Como desligar o gás de um apartamento: procedimento para recusar o fornecimento de gás

Você tem um fogão a gás instalado na cozinha ou mudou-se para um novo prédio e está apenas esperando que ele seja conectado? Concordo, a fumaça e a falta de oxigênio na cozinha não são os melhores aspectos de seu uso, e uma lareira cria um perigo, especialmente se houver crianças em casa.

Na hora de comprar um apartamento, você ganha uma solução pronta - seja um fogão a gás ou elétrico, e parece que isso não pode ser mudado. Mas não é assim, é bem possível abandonar a gaseificação, e nós vamos te ajudar nisso.

Neste artigo veremos os motivos da recusa do fornecimento de gás, como desligar o gás de um apartamento, quais documentos e autoridades precisam estar envolvidos, se vale a pena fazer isso e também como mudar de fogão a gás para um elétrico.

Como desistir do gás?

Parágrafo 51 RF PP de 21 de julho de 2008 nº 549 “Sobre o procedimento de fornecimento de gás para atendimento das necessidades domésticas dos cidadãos” garante a todos a oportunidade de recusar serviços de fornecimento de gás, mediante pagamento de dívidas.

Mas para a legalidade de tais ações, é necessário coordená-las não apenas com os trabalhadores do gás, mas também com todas as autoridades relacionadas.

Fogão a gás
Os fogões a gás apareceram em quase todas as casas há não muito tempo, não há mais de 100 anos, em vez de fogões

Se, depois de pesar todos os prós e contras, você decidir abandonar a gaseificação, segue abaixo o procedimento para desligar voluntariamente o gás do apartamento. Digamos desde já que você terá que correr muito com documentos, e podem surgir ainda mais problemas na hora de cadastrar um fogão elétrico.Portanto, não deixe de ler o artigo até o final antes de iniciar o procedimento.

Passo 1 – criação e aprovação do projeto

Para fazer tudo de forma legal e posteriormente não ter problemas com os trabalhadores do gás e outras organizações, deve começar por recolher e preparar documentos. Em primeiro lugar, contacte o gabinete técnico de inventário e solicite o certificado de registo do seu apartamento, caso não o tenha em mãos (talvez o tenha deixado após a compra).

Indicará todas as comunicações e equipamentos, incluindo fogão a gás e, se disponível, esquentador. Este procedimento é rápido e geralmente gratuito, mas é apenas o começo.

Para fazer alterações na disposição e nos equipamentos do apartamento, inclusive dispensando o gás, é necessário traçar um projeto - uma planta exata do que se deseja obter como resultado.

Este projecto será analisado por diversas entidades e estas responderão se é possível converter o apartamento desta forma especificamente no seu caso.

Se, além de abandonar a gaseificação, você pretende demolir ou mover uma parede, mover uma pia, ou mesmo apenas retirar a porta da cozinha, exiba todas essas mudanças no projeto de uma vez, caso contrário terá que passar por todo o processo. procedimento novamente.

Projeto
O projeto do apartamento é elaborado em uma determinada escala, indicando literalmente cada pequeno detalhe, desde a espessura das paredes e a presença de portas até o ponto de instalação do fogão a gás.

Para cada arranha-céu típico, existem projetos de redesenvolvimento padrão desenvolvidos por engenheiros durante sua construção. Se as opções padrão não forem adequadas para você, você precisará desenvolver e aprovar um projeto individual.

Com certas habilidades de desenho e pequenas alterações, você mesmo pode fazer um esboço, mas há uma chance de que ele não seja aceito devido à escala incorreta ou às sutilezas do design. Portanto, é melhor solicitar um projeto a uma organização especializada, um escritório de engenharia e design incluído no SRO.

Antes de desenvolver um projeto, será necessária uma vistoria do apartamento e de seu estado técnico, e o documento finalizado deverá ser aprovado pelo Rospotrebnadzor.

Etapa 2 - permissão para redesenvolvimento

Antes de chamar os trabalhadores do gás e soldar o tubo, você precisa coordenar isso com a empresa gestora, o escritório de habitação ou outro órgão do governo local ao qual sua casa está anexa. A lista de alterações que requerem aprovação, bem como o procedimento para registro de reconstrução ou redesenvolvimento estão prescritos no Capítulo 4 do Código de Habitação da Federação Russa, publicado em 29 de dezembro de 2004.

Pode apresentar o pedido de registo de reorganização tanto na administração local como nos centros multifuncionais “One Window” ou no site dos serviços governamentais. Em qualquer caso, é gratuito, bastando pagar pelos serviços da empresa que desenvolveu o projeto.

Conectando um fogão elétrico
Desistir do gás e trocar o fogão por um elétrico está na lista de conversões e por isso é necessário passar por todo o procedimento

Para concluir a remodelação, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  1. Preencha um requerimento de reconstrução/requalificação - o formulário será emitido no local.
  2. Certificado de matrícula do apartamento, que você tirou do IPV.
  3. Um projeto concluído e acordado com Rospotrebnadzor.
  4. Seu passaporte.
  5. Um documento confirmando que o apartamento pertence a você.
  6. Se você não for o único proprietário da propriedade, precisará do consentimento por escrito de todos os coproprietários.
  7. Se a sua casa for um monumento arquitetônico, histórico ou cultural, você precisará de autorização da autoridade para protegê-la.

Agora eles estão desenvolvendo ativamente o Cadastro Único de Imóveis do Estado - um banco de dados eletrônico com todas as informações sobre todo o parque habitacional do país. Se adquiriu recentemente habitação e tem a certeza de que está registado neste sistema, certifique-se de que apresenta apenas o requerimento e o passaporte, sendo todos os restantes documentos opcionais, a comissão solicitará os que faltam de forma independente.

No prazo máximo de 1,5 meses, a comissão deve decidir sobre a sua questão e, após mais três dias úteis, enviar-lhe ou emitir uma decisão sobre permitir ou proibir a reconstrução.

Etapa 3 - desmontagem de tubos de gás

Somente após a aprovação do projeto é que poderemos iniciar a parte prática do projeto – desfazer a laje e o excesso de tubulações. Nesta fase, terá de recorrer aos serviços dos trabalhadores do serviço de gás.

Afinal, qualquer intervenção não autorizada no sistema de abastecimento de gás, mesmo após aprovação do projeto, é ilegal e punível com multa.

Até desenrosque a mangueira do fogão Quando a torneira está fechada, só o gasista certificado tem direito, pois é um trabalho perigoso. Qualquer erro pode colocar em risco não só o seu apartamento, mas toda a casa.

Gasman no fogão
Somente profissionais certificados e com autorização especial têm o direito de desligar o fogão a gás e soldar o tubo ou instalar um tampão nele

Para desligar o gás, contacte o serviço de gás com requerimento e projecto de reconstrução aprovado, bem como passaporte e cópia dos documentos comprovativos da propriedade. O requerimento é assinado pelo engenheiro-chefe e, muito provavelmente, você será colocado na fila, porque há muitos assinantes, mas muitas vezes não há trabalhadores do gás suficientes - às vezes é preciso esperar mais de um mês.

No dia marcado, os artesãos irão até você e desligarão o gás conforme especificado no projeto. Lembre-se que tudo deve ser concluído no prazo de um ano a partir da data de emissão do projeto.

Se houver um espelho passando pela sua cozinha, eles provavelmente irão deixá-lo, cortar apenas o galho e colocá-lo no toco esboço. Eles também podem guardar o medidor e colocar um plugue depois dele - então será mais fácil restaurar o fornecimento de gás, se necessário. Em qualquer caso, o restante do tubo deve ser inspecionado anualmente por um instalador de gás certificado quanto a vazamentos.

Às vezes, no layout de um prédio alto, as cozinhas dos apartamentos vizinhos têm uma parede comum, e é colocado um espelho comum, do qual um ramal vai para os vizinhos através de uma divisória. Se for esse o seu caso, existe a chance de se livrar completamente do gás: mediante acordo com seus vizinhos, seus cortes serão cortados e fermentados bem próximo ao riser, ainda em seu território.

Tubo de gás
A soldagem pode danificar papéis de parede, móveis próximos ou tetos falsos - tome cuidado para protegê-los com uma folha de metal ou pelo menos um pedaço de linóleo velho

Ao final da obra, se for instalado um plugue em uma torneira rosqueada, ele é lacrado e você recebe um certificado de desconexão. O ato deverá vir acompanhado de cópias da licença e alvará para execução de obras no gasoduto. Você pode ler mais sobre como cortar um cano de gás em um apartamento em este material.

Etapa 4 - aprovação da reforma concluída

Depois de concluídas todas as obras, é necessário preencher a papelada: notificar diversas autoridades sobre a reconstrução e fazer alterações no passaporte técnico das instalações.

Em primeiro lugar, um especialista do comitê de aceitação do órgão governamental local onde você aprovou o projeto deve vir até você.Ele verificará se as alterações realizadas correspondem às planejadas e, se tudo estiver correto, emitirá um relatório. Ele será enviado à autoridade de registro de direitos de propriedade.

Além disso, é necessário dirigir-se novamente ao serviço de gás com o certificado de obra concluída e rescindir o contrato de prestação de serviços para não receber mais recibos de gás. Acontece que os recibos continuarão sendo enviados mesmo após o desligamento - neste caso, envie e registre uma declaração por escrito reclamação contra serviço de gás. Se isso não ajudar, eles não considerarão ou se recusarão a satisfazê-lo e entrarão com uma ação judicial.

Além disso, depois de fazer todas as alterações, é necessário registrá-las no passaporte técnico ou na planta do apartamento no IPV. Para isso, também é chamado à casa um especialista que avalia o estado atual do apartamento: há fogão, gás ou outras alterações. Com base em suas medições e inspeção, será emitido um certificado de aceitação.

Passaporte técnico do apartamento
Após a remodelação ou remodelação de um apartamento, o seu certificado de registo deixa de corresponder à realidade - deverá ser reemitido contactando novamente o IPV

Um novo certificado de matrícula do apartamento, sem indicação do fogão a gás na cozinha, pode ser obtido junto ao IPV, anexando ao requerimento o certificado de aceitação, o antigo certificado de matrícula, a autorização de reconstrução e os passaportes de todos os coproprietários do o apartamento.

De todas estas etapas, é necessário pagar pela aprovação do projeto e pela emissão do novo certificado de matrícula do apartamento, bem como diretamente pelo trabalho dos gasistas na desmontagem das tubulações e no desenvolvimento do projeto por uma agência especializada. A submissão de todas as candidaturas a qualquer autoridade é gratuita, podendo ser submetidas através de centros multifuncionais ou online.

Projeto de fogão elétrico

Se você desistir do fogão a gás, provavelmente irá substituí-lo por um elétrico, pois precisa de algo para cozinhar.A opção mais fácil é comprar um pequeno fogão de mesa de vitrocerâmica com 1 a 2 bocas ou, melhor ainda, um fogão de indução.

Eles têm uma potência relativamente baixa, de 2 a 5 kW, e podem ser conectados a uma tomada monofásica padrão. Quanto à caldeira ou máquina de lavar, para o fogão elétrico recomenda-se passar um cabo separado do medidor, instalar um disjuntor nele e certificar-se de aterre a saída. Mas essas placas não aumentam muito a carga geral na fiação e você mesmo pode instalá-las, sem permissão ou registro do governo regional.

Eletricista
Ao conectar um novo fio, considere a potência do equipamento: um núcleo de cobre com seção transversal de 2,5 é classificado para um máximo de 6 kW e uma tomada de 16 A é classificada para 3,5 kW

Se você tem uma família grande ou apenas gosta de cozinhar, e 1 - 2 queimadores não são suficientes para você, você precisa instalar uma 3ª máquina no painel e passar um novo cabo grosso para instalar um especial tomadas para fogão elétrico.

Em média, um fogão elétrico independente com forno consome pelo menos 4 a 8 kW de energia por hora se todos os queimadores e o forno estiverem ligados, e os modelos com queimadores de metal são ainda mais potentes. Trata-se de uma carga grave na fiação, ultrapassando a carga normal média de todo o apartamento - mesmo com geladeira, caldeira, micro-ondas, TV, computador e outros eletrodomésticos funcionando simultaneamente.

Para proteger você e seus vizinhos, os eletricistas verificam se há fios adicionais potentes conectados ao painel de distribuição e podem cortar quaisquer fios extras instalados sem permissão.

Para evitar que isso aconteça, é necessário conectar um fogão elétrico potente somente com autorização da entidade fornecedora de energia, registrando oficialmente sua instalação.Além da legalidade e segurança, este percurso dá-lhe a oportunidade de obter um desconto de 30% nas tarifas de electricidade. Diremos por que é apenas uma chance e como conseguir um desconto um pouco maior.

Fiação de fogo
Exceder a potência para a qual a fiação foi projetada leva ao disparo regular do fusível ou ao superaquecimento dos fios com seu derretimento e risco de incêndio

Primeiro, vejamos como formalizar a transição para um fogão elétrico:

  1. Descubra se essa conexão é possível para o seu apartamento. Para isso, em reunião de moradores, pelo menos 67% devem votar a favor de permitir consumir mais energia elétrica, aumentando a carga na fiação comum da casa.
  2. Depois de receber a aprovação dos seus vizinhos, contacta a sociedade gestora ou o gabinete de habitação com um pedido de aumento da potência atribuída ao apartamento. Lá você receberá especificações técnicas indicando quanta energia a atual fiação comunitária e do apartamento pode suportar.
  3. Com esta informação, você entra em contato com as redes elétricas municipais com o requerimento correspondente, ou é submetido diretamente pela sua administradora. Se a conexão for possível, eles elaboram o projeto e autorizam. Até este momento desaconselhamos sequer iniciar o procedimento de desconexão do gás.
  4. Paralelamente à desmontagem da tubulação de gás, os eletricistas instalarão um novo cabo, instalarão uma tomada trifásica ou conectarão um fogão elétrico e emitirão um certificado de conexão tecnológica.
  5. Coordenar a instalação com a Rostekhnadzor, aprovar o projeto e substituir o passaporte técnico conforme o mesmo esquema descrito acima.
  6. Contacte o seu fornecedor de electricidade para renovar o contrato e disponibilizar um novo tarifário, como para o utilizador de fogão eléctrico - é 30% inferior.

Sem esse registro, você não pode reivindicar uma redução tarifária.

Plugue de fogão elétrico
A cablagem ou tomada a que ligar a estufa deve ser indicada no seu passaporte. Regra geral: não altere o plugue original

Somente após esse procedimento você poderá usar com segurança um fogão elétrico completo na potência máxima e não desligar todos os outros equipamentos elétricos do apartamento.

Os problemas ao mudar de um fogão a gás para um elétrico geralmente surgem em um dos dois estágios: não há energia suficiente na fiação geral da casa e, portanto, a administradora se recusa a conectar o fogão elétrico ou, após instalá-lo, o fornecedor de energia recusa-se a alterar a tarifa. Ambos os problemas são objetivos e as recusas são justificadas, mas nem sempre se deve desistir diante de um deles.

A alteração tarifária está prevista nos Princípios de Preços na área de preços regulados (tarifas) do setor de energia elétrica, RF PP nº 1.178 de 29 de dezembro de 2011 A cláusula 71 prevê fatores de redução de 0,7 a 1 para moradores da cidade que utilizam fogões elétricos.

71 pontos
O decreto governamental fala em redução das tarifas de energia elétrica para casas equipadas com fogões elétricos. A decisão sobre a aplicação destes coeficientes é do poder executivo local

Porém, existe um Procedimento para estabelecer e aplicar normas sociais para o consumo de energia elétrica (potência), RF PP nº 614 de 22 de julho de 2013 ano, que afirma especificamente que “se o nível de melhoria de um prédio de apartamentos ou edifício residencial prevê a prestação de serviços de utilidade pública para fornecimento de gás”, a instalação de fogão elétrico não será base para redução tarifária.

É nesta base que os fornecedores de electricidade se recusam com mais frequência e de forma mais convincente a alterar as tarifas.

Mas mesmo esse ponto pode ser interpretado de duas maneiras, pois depois de abrir mão do gás no seu apartamento, o gasoduto é soldado ou totalmente retirado, então não há abastecimento de gás para você, e esse ponto vale apenas para quem instala um elétrico fogão além de um a gás. Neste caso, é possível conseguir uma alteração tarifária através dos tribunais; existem exemplos de sucesso, mas são raros.

Fogão elétrico
Depois de tomar a decisão de mudar para um fogão elétrico em vez de um a gás, você certamente encontrará a maneira certa para você.

A falta de energia é um problema bastante comum, especialmente em casas mais antigas. Você pode fazer com que a concessionária regional de energia atualize a fiação da entrada com aumento de sua capacidade em conjunto com a administradora e, caso ela não esteja disposta a cooperar, através do tribunal. No entanto, isso exigirá um enorme investimento de tempo, energia e dinheiro dos advogados.

Há exemplos de sucesso dos moradores nessa luta, mas são raros, pois com isso a reconstrução da fiação da casa é feita às custas do orçamento municipal, gratuita para os moradores, e isso é cerca de 1,5 milhões de rublos. Portanto, não se apresse em abandonar o gás até ter certeza de que pode conectar um fogão elétrico.

Se você se depara com problemas semelhantes e não está pronto para lutar, pense se seria mais fácil instalar um fogão elétrico sem abrir mão do a gás? Existem placas combinadas com diferentes tipos de queimadores. Ou desligue o gás e use um fogão elétrico de 1 a 2 bocas de baixa potência, sem ligá-lo ao mesmo tempo que a caldeira, o ferro ou o forno.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Conversamos sobre os motivos e procedimentos para desligar o gás em um apartamento separado, bem como para mudar para um fogão elétrico. Para avaliar visualmente o processo e o resultado, oferecemos um vídeo.

Cortar um cano de gás na cozinha é o seguinte:

De tudo o que foi exposto, podemos concluir que abandonar a gaseificação não é uma tarefa difícil, mas é bastante demorada e complicada. Você terá que passar por muitas autoridades e preencher toda uma série de documentação para fazer tudo legalmente. No entanto, agora tudo está visivelmente simplificado pelos centros multifuncionais que aceitam documentos para diversos serviços, bem como pela possibilidade de submeter muitas candidaturas online.

Você recusou gás em seu apartamento? Como foi o procedimento no seu caso, quanto tempo e dinheiro você gastou? Talvez você tenha algo a acrescentar ou esclarecer nossas informações - deixe seus comentários e tire dúvidas na discussão abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Maria

    Você precisa ir ao Gorgaz ou a um centro de atendimento, fazer um pedido de desligamento, levar consigo um passaporte, um documento de propriedade de moradia, um documento de registro, um certificado de composição familiar e fotocópias de tudo o que está escrito acima. Você terá que pagar a gasolina até o final do mês, e então eles devolverão o dinheiro. Depois de redigir o requerimento, eles chegarão dentro de uma semana e o cortarão. É tudo grátis, embora no início tenham mencionado 900 UAH, na verdade é grátis.

  2. apenas não pague - em 3 meses eles virão e cortarão sem qualquer declaração

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica