O que fazer quando a água entra na tubulação de gás: uma visão geral das opções para eliminar o problema e possíveis consequências
Mais de uma vez, a rigidez ou a confiança injustificada na própria força custou muito dinheiro às pessoas.Por exemplo, o proprietário tomou a decisão absolutamente correta de substituir o antigo aquecedor de água a gás: um dia todos os aparelhos falham, e este não é exceção. Mas a conexão independente levou a uma situação de emergência.
O artigo que propomos examina detalhadamente o resultado mais comum das manipulações dos próprios amadores na indústria do gás. Diremos a você o que fazer quando a água entrar na tubulação de gás. Diremos a você o que fazer se surgir um problema e como evitá-lo.
O conteúdo do artigo:
Emergência provocada pelo homem
Basta ler as notícias para se convencer de que a penetração de água na tubulação de gás do esquentador não é uma ocorrência tão rara. Para que nós mesmos não acabemos em situação semelhante, vamos descobrir como os outros entram nela.
Digamos que um antigo aquecedor de água a gás quebrou ou simplesmente deixou de ser agradável aos olhos. Claro que precisa ser trocado para não ficar sem água quente.
Hoje, na era do comércio livre de escassez, não é difícil comprar um novo aquecedor a gás, desde que você tenha dinheiro. Mas não basta adquirir um eletrodoméstico novo, é preciso também que ele esteja devidamente instalado no circuito de gás do apartamento.
O artesão doméstico médio não vê nenhum problema em tal situação.Afinal, ele acabou de desmontar com sucesso o equipamento antigo e está pronto instalar uma nova coluna em seu lugar.
Ele não quer pedir ajuda a especialistas em gás por vários motivos:
- é necessário esclarecer quais organizações da cidade realizam esse tipo de trabalho legalmente - possuem a licença adequada;
- é necessário fornecer ao contratante selecionado um conjunto de documentos;
- você terá que aguardar a aprovação das condições técnicas;
- Você precisa pagar pelo serviço de conexão.
As pessoas acabaram de comprar um esquentador a gás caro, não querem pagar pelos serviços dos representantes da companhia de gás e até esperar algum tempo pela sua chegada. Afinal, o aparelho antigo geralmente já está desligado. A perspectiva de viver vários dias sem água quente te deixa louco e te leva a decidir fazer tudo sozinho e “rapidamente”.
E aqui, quando a nova coluna está quase instalada, é tão fácil cometer um erro fatal: confundir as ligações de água e gás. Então, a ligação foi feita, a água foi aberta e o patrão foi chamar os moradores da casa para que pudessem apreciar a melhoria na qualidade de vida que havia alcançado sua família.
Porém, não é necessário se distrair por muito tempo para que a água entre na tubulação de gás nesta situação. Enquanto o artesão congelou esperando a água quente da torneira, ela escorria para o gasoduto, já que a pressão nele é menor do que no abastecimento de água.
Possíveis consequências e formas de eliminá-las
Via de regra, não é o causador do acidente quem dá os primeiros sinais de preocupação com a situação atual.Só podemos supor que ele está em estado de choque, porque é simplesmente impossível não perceber que algo deu errado.
As reclamações começam a chegar de outros moradores cujos fogões a gás pararam repentinamente de funcionar e dispositivos de aquecimento, e a água escorria dos queimadores.
Os serviços de emergência têm de desligar o fornecimento de gás e começar a realizar trabalhos de reparação de vários níveis de complexidade. A água deverá ser retirada da tubulação de gás em todo o seu comprimento.
Se o culpado do acidente morar no último andar de um prédio de vários andares, os gasistas terão que verificar os aparelhos a gás de todos os seus vizinhos, que, por sua vez, são obrigados a fornecer acesso aos seus apartamentos.
O tempo gelado pode complicar ainda mais a situação de emergência. Afinal, escoar a água é mais fácil do que romper os tampões de gelo que se formaram no gasoduto. Se a tubulação passar ao longo da fachada de um edifício, ela será aquecida usando queimadores de gás. Este é um trabalho perigoso e meticuloso.
Se a água estiver em canos localizados no subsolo, você terá que desenterrá-los e fazer furos de drenagem neles.
Os tampões de gelo são perfurados com cabos especiais, após os quais todas as migalhas resultantes são cuidadosamente removidas.Às vezes é mais fácil cortar trechos inteiros da rota e substituí-los por novos, em vez de arriscar deixar um pouco da água congelada dentro.
Agora você pode soldar os furos, verificar se há vazamentos no gasoduto e só então enterrar a vala.
Quanto terá que pagar o responsável pelo acidente?
Em média, o trabalho para eliminar as consequências da conexão incorreta de um aquecedor instantâneo de água a gás pode levar de 2 a 3 dias. Todo esse tempo, os vizinhos do artesão podem ficar total ou parcialmente sem gás. Só podemos imaginar como a sua gratidão não terá limites.
Além da raiva popular que caiu sobre sua cabeça, o encrenqueiro também sentirá prejuízos financeiros.
Ele terá que pagar o custo voluntariamente ou através do tribunal:
- trabalhos de emergência com equipamentos de construção;
- gás perdido durante a abertura do tubo;
- tubos de gás, que deverão ser trocados em caso de congestionamento de gelo.
O valor total desses custos pode chegar a várias dezenas de milhares de rublos. Para evitar situação semelhante, é necessário seguir as Normas aprovadas pelo Governo da Federação Russa nº 410, de 14 de maio de 2013, e envolver especialistas para a instalação segura de aquecedores instantâneos de água a gás.
Responsabilidade administrativa e seu tamanho
É claro que os danos diretos resultantes do acidente deverão ser pagos pelo culpado identificado.Mas ele será multado por água encontrada em cano de gás?
E se sim, em que medida e com que base? Ao responder a esta questão, partiremos do pressuposto de que o resultado de um erro na ligação da coluna foi apenas a entrada de água no gasoduto.
Neste caso, na maioria das vezes estamos a falar das sanções previstas no artigo 7.19 do Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa “Ligação e utilização não autorizada de energia elétrica, térmica, petróleo ou gás”.
Este artigo prevê as seguintes multas:
- 10.000 – 15.000 rublos para cidadãos;
- 30.000 – 80.000 rublos para funcionários;
- 100.000 – 200.000 rublos para pessoas jurídicas.
Para os funcionários, a multa pode ser substituída por inabilitação por um período de 1 a 2 anos. A violação repetida agrava a culpa e aumenta a responsabilidade financeira.
Este poderia ser o fim da discussão sobre o tema das multas, se não fosse por uma nuance: os advogados discordam sobre se o artigo 7.19 do Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa pode ser aplicado na situação que estamos considerando. Uma vez que tal discrepância existe, consideremos os argumentos de ambos os lados.
A conexão não autorizada é uma ligação
Existe a opinião, normalmente expressa pelos defensores dos responsáveis pelo acidente, de que a ligação não autorizada é feita por motivos egoístas, cujo objetivo é roubar gás. É realizado além dispositivos de medição pelo consumo não contabilizado deste recurso.
Esta conexão pode ser feita usando um dos dois métodos possíveis:
- inserção em linha principal localizada no subsolo ou na rua;
- ligação a uma linha doméstica que funcionava anteriormente, mas foi desligada pela entidade fornecedora de recursos por falta de pagamento ou por rescisão do contrato por outros motivos.
Obviamente, ambos os métodos de ligação requerem inserção, isto é, ligação num local onde não existe um ramo técnico correspondente ao qual, por exemplo, uma haste flexível possa ser aparafusada.
A ligação do esquentador a gás foi efectuada em local tecnicamente previsto no regime doméstico do actual contrato com o fornecedor de gás. Ou seja, tal conexão não pode ser considerada uma inserção; tal conexão não é autorizada e o Artigo 7.19 do Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa, neste caso, não pode ser aplicado.
Houve violação das Regras para o Uso de Combustível, cuja punição está prevista no artigo 9.11 do Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa. Penalidades neste caso (em rublos):
- 1.000-2.000 para cidadãos;
- 2.000-4.000 para empresários individuais ou funcionários;
- 20.000 – 40.000 para pessoas jurídicas.
Para empresários e pessoas jurídicas é possível a suspensão administrativa das atividades.
Qualquer arbitrariedade não é autorizada
Há também uma opinião contrária, baseada em diferentes interpretações do conceito de “ligação não autorizada”. Os defensores desta decisão consideram que não só é autorizada a inserção, mas também a substituição de um eletrodoméstico por outro em violação das Regras existentes para o uso de gás.
A cláusula 10 deste Regulamento (aprovado pela Resolução nº 410, de 14 de maio de 2013) prevê a fundamentação para a substituição de equipamentos de gás e o fato de que apenas uma organização especializada pode realizar este tipo de trabalho. Consequentemente, o trabalho realizado de forma independente é considerado não autorizado.
Ressalte-se mais uma vez que a responsabilidade civil nos termos do art. 1.064 do Código Civil da Federação Russa, bem como a compensação pelos custos associados à chamada para os serviços de emergência, o infrator enfrenta independentemente de punição administrativa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará as consequências da reinstalação não autorizada malsucedida de um aquecedor de água com água entrando no gasoduto:
Às vezes, identificar a origem de um vazamento não é tão fácil. E as consequências da entrada de água na tubulação de gás podem ser fatais, pois na ausência de gás os eletrodomésticos nem sempre desligam automaticamente. Os personagens do vídeo a seguir falam sobre isso:
Obviamente, se a água entrar acidentalmente no sistema de gás, o responsável pelo acidente enfrentará sérios problemas. Mesmo que seja possível evitar ou reduzir a responsabilidade administrativa, os custos morais e materiais serão significativos.
Acontece que é mais barato não infringir as Regras e procurar ajuda de uma organização especializada do que causar problemas para você e seus vizinhos.
Você gostaria de compartilhar sua própria experiência na eliminação de problemas quando a água entra no sistema de abastecimento de gás? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo? Por favor, escreva comentários no formulário abaixo, faça perguntas e poste fotos.
E se os trabalhadores do gás instalarem uma caldeira e, dia sim, dia não, a água se acumular nela e congelar? Onde posso reclamar?
A água entrou no medidor de gás vindo da linha principal do assentamento e encheu as tubulações de gás do postemetro e, como resultado, o medidor de gás falhou. Substituindo o medidor. Quem é o culpado?
Agora eu pagaria dez estupidamente para meu tio vir apertar 4 parafusos na caldeira, sim, o que mais não é necessário???? Faça uma substituição - gratuitamente e não haverá problemas!!!!