Aspiração faça você mesmo de um ar condicionado: tecnologia para a execução do trabalho + recomendações valiosas

Ao comprar um sistema split e chamar uma equipe de instalação para instalá-lo, todos queremos que o climatizador se livre do calor no verão e do frio na primavera e no outono. E para que ainda funcione corretamente por pelo menos 6 a 7 anos sem manutenção. Está tudo bem?

Se a garantia do fabricante protege você contra defeitos de fábrica, então contra negligência dos instaladores - apenas uma compreensão do procedimento de instalação de um sistema split. Em 70% dos trabalhos de instalação, os técnicos de ar condicionado simplesmente não aspiram o ar condicionado, pois demora muito (cerca de 30-60 minutos) e é caro (um bom aspirador custa mais de 12 mil rublos).

Entretanto, esta “pequena” omissão de instalação afecta seriamente a vida útil do sistema split. Vamos falar detalhadamente sobre a aspiração de sistemas de ar condicionado.

Objetivos de aspirar um sistema dividido

A maioria dos sistemas divididos de marcas diferentes pode facilmente lidar com uma operação sem problemas por seis anos ou mais sob duas condições. A primeira é a ausência de defeitos de fabricação nas unidades split. A segunda está correta instalação de sistema de ar condicionado no local.

Após a colocação dos blocos (externos, internos), conectando as pontas alargadas dos tubos de cobre com as torneiras externas e as conexões dos módulos split internos, o trabalho dos instaladores parece completo.

No entanto, antes de introduzir refrigerante freon na tubulação e ligar o ar condicionado, os fabricantes de equipamentos de ar condicionado recomendam bombear o ar dos tubos de conexão e do circuito como um todo.

Como funciona um sistema dividido?
Cada unidade e quase todos os elementos funcionais do circuito de refrigeração interagem com o refrigerante. Portanto, a composição do freon não deve ser afetada pelos gases do ar ou pela umidade

Então é necessário aspirar um ar condicionado doméstico ou é uma operação desnecessária, como afirmam muitos instaladores de sistemas split? Vamos ver.

Os processos de funcionamento do refrigerante que circula pelas tubulações e unidades do aparelho de ar condicionado são balanceados com precisão pelo fabricante. Os ciclos de compressão, condensação e super-resfriamento do freon ocorrem sob estados agregados estritamente definidos do refrigerante.

Acontece o seguinte:

  • O refrigerante vaporoso segue um tubo grosso do evaporador (unidade split interna) até o condensador (unidade externa), onde é bombeado pelo compressor. Lá o freon é soprado por um ventilador e resfriado;
  • O refrigerante liquefeito é direcionado através de um tubo fino para o evaporador da unidade interna. Sua pressão é reduzida por válvula termostática;
  • Na unidade interna, o freon ferve e evapora ativamente, absorvendo calor. O trocador de calor frio é acionado por um ventilador, distribuindo o ar resfriado por toda a sala. O refrigerante é então bombeado da unidade interna para a unidade externa - o ciclo operacional é repetido.

Mas o ar e a umidade misturados ao freon alteram seus parâmetros operacionais, interferindo seriamente no funcionamento do ar condicionado. Como esses componentes extras vão parar no refrigerante?

Os tubos de cobre que conectam os módulos do sistema climático contêm ar após serem conectados às unidades split.O que também é importante é que o ar sempre contenha umidade, o que também afeta negativamente as características do aparelho de ar condicionado. Vamos explicar como a água e o ar afetam o refrigerante freon e o compressor do sistema split.

Ar misturado com freon

Tendo permanecido nos tubos do sistema split (ou seja, a evacuação não foi realizada), o ar atmosférico se acumula no condensador da unidade “de rua”, pois o receptor bloqueia sua passagem posterior (como freon vaporoso (não condensado)).

Evacuação de um sistema dividido
Nem soprar com freon, nem confiar na secura da atmosfera de verão, nem nas garantias dos instaladores - nada garantirá o longo serviço do seu ar condicionado, exceto a instalação adequada com aspiração da linha de freon

O ar coletado no condensador aumenta significativamente a pressão necessária para condensar o refrigerante. Além disso, aparece uma película de ar na superfície de condensação, o que prejudica muito a extração de calor do freon condensado.

Como a remoção de calor é deteriorada e o volume de refrigerante que entra permanece o mesmo, a pressão de condensação aumenta, exigindo uma taxa de compressão aumentada do compressor. Como resultado, uma pressão e temperatura inaceitavelmente altas são observadas na saída do compressor, o que acelera drasticamente sua vida útil.

Umidade no óleo do compressor do ar condicionado

Além do material refrigerante principal, o circuito do sistema de ar condicionado split contém óleo sintético de poliéster. Tal como acontece com outros equipamentos de refrigeração, o óleo POE fornece lubrificação às partes móveis do compressor.

O óleo destinado à lubrificação e vedação de unidades compressoras é feito à base de poliésteres. Está contido no tanque do compressor.Durante a operação, o óleo entra no circuito de refrigeração em um pequeno volume - cerca de 5 a 10% da quantidade total.

Ao cobrir as paredes dos tubos do circuito de refrigeração com uma fina camada, a película de óleo, além de remover o calor, promove melhor circulação do freon.

Congelamento de tubulação de gás
Um sinal característico de entupimento do refrigerante em um sistema split com umidade atmosférica é um tubo congelado para a fase gasosa da circulação de freon

No entanto, os óleos ésteres são caracterizados por alta higroscopicidade. Se o teor de água do óleo POE exceder 30 ppm (30 partes por milhão de óleo de poliéster), o seu desempenho irá deteriorar-se drasticamente. Isto pode ser seguido pelo bloqueio do compressor - a unidade mais cara do sistema split.

O aumento do teor de água enfraquece a rigidez dielétrica do óleo de poliéster, o que levará à quebra do enrolamento do compressor.

Na presença de água no óleo em nível acima de 30 ppm e na presença de átomos de flúor, cloro e bromo contidos no freon R410, desenvolvem-se processos de hidrólise, causando a formação de ácidos ativos - clorídrico (HCl), fluorídrico (HF) e bromídrico (HBr). Mesmo em pequenos volumes, estes ácidos irão corroer os tubos do circuito de refrigeração devido à corrosão química.

Finalmente, a água que não foi seca por aspiração e saturou o óleo sintético causará congelamento interno do tubo fino do circuito de freon próximo à unidade externa.

Isto é especialmente evidente quando o sistema split opera para aquecimento durante o período de entressafra. Como resultado, o compressor opera com volume insuficiente de refrigerante, superaquece e desliga rapidamente (a proteção é acionada). Na pior das hipóteses, o compressor queima. Com regras verificações de desempenho do compressor O artigo que recomendamos irá familiarizá-lo com o processo de reparo.

Observe que é impossível remover a umidade do óleo sintético contido no ar condicionado por aspiração. Uma opção aqui é drenar o POE saturado de umidade, substituindo-o por óleo novo.

Como evacuar um ar condicionado

Para realizar o procedimento de secagem e desarejamento do circuito do ar condicionado, serão necessários os seguintes equipamentos: estação manométrica (coletora), também utilizada para enchimento de sistemas split com freon; bomba de vácuo; chaves de fenda e chaves inglesas.

Para deixar o freon entrar no circuito após a evacuação, são necessárias duas chaves hexagonais (geralmente de 4 mm).

Esquemas para aspirar e reabastecer o ar condicionado
É importante seguir com precisão a ordem em que as mangueiras do coletor do medidor são conectadas às conexões de saída da bomba de vácuo e do cilindro de refrigerante

Vejamos como aspirar um (novo) ar condicionado de duas unidades recém-instalado em ordem:

  1. Conectamos a mangueira (cor azul) da estação do manômetro desde a conexão sob o manômetro de baixa pressão até a porta de serviço da válvula da unidade externa do sistema split (tubo grosso da fase “gás” do refrigerante). As torneiras das válvulas do bloco bipartido (abertas com chave sextavada) devem estar fechadas;
  2. Conectamos a mangueira de enchimento (amarela) do encaixe central da estação coletora com a bomba de vácuo;
  3. Ligue a bomba;
  4. Abra a válvula de baixa pressão na estação do manômetro (azul, abaixo do manômetro azul). O processo de vácuo começou;
  5. Esperamos de 15 minutos a meia hora (quanto mais longa a linha de freon, mais longa) até que o ponteiro do manômetro fique abaixo de zero;
  6. Desligamos a bomba e aguardamos a purificação máxima da atmosfera na linha do sistema split da umidade e dos gases do ar. Demorará mais de 30 minutos;
  7. Fechamos a válvula azul na estação do manômetro, só depois desligamos a bomba de vácuo;
  8. Sem abrir a válvula azul e sem retirar a mangueira azul da válvula do bloco split “rua”, abrimos duas torneiras na unidade externa do ar condicionado com chaves sextavadas e deixamos o freon entrar no circuito. Então você pode desconectar a mangueira azul.

Siga a agulha no manômetro azul. À medida que aumenta o grau de rarefação da atmosfera do circuito de refrigeração, ele deve deslizar para zero. Dependendo da potência da bomba e do comprimento da linha de freon, a aspiração levará de 15 a 20 minutos.

Em seguida, a bomba deve ser desligada (não desconectar!) e monitorar a agulha do manômetro por 30 minutos. A pressão é mantida - está tudo bem, você pode encher o circuito com refrigerante. Modelos de bombas de vácuo na faixa de preço médio e acima são equipados com uma escala de vacuômetro; usá-la para rastrear o grau de rarefação da atmosfera é especialmente conveniente.

Erros ao aspirar sistemas divididos

Na ausência de vacuômetro, os instaladores de ar condicionado são guiados pelos dados de pressão do manômetro - esperam que o ponteiro caia abaixo da marca zero, após o que completam a aspiração. Este é um erro profundo!

Vácuo por manômetro
Alcançar um sinal negativo extremo no manômetro de baixa pressão não é o objetivo da evacuação. Para eliminar a umidade, a atmosfera de alto vácuo no circuito deve ser mantida por mais de 30 minutos após o manômetro ficar negativo

Você deve continuar a manter a rarefação atmosférica no circuito de freon por pelo menos meia hora com a bomba desligada para evaporar e remover a umidade da unidade de controle climático. Esta operação é chamada de crimpagem.

Se durante a compressão a vácuo o manômetro azul mostrar normalização espontânea da pressão - a seta se move de zero para um - é observada despressurização. Verificamos a fixação das mangueiras ao sistema manômetro, às torneiras do split-block externo e à bomba de vácuo.

Entrada de refrigerante
O novo sistema split é carregado regularmente com freon, isolado na unidade externa. Concluída a evacuação, sem desconectar a mangueira da conexão de serviço (o vácuo no circuito deve ser mantido), remova os bujões e abra as válvulas com uma chave sextavada, permitindo a entrada de refrigerante no circuito

Não tendo encontrado uma fixação fraca entre esses dispositivos, procuramos um defeito de instalação - porcas excessivamente apertadas ou soltas nos tubos de cobre da linha, ou laminação de má qualidade de suas extremidades.

A evacuação da linha de refrigerante é eficaz se apenas a temperatura na área onde a unidade externa de ar condicionado está localizada exceder +15ÓC. A água em baixas temperaturas externas em uma atmosfera rarefeita não evapora, mas congela - é quase impossível removê-la da tubulação.

Por exemplo, em +30ÓC 40 mbar é suficiente para evaporar a água presente no circuito frigorífico. E em 0ÓSerá necessário reduzir a pressão para um vácuo profundo - abaixo de 6 mbar, caso contrário não haverá evaporação e remoção de umidade.

A influência da temperatura e da pressão na ebulição da água
Quanto mais fria a atmosfera no local da unidade de ar condicionado externo, maior será o vácuo e maior será o período necessário para remover a umidade antes de iniciar o circuito de freon

Portanto, a evacuação deve ser realizada na estação quente ou com aquecimento especial do trocador de calor do bloco dividido externo (por exemplo, com uma pistola de ar quente) durante todo o tempo em que o vácuo é mantido na linha de freon que está sendo preparada.

Observe que a purga do circuito com freon, praticada por instaladores descuidados, não pode dar o resultado adequado na eliminação de ar e umidade. Isso é apenas um desperdício inútil de freon, que, aliás, não é barato.

Bombas para aspiração de sistemas split

Para remover uma proporção maior de substâncias gasosas do freon coletado, mas ainda não preenchido unidade de condensação de compressor, é necessário um dispositivo especial - uma bomba de vácuo. O procedimento para bombear o ar para fora de um sistema split pode ser realizado por dois tipos principais de bombas – baixo vácuo e alto vácuo.

Equipamento de vácuo
Para divisões de até 7.000 BTU, uma bomba de vácuo de estágio único é adequada; para as mais potentes, é necessária uma bomba de dois estágios, e para sistemas multizona, apenas uma bomba de íons. Definitivamente, você precisará de uma estação de manômetro com mangueiras e conexões para 410 freon

Repitamos mais uma vez: é possível aspirar você mesmo o ar condicionado, mas esse trabalho não pode ser feito sem uma bomba de vácuo.

Tipos de bombas de baixo vácuo:

  • Palheta rotativa (estágio único). Eles são caracterizados pelo baixo ruído durante a operação, capacidade de ajustar a pressão residual e simplicidade de design. Suas desvantagens são a necessidade de substituição periódica de consumíveis (por exemplo, óleo);
  • Rotor duplo (dois estágios). Equipado com dois rotores principais operando de forma síncrona. Econômico, “empurra” efetivamente o ar para o tubo de drenagem, aumentando a pressão no circuito do dispositivo que está sendo evacuado;
  • Anel de água. Capaz de remover ar e líquido igualmente bem. As desvantagens de tais dispositivos são o consumo significativo de energia e a necessidade de água.

Dos tipos de bombas de vácuo listados acima, apenas na faixa de baixo vácuo (105-102 Pa) apenas dispositivos de anel de água funcionam. Para outros tipos, a faixa de vácuo é mais ampla e chega a 10-3 Pai, ou seja altos níveis de vácuo.

Tipos de bombas de alto vácuo:

  • Difusão. Altamente eficiente, proporciona aspiração rápida. Mas não podem ser utilizados para o circuito de refrigeração, porque o fluido de trabalho destas bombas são óleos sintéticos, que contaminam o circuito de vácuo;
  • Criogênico. Seu trabalho é acompanhado pela injeção de nitrogênio, que congela e remove gases e líquidos ao mesmo tempo que aumenta o grau de rarefação da atmosfera interna do circuito;
  • Íon getter. Equipado com uma fina película de titânio que retém moléculas de gases e líquidos retirados do circuito de refrigeração durante a evacuação. O mais eficaz – elimina até 97% das impurezas.

Apesar das vantagens dos desgaseificadores a vácuo com captação de íons, que desligam o fornecimento de um alto grau de vácuo (mais de 10-5 Pa), ao instalar sistemas divididos, eles raramente são usados ​​- esses dispositivos são caros.

Qual aspirador é melhor escolher?

A escolha do tipo ideal de bomba de vácuo depende do comprimento da linha de freon e da potência do ar condicionado que necessita de limpeza a vácuo dos gases atmosféricos. Também é necessário levar em consideração as dimensões do dispositivo de bombeamento, pois ele deverá ser colocado próximo à unidade split externa para conexão ao procedimento de evacuação.

Seladora a vácuo de estágio único
Este dispositivo é capaz de aspirar circuitos de geladeiras, condicionadores de ar de automóveis e sistemas split de baixa potência. Para equipamentos de ar condicionado com potência de 9.000 BTU e superior, esse desgaseificador a vácuo não é adequado

Um critério significativo é a pressão residual (mais baixa) alcançada pela bomba de vácuo no modo de operação sem carga (tubo de entrada fechado).Quanto menor for a pressão residual (indicada pelo fabricante em Pa, mbar ou mícrons), melhor será a seladora a vácuo.

O próximo critério é o desempenho da bomba de vácuo (indicado em l/h). Determina o volume de gás bombeado pelo dispositivo por hora de operação a uma determinada pressão de saída.

O último critério importante é a potência do motor elétrico da instalação de vácuo (indicada em W). Quanto mais longa a linha freon, ou seja, Quanto mais distantes estiverem as unidades split do ar condicionado, mais tempo levará para aspirar o circuito de refrigeração. Isso significa que você precisará de um aspirador de pó com um motor bastante potente.

Desgaseificador a vácuo com coletor de íons
Entre as bombas de vácuo, este tipo fornece o vácuo mais profundo. Se for necessária a desumidificação e desarejamento de uma linha de cobre multímetro, por exemplo, para sistemas VRV e VRF, este aspirador será necessário. No entanto, especialistas devem trabalhar com isso; o dispositivo é muito poderoso

Na maioria das vezes, os instaladores de sistemas divididos usam bombas de vácuo de dois estágios e de placa única. Os primeiros são considerados semiprofissionais e fazem um bom trabalho na aspiração de sistemas de ar condicionado domésticos, enquanto os segundos são os mais baratos, embora não proporcionem uma evacuação suficientemente boa de circuitos de freon com comprimento superior a 3,5 m.

Bomba de vácuo caseira

O gerador de vácuo pode ser feito com base em um compressor de uma geladeira antiga (Saratov, ZIL, etc.). É necessário drenar o óleo mineral dele, substituindo-o pela pré-lavagem com querosene por um óleo de máquina mais viscoso (verão “sintético”).

Seladora a vácuo caseira
É possível fazer uma bomba de vácuo baseada em um compressor de geladeira, mas ela não é capaz de aspirar divisões com potência superior a 5.000 BTU. A maioria destes produtos caseiros (ver.foto) não são desgaseificadores a vácuo, mas compressores de ar

Durante a operação, o compressor ejetará ativamente água mineral através do tubo de saída, enchendo rapidamente o coletor de óleo. A substituição por “sintéticos” permitirá que você dispense um receptor separado com filtro. Mas a instalação de um coletor de óleo é obrigatória. Para controlar o grau de vácuo, você precisará de um vacuômetro ou, no mínimo, de um manômetro.

No entanto, se você conseguir montar um bom compressor de ar com um compressor de geladeira, o selador a vácuo acabará sendo bastante fraco e com baixo vácuo. Tais compressores não podem produzir um vácuo superior a 104 Pa, ou seja, Eles não são adequados para aspirar sistemas split.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O procedimento para evacuar o circuito freon de um sistema dividido:

Revisão dos diferentes tipos de bombas de vácuo, suas capacidades e aplicações:

Comparação da eficiência de uma bomba de vácuo de um compressor de geladeira com um compressor de dois estágios:

Ao instalar um sistema split, é impossível fazer sem aspirar o circuito, uma vez que tal ar condicionado não fornecerá uma operação confiável a longo prazo.

No entanto, não é lucrativo adquirir especificamente uma bomba de vácuo com estação manométrica, mesmo para a instalação de dois ou três sistemas home split. É mais racional alugar esses dispositivos. Ou ainda chame os especialistas, depois de se certificar de que possuem os equipamentos necessários.

Gostaria de compartilhar sua própria experiência na aspiração de um sistema split instalado em casa? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica