Tomadas embutidas na bancada: variedades, características + dicas para seleção e instalação
Uma pessoa moderna na cozinha utiliza todos os tipos de eletrodomésticos que requerem fornecimento de energia constante e periódico. Portanto, ao usar vários dispositivos ao mesmo tempo, muitas vezes é necessário conectá-los um por um à tomada. Isso torna o processo de cozimento muito mais difícil, não concorda?
Para resolver esse problema com pouco gasto, você pode instalar tomadas embutidas na bancada. Esses conectores não ocupam muito espaço, proporcionam a conexão simultânea de vários eletrodomésticos e permitem ocultar todos os fios do conjunto de cozinha.
Mas como escolher e instalar tal dispositivo? É exatamente sobre isso que falaremos em detalhes neste material - veremos os tipos de unidades embutidas disponíveis no mercado e nos deteremos nas características de seu design. Também daremos recomendações para o funcionamento e instalação independente dessas tomadas, complementando o material com fotos temáticas e vídeos visuais.
O conteúdo do artigo:
Recursos de blocos de soquete integrados
Qualquer tomada embutida é, antes de tudo, um conector elétrico usado para alimentar eletrodomésticos. Funcionalmente, o conector integrado não é diferente das tomadas suspensas e cabos de extensão padrão. Não possui nenhuma característica adicional. A popularidade do conector se deve ao seu valor decorativo e prático.
A unidade de rede integrada permite conectar vários eletrodomésticos ao mesmo tempo. Isto permite-lhe sobreviver na cozinha enquanto prepara os alimentos sem os carregar e sem procurar constantemente tomadas livres no avental. Ao mesmo tempo, o dispositivo, quando não está funcionando, fica escondido de olhares indiscretos e inacessível às crianças.
As tomadas embutidas são cabos de extensão modernos, análogos aos protetores contra surtos, que começaram a parecer mais elegantes e ergonômicos. Eles ampliam as possibilidades de design e permitem decorar sua cozinha em qualquer estilo.
Unidades de rede integradas ajudam a ocultar os fios sob a bancada, independentemente do seu número. Esses soquetes são compactos e de aparência elegante. Ajudam a utilizar racionalmente o espaço de trabalho e são capazes de elevar qualquer interior.
Os soquetes embutidos podem ser horizontais ou verticais. Vertical os blocos de rede têm a forma de cilindros, ao longo de todo o comprimento dos quais existem tomadas para plugues. Quando não estão em uso, eles ficam embutidos no tampo da mesa. Os soquetes retráteis verticais são considerados os mais populares e difundidos no mercado.
Horizontal os blocos de encaixe são colocados em caixas redondas, quadradas ou retangulares. Freqüentemente, eles são equipados com vários conectores de alimentação. Devido às suas características de design, podem ser estacionários ou rotativos. Eles têm muitos soquetes funcionais, mas são pouco adequados para conectar plugues com fios localizados na lateral, e não diretamente.
Tipos de blocos de rede integrados
Todas as tomadas embutidas nas bancadas da cozinha podem ser divididas em fixas, retráteis e rotativas.
Tipo #1 – soquetes estacionários
Os blocos estacionários são montados em um determinado plano sem possibilidade de mudança de posição. Eles são protegidos da entrada de migalhas, água e detritos diversos por meio de tampas. Para conectar o aparelho na tomada, basta retirar esta tampa.
Esses conectores são simples e não requerem manipulações complexas durante a operação.
A principal desvantagem dos soquetes embutidos fixos é que eles ocupam muito espaço na área de trabalho.
A superfície das tampas não é adequada para uso funcional. Você não pode colocar nada sobre ela e, portanto, deve usar apenas a parte desocupada do tampo da mesa.
Tipo #2 – modelos retráteis
Devido à inadequação das tampas dos modelos estacionários para operação, os soquetes retráteis são mais populares. Sua superfície pode se fundir com a bancada - quando não estiver em uso, a tampa da fonte de alimentação se projeta literalmente 1-2 mm acima da superfície do fone de ouvido. Por conta disso, a cozinha fica mais arrumada e arrumada.
Para retirar o soquete, você precisa pressionar a tampa ou o botão próximo a ele. Depois disso, o mecanismo retrátil funcionará. Isso empurrará a unidade de rede para fora da mesa total ou parcialmente em 10-20 mm.
Depois disso, o bloco deve ser puxado manualmente e fixado na altura desejada. Muitos modelos estão equipados com botões especiais que permitem garantir o resultado desejado.
Um soquete retrátil é um conector específico. Ele executa as funções de um conector elétrico padrão, mas possui vários recursos.
Não deve ser utilizado para eletrodomésticos que devem estar sempre conectados à rede:
- refrigeradores;
- ar condicionado;
- congeladores;
- fogões elétricos (para conectá-los você precisa tomada de energia);
- outro.
O objetivo desse conector é que ele fica escondido de olhares indiscretos.
A tomada retrátil integrada é necessária para conexão de curto prazo à rede de vários dispositivos elétricos. Estes podem incluir cafeteiras, chaleiras, torradeiras, vaporizadores e outros aparelhos que não requerem conexão constante à fonte de alimentação. Quando o equipamento está desligado, a fonte de alimentação pode ser embutida na bancada.
Devido às características do design, a tomada retrátil não pode ser colocada em uma área da bancada sob a qual existam gavetas ou canos de água.
É uma estrutura bastante frágil e pode se soltar rapidamente com o uso frequente. Para aumentar a possível vida útil da unidade de rede ao conectar ou retirar o plugue da tomada, você deve segurar o dispositivo com a mão.
Vimos os soquetes retráteis para bancadas com mais detalhes em próximo artigo.
Visualização #3 - blocos rotativos
Os soquetes giratórios são capazes de mudar sua posição no espaço. Eles são instalados na posição desejada sem perda de funcionalidade. O ângulo de inclinação depende das características do modelo selecionado e pode atingir 180 graus. Os valores deste parâmetro estão indicados na embalagem do produto.
Para utilizar essa tomada, basta pressionar sua tampa ou botão localizado próximo à bancada ou parede.
Tais blocos de rede pertencem a estruturas horizontais. Ao usá-los, pode haver algumas dificuldades ao conectar dispositivos com plugues em forma de L.
Vantagens de soquetes ocultos
As tomadas embutidas são dispositivos ergonômicos que permitem eliminar fios desnecessários na cozinha. São absolutamente seguros para o usuário, fáceis de manter e adequados para uso em ambientes com alta umidade. Devido à ausência de fios de livre acesso nas unidades de rede, a segurança elétrica geral é aumentada.
Crianças ou animais de estimação não conseguirão alcançar o cabo. As estruturas ocultas são geralmente bem protegidas das crianças. Isto se aplica especialmente aos modelos equipados com mecanismo de abertura eletromecânico (botão).
Os modelos modernos de blocos de rede são multifuncionais. Eles podem ser facilmente integrados em sistemas como "Lar inteligente".
Os dispositivos estão equipados com:
- Conectores USB e HDMI;
- servoacionamentos controlados por um interruptor de toque especial;
- módulo de controle remoto do console;
- luz de fundo, etc
As tomadas embutidas na bancada podem ser instaladas após a conclusão da reforma e instalação do móvel de cozinha. Funcionam como uma extensão e, portanto, sua instalação não requer troca de fiação. Graças ao seu impressionante design de alta tecnologia, essas unidades de rede cabem facilmente em qualquer interior de design.
Instruções de instalação passo a passo
Para facilitar a instalação, a maioria das tomadas embutidas são fabricadas com um plugue. Graças a isso, você mesmo pode instalá-los.
Para instalar o bloco você precisa:
- Prepare as ferramentas necessárias: uma chave de fenda, uma furadeira, uma fresa com acessório adequado, um quebra-cabeças com lima para madeira, um medidor ou uma régua comum, uma chave de fenda Phillips, cola de construção, uma lima, um lápis simples.
- Determine a localização da tomada e limpe-a de objetos desnecessários. A distância de uma tomada fixa a uma embutida é determinada pelo comprimento do cabo desta última.
- Faça os cálculos necessários de acordo com as dimensões da unidade de rede adquirida.
- Marque o contorno do buraco com um lápis simples.
- Usando uma furadeira ou perfurador, faça um furo no tampo da mesa de acordo com as medidas. Você pode perfurá-lo com uma margem de alguns milímetros para que o dispositivo se encaixe rapidamente no lugar.
- Lixe qualquer irregularidade.
- Limpe a área de perfuração de serragem e poeira.
- Remova o corpo do soquete desaparafusando os parafusos da parte frontal, deixando apenas a caixa do soquete.
- Desligue a alimentação elétrica do apartamento/casa por motivos de segurança.
- Use luvas grossas de borracha.
- Retire o bloco e fixe-o no orifício utilizando os elementos incluídos no conector.
- Faça furos cegos no tampo da mesa para fixar os terminais do soquete.
- Prenda a caixa de soquete usando os parafusos de fixação inferiores. Se necessário, você pode usar cola ou grampos de construção.
- Insira os soquetes na caixa de soquetes e fixe-os com parafusos. Neste caso, pode-se adicionar silicone em todo o perímetro da bancada para aumentar a vedação da unidade de rede. Isso fornecerá proteção adicional ao dispositivo em caso de derramamento de água.
- Trate as pontas cortadas da laje com um agente hidrorrepelente no local de instalação do bloco.
- Fixe os fios da unidade de rede dentro do móvel (para isso você também pode usar uma corrugação especial para fios).
- Faça um pequeno furo na parede traseira ou lateral do fone de ouvido e puxe o cabo da unidade através dele.
- Conecte o dispositivo à rede e verifique seu funcionamento.
A tomada embutida deve ser instalada afastada da pia e do fogão (distância mínima - 60 cm). Você também precisa cuidar do aterramento. Todo o trabalho de instalação da tomada leva de 10 minutos a uma hora (dependendo da experiência e da disponibilidade das ferramentas necessárias).
Regras para seleção de blocos incorporados
Uma grande variedade de tomadas embutidas torna difícil escolher o dispositivo certo - há uma grande tentação de comprar um dispositivo com base em conclusões completamente incorretas. Por exemplo, escolha o dispositivo mais barato.
Mas o preço não pode se tornar o principal critério de seleção. Para adquirir a unidade de rede mais adequada, é mais aconselhável primeiro determinar sua finalidade e características de operação posterior e, em seguida, observar as características técnicas da unidade de rede.
Ao escolher, você deve considerar vários parâmetros:
- Número de portas e soquetes necessários (conectores). É determinado por quantos eletrodomésticos serão conectados à rede ao mesmo tempo. Os blocos de rede integrados padrão contêm de 2 a 6 soquetes dispostos simetricamente.
- Potência do bloco de soquete. É necessário estimar com antecedência a potência total que será necessária ao conectar todos os equipamentos ao mesmo tempo e escolher um dispositivo com dupla reserva de energia. Se você calcular corretamente a carga permitida, poderá evitar sobretensões na rede.
- Grau de proteção do dispositivo contra sujeira e umidade. As unidades de rede incorporadas modernas estão protegidas de quaisquer influências externas. Para a cozinha, é preferível escolher tomadas com grau de proteção IP44 de acordo com a classificação internacional. De acordo com ele, é fornecida proteção contra respingos de água e poeira com diâmetro de até 1 mm. Geralmente Grau de proteção IP indicado na embalagem do produto.
- Tamanho do dispositivo. A unidade instalada não deve interferir no cozimento ou em quaisquer outras manipulações na cozinha.
- Estilo de design do dispositivo. A tomada embutida deve corresponder integralmente ao design do conjunto e de toda a cozinha como um todo. Neste caso, a unidade de rede não chamará a atenção e se tornará uma adição elegante ao interior.
O bloco de rede deve ser de alta qualidade. Ao adquiri-lo, você deve prestar atenção à confiabilidade dos materiais, fixadores e qualidade de construção.
A longo prazo, vale a pena escolher tomadas de marcas europeias conhecidas. Dispositivos baratos fabricados na China quebrarão rapidamente e ficarão inutilizáveis. Os modelos das marcas Simon, Kondator, GTV e Evoline provaram ser os melhores.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Informações mais detalhadas sobre a escolha do local de montagem da tomada e sobre a instalação da própria unidade de rede podem ser encontradas no vídeo a seguir:
A tomada embutida é um dispositivo ergonômico e multifuncional. Essa unidade de rede pode ser facilmente integrada em qualquer interior. Basta considerar cuidadosamente a sua localização em relação aos principais aparelhos eléctricos da cozinha, tendo em conta a máxima facilidade de utilização.
Seguindo as instruções passo a passo, você pode construir um soquete na bancada com suas próprias mãos. As recomendações fornecidas no vídeo e no artigo são relevantes para blocos de rede de qualquer marca. Eles podem ser usados para instalar tomadas embutidas na cozinha.
Se você já instalou plugues inteligentes em sua cozinha e os usa ativamente, nós e outros visitantes de nosso site ficaremos felizes em ouvir sobre sua experiência. Por favor, compartilhe suas impressões de uso - o formulário de comentários está localizado abaixo.Também aqui você pode adicionar fotos originais da sua tomada embutida, falar sobre as dificuldades que encontrou durante a instalação e como conseguiu superá-las.