Como verificar a tiragem em um aquecedor de água a gás: uma visão geral dos métodos de verificação da tiragem e métodos de combate à tiragem reversa
O gêiser é muito popular entre proprietários de apartamentos e casas particulares.É claro que o aparelho faz um excelente trabalho no fornecimento de água quente aos moradores, não requer manutenção complexa e o custo do combustível utilizado é mínimo. Mas o aquecedor de água também tem uma séria desvantagem - um vazamento de gás pode causar explosão, destruição da casa e morte. Portanto, é extremamente importante identificar atempadamente uma avaria e saber verificar a tiragem de um esquentador a gás em casa.
Cada elemento do dispositivo deve funcionar perfeitamente, quaisquer problemas devem ser corrigidos imediatamente e as peças defeituosas devem ser substituídas imediatamente. As verificações regulares do sistema são realizadas por especialistas em serviços de gás, mas você pode inspecionar periodicamente alguns elementos dos quais depende a segurança das pessoas que moram na casa.
Tentaremos descobrir como testar o projeto, em particular, verificar a tiragem do esquentador, em casa. No artigo também consideraremos formas eficazes de combater a falta de tiragem na conduta de fumos.
O conteúdo do artigo:
As melhores maneiras de testar a tração
Para o correto funcionamento dos gêiseres com câmara de combustão aberta, será necessária uma boa tiragem e uma disposição adequada da chaminé. A maioria dos modelos modernos é equipada com um sistema de segurança automático que impede a partida do aparelho se não houver tração.
A seguir, veremos como você pode verificar a tiragem na chaminé de uma caldeira doméstica a gás e de um esquentador.
Método #1 – usando um anemômetro
A verificação profissional da tiragem na chaminé de uma caldeira a gás e esquentador é realizada por meio de um dispositivo de medição especial - um anemômetro.
Com sua ajuda, você pode verificar a presença de tráfego aéreo e determinar sua força. O indicador deve ser 1,96-29,40 Pa.
Método #2 – usando uma correspondência
Caso não seja possível usar um anemômetro, você pode verificar o seguinte:
- Prepare tiras de papel e prenda-as na entrada do canal da mina. Você deve primeiro remover a parte horizontal do tubo da chaminé. O movimento de parte da folha sinalizará a presença de tração.
- A tiragem suficiente também pode ser determinada usando uma chama. Um fósforo aceso deve ser direcionado verticalmente para a janela de visualização no painel frontal do aquecedor de água.
A chaminé deve ser verificada antes de ligar o aquecedor de água. Uma chama trazida para o orifício de inspeção no topo da coluna durante a operação deve ser atraída para dentro.
Método #3 – verificando o sensor de tração
O aquecedor de água possui vários módulos de controle instalados. Sensores de superaquecimento, tiragem, ionização e pressão da água evitam situações de emergência.
O sensor de tiragem monitora a temperatura dos gases de escape e, quando aumenta, reage de acordo:
- Dentro do sensor existe uma placa bimetálica conectada à válvula de gás.
- A expansão do metal como resultado do superaquecimento transmite um sinal para desligar o fornecimento de gás.
- A placa resfriada retorna às suas dimensões originais, abrindo a válvula.
Recomenda-se verificar a operacionalidade do sensor ao desligar sistematicamente a coluna.
Você pode fazer isso de várias maneiras:
- coloque um espelho próximo ao sensor, sua superfície não deve suar quando o aquecedor de água estiver ligado;
- A operacionalidade do sensor será indicada desligando o esquentador a gás quando a chaminé estiver fechada 2/3 com o amortecedor.
Em alguns modelos de aquecedores de água, o regulador é montado em um suporte de plástico que pode ser facilmente removido do lugar. Isso também levará a desligamentos frequentes dos alto-falantes.
Você também pode testar a capacidade de manutenção do sensor usando um ohmímetro; sua resistência deve ser igual ao infinito. Caso contrário, a peça deverá ser substituída.
Quando há uma interrupção constante no fornecimento de combustível, os proprietários muitas vezes simplesmente desligam o sensor, após o que o aquecedor de água começa a funcionar sem interrupção. Mas tal solução viola a técnica segurança operacional equipamento de gás. O aquecedor de água permanecerá desprotegido; se houver vazamento, o monóxido de carbono entrará na sala.
É expressamente proibido o uso de esquentador a gás se não houver vácuo no canal da chaminé. Consideremos as possíveis razões para a falta de tração.
Razões para falta de tração
A origem do mau funcionamento pode ser identificada inspecionando visualmente a coluna em busca de erros cometidos durante sua operação. instalações.
Existem várias violações típicas:
- O diâmetro do duto de ar é menor que a seção transversal do tubo de saída do aquecedor de água.
- Usar mais de três ângulos de repetição e adaptadores ao instalar um tubo.
- O comprimento da chaminé é inferior a 2,5 metros.
- As ligações da chaminé estão soltas e há fugas.
- A distância do esquentador à chaminé é inferior a 30-50 cm.
- O comprimento da ondulação ultrapassa 2 metros.
É também importante avaliar a conformidade das instalações com as condições técnicas de funcionamento. É proibida a instalação de esquentador a gás e exaustor forçado no mesmo ambiente. Ao instalar janelas de metal-plástico, devem ser utilizadas válvulas de alimentação.
Como aumentar a tiragem em um aquecedor de água?
Um dos principais motivos da falta de tiragem é o bloqueio do canal de fumaça. Este problema ocorre frequentemente em edifícios de apartamentos antigos.
Nos chamados edifícios Khrushchev, são colocados 2 poços - para a bomba de água e para ventilação. Em primeiro lugar, é necessário chamar especialistas para fazer a limpeza.
Numa casa particular, a melhoria da tiragem deve começar com uma inspeção da chaminé e uma avaliação da contaminação da tubulação entupida. Após a remoção do bloqueio, um espelho é colocado dentro do canal. Deve haver uma luz no topo da chaminé. Recomenda-se realizar este procedimento pelo menos uma vez a cada três anos.
A má tiragem também pode ser causada pela instalação inadequada do exaustor ou por um grande número de voltas desnecessárias, cantos vivos e curvas no tubo. Se a correção dos erros cometidos durante a instalação não ajudou, pode-se aumentar a tiragem nas chaminés através de exaustores de fumos e ventiladores.
Maneiras de eliminar o backdraft
Você deve prestar atenção a quaisquer alterações, mesmo as menores, na operação do dispositivo a gás. Se o aquecedor de água emitir ruídos estranhos ou ligar com estrondo, entre em contato imediatamente com um especialista.
Ruídos de estalo são mais comuns em modelos de alto-falantes mais antigos.Nas colunas de fluxo modernas, tais defeitos são extremamente raros. Ruídos estranhos ocorrem devido ao gás acumulado no trocador de calor, que posteriormente pode ocupar toda a chaminé.
Na maioria dos casos, tal violação é provocada por uma chaminé entupida, uma válvula quebrada ou um desvio do pavio de ignição.
Nos novos modelos de aquecedores de água, o mau funcionamento pode ser causado por:
- vela de ignição com defeito;
- bateria gasta instalada no módulo de controle;
- microinterruptor defeituoso localizado na unidade de água.
Tendo decidido realizar trabalhos de reparação independentes, em primeiro lugar, é necessário verificar a intensidade da tração utilizando um dos métodos listados acima.
Os diagnósticos adicionais serão diferentes dependendo do tipo de dispositivo - com pavio de ignição ou sistema de ignição automática.
Coluna com sistema de ignição automática
Neste tipo de aquecedor de água, o dispositivo de ignição é controlado por um módulo eletrônico. O sistema com microinterruptores localizados nos reguladores de fogo e líquido é considerado um dos mais confiáveis. Reparar uma peça com defeito pode resultar em custos significativos.
Você pode determinar a gravidade da falha da seguinte maneira:
- Explorar baterias. A ignição retardada do gás pode ser devido a uma carga fraca da bateria. Neste caso é suficiente substituir fonte de alimentação em novo.
- Verifique a funcionalidade do microrregulador de pressão de líquido, projetado para transmitir sinais ao módulo de controle. A sua atividade está associada ao fornecimento de água quando é necessário acender o gás. Como outros reguladores, pode falhar e emitir comandos incorretos. O problema pode ser determinado usando um ohmímetro e um multímetro. O elemento desgastado deve ser substituído por um novo.
- A razão para o aparecimento de sons atípicos também pode ser a deformação da localização do dispositivo que acende o gás.. O mau funcionamento geralmente é causado por uma diferença de temperatura. A peça é fixada com um parafuso, deve-se afrouxá-lo um pouco e corrigir a posição da vela. A lacuna deve ser de 0,4-0,5 cm.
- O gás também pode se acumular devido a uma válvula defeituosa, o que faz com que o fluxo do fluido diminua. A pequena bola de metal deve mover-se livremente sob a tampa. Se seu movimento for perturbado, você pode tentar mover a válvula de seu lugar com um cabo. Se houver contaminação, o canal deverá ser limpo. Mas não é recomendado realizar tal procedimento, a menos que seja absolutamente necessário.
Após a conclusão dos trabalhos de reparo, é necessário verificar se há vazamentos nas conexões. Você pode aumentar a segurança usando juntas de borracha e selantes especiais.
Aquecedores de água com pavio de ignição
Os gêiseres de fluxo da geração anterior geralmente emitem características som de estalo quando ligado. Tais estruturas são consideradas pouco convenientes e muitas vezes até inseguras, ao mesmo tempo, será necessário muito menos dinheiro para repará-las.
O acúmulo de gás em área não destinada a este fim pode ser causado pela colocação inadequada do pavio de ignição.Não fazer isso resulta em uma chama reduzida e na incapacidade de alcançar a borda do queimador com a borda. A principal razão para o fornecimento insuficiente de gás ao pavio é um bico entupido.
Você pode resolver o problema sozinho, mas para isso é necessário desmontar completamente o dispositivo.
O primeiro passo é desligar o abastecimento de água e gás.
A parte principal dos aquecedores de água possui o mesmo tipo de circuito, portanto as instruções de reparo praticamente não serão diferentes:
- Primeiro você tem que desmontar a caixa protetora do aquecedor de água.
- Forneça acesso gratuito ao tee.
- Desaparafuse os parafusos de fixação e remova as porcas que prendem os tubos de alimentação e o regulador.
- O tee deve ser cuidadosamente retirado da ranhura.
- Examine o tubo inferior. Um pequeno parafuso com furo passante é o jato.
- O bico deve ser limpo com agulha ou arame.
- Após a conclusão de todo o trabalho, é necessário remontar o aquecedor de água na ordem inversa.
Se o problema persistir, você deve entrar em contato com o seu especialista em empresa de gás.
Existem outras razões para o aparecimento de impulso reverso:
- Mudanças sazonais, neste caso é necessário certificar-se de que não haja erros na instalação da chaminé e isolar os canais.
- Bloqueio de ar dentro do canal de fumaça pode provocar tiragem reversa na chaminé de um esquentador doméstico a gás. Para resolver o problema, coloque fogo no jornal dentro do cano.
- A exaustão forçada em uma sala com coluna provoca um processo de compensação, o ar vem do duto de fumaça.As janelas de metal-plástico só agravam o problema: em algumas casas, o ar da chaminé começa a fluir ativamente para o ambiente.
Revisamos mais informações sobre as causas do backdraft na chaminé no próximo artigo.
A situação da compensação de ar também pode ser corrigida com uma válvula de retenção para a chaminé de um esquentador a gás. Você também deve desmontar o ventilador, comprar válvulas de abastecimento para janelas de metal-plástico.
Dispositivos de fechamento mecânico, conhecidos como válvula de retenção ou amortecedor de aquecedor de água, garantem que o líquido e o gás fluam em apenas uma direção.
Projetado para gêiseres turboalimentados. Sua ação baseia-se na abertura do orifício de exaustão durante o funcionamento da coluna e no seu fechamento após o desligamento, o que garante uma utilização segura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como prolongar a vida útil de um aquecedor de água a gás:
O aquecedor a gás apaga: qual o motivo e como solucionar:
Verificação da tiragem nos dutos de fumaça e ventilação:
A verificação da tiragem do aquecedor de água é um pré-requisito para a utilização segura dos equipamentos a gás. Com o movimento reverso do fluxo de ventilação, o fluxo de gases entra na sala, o que pode causar fumaça e incêndio nos objetos ao redor. Você mesmo pode verificar a presença de tração de capotamento, sem o envolvimento de especialistas. Basta seguir as recomendações acima.
Você também encontrou o problema de piora ou falta de desejos? Aguardamos suas dúvidas, participação na discussão de assuntos polêmicos ou histórias de experiência pessoal - o bloco de feedback está localizado abaixo.