidores.
Os refrigeradores dessa linha tinham volume total de 240 litros, e a capacidade do compartimento de baixa temperatura aumentou para 29 litros.
Além de aumentar o volume útil, o ZiL modernizado contava com 4 prateleiras em duralumínio para pratos de diversos tamanhos, iluminadas e envernizadas.
Há também bandejas para ovos, local para guardar manteiga e “ninhos” para garrafas. Uma bandeja metálica removível foi instalada na parte inferior da geladeira para vegetais/frutas frescas e outros alimentos resfriados.
Além disso, os projetistas corrigiram muitas das deficiências do modelo anterior e aumentaram o prazo de validade das provisões devido à temperatura definida para NTO em -10 graus.
[adinserter name=”desktop: inserir no texto – 3 “]A porta foi coberta com revestimentos de plástico e fibra de vidro fina foi usada como material de isolamento térmico.
O fechamento hermético era garantido por uma vedação elástica de borracha instalada em todo o perímetro da parede interna da porta e por um obturador de gatilho.
Nº 3 – retangular “ZIL-62” KSh-240/26**
No terceiro modelo ZiL, a aparência da unidade mudou significativamente. Descobriu-se que, apesar das atraentes linhas arredondadas, o design do dispositivo não permite que ele seja colocado de forma compacta em cozinhas soviéticas de pequeno porte.
Portanto, a forma do corpo assumiu a aparência de um retângulo com ângulos retos bem definidos.
Ao mesmo tempo, o volume do aparelho permaneceu o mesmo - 240 litros, mas os novos modelos puderam ser instalados em um bloco com um conjunto de cozinha, e a superfície superior poderia ser usada como prateleira (objetos caíam constantemente da inclinação anterior formulários).
Além disso, a vedação de borracha das portas foi substituída por uma magnética, que ainda hoje é usada em quase todas as geladeiras, e a largura do corpo foi trazida ao padrão - 60 cm.
Desvantagens do ZIL-62:
- Modelo desatualizado compressor, famoso por seu “som” alto durante a operação.
- Má qualidade do isolamento térmico, que não permitiu uma redução significativa da espessura das paredes da caixa e levou ao aparecimento de uma “casaca” de neve no congelador.
- Prateleiras que dificultavam o armazenamento de alimentos em recipientes fora do padrão.
- Novo design de cabo “traumático” com arestas vivas.
Além disso, os desenvolvedores não conseguiram eliminar os principais problemas de produção das versões anteriores - alto consumo de metal e fabricação intensiva em mão de obra.
Nº 4 – versão “transitória” do “ZIL-63”
Com o aparecimento no mercado soviético dos primeiros modelos de duas portas “Minsk” e “Oka” com sistema de descongelação automática e volume aumentado para 300 litros, a procura por “ZiLs” caiu drasticamente.
Portanto, o departamento de design da planta leva o seu nome. Likhachev foi instruído a criar um projeto para uma geladeira de três câmaras que pudesse competir não apenas com dispositivos domésticos, mas também com dispositivos estrangeiros.
O design dos novos dispositivos foi desenvolvido em conjunto com institutos especializados e, para substituir um compressor obsoleto, foi adquirida licença da marca americana Tecumsen.
Mas, como se viu, a capacidade industrial da fábrica não estava preparada para implementar o projeto promissor - “estagnou” assim que ficou claro que seria necessário construir uma nova oficina e adquirir uma linha de produção para o então moeda escassa.
[adinserter name=»desktop: inserir no texto – 4 «]Assim, com base em novos desenvolvimentos, foi lançado um modelo de maior conforto - “ZIL-63” KSh-260/26**, que foi montado na fábrica até 1988.
E embora o aparelho tenha sido concebido como um modelo de transição antes do lançamento de um refrigerador fundamentalmente novo, a alta demanda e os excelentes indicadores de rentabilidade “atrasaram” sua produção em 12 anos.
A gestão ficou satisfeita com os elevados volumes de vendas, pelo que os desenvolvimentos promissores foram deixados de lado.
Uma unidade de refrigeração por compressão foi instalada no Zil-63, e o compressor e um motor elétrico assíncrono com enrolamento de partida foram montados em uma suspensão de mola e escondidos sob uma carcaça comum.
Vantagens da nova linha:
- melhor isolamento térmico;
- redução de ruído - o compartimento da máquina do aparelho passou a ser coberto por uma blindagem absorvente de som;
- prateleiras em hastes metálicas, confortavelmente ajustáveis em altura em incrementos de 3 cm;
- aumento do volume útil em 20 litros;
- a capacidade de “pendurar” as portas em uma direção conveniente;
- Alça removível leve de comprimento conveniente.
Além disso, o aparelho foi complementado com inúmeros elementos de conforto - uma pequena prateleira para pequenos produtos, compartimentos para manteiga e queijo, uma bandeja para 15 ovos e um limitador máximo de abertura da porta de até 105 graus.
Além de rolos ajustáveis para transporte, forma para fazer gelo, recipiente com tampa de vidro para conservar frutas e legumes frescos.
As desvantagens incluíam o restante do degelo manual, um compressor confiável e durável, mas desatualizado, que ainda era fabricado na própria fábrica.
Mas o uso persistente de tecnologias atrasadas e a cessação da melhoria contínua de seus produtos tiraram a “palma” dos refrigeradores ZIL.
Você pode conhecer os modernos refrigeradores de duas portas em Este artigo.
Nº 5 – representante da linha “transitória” do “ZIL-64”
Desde 1988, foram colocados à venda os modelos modernizados ZIL-64 KSh-260/30, produzidos até 2001.
Esses refrigeradores já possuem função de degelo automático, isolamento aprimorado de espuma de poliuretano e capacidade de reduzir a temperatura de congelamento para -18 graus.
O volume de NTO foi aumentado para 30 dm3, passou a contar com uma prateleira plástica divisória para colocação racional dos produtos.
Mas por muito tempo esses dispositivos não conseguiram competir com fabricantes estrangeiros, então sua produção foi interrompida.
[nome do adinserter =”desktop: inserir no texto – 5 “]Apesar de sua confiabilidade e qualidade de construção, os “antigos” ZiLs também falham.
Mas mesmo aqui eles têm uma ligeira vantagem sobre a tecnologia moderna: os dispositivos são fáceis de desmontar e os consumíveis são baratos, embora com o passar dos anos possa haver problemas com sua aquisição.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para mais informações sobre geladeiras famosas, assista à nossa coleção de vídeos.
História da marca soviética de refrigeradores “ZIL”:
Substituindo o termostato para ZIL-64:
Como fazer de um dispositivo antigo uma raridade elegante - restauração do corpo ZIL:
Apesar de sua história gloriosa, os modelos ZIL estão desatualizados e não podem ser comparados aos refrigeradores modernos em termos de capacidade, operação silenciosa ou facilidade de descongelamento.
Mas se você tem uma raridade tão grande, não se apresse em se desfazer dela - algumas oficinas oferecem serviços de modernização de aparelhos antigos e poderão transformar seu ZIL em um destaque estiloso que vai decorar o interior de uma casa de campo ou apartamento em estilo vintage. .
Ainda tem dúvidas sobre o tema do artigo? Ou você pode complementar nosso material com informações interessantes? Deixe seus comentários, tire dúvidas, compartilhe sua experiência - o bloco de contato está localizado abaixo.
Se Stalin desse instruções, eles ainda estariam fazendo algo ruim! Eles o temiam como o fogo e o respeitavam, apesar do que ele fazia ao povo. Sim, as geladeiras são, claro, legais. Eles ainda estão nos hospitais provinciais, nas enfermarias onde os pacientes colocam seus produtos. Os velhos estão trabalhando, vai servir. Quando não houver nada melhor, o velho servirá. Dizem que um cavalo velho não estraga os sulcos. )
É verdade, antes tudo era feito com consciência. Foi difícil conseguir, mas a qualidade é excelente. Mas agora é o contrário: o mercado está saturado de eletrodomésticos de qualidade duvidosa.Comprei recentemente uma geladeira e, depois de meio ano, o motor morreu e a parte eletrônica parou de funcionar. Bem, como você pode fazer isso? Por que isso acontece quando o progresso não pára? A velha geladeira Zil funcionou por mais de 30 anos e funcionará pelo mesmo tempo. Os “novos” nunca sonharam com isso.
Boa tarde, Vadim. Infelizmente, essas são tendências atuais. O mercado de eletrodomésticos está estruturado de tal forma que, após o período de garantia, na maioria das vezes é necessário substituir o modelo antigo por um mais novo.
A principal desvantagem dos refrigeradores mais recentes é a falta de possibilidade de reparos sérios. Todos os componentes principais estão localizados na carcaça do casco, de difícil acesso. Não será possível restaurar o isolamento térmico original após tal reparação.
Os primeiros modelos No Frost são mais confiáveis. Um fator importante é a capacidade de eliminar danos graves.
Eu tenho uma geladeira Minsk 12, 1980. Ainda não houve reparos. Claro que não é “geada”, mas por outro lado faz o seu trabalho.
Tenho uma geladeira ZIL-62 KSh-240 que funciona desde 1978 e já estamos em 2019! É assim que se faz uma técnica que durará para sempre!
Aqui em Leningrado, a família ZIL-Moscou 1964 ainda funciona bem.
O "ZIL-Moscou" KH-240, fabricado em 1968, ainda está arando, embora nos últimos 15 anos na dacha. Meu pai também o recebeu como participante da Segunda Guerra Mundial. Durante todo esse tempo, só quebrou o cabo e o elástico ficou rígido - trocaram e pronto! Quem tem mais?
Me conta, onde você comprou o elástico? Realmente precisa ser mudado, também desde 1968 e na dacha.
Cuidado com os ZILs, há muitos casos em que crianças entram e sufocam rapidamente. Não dá para abrir por dentro e a geladeira está lacrada.Se estiver parado, remova a trava. Se você jogá-lo fora, remova a porta ou a fechadura.
Saratov-II. Trabalha para mim em Tashkent desde 1966)
Quem sabe: quanto pesava a geladeira soviética ZIL 62? Pelo menos aproximadamente? Aquele com a marca de qualidade era...
O corpo é feito de chapa de aço de 8mm?!!!
Perdeu alguma coisa? Grosso como um dedo? É perfurante?
Eles o transportam em um trailer e o levantam com um caminhão guindaste?
0,8 mm. Por que você reage assim, bom, eles cometeram um erro de digitação, isso acontece.