Gerador de fumaça faça você mesmo para defumação a frio: princípio de funcionamento + instruções de montagem do fumeiro
Fumar com fumaça em baixas temperaturas é um processo longo, mas vale o tempo gasto. Os produtos fumados resultantes apresentam um aroma específico e muito saboroso. Ao mesmo tempo, também são armazenados por muito tempo, pois as bactérias são completamente mortas durante o cozimento e não estragam o produto acabado.
Existem geradores de fumaça industriais à venda. No entanto, você deve concordar, por que pagar muito dinheiro se você pode fazer um gerador de fumaça com suas próprias mãos para fumar a frio a partir dos meios disponíveis em sua própria oficina.
Se você tiver as ferramentas e os materiais necessários, a fabricação e montagem do fumeiro levará várias horas. A defumação em si durará muito mais tempo, mas o resultado com certeza superará todas as suas expectativas.
O conteúdo do artigo:
Gerador de fumaça para fumar a frio
Opções de fabricação gerador de fumaça caseiro há um número enorme. No design clássico do ejetor, este é um dispositivo bastante simples de design, no qual não há peças e elementos complexos.
Basta fazer uma câmara de material resistente ao calor onde a madeira irá arder, anexando um compressor para bombear o ar. E é isso, não poderia ser mais simples.
Se desejar, a instalação de produção de fumo pode ser complementada com um sem-fim de alimentação de serradura com motor eléctrico. Essa automação simplificará o processo de defumação, mas também complicará o gerador.Se você planeja usar o fumeiro ocasionalmente, é melhor dispensar essas melhorias.
Se houver muitos produtos a serem processados, recomenda-se tornar a instalação de geração de fumaça maior e mais potente, ou complementá-la com um trado automático.
A defumação a frio envolve a fumigação prolongada de carne e/ou peixe com fumaça a uma temperatura de 20–40 °C. Este é um tratamento térmico bastante demorado, mas o resultado em termos de sabor e qualidade do produto é muito semelhante. Ao mesmo tempo, a opção “fria” dispensa a instalação de amplo fumeiro e fogão para manutenção do fogo.
Características do dispositivo e princípio de operação
A base de um gerador de fumaça defumada a frio é uma tremonha cheia de aparas de madeira. A serragem em seu interior, após a ignição, arde e produz fumaça que é alimentada posteriormente na câmara de defumação, onde são pendurados os produtos processados.
Por um lado, a combustão lenta da madeira neste dispositivo não deve ocorrer muito rapidamente. Por outro lado, a chama não deve acender e a saída de fumaça deve ser suficiente.
Se o ejetor for feito por baixo, os cavacos de madeira queimam muito mais completamente, sem “grudar” nas paredes do bunker. A questão toda aqui é o condensado formado durante a combustão lenta. Quando a fumaça sai de cima, gotas de condensado escorrem pela superfície interna do gerador e molham a serragem. Como resultado, alguns deles não queimam e permanecem dentro.
Os seguintes combustíveis são usados para o gerador de fumaça:
- lascas de madeira;
- serragem;
- aparelho ortodôntico;
- galhos.
Geralmente é madeira de árvores frutíferas, que quando queimada produz uma fumaça “saborosa”, agregando aroma adicional ao produto acabado na saída.
Na maioria das vezes, ao fumar a frio, eles usam:
- amieiro;
- cereja de pássaro;
- zimbro;
- bétula;
- carvalho;
- bordo;
- maçã, pêra e cereja.
A casca do amieiro confere amargor às carnes defumadas, por isso deve ser bem retirada antes de colocar combustível no bunker. O zimbro confere sabor e aroma agradáveis. Porém, deverá ser diluído com outra madeira, caso contrário o produto final terá um gosto residual desnecessariamente forte.
Também é recomendado remover a casca das bétulas para que a carne e o peixe não fiquem amargos posteriormente.
Elementos estruturais de um fumeiro caseiro
Um gerador clássico de fumaça ejetora defumada a frio consiste nos seguintes elementos:
- Compressor ou ventilador.
- Câmara-bunker para combustão de combustível (lascas de madeira fumegante e serragem).
- Ejetor (unidade de fornecimento de fumaça do gerador para a câmara de defumação).
- Cinzeiro com grelhas.
- Coletor de condensado.
Também é possível usar um fogão elétrico e uma panela com lascas de madeira dentro. Todos estes elementos são instalados num barril, no topo do qual fica suspensa a carne (ou peixe). Neste caso, não há cinzeiro, ventilador, coletor de condensado e ejetor.
A combustão lenta ocorre devido ao aquecimento da panela, as cinzas permanecem nela e a fumaça sobe naturalmente e fumega os produtos localizados acima.
Se o ejetor for colocado na parte inferior, poderão entrar lascas de madeira e/ou cinzas.Como resultado, você terá que monitorá-lo cuidadosamente ao fumar para que a fumaça passe pelo cachimbo sem obstruções. Além disso, precisará ser limpo com mais frequência e minuciosamente.
Gerador de fumaça feito com meios improvisados
Os principais elementos operacionais de um gerador de fumaça para defumação a frio são a câmara de combustão do combustível e o ejetor. Quanto mais duráveis e resistentes a altas temperaturas forem feitos de materiais, maior será a durabilidade da unidade geradora de fumaça. Todo o resto são essencialmente acréscimos e melhorias a este dispositivo.
Um gerador de fumaça caseiro para fumar a frio pode ser feito de:
- latas;
- extintor de incêndio ou tubo de ferro de tamanho semelhante;
- lata de aço inoxidável;
- chapa de ferro (obrigatório máquina de solda);
- potes ou baldes;
- metal perfurado ou malha fina.
O diâmetro da câmara de combustão (bunker para combustível de madeira) deve estar na faixa de 10 a 15 cm.Com um valor de combustível menor, muito pouco combustível irá para um marcador, terá que ser trocado com mais frequência. E com dimensões superiores a 15 cm, o combustível produzirá muita fumaça.
O uso de caixas de alumínio não é recomendado devido à sua fragilidade. Não há combustão aberta no gerador de fumaça. No entanto, a temperatura de combustão lenta também é bastante alta - as paredes de alumínio da câmara de combustão não durarão muito.
A situação é semelhante com as latas. Na verdade, esta é uma versão descartável do gerador. Este dispositivo será suficiente para fumar peixe algumas vezes.Mas para uso regular é melhor fazer algo mais confiável e seguro.
Opção nº 1 - de um extintor de incêndio antigo
O gerador de fumaça é fabricado da seguinte forma:
- O extintor de incêndio está limpo de conteúdo e ferrugem.
- Uma “tampa” de 4–5 cm de altura é cortada do topo do cilindro.
- É feito um furo na parte superior da “tampa” e um tee (ejetor) é inserido.
- De um lado do tee é conectado um compressor e, do outro, uma saída para a câmara de defumação.
- Na parte inferior do extintor são feitos furos nas paredes laterais para acender as lascas de madeira e fornecer ar.
Um suporte de grelha é instalado dentro do cilindro, separando o combustível do fundo. Além disso, no meio da câmara, uma espiral é inserida em torno de uma barra de ferro.
O ejetor é feito de forma que o ar fornecido não caia sobre o combustível fumegante e não o acenda com oxigênio.
A tarefa deste elemento é criar um fluxo de ar que atraia a fumaça, direcionando-a para o fumeiro com os alimentos.
O compressor do gerador de fumaça pode ser retirado de um aquário ou adquirido um pequeno ventilador radial. Você também pode usar um cooler de computador para bombear o ar.
Opção nº 2 - de um balde ou panela
Para criar esta versão do gerador de fumaça você precisará de:
- Barril.
- Fogão elétrico de uma boca.
- Uma panela ou balde como depósito de combustível.
- Malha ou hastes com ganchos.
- Capa (chapa de ferro).
Neste caso, a combustão lenta do combustível de madeira ocorre sem acendê-lo com fogo. Depois de ligado, o fogão elétrico aquece a tremonha com serragem e lascas de madeira, fazendo com que estas comecem a arder com o calor de baixo.
A fumaça então se forma e sobe naturalmente, fumigando a comida no topo do barril.
Uma carga deste gerador de fumaça dura aproximadamente 5 horas. Ao mesmo tempo, você terá que monitorar constantemente o processo de combustão lenta e ajustar a temperatura do queimador, sem sair do fumeiro por muito tempo. Além disso, o cano precisará ser levantado regularmente para alcançar o botão liga/desliga.
Trabalho intensivo durante o processo de defumação. Mas é mais fácil do que nunca de fazer e preparar.
Opção nº 3 – labirinto passivo
Um gerador de fumaça em forma de labirinto ou espiral envolve a criação de um longo caminho de serragem compactada, que é incendiada de um lado e arde gradualmente da borda para o centro.
Este gerador não possui ventiladores ou compressores. Todo o processo de combustão lenta e formação de fumaça ocorre durante a tiragem natural.
Um gerador de fumaça na forma de um quadrado com um lado de 30 a 40 cm, uma altura de 5 cm e trilhas com cerca de 5 cm de largura geralmente é suficiente para 8 a 10 horas de combustão lenta. Tal dispositivo é feito de metal com perfuração fina ou malha com malha fina.Os buracos existentes fornecem acesso de ar à serragem fumegante, mas não permitem que o fogo se alastre.
Um gerador de fumaça passivo é colocado diretamente no fumeiro sob a carne (peixe). A serragem arde, a fumaça sobe naturalmente e fumega a comida. Neste caso, o combustível de madeira não queima, pois não há oxigênio suficiente dentro da câmara de defumação devido à fumaça.
Se você estiver interessado neste tópico, recomendamos também a leitura do artigo sobre como fazer fogão barrigudo para garagem de um cilindro de gás.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Gerador de fumaça de tubo de ferro:
Princípio de funcionamento de um gerador de fumaça para defumação a frio:
Limpeza de fumaça no gerador de fumaça certo:
Não é difícil fazer você mesmo um gerador de fumaça defumada a frio. Existem vários designs simples que podem ser feitos com as próprias mãos a partir dos materiais disponíveis em duas a três horas.
Se você tiver alguma dúvida esclarecedora sobre o design ou princípio de funcionamento do gerador de fumaça, escreva-a abaixo no bloco de comentários. Suas idéias ou experiência na fabricação de tais dispositivos também serão interessantes. Escreva - compartilhe seu conhecimento ou faça perguntas.