Como conectar uma tomada telefônica: diagrama de conexão e regras de instalação

Apesar do rápido declínio na popularidade dos telefones fixos, não há tantas pessoas que estejam dispostas a recusá-los completamente.Admita, acontece que às vezes é extremamente difícil ou mesmo impossível prescindir de uma ligação tradicional.

Para conectar o dispositivo à rede de comutação, você precisa de um nó de baixa corrente, cuja instalação pode ser feita por você mesmo. Explicaremos detalhadamente como conectar uma tomada telefônica sem chamar um técnico.

Não há absolutamente nada complicado nos esquemas e métodos, e as informações úteis que oferecemos, assim como fotos e vídeos, irão ajudá-lo a entender o problema.

Características de design de uma tomada telefônica

Os designs dos telefones fixos são modificados e melhorados a cada ano. E os dispositivos modernos são significativamente superiores aos seus antecessores, destacando-se favoravelmente pela sua alta confiabilidade e facilidade de uso.

Para garantir o funcionamento ininterrupto do dispositivo, são necessárias duas condições:

  1. Disponibilidade de uma linha de comunicação ativa do PABX.
  2. Possibilidade de ligação elétrica de um dispositivo estacionário a esta linha.

A única coisa que não muda na área de telefonia é o princípio de funcionamento dos telefones fixos. No entanto, existem mudanças significativas nos projetos e métodos de conexão.

As opções antigas e novas de comutação telefônica são apresentadas na seleção de fotos:

Apesar das diferenças nos métodos de design e conexão, qualquer tomada telefônica inclui tradicionalmente três elementos principais:

  • Quadro – fabricado em material dielétrico (cerâmica ou plástico).
  • Contatos – elementos de latão com mola que garantem a passagem confiável de correntes através do circuito elétrico.
  • Terminais – adaptadores necessários para conectar os fios.

As tomadas de contato elétrico da tomada estacionária estão embutidas na caixa. Esta solução permite proteger o dispositivo contra curtos-circuitos acidentais.

Existem modelos de conector único e múltiplo à venda. Os primeiros são projetados para conectar um dispositivo, os segundos permitem alternar vários dispositivos ao mesmo tempo.

Criando uma conexão fixa
A ligação do telefone para criar uma ligação fixa é efectuada através da tomada fornecida com a ficha

Padrões de dispositivos antigos e modernos

À medida que o equipamento melhorou, a forma como os telefones se conectam à rede de comunicações sofreu uma série de mudanças. Nos primeiros modelos de telefones, a ligação à linha de comunicação era feita sem a utilização de tomadas.

Para criar um circuito fechado de corrente, os fios foram simplesmente torcidos entre si ou conectados por qualquer outro meio disponível.

Na década de 80 do século passado, as ligações entre linhas de centrais telefônicas eram feitas por meio de fios de cobre de dois núcleos. E para garantir uma conexão de desconexão rápida ao telefone, foram utilizadas tomadas e plugues do padrão RTShK-4. Esta abreviatura significa "tomada telefônica de quatro pinos".

A ligação do telefone para criar uma ligação fixa é efectuada através da tomada fornecida com a ficha
As caixas desses dispositivos são equipadas com uma chave de proteção - uma conexão de plástico que ajuda a evitar a instalação incorreta do plugue na tomada.

O design RTShK-4 inclui uma chave e dois pares de contatos.O primeiro par garante que o telefone funcione normalmente, o segundo par permite conectar uma linha adicional, desde que ambos os dispositivos estejam no mesmo número de telefone.

Como resultado da ampla disseminação de tecnologias de microprocessadores, os equipamentos Registered Jack marcados como “RJ” começaram a ser usados ​​ativamente para substituir modelos obsoletos do padrão RTShK-4. Está em conformidade com a norma internacional IEC 60884-1 e 60669-1.

Tabela de padrões de circuito de baixa corrente
Equipamentos modernos padronizados para circuitos de baixa corrente permitem conectar até quatro pares de contatos de trabalho ao circuito

A ligação dos modernos modelos de telefones fixos para utilização ao nível doméstico é efectuada através de tomadas equipadas com um par de contactos. Os invólucros de tais dispositivos são montados na cavidade de um módulo plástico e marcados com símbolos RJ-11.

Entre os dois contatos, que são plugues metálicos compactos, os núcleos do fio de alimentação estão enterrados. Modelos do padrão RJ-11 são recomendados para conectar dispositivos a linhas telefônicas lineares.

Dispositivo com conector RJ-11
Na parte central do módulo plástico, denominado manipulador, existem contatos de latão por meio dos quais é criada uma rede elétrica entre o telefone e a central telefônica

Para conectar dois dispositivos em linhas separadas e criar mini-PBXs de escritório, são usados ​​​​dispositivos padrão RJ-12 e RJ-14. Os conectores universais de quatro fios são adequados para a maioria dos modelos de equipamentos telefônicos.

Para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, basta montar os soquetes sequencialmente em blocos, observando o diagrama: a primeira linha é conectada aos contatos nº 2 e nº 3, e a segunda - aos nº 1 e nº 4 .Os dispositivos desta série são usados ​​​​principalmente para criar mini-PBXs na organização de escritórios.

Conector combinado RTShK-4 e RG-11
O modelo com conector combinado RTShK-4 e RG-11 é usado principalmente quando é necessário conectar um telefone antigo exclusivo vintage com nova fiação telefônica

A instalação de um adaptador permite conectar plugues de padrões antigos e novos a linhas equipadas com tecnologias modernas.

A principal diferença entre os dispositivos padrão RJ-25 são três pares de contatos de trabalho. Por este motivo, a ligação de tais equipamentos só pode ser realizada por um especialista qualificado e com experiência em telefonia e eletricidade.

Configuração do conector RJ-45
O conector RJ-45 possui quatro pares de pinos, mas apenas os dois pinos localizados mais próximos do centro são usados ​​para criar um circuito elétrico.

No conectando sistemas de computador, faxes, modems e outros dispositivos de comunicação complexos também utilizam o padrão RJ-45. Ao conectar dispositivos Padrão RJ-45 A principal atenção é dada à correspondência das chaves de plástico.

Apesar das diferenças de design entre os padrões antigos e os novos, os plugues dos dispositivos possuem conectores e dimensões semelhantes. O dispositivo está conectado à rede apenas através de dois contatos. Somente os modelos modernos usam apenas contatos intermediários.

Para quem deseja se familiarizar com os recursos de conexão, a galeria de fotos vai ajudar:

Diagramas de instalação e métodos de conexão

Conectar uma tomada telefônica é muito mais simples do que conectar uma tomada elétrica. Mas um processo que envolve trabalhar com tensão, ainda que baixa, mas ainda assim, requer precisão e cautela.

Diagrama de conexão
O diagrama de conexão de uma tomada telefônica é bastante simples e envolve conectar as duas extremidades do fio telefônico aos contatos correspondentes na tomada

Ao instalar uma tomada telefônica, você pode usar um dos dois métodos de instalação:

  • aberto - envolve instalação suspensa;
  • fechado - em que a linha telefônica fica escondida dentro da parede.

Na escolha do método de assentamento, orientam-se pelo desenho das paredes, pelas condições de serviço da linha de comunicação e pela pretensão do próprio desenho da sala. As tomadas salientes não têm um aspecto esteticamente muito agradável, mas são ideais para rapidez na manutenção: em questão de minutos podem ser retiradas do suporte e a integridade dos contactos pode ser avaliada.

Método de instalação aberto
O método aberto pode ser realizado sem montá-lo na parede, colocando o dispositivo no chão e escondendo o cabo que leva a ele sob o rodapé

Para proteger os fios expostos de danos mecânicos, são utilizados canais de cabos de plástico decorativos. Encontram-se à venda sob a forma de estruturas de parede e rodapés.É conveniente monitorar a condição do fio neles por meio de painéis de encaixe de um ou dois lados.

Para instalação fechada, o cabo KSPV é o mais usado. O núcleo único deste cabo é feito de fio de cobre e a bainha externa é feita de polietileno pintado de branco.

A linha telefônica também é instalada usando o cabo de distribuição TRP. Possui base divisória. O núcleo deste fio monopar também é feito de cobre e isolado com polietileno.

Configuração do bloco de saída
Para facilidade de uso e combinação harmoniosa com o design, as tomadas telefônicas não são instaladas separadamente na parede, mas estão incluídas no bloco de tomadas

Para decorar os pontos de conexão e torná-los menos visíveis a olhares indiscretos, os dispositivos são colocados atrás de telas de TV e monitores, e também são construídos atrás da fachada de móveis de parede.

Uma linha separada deve ser destacada para soquetes embutidos no rodapé. O principal é escolher modelos cujo painel frontal se ajuste perfeitamente à superfície do rodapé. Caso contrário, com o tempo, começará a se afastar da base, expondo costuras feias.

Como conectar uma tomada telefônica

Ao instalar uma tomada telefônica, deve-se levar em consideração que a tensão dos dispositivos de comunicação de baixa corrente não excede 60 Volts. Mas mesmo a tensão reduzida ainda pode criar uma corrente, causando desconforto a uma pessoa.

No momento em que ocorre uma chamada pela linha telefônica, a tensão sobe completamente para 110-120 Volts. E pode causar fortes dores ao contato. Ele cai para um valor de 12 Volts somente após a retirada do aparelho.

Trabalhando com luvas emborrachadas
Para cumprir as normas de segurança, recomenda-se que todos os trabalhos de conexão de um circuito telefônico existente sejam realizados com luvas de proteção emborrachadas.

O princípio de colocação e método de instalação de tomadas telefônicas praticamente não difere da tecnologia de instalação de tomadas elétricas. Como hoje os dispositivos mais comuns são aqueles que possuem os padrões J-11 e J-12, consideraremos os meandros de conectar uma tomada telefônica usando o exemplo deles.

Etapa #1: Trabalho preparatório

A primeira coisa que você precisa fazer é estudar os padrões de comunicação interna. Eles estão incluídos nas instruções do produto.

Não deve haver problemas ao conectar os padrões J-11 e J-12: basta conectar os fios com a polaridade apropriada. O principal é que no plugue adequado ao aparelho, os fios sejam direcionados em uma imagem espelhada dos contatos da tomada.

Se você comprou sem saber e planeja instalar o padrão J-25, cujo design envolve 6 contatos, use apenas o 3º e o 4º contatos para conexão.

Conectando fios
De acordo com a norma, um fio de uma determinada cor é conectado a cada contato; esta solução aumenta a facilidade de manutenção e facilita os reparos

Ao planejar usar um dispositivo padrão antigo, você deve se preocupar em comprar antecipadamente uma tomada universal. É equipado com um conector e conector de quatro pinos. Além do próprio soquete, também é necessário preparar um fio de dois núcleos com seção transversal de 0,3-0,5 mm.

É necessário determinar e delinear a localização com antecedência e altura de instalação.

As seguintes ferramentas precisam estar preparadas para o trabalho:

  • nível de construção;
  • faca cruzada;
  • voltímetro;
  • Chave de fenda;
  • cortadores de fio;
  • lápis de grafite;
  • luvas de proteção;
  • Fita dupla face;
  • furadeira de impacto (se estiver instalando uma nova ponta).

Ao escolher uma chave de fenda, você se orienta pelo tipo de superfície e pelas dimensões dos parafusos utilizados para fixação. Para minimizar a probabilidade de choque elétrico, é melhor realizar todas as manipulações com uma chave de fenda cujo cabo seja isolado.

Ajustando o posicionamento das caixas de soquete
Tendo delineado o local de instalação do ponto de conexão, use um nível de edifício para corrigir a posição horizontal e vertical de sua posição

Para conectar uma tomada tipo oculta, você deve primeiro fazer um furo na parede para sua instalação - caixa de soquete. Isso pode ser feito usando um martelo perfurador equipado com uma coroa especial com diâmetro de 60-70 mm.

Na falta dele, o trabalho pode ser feito com martelo e cinzel comuns. Mas o trabalho manual exigirá muito mais tempo e esforço. A seguir, no furo feito, é necessário perfurar um canal para colocação do cabo telefônico.

Existem certas nuances ao instalar uma caixa de tomadas em parede de gesso cartonado.

Etapa 2: Retirar as extremidades dos núcleos

Antes de começar a derreter os fios, é necessário descascar as pontas dos fios, retirando a camada externa. Basta expor os 4 cm mais externos do fio.

Ao descascar um cabo telefônico, lembre-se de que ele é muito vulnerável a danos. E fios quebrados só levarão ao mau funcionamento do equipamento. Portanto, é importante recorrer a especialistas ferramenta de decapagem.

Como nem sempre é possível realizar o corte com precisão na primeira vez, artesãos experientes recomendam que, ao colocar o cabo, leve em consideração o seu comprimento. O excesso de fio pode então ser escondido sob a tampa do dispositivo.

Removendo o isolamento protetor
A remoção do isolamento protetor das extremidades do cabo deve ser feita com extremo cuidado, utilizando uma faca transversal, lâmina afiada ou cortador lateral.

A tarefa do técnico é retirar as pontas dos fios da trança para que, quando expostos, fiquem intactos e livres de quaisquer defeitos.

Passo #3: Conectando os fios da tomada

Os fios desencapados com núcleos separados são conectados aos conectores da própria caixa, focando nas marcações indicadas no painel frontal da unidade interna. Com um método de instalação fechado, para facilitar a conexão, os fios são projetados para se projetarem além do plano da parede em 50-80 mm.

Os especialistas recomendam verificar a polaridade dos contatos ao conectar os fios usando um testador.

Polaridade ao conectar fios
Para manter a polaridade ao conectar os fios, siga a regra: isolamento vermelho na linha com sinal “-” e trança verde no “+”

Se as regras relativas à polaridade não forem seguidas, existe um alto risco de o telefone funcionar mal de tempos em tempos durante a operação.

Nesta fase do trabalho você precisará de um voltímetro. Com sua ajuda você precisa verificar a prontidão da linha de comunicação. A tensão da linha deve estar entre 40-60 Volts.

Os núcleos dos cabos fornecidos são aplicados ao grampo e apertados firmemente com parafusos especiais, garantindo uma fixação confiável. O formato das ranhuras às quais os núcleos são fixados facilita o processo de instalação. Não há necessidade de envolver as juntas com fita isolante.

Conectando dispositivos de quatro pinos
Ao conectar dispositivos cujo projeto está equipado com quatro contatos em forma de garfo, apenas os dois contatos centrais são usados

Ao realizar a montagem aberta, na etapa final resta fechar a tampa da caixa com a trava e fixá-la com parafusos.A tomada acabada é fixada na parede ou no chão, “plantando-a” com fita dupla-face.

No método de instalação fechado, certificando-se de que os fios não fiquem entrelaçados na caixa de tomadas, de acordo com as marcações aplicadas, a unidade interna é montada na parede. Depois de dar ao bloco a posição desejada, a estrutura é fixada com parafusos de expansão e parafusos auto-roscantes.

Na fase final, resta eliminar os vãos entre a caixa de tomadas e a parede, cobrindo-a com argamassa de gesso, e também vedar os canais com o cabo telefônico colocado.

Após o gesso adquirir a resistência desejada, a borda protetora é colocada no lugar e o painel frontal é fixado. Nos dispositivos modernos, a borda protetora é encaixada na unidade interna e o painel frontal é fixado com parafusos.

Se necessitar de ligar uma tomada multi-tomadas que permita a instalação de vários aparelhos telefónicos, deverá aderir à mesma tecnologia da instalação da versão clássica do aparelho. A única diferença no processo é o aumento do número de condutores que necessitam de conexão.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Guia de conexão de dispositivos:

Substituindo um soquete antigo por um conector combinado RTShK-4 e RG-11 por um novo dispositivo semelhante:

Não há nada difícil em conectar uma tomada telefônica. A única coisa é que você não deve economizar comprando equipamentos com preços baixos. Nem sempre atende aos padrões e pode falhar ainda na fase de conexão.

Compartilhe sua experiência pessoal de conexão de tomada telefônica, deixe comentários no artigo e tire dúvidas. O formulário de contato está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Eugênio

    É claro que precisamos nos afastar lentamente dos soquetes antigos e mudar para os novos. Aliás, em geral é mais promissor até fazer fiação geral para RJ 45. Pelo menos assim a funcionalidade da fiação aumentará. Também recomendo comprar uma ferramenta de cruzamento normal antes de instalar novos soquetes. Como resultado, não só o trabalho será concluído mais rapidamente, mas os contactos também serão feitos de forma mais fiável.

  2. Ruvik

    Conectei minha primeira tomada telefônica aleatoriamente. Eu estava usando uma chave de fenda e estou surpreso com o quão milagrosamente tudo estava se segurando. E aí começou a reforma, tudo teve que ser instalado lindamente. Fiz tudo aproximadamente como você escreveu. Não prestei atenção à polaridade no primeiro e no segundo caso e não tinha um testador em mãos. Então eu, um ignorante, ainda não sabia onde estava o “menos” e onde estava o “mais”.

  3. Aristarco

    Ainda não está claro como conectar 2 telefones a uma tomada para que, ao pegar o fone de um telefone, apenas bipes sejam ouvidos no segundo telefone.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Aristarco. O artigo não aborda tal questão. Para telefones paralelos localizados em apartamentos diferentes (situação do século passado, quando as comunicações eram propriedade de pessoas privilegiadas), foram utilizados bloqueadores.

      O aparelho permitia conversas alternadas - o assinante “A” conversava, por exemplo, com o chamador “B”, e o assinante “C” aguardava o fim da conversa para ligar para “D”. Às vezes as pessoas escandalizavam: “Eu deveria ter ligado com urgência, mas você organizou uma coletiva de imprensa”.

      Não vou descrever o funcionamento do bloqueador - apenas anexei uma captura de tela do diagrama com uma explicação. Havia outras opções de dispositivos que ampliaram as capacidades do PBX.

      Fotos anexadas:
      • Alexandre

        Fio de dois núcleos, um grande e outro pequeno, como conectar a uma tomada telefônica?

  4. Diga-me como conectar os fios da tomada telefônica Lexman First (Rj11), a tampa de plástico transparente dobra para trás? Tenho medo de quebrar se não for assim

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica