Como conectar um ventilador com sensor de umidade: detalhes de conexão e instalação + regras de seleção
Condensação, alta umidade, odores desagradáveis e fungos nas paredes são problemas que surgem na ausência de ventilação no banheiro e no lavabo. Concordo que as costuras entre os ladrilhos, enegrecidas pelo mofo, vão estragar o visual de qualquer ambiente. Além disso, essa proximidade é prejudicial à saúde. Portanto, muitos proprietários instalam ventilação forçada instalando ventiladores. Os modelos mais funcionais estão equipados com vários sensores e temporizadores.
Neste artigo falaremos exatamente sobre esses dispositivos - equipados com um higróstato. Veremos em detalhes por que você deve instalar um dispositivo de exaustão e o que procurar ao comprar um ventilador de duto. Também explicaremos detalhadamente como conectar um ventilador a um sensor de umidade e compartilharemos diagramas de funcionamento.
O conteúdo do artigo:
Por que instalar um ventilador no banheiro?
Os prédios de apartamentos possuem poços de ventilação. Eles são projetados para fornecer troca de ar. Como mostra a prática, tais estruturas raramente recebem manutenção. Portanto, o ar de exaustão da sala é mal removido.
De acordo com os regulamentos, a saída de ar úmido da sala deve ser de pelo menos 25 m3/hora.O influxo de ar fresco é realizado através de ventilação de ar fresco ou através de válvulas montadas nas janelas E paredes.
Perturbações no microclima da sala podem levar não só ao aparecimento de fungos, mas também a danos em eletrodomésticos e móveis: a máquina de lavar enferruja, a superfície dos armários de aglomerado fica deformada e as partes metálicas dos encanamentos se deterioram.
Recomenda-se a instalação de exaustor mesmo que haja janela na sala. Porque não é capaz de garantir totalmente a remoção do excesso de umidade. Após ventilação prolongada, apenas as paredes adjacentes ficam secas, enquanto a condensação permanece no restante. E no inverno você não conseguirá manter a janela aberta por muito tempo.
Funções dos exaustores:
- eliminação do excesso de umidade;
- melhor circulação de ar;
- remoção de odores desagradáveis;
- regulação de temperatura.
Graças a um exaustor, sempre haverá ar limpo e fresco no banheiro e no vaso sanitário.
Características dos exaustores
Várias modificações de exaustores estão disponíveis. Eles vêm com cabos, temporizadores, sensores de movimento, interruptores de modo, etc.
Os modelos mais eficazes são aqueles com sensor de umidade - eles ligam automaticamente quando o nível de umidade no ambiente aumenta. Os fabricantes de sistemas de exaustão lançaram variações “inteligentes” de ventiladores para aumentar o nível de conforto do usuário - afinal, depois de tomar banho, você pode esquecer de ligar ou desligar manualmente o ventilador.
Como funciona um ventilador com sensor de umidade?
Agora vamos falar sobre como funciona o sensor de umidade instalado no exaustor. A estrutura interna e o princípio de operação de tais dispositivos praticamente não diferem dos dispositivos de exaustão padrão. Quando o motor é ligado, as lâminas começam a girar. Isso põe o ar em movimento e o atrai, junto com gotas de umidade, para o capô.
O exaustor com sensor pode ser montado num poço de ventilação no teto ou na parede. O corpo e as partes do produto são feitos de materiais impermeáveis. As peças elétricas possuem isolamento de alta qualidade.
O sensor de umidade no ventilador pode operar com temporizador ou automaticamente. No segundo caso, o sistema de exaustão é acionado quando o nível de umidade do ambiente ultrapassa o normal.
Em geral, um sensor de umidade ou higrostato em um ventilador é um elemento especial que permite medir o nível de umidade do ar e iniciar o exaustor sem intervenção humana. E tudo isso graças à alta sensibilidade do sensor à condensação. Funciona segundo o princípio de um termostato: a ventilação só é ligada quando a umidade está acima de 40%.
Os sistemas de exaustão com higróstato integrado são ideais para instalação em banheiros, salas de secagem de roupas e sanitários. Pode ser usado como ventilação de porão em residências particulares.
Tipos de sensores de umidade integrados
Os modelos de ventiladores de duto axial geralmente são equipados com sensores de umidade. Uma pequena placa é montada no corpo do produto. O higrostato possui dois limites: superior e inferior.
Algumas variações são definidas de fábrica e não podem ser ajustadas. Caso contrário, o intervalo de resposta pode ser definido de forma independente.
Tipos de sensores:
- Resistivo – quando o nível de umidade muda, o produto muda a resistência e dá partida no motor do ventilador.
- Dielétrico – possui um capacitor em seu design. Quando a umidade entre as placas do produto aumenta, a constante dielétrica do meio muda.
- Termistor – um análogo melhorado de um sensor resistivo. Aumentou a precisão.
- Ótico – determina a concentração de umidade pela transparência do ar.
- Mecânico – quando há mais umidade no ambiente, o comprimento do material com o qual o sensor é feito muda.
Quando o nível de umidade atinge os valores programados no sensor, o relé é acionado. Fecha o circuito elétrico do motor e o ventilador começa a girar.
Dicas para comprar um ventilador com higróstato
Um exaustor de banheiro de alta qualidade deve ser silencioso, ter alto desempenho, proteção da água e combine com o interior da sala. Agora estão sendo produzidas variantes com designs interessantes e designs originais de grades e painéis frontais. Portanto, escolher um exaustor para qualquer estilo de decoração de banheiro não é tão difícil.
Mais adequado para uso no banheiro ou toalete ventiladores de duto. Eles estão instalados no duto de ar. As lâminas dos produtos são feitas de metal ou plástico durável. O design não tem medo da exposição à umidade, bem como a produtos químicos cáusticos.
Um ventilador de duto deve ser selecionado levando em consideração os parâmetros da sala e o diâmetro do duto de ar. Para selecionar o desempenho de um produto, primeiro determine o volume do ambiente: para isso, multiplique a largura, o comprimento e a altura do ambiente. O valor resultante é multiplicado pela taxa de câmbio aérea padrão.
A taxa de troca de ar padrão para chuveiros e banheiros é de 7 a 9. Se o quarto for utilizado por várias pessoas, deverá levar o valor máximo. Exemplo: volume da sala 22,5 m3 *9 (taxa de troca de ar) = 202,5 m3. Neste caso, você deve comprar um ventilador de duto com capacidade superior a 202,5 m3.
Os sistemas de canais também diferem em outros parâmetros: potência do motor elétrico, nível de ruído, velocidade de rotação das lâminas, etc. Os produtos estão disponíveis em diversas cores, além de tipos de grades decorativas.
Ventiladores com válvula de retenção são bastante populares para instalação em banheiros. Recomendamos que você leia dez principais ofertas No mercado.
Instalação de ventilador com sensor de umidade
Um sistema de exaustão com sensor de umidade é montado de forma semelhante a um ventilador simples. Apenas o diagrama de conexão do dispositivo pode ser diferente. Certifique-se de consultar as instruções de instalação do ventilador. Normalmente, os fabricantes fornecem o diagrama de conexão correto no passaporte.
O produto de exaustão deve ser instalado quando a tensão da rede for removida. Antes da instalação, é necessário preparar o eixo de exaustão e verificar se há passagens e bloqueios.
Etapa #1 – verificação da ventilação natural
Antes de conectar o sistema de exaustão, o poço de ventilação deve ser limpo de detritos, poeira e teias de aranha removidas. A seguir, verifique a permeabilidade do duto de ar com fósforo aceso, isqueiro ou folha de papel.
Se houver pouco ou nenhum fluxo de ar, será necessário encontrar o bloqueio e limpar o sistema de exaustão. Se você não conseguir detectar o bloqueio sozinho, pode entrar em contato com os serviços especiais, eles irão vai limpar a mina.
Antes de instalar o ventilador, certifique-se de que ar fresco entre no banheiro ou vaso sanitário. Ele pode entrar na sala através de janelas ou frestas sob portas. Se a sala estiver totalmente vedada (janelas sólidas, sem vãos entre os painéis das portas), será necessário instalar grades especiais na porta.
Etapa 2 - escolha de um diagrama de conexão do ventilador
Para conectar um ventilador em um banheiro ou vaso sanitário, vários esquemas de conexão podem ser usados. Eles diferem entre si na forma como fornecem energia ao dispositivo de exaustão.
É melhor colocar a fiação sob o capô durante os reparos para escondê-la na parede. Se isso não for possível, você pode disfarçar o cabo com uma caixa decorativa ou tampas especiais.
O sistema de exaustão é conectado à rede elétrica por meio de um interruptor separado, para o interruptor de luz ou através de um sensor.
Estes métodos de conexão não são adequados para dispositivos de exaustão com higróstato.
Existe um circuito especial para ligar um ventilador de duto usando um sensor de umidade.
Conectar um ventilador com sensor ou temporizador não é difícil se você ler as instruções e fazer tudo conforme o diagrama.O produto é conectado a uma rede de 220 V através da caixa de terminais localizada sob a tampa do ventilador.
Conectando fios aos terminais:
- LT – um cabo com fase proveniente de um interruptor externo;
- N - zero;
- eu - fio com fase.
O produto é conectado por meio de três fios - todos os terminais estão etiquetados. O sistema de exaustão pode ser conectado a uma lâmpada de iluminação. O ventilador começará a funcionar quando a tensão for aplicada ao terminal marcado com LT (a luz está acesa). O desligamento ocorre de 2 a 30 minutos após o desligamento da lâmpada.
Um ventilador com sensor de umidade pode ligar automaticamente quando a umidade do ambiente ultrapassar o nível definido no higrômetro. Quando houver menos umidade, o produto funcionará por mais algum tempo utilizando o temporizador de retardo e desligará sozinho.
Etapa #3 - instalação do ventilador no duto
Antes de instalar o ventilador no eixo, certifique-se de que todos os fios estejam conectados. A grelha decorativa deve ser retirada da conduta de ar. Você pode conectar o dispositivo à fonte de alimentação através da caixa de terminais.
Fixe o dispositivo de exaustão com parafusos auto-roscantes. Primeiro, são feitos furos na parede para as cavilhas. Em seguida, instale o ventilador e aperte os parafusos. Em salas com paredes de cerâmica, é difícil fazer furos com precisão. Portanto, o sistema de ventilação é protegido com selante de construção.
Etapa #4 – verificar se o ventilador está funcionando corretamente
Depois de instalar o ventilador com higróstato, é necessário verificar como ele funciona. Para isso, feche a porta do banheiro e ligue o chuveiro quente por um tempo.
A água quente cria vapor no ambiente e fica úmida. Nessas condições (60-90% de umidade) o ventilador deverá iniciar automaticamente. Em seguida, você precisa esperar que o sistema de ventilação atraia ar úmido para o poço. Se o dispositivo estiver conectado corretamente, ele desligará quando o nível de umidade atingir o limite inferior definido no higrômetro.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções visuais para instalação de um exaustor de duto são mostradas no vídeo abaixo:
Os sistemas de exaustão antigos, que não passam por reparos ou manutenção há anos, não são capazes de fornecer um microclima normal no banheiro. Os proprietários são forçados a instalar ventilação forçada. A melhor opção para apartamentos e casas particulares é a instalação de ventilador de duto.
Particularmente populares são os modelos com sensor de umidade integrado. Eles funcionam por muito tempo e ligam automaticamente quando o nível de umidade do ambiente sai do limite. Usando os diagramas de conexão para tais dispositivos discutidos acima e os recursos de sua instalação, você pode instalar um exaustor com suas próprias mãos.
Você está usando um ventilador com sensor de umidade? Compartilhe sua experiência com outros visitantes do nosso site, conte-nos sobre as desvantagens significativas do dispositivo descobertas durante a operação, participe de discussões - o formulário de comentários está localizado abaixo.
Que ato normativo regulamenta a instalação de ventilação forçada em banheiro onde se formam fungos?