Instalação de câmeras CCTV: tipos de câmeras, seleção + instalação e conexão você mesmo
Os sistemas de videovigilância estão firmemente enraizados na nossa vida quotidiana.Agora é difícil imaginar não apenas uma grande empresa, mas também uma pequena loja ou escritório sem eles. Ao instalar um sistema de videovigilância, protegemos as nossas casas de visitas indesejadas.
Ao pensar em adquirir esses equipamentos, você se depara com muitas dúvidas. Qual sistema de vídeo é melhor, quais são suas características, como escolher o modelo adequado, é possível instalar câmeras CFTV de forma independente e conectá-las? Nossa análise detalhada ajudará você a entender tudo isso.
O conteúdo do artigo:
Tipos de câmeras CFTV
Existem vários tipos de câmeras disponíveis neste segmento de mercado. Eles diferem entre si em princípios operacionais, design e características técnicas.
Com base no princípio de operação, existem dois grandes grupos de dispositivos:
- analógico;
- digital.
Visualmente é difícil distingui-los, mas se você conhece algumas nuances, nunca os confundirá.
Com base nas características de design e local de instalação, os tipos mais populares são:
- Clássico ou gabinete. São instalados principalmente no exterior, desde que equipados com caixa térmica.
- cúpula. Na maioria das vezes eles são instalados no teto em ambientes internos, mas também podem ser usados para instalação externa.
- Rotativo. O usuário no controle remoto pode expandir tal dispositivo e ampliar a imagem. O sistema é conveniente quando você precisa responder instantaneamente a uma situação.
- Panorâmico. Fornece visibilidade máxima enquanto minimiza a presença de pontos “mortos”. Se necessário, a imagem pode ser dividida em fragmentos separados.
- Minicâmeras. Indispensável quando a vigilância secreta é necessária.
Câmeras de rua (rua) estão presentes em objetos grandes e pequenos. Características importantes para eles são a distância do objeto, a geometria de visualização e a resolução da imagem.
Normalmente, esses modelos são equipados com iluminação IR e uma caixa que protege contra influências externas. É importante que seja possível configurar parâmetros individuais automaticamente.
Câmeras domo instalados em escritórios, shopping centers, instituições educacionais e médicas e lojas. O dispositivo é uma pequena esfera semicircular.
O dispositivo possui um ângulo de visão que varia de 60 a 100⁰. Eles vêm em preto e branco e em cores, com ou sem luz de fundo. São compactos, têm fraca resposta a interferências e podem ser fotografados tanto de dia como de noite.
Câmeras domo PTZ usado para proteger grandes áreas. Sua rotação ocorre através do mecanismo Ptz. Você pode até ativar a câmera remotamente. A imagem não só pode ser girada, mas também dimensionada.
A instalação dessa câmera também é possível em ambientes internos. O elevado nível de segurança deste equipamento permite a sua utilização em condições climatéricas difíceis, nas indústrias nuclear e química.
Câmeras de caixa. Sua popularidade é pequena - eles não são muito convenientes devido ao fato de que você mesmo precisa montá-los com uma lente e um suporte.
São instalados principalmente no exterior e, se no interior, apenas em locais específicos como, por exemplo, o caixa de um banco. Esta câmera produz uma imagem de alta qualidade, o alcance de transmissão do sinal é bastante grande e a lente pode ser trocada dependendo da distância do objeto.
Minicâmeras pode ser alimentado por bateria; existem modelos com e sem fio. Eles gravam em um dispositivo móvel por meio de um módulo GSM ou em um cartão de memória. Possuem classe de proteção aumentada e boas características técnicas.
Nº 1 - câmeras digitais e suas características
Uma câmera digital ou IP captura o sinal em formato digital e o transmite da mesma forma ao consumidor por meio de uma rede de computadores.
Externamente, esta câmera difere das outras apenas em seu conector. Se em dispositivos analógicos este for um conector BNC - coaxial de radiofrequência, então a câmera IP é equipada com um conector de par trançado - RJ-45.
Essa câmera de videovigilância está conectada a um computador, mas deve-se levar em consideração que não vale a pena construir todo o sistema de vigilância com base em um computador doméstico.
Ele não foi projetado para operação contínua 24 horas por dia, 7 dias por semana e irá quebrar muito rapidamente, especialmente se várias câmeras estiverem incluídas no sistema.Isso pode ser muito estressante para o disco rígido.
É melhor comprar imediatamente um DVR, embora muitas câmeras IP sejam dispositivos independentes e tenham uma interface web individual.
Existem câmeras com conector para pen drive ou com slot para cartão SD onde você pode arquivar gravações. Neste caso, não há necessidade de DVR.
A grande vantagem das câmeras de vídeo digitais é que mesmo que você esteja do outro lado do mundo, você pode assistir o que está acontecendo no seu escritório ou em casa através do monitor do seu laptop ou smartphone móvel.
As câmeras baseadas em tecnologias IP diferem umas das outras no design de suas caixas.
As câmeras IP podem ser conectadas ao armazenamento em nuvem, com a participação delas você pode criar um sistema de videovigilância em grande escala e incluir um grande número de dispositivos nele.
Graças a um sistema de autorização invulnerável e à criptografia confiável de dados, um alto grau de segurança é garantido aos usuários.
Esses dispositivos também possuem grande potencial de integração. Você pode controlar remotamente sistemas de vigilância por vídeo, iluminação e proteção contra incêndio a partir de um único dispositivo.
A gravação de vídeo do IP digital possui alta resolução, o que permite ver pequenos detalhes, roupas e o rosto de uma pessoa sem desfoque.
As câmeras analógicas não fornecem uma imagem tão nítida; é difícil identificar o que você vê.Isso é explicado pelo fato de o sinal de vídeo analógico ser gerado por meio de um sistema de intercalação TVL.
Nas câmeras digitais, a alternância de linhas é eliminada pelo uso da tecnologia de digitalização sequencial. A câmera IP captura claramente objetos em movimento rápido.
Nº 2 - recursos de câmeras analógicas
Uma câmera analógica pode ser facilmente reconhecida observando a descrição. Se houver três letras em inglês NVL, é uma câmera analógica.
Este formato é o mais simples - há uma câmera no circuito e dois condutores estão conectados a ela. Um deles fornece energia, o outro recebe um sinal. A imagem de saída não é de muito boa qualidade.
O limite de resolução das câmeras analógicas para videovigilância é de 720 x 576 pixels, várias vezes menor do que nas câmeras digitais modernas.
Essas câmeras, capazes de transmitir imagens apenas em curtas distâncias, são chamadas simplesmente de analógicas ou CVBS. Esses padrões desatualizados incluem dispositivos VGA, D1, 960H.
Nº 3 - novos padrões ou câmeras HD
Uma câmera HD é construída com base no mesmo princípio de uma câmera analógica simples, só que este é um tipo mais avançado que combina três formatos principais: TVI, AHD, CVI. Este é um avanço na vigilância por vídeo analógico.
Eles podem transmitir imagens com a seguinte resolução:
- 0,4MP-722*576;
- 1MP-1280*720;
- 2MP-1920*1080;
- 3MP - 2048*1536;
- 5MP-2560*1920.
Sua qualidade é comparável às câmeras IP. Equipamentos de última geração são capazes de transmitir a máxima clareza das imagens captadas no local.
O mecanismo de aquisição de imagem pode ser brevemente descrito da seguinte forma:
- Depois de passar pela lente, a imagem é focada na matriz CCD.
- A energia luminosa é convertida em carga elétrica.
- Cargas elétricas são convertidas em um sinal analógico.
- O sinal é transmitido através do cabo para o dispositivo receptor.
Não há conversão do sinal elétrico em código binário; ele chega inalterado ao dispositivo de gravação. É isso que distingue as câmeras analógicas das digitais.
Isso simplifica muito o processo de observação; não há necessidade de processamento em um computador.
Se você conectar uma câmera de vídeo analógica a um conversor digital, será possível receber sinais de diversas câmeras.
Ao adquirir qualquer câmera das categorias AHD, HD-CVI, HD-TVI, você deve saber que todas são incompatíveis entre si, pois são produzidas por empresas diferentes. Ao comprar uma câmera de um determinado padrão, você precisa selecionar um DVR que suporte o mesmo padrão.
Os dispositivos HD-SDI são padronizados, portanto são compatíveis com todos os DVRs. As câmeras IP são padronizadas pela organização internacional intersetorial ON VIF.
Esta organização está envolvida na padronização de equipamentos e câmeras IP, entre outras coisas. Eles também desenvolvem especificações para eles. Câmeras de vídeo da mesma especificação são compatíveis.
Regras para escolha de câmeras CCTV
Dada a abundância de ofertas no mercado, é difícil decidir qual câmera escolher. Primeiro de tudo, você precisa decidir sobre o padrão avaliando uma série de parâmetros.
Funcionalidade. Se você precisa de uma imagem de alta qualidade, é importante ter opções inteligentes – detecção de movimento, detecção de presença, alto detalhe – então você precisa adquirir uma câmera IP.
Outra nuance: embora existam câmeras que funcionam de forma autônoma, não é possível incluir um grande número delas no sistema - idealmente, não mais que quatro. Caso contrário, é melhor usar a opção com DVR.
Permissão. Com a transição das câmeras analógicas para o formato HD, este parâmetro tornou-se mais próximo das características das câmeras IP. Esta norma é aplicável a quaisquer objetos, mas mesmo assim pequenos detalhes podem não ser considerados.
O preço é a favor da escolha deles, mas sua funcionalidade é menor e eles definitivamente precisam de um DVR.
Local de instalação. Caso seja necessário instalar um sistema de videovigilância no exterior, as câmeras devem ter as características adequadas. Câmeras dome sem proteção adicional são adequadas para instalação interna.
Ângulo de visão da lente e distância focal. Uma lente grande angular de foco curto é uma boa solução para uma casa de campo ou escritório.
Uma lente longa com campo de visão máximo de 45 graus é uma boa opção para entrar em uma casa ou para monitorar um objeto distante quando detalhes nítidos são uma prioridade.
Existem câmeras equipadas com lentes que possuem faixa focal específica, que varia de 2,8 a 12 mm.Esses dispositivos são chamados de “varifocais”.
Com base nas suas necessidades, você mesmo pode ajustar o ângulo de visão. O custo dessas câmeras é significativamente maior do que o de dispositivos equipados com lentes com distância focal estável.
Alguns consumidores, ao comprar uma câmera, focam na quantidade de megapixels. Isso não é inteiramente verdade. Muitas vezes é difícil ver uma grande diferença na qualidade da imagem de uma câmera IP de 2 e 8 MP. Mas o custo difere significativamente.
Fotossensibilidade. Este parâmetro é de grande importância na escolha de uma câmera para vigilância 24 horas. Este é o limite mínimo de luz no qual a câmera pode operar.
Quanto maior for este parâmetro, mais nítida será a imagem obtida ao entardecer e à noite. Quase todos os modelos mais recentes possuem iluminação infravermelha, portanto a vigilância por vídeo é eficaz mesmo quando está completamente escuro.
Levando em consideração essas circunstâncias, é imprescindível observar para quais condições de iluminação a câmera foi projetada. Antes de fazer isso, é necessário medir este parâmetro com um luxímetro no local onde a câmera de vídeo será instalada. Se no futuro o dispositivo funcionar 24 horas por dia, a fotossensibilidade deverá ser de pelo menos 0,01 lux.
Como a iluminação não pode ser estável ao longo do dia, você precisa ter certeza de que o design da câmera inclui ajuste automático da abertura. Tais dispositivos são capazes de manter um fluxo luminoso estável que entra na matriz.
As câmeras que suportam WDR são de qualidade superior.Mesmo muitas câmeras econômicas suportam esse recurso, permitindo produzir imagens sem sombras profundas e áreas muito claras.
A única diferença é que as câmeras caras são equipadas com WDR genuíno, enquanto as câmeras econômicas são equipadas com “análogas”.
Se a videovigilância não deve parar nem de dia nem de noite, e as informações da câmera devem ser tão detalhadas quanto possível, você precisa de um modelo com modo “dia-noite”. Assim que a noite cai, ele muda automaticamente para o modo monocromático. O filtro IR não pode fornecer uma imagem colorida.
Disponibilidade de luz de fundo. Uma câmera que funcione à noite deve ter iluminação infravermelha. O parâmetro principal da iluminação IR é o alcance. Para ambientes internos, 10–20 m são suficientes, para ambientes externos – mais de 20 m.
Os modelos de câmeras mais recentes estão equipados com luz de fundo adaptativa. Sua função é ajustar a potência dependendo da localização dos objetos localizados próximos à câmera.
Auto-instalação do sistema
Se você está planejando aumentar a segurança da sua casa Instalações de CFTV, você pode escolher duas maneiras de implementar essa ideia: recorrer a especialistas ou instalar você mesmo câmeras CCTV.
O primeiro método é bastante caro, mas o segundo é bastante viável se você estiver familiarizado com a tecnologia moderna e uma furadeira for uma ferramenta familiar para você.
Etapa 1 – esquemas de planejamento e vigilância por vídeo
Desde o início, você precisa decidir o local de instalação, a quantidade de câmeras e sua finalidade.Se você possui uma casa ou chalé particular, a vigilância deve abranger não apenas o interior, mas também a área circundante.
As câmeras são geralmente instaladas em um apartamento para monitorar a situação durante a ausência dos proprietários. É aconselhável colocá-los nas salas de estar, principalmente nos locais onde ficam guardados alguns objetos de valor. Vale a pena considerar a instalação de uma câmera na entrada do apartamento.
Tendo decidido as questões gerais, começamos a desenvolver um esquema. Os locais para a colocação pretendida dos fios são escolhidos de forma que não se cruzem com a linha de energia existente.
Pode interferir no sinal de vídeo se a distância for inferior a um metro. A proteção na forma de uma luva de metal também protege contra interferências: os fios são inseridos nela e aterrados.
A próxima etapa é determinar o ângulo de visão. Dependendo dos seus objetivos, ele pode ser ajustado para mostrar detalhes finos ou você pode aumentar a aderência sacrificando os detalhes.
A seguir, você deve considerar onde colocar o DVR e o monitor. Dada a confidencialidade, o acesso a eles deve ser limitado. É bom que haja uma sala fechada separada ou pelo menos um armário.
Etapa 2 – instalação do sistema
Eles começam instalando eles próprios as câmeras de vídeo. No interior, eles são colocados sob o teto. O principal é que estejam localizados próximos aos pontos de venda. No exterior, os dispositivos de videovigilância são colocados de forma que não possam ser arrancados.
A instalação da câmera consiste em várias operações:
- desmonte a caixa de montagem;
- aplique-o em local pré-selecionado e faça marcações nos furos de montagem;
- pegue um martelo perfurador e perfure uma parede ou teto, após o que insira buchas;
- aplique o invólucro, alinhando os furos de montagem do mesmo com os perfurados no plano fixado;
- aparafuse os parafusos e adicione uma lente ao corpo;
- defina o ângulo de visão do dispositivo.
Os especialistas não recomendam a instalação de dispositivos de vigilância por vídeo muito altos. Uma imagem nítida pode ser obtida se a câmera não estiver a mais de 4 m de distância do solo. Para não expor a imagem, a câmera não deve ser colocada em frente ao sol.
Além da fixação com parafusos auto-roscantes, existem outras opções: ventosas, velcro. O primeiro método de montagem de dispositivos de vídeo ainda é considerado o mais confiável.
Etapa #3 – conecte a câmera de vídeo corretamente
Existem apenas dois tipos de conexão: a uma fonte de energia e a um dispositivo que recebe informações.
Para comida. Como cada câmera contém um adaptador através do qual é fornecida uma tensão reduzida, seu plugue é simplesmente conectado a uma tomada. O plugue localizado na outra extremidade é inserido na câmara. Para este efeito existe uma tomada especial na parte traseira da caixa da câmara.
Para o dispositivo receptor. Para a segunda opção de conexão é necessário possuir um fio equipado com conectores BNC -RG6. Há uma saída para ele no dispositivo de vídeo e uma entrada no receptor.
Conectar uma câmera sem fio é ainda mais fácil. Um disco com o programa geralmente acompanha a câmera. Só falta instalá-lo no seu computador.
Em seguida, conecte o roteador via wi-fi e depois a própria câmera. Ele está conectado à rede e, usando cabo de rede, conecte-se ao roteador.
O próximo passo é configurar os parâmetros de rede no próprio programa. Para fazer isso, insira a chave e outros dados e desconecte o cabo de rede. Após a reinicialização, a câmera se conectará automaticamente ao roteador. Agora a imagem transmitida pela câmera ficará disponível.
As câmeras de vídeo podem ser um elemento de um sistema inteligente de “casa inteligente” que controla vários equipamentos na sala. Leia mais sobre o design e as capacidades de tal complexo em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para facilitar a compreensão dos meandros da instalação e conexão do equipamento, sugerimos assistir ao vídeo a seguir, que aborda detalhadamente esses problemas:
A principal condição para a escolha da câmera de vídeo adequada é a sua conformidade com as condições onde será utilizada. Mesmo que o equipamento selecionado esteja longe de ser barato e você tenha que despender muito esforço na sua instalação, a segurança da sua casa vale a pena.
Se tiver dúvidas sobre as suas capacidades, a melhor opção seria contactar uma organização/empresa especializada na instalação de sistemas de videovigilância, incluindo câmaras e outros equipamentos.
Você está escolhendo câmeras CCTV para uma casa particular? Ou você tem experiência na instalação e uso desses equipamentos? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.
A qualidade da imagem pode ser superior. Minha opinião: a quantidade de megapixels do aparelho não é tudo.Muitos fatores afetam a clareza da imagem: o nível de penetração da luz, o tipo de matriz, o foco e outras circunstâncias. Veja bem, existem tecnologias na produção de uma matriz de vídeo, além de aumento da porcentagem de pixels, material do sensor e sua qualidade, e uso de microlentes. Também é importante como os fatores tecnológicos funcionam. Portanto, minha conclusão: a matriz CMOS americana, por exemplo, Aptina AR0330 com 3,5 MPx, é muito melhor em termos de percentual de sensibilidade, devido ao qual a interferência afeta menos a qualidade da transmissão do que no modelo de 5 megapixels.
Moramos em uma casa particular, o território é grande. Não há cachorro. Começamos a notar que alguém subia em nosso quintal à noite. Estávamos pensando em que tipo de câmera de vídeo instalar. Decidimos que seria digital. A gravação de vídeo do IP digital tem alta resolução, você pode ver pequenos detalhes, roupas e o rosto de uma pessoa. Se necessário, você pode dividir a imagem em fragmentos separados. Também gosto do fato de você poder monitorar o que está acontecendo remotamente. Não concordo que você não deva focar no número de megapixels. Verificamos a imagem de câmeras de 2 megapixels, aquelas com megapixels maiores transmitem a imagem com muito mais clareza.
Instalei câmeras analógicas no meu site e escolhi uma opção barata, então a qualidade da imagem não vou dizer que é excelente, mas é o suficiente.