Como vedar um medidor de gás: detalhes legais da vedação

Poucas pessoas terão dificuldade em adquirir um dispositivo de medição.O principal é que ele atenda às normas estaduais e tenha a documentação adequada, mas nem todo mundo sabe lacrar um medidor de gás.

Já a ausência de selo ou sua instalação incorreta é garantia de pagamento do gás de acordo com as normas e não com base no consumo. O procedimento vai demorar um pouco, mas você deve admitir, é melhor se dar ao trabalho e fazer tudo na hora de acordo com as regras do que pagar muitas vezes mais depois e ter que refazer tudo mesmo assim.

Diremos como lacrar o medidor corretamente, onde ir para isso, quais padrões legais seguir e se vale a pena danificar o “selo” para economizar duvidosamente nas leituras de torção.

Por que selar o medidor?

Para evitar que o consumidor interfira no funcionamento da UIP, parando ou desacelerando o medidor por consumo de energia não contabilizado, o dispositivo está sujeito a vedação obrigatória.

O indicador de acesso não é tão fácil de ignorar e ainda é a proteção mais confiável contra a influência não autorizada de usuários.

Ímã no medidor de gás
Apesar do preenchimento, as pessoas conseguem desacelerar as leituras dos instrumentos por diversos meios. No entanto, a lei não proíbe os fornecedores de recursos de desenvolver e instalar selos que impeçam vários métodos de roubo.

A instalação de um indicador ou nova vedação ocorre nos seguintes casos:

  • durante o comissionamento inicial da UIP;
  • falha do indicador antigo, seu dano intencional, falha do indicador magnético, acidente;
  • substituição do medidor antigo;
  • desmontagem do selo por algum motivo por um funcionário da organização fornecedora de recursos.

Em qualquer caso, este procedimento é necessário e obrigatório para quem não quer pagar de acordo com as normas.

Atos legislativos sobre instalação de selos

São determinadas as obrigações de instalação de medidores de consumo de energia Lei Federal N 261 (23/11/2009 conforme alterado em 26/07/2019) no artigo 13, parágrafo 1º. Ao mesmo tempo, os requisitos do artigo não se aplicam a instalações degradadas, de tipo emergencial, onde o consumo de gás seja inferior a 2 metros cúbicos por hora, prédios de apartamentos com desgaste de 70% e não incluídos no programa de construção de capital, como bem como aqueles sujeitos a demolição e reconstrução.

De acordo com Artigo 9º da Lei Federal de 26 de junho de 2008 N 102-FZ “Sobre a garantia da uniformidade das medições”, os medidores devem ser equipados com limitadores que evitem interferências despercebidas em seu funcionamento, levando à distorção das leituras.

Selando o medidor
Vários tipos de vedações podem ser instalados no medidor de gás. No novo há pelo menos 2 deles, instalados de fábrica e instalados durante o comissionamento pelos funcionários do serviço de gás. A presença deles é obrigatória

Para aparelhos a gás são até 2 vedações, conforme indicado em PP nº 549 - indicador de fábrica e instalado pelo fornecedor no ponto de ligação da UIP ao gasoduto. Somente se ambos estiverem intactos e a partir do dia da instalação do segundo, as leituras do medidor serão levadas em consideração.

Como e onde se inscrever?

Instalação de medidor de gás uma organização com acreditação apropriada tem o direito de atuar. Porém, somente o fornecedor do recurso pode colocar selos e, portanto, colocar o dispositivo em operação.

Isso pode ser feito em dias diferentes, mas deve-se levar em consideração que somente após a celebração de um acordo sobre contabilização de recursos será iniciada a contagem regressiva das leituras da UIP.

Você pode enviar um pedido de selamento durante uma visita pessoal à organização fornecedora de recursos, mas se não quiser/não puder comparecer ao escritório da empresa, basta ligar para lá. O especialista que atendeu sua solicitação deverá deixar seu endereço, telefone de contato, especificar a data de instalação do medidor e também combinar a data/hora de conexão no local.

Além disso, você pode receber uma ligação dentro de 3 dias para o número de telefone que você deixou para combinar uma data diferente se as organizações de trabalho estiverem ocupadas ou tiverem uma ligação urgente para outro local. No entanto, a nova data não deve ser posterior a 15 dias após a recepção do pedido.

Instalação de medidor de gás
Observe que o medidor deve ser colocado em operação e, portanto, lacrado no máximo um mês após sua instalação

Caso o especialista não compareça no horário combinado, ou sejam propostos novos prazos mais de 15 dias após a solicitação, o medidor poderá ser considerado colocado em funcionamento a partir do momento em que for apresentado o pedido por escrito de selagem, conforme Decreto Governamental nº 354.

É por isso que o atendimento pessoal no escritório é mais preferível. Você terá em mãos um documento comprovativo da inscrição, quando os especialistas ligarem para você, eles o emitirão no local (salvo disposição em contrário do regulamento da organização). Porém, o procedimento de aplicação só é possível após a instalação do dispositivo.

Vejamos quais documentos e dados do assinante são necessários para lacrar um medidor de gás e colocá-lo em operação:

  1. Informações pessoais do futuro usuário - nome completo, dados do passaporte, número de telefone.Se o requerente for pessoa jurídica, também será necessário indicar o nome da organização e seu local de registro, bem como o telefone da empresa.
  2. Data proposta e acordada para o comissionamento do dispositivo.
  3. O tipo de IPU, bem como o seu número de série e o local onde está instalada (ou se pretende instalar e ao mesmo tempo ser selada).
  4. Se o medidor estiver instalado, informações sobre a organização que realizou a instalação.
  5. Leituras no medidor durante a instalação.
  6. Data de verificação de acordo com o intervalo entre verificações a partir da última marca de fábrica.

Você deve ter consigo uma fotocópia do passaporte da IPU e, se o dispositivo não for novo, o último relatório de verificação.

O procedimento para selar o medidor

Assim, um especialista de uma empresa fornecedora de gás veio até você para realizar o procedimento de colocação em funcionamento do medidor.

Certificado de trabalhador de gás
Mesmo que um funcionário do serviço de gás tenha comparecido exatamente no horário combinado, antes de deixá-lo entrar em sua casa, verifique sua identidade indicando que ele trabalha no serviço de gás

Em primeiro lugar, ele verifica a documentação do medidor, a ausência de distorções e a correta instalação, a operacionalidade e a possibilidade de modo de funcionalidade de baixa queima. Se algo der errado, ele lhe escreve uma recusa indicando os motivos, se tudo estiver bem, ele instala selos e adesivos numerados de controle e segurança, cujas informações são inseridas no certificado de aceitação.

Um especialista também pode instalar um selo antimagnético, a lei não proíbe tais ações. A fita antimagnética possui uma cápsula que, ao interagir com um ímã (método popular de frenagem de um medidor), se rompe e indica imediatamente uma tentativa de intervenção não autorizada.

A legalidade da instalação de indicadores antimagnéticos está especificada em cláusula 81(11) Decretos Governamentais nº 354.

Após a conclusão de todos os procedimentos, é lavrado um ato em 2 vias, uma fica com a organização e a segunda com o consumidor. O ato deve ser cuidadosamente estudado antes de ser assinado. Entre outras informações, contém informações sobre o local de instalação dos selos de segurança e a data da próxima verificação.

À custa de quem é instalado o enchimento?

O “selo” na UIP é instalado no interesse do fornecedor, ou seja, da organização fornecedora de recursos. Por outro lado, as empresas não são obrigadas a colocar selos nos contadores dos consumidores, sendo a sua presença legalmente exigida.

Inicialmente, ao colocar o dispositivo em operação, a organização os instala gratuitamente aos seus assinantes, mas as vedações subsequentes são pagas pelo cliente conforme contrato celebrado separadamente. Este ponto também é observado em Decreto Governamental nº 549, parágrafo 22 "b".

Selos em um medidor de gás
Após concluir o procedimento de instalação dos selos de proteção, certifique-se de verificar sua integridade antes de assinar o certificado de aceitação do trabalho do especialista

O custo da vedação após reparo, reinstalação ou troca de medidor de gás é definido pelo fornecedor e não há preços uniformes. Pode variar dependendo dos consumíveis utilizados, dos custos de transporte do controlador e de outras nuances, mas geralmente não excede 300-400 rublos.

Como remover ou ignorar um selo?

Há muitos conselhos ruins na Internet de especialistas sobre como contornar os “selos” da IPU. Não recomendamos fazer isso por vários motivos.

Este procedimento não é tão simples como parece à primeira vista, é muito fácil danificar o recheio. E mesmo que você tenha sucesso, a organização fornecedora de recursos pode facilmente prestar atenção aos números de consumo subestimados e realizar uma inspeção não programada.E vestígios de intrusão na operação do medidor serão quase 100% visíveis.

De acordo com o referido RF PP nº 549, se o selo estiver danificado, o assinante paga uma indenização, cujo valor varia de acordo com a forma como foi descoberto.

Selo antimagnético
A multa pecuniária mais severa é prevista para a ativação de fita antimagnética. Em diferentes situações varia de 3 mil rublos a 30 mil

Assim, o parágrafo 25 estabelece que se o consumidor notificou o fornecedor no dia da descoberta do defeito, o pagamento será feito de acordo com as normas gerais a partir do dia da comunicação do dano até o dia seguinte à instalação de um novo selo.

Caso o dano tenha sido descoberto por funcionários da empresa de gás durante uma inspeção padrão, a indenização será calculada de acordo com os mesmos padrões, mas a partir da data da última inspeção até a instalação de um novo selo. Como as inspeções são realizadas semestralmente, de acordo com o PP nº 549, é mais vantajoso entrar em contato imediatamente com a entidade prestadora de serviços e informar que você tem problemas com a integridade do indicador.

Além disso, você poderá ser multado por danificar o “selo”, segundo Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa, Artigo 19.2. A quantia, entretanto, é pequena - de 100 a 300 rublos. Mas se for comprovada a destruição deliberada do indicador, a multa pode ser bem maior.

O que fazer com o lacre ao substituir o medidor?

Se for trocar o medidor ou ao enviá-lo ao laboratório para verificação, não tenha pressa em desmontar o aparelho, mesmo que todos os prazos já tenham expirado.

Desmontando o medidor de gás
Antes de assinar o ato de desselagem, certifique-se de verificar a exatidão dos dados especificados, ou seja, o estado do lacre, sua integridade e as últimas leituras do medidor de gás

Substituição se sua funcionalidade estiver prejudicada ou simplesmente escolhendo outro modelo realizado por especialistas da entidade com a qual o assinante tem convênio. Neste caso, é necessário fazer as últimas leituras e verificar a integridade de todos os selos. Para este procedimento, também será necessário elaborar um requerimento e assinar um relatório de inspeção.

O procedimento de resselagem é realizado de forma semelhante ao primário. Neste caso, não esqueça de levar o recibo de pagamento do selamento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Veja por que você não deve tentar enganar os dispositivos de medição:

 

O procedimento de vedação de um medidor de calor é muito importante para cada consumidor. É uma das principais partes do funcionamento do aparelho e o ponto de partida para o pagamento dos recursos de acordo com seus indicadores. Como você pode ver, não é nada difícil quanto parece e nem tão caro.

Compartilhe nos comentários com nossos leitores como seu medidor de gás foi lacrado e quais dificuldades você encontrou. E também, faça perguntas - tentaremos responder detalhadamente até as mais complexas delas.

Comentários dos visitantes
  1. Escola Irina

    Temos uma situação como esta. Em dezembro do ano passado, o lacre do nosso medidor de gás foi retirado, isso foi aproximadamente de 3 a 5 de dezembro. No dia 7 de dezembro fui até os gasistas, e na cidade temos 3 postos de gás. Ela relatou que o selo havia desmoronado devido ao tempo e o fio havia caído. e que precisamos trocar o medidor de gás a partir de primeiro de janeiro. 8 anos se passaram desde sua instalação. Disseram-me para esperar pelo nosso funcionário, ele chegou no dia 28 de dezembro. Minha sogra tinha 85 anos e estava em casa. ela o deixou entrar. Ele não deixou nenhum documento. Compramos um medidor novo e o instalamos somente após o feriado de Ano Novo, no dia 13 de janeiro. Em 15 de janeiro, deixei Kislovodsk e fui para Chelyabinsk visitar minha mãe idosa para cuidar dela.depois coronavírus, tive que ficar com ela até meados de junho. No ano passado pagamos a mais de 17 mil pelo gás, vou pagar o gás levando em consideração o desconto desse valor da leitura do medidor novo, e me dizem que tenho multa de 57 mil por quebrar o lacre? Isso é legal? Afinal, mesmo que algum tipo de ato tenha sido lavrado, minha assinatura deveria estar lá? e onde está a multa de 300 rublos?

  2. Diana

    O escritório mais atrevido. Não fornece nenhum certificado de trabalho realizado, são rudes, os funcionários são incompetentes. Entendi, escrevi para o Ministério Público. eu estou esperando

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica