Odorante de gás natural: características dos odorantes, normas e regras para sua introdução
Explosões, destruição e perda de vidas são consequências trágicas da operação inadequada de equipamentos de gás.A sua probabilidade diminui significativamente quanto mais rapidamente o vazamento for identificado e reparado. Mas é tão simples? detectar vazamento?
Você já ouviu várias vezes que o gás cheira sozinho e quando há vazamento o cheiro vem dele, certo? Mas esta opinião está errada - um componente conhecido como odorante de gás natural é adicionado à composição final do odor.
O artigo apresentado examina detalhadamente as propriedades e composição dos odorantes, os principais métodos de sua introdução para garantir a segurança tanto nas instalações industriais como na vida cotidiana. As normas de odorização do gás natural, bem como as últimas alterações legislativas, são escrupulosamente revistas. Para facilitar a compreensão, o texto é complementado com vídeos e ilustrações.
O conteúdo do artigo:
Propriedades básicas de odorantes
O gás é muito utilizado no dia a dia e pode causar intoxicações graves, e sua alta concentração cria um ambiente explosivo. Inicialmente gás doméstico (metano com outras impurezas, incluindo propano, etano, butano) é inodoro e qualquer vazamento de um sistema fechado só pode ser detectado com a ajuda de sensores especiais.
Este problema é resolvido adicionando ao gás um componente com odor pronunciado - um odorante. E o processo direto de entrada no fluxo é chamado de odorização. A mistura é feita em posto de distribuição de gás ou em pontos centralizados.
Idealmente, os odorantes devem ter as seguintes qualidades:
- Têm um cheiro pronunciado e específico para um reconhecimento claro e rápido.
- Garanta uma dosagem estável. Quando misturados com metano e movidos através de uma tubulação de gás, os odorantes devem apresentar resistência química e física.
- Tenha concentração suficiente para reduzir o consumo geral.
- Não forme produtos tóxicos durante a operação.
- Os aditivos não devem apresentar efeito corrosivo em recipientes e acessórios, o que garantirá uma longa vida útil dos equipamentos e tubulações de gás.
Não existe odor que atenda totalmente a todos esses critérios. Portanto, as especificações técnicas TU 51-31323949-94-2002 e os Regulamentos Operacionais foram desenvolvidos para a Gazprom VRD 39-1.10-069-2002. Mas estes são documentos internos da Gazprom, vinculativos apenas para as organizações incluídas no Grupo Gazprom.
O documento VRD 39-1.10-06-2002 traz os requisitos básicos para produção, armazenamento, transporte e utilização de aditivos.
O uso correto de odorantes está regulamentado nas Normas de Operação de Gasodutos Troncais STO Gazprom 2-3.5-454-2010, onde se afirma que o limite explosivo de um líquido inflamável é de 2,8-18%, e a concentração máxima permitida é de 1 mg/m3.
A inalação de vapores pode provocar vômitos, perda de criação; em grandes quantidades a substância causa convulsões, paralisia e morte. De acordo com o grau de impacto no organismo, trata-se de substâncias nocivas da 2ª classe de perigo. Sua concentração em uma sala pode ser determinada usando um analisador de gases como o RSH.
Padrões e composição de odorantes
O gás natural deve ser detectável pelo odor do ar quando sua concentração não ultrapassar 20% do limite inferior de explosividade, que equivale a 1% em volume do composto orgânico. Descrevemos em detalhes o que fazer se seu apartamento cheirar a gás. próximo artigo.
A quantidade de odor no gás fornecido ao consumidor depende da composição química da mistura.
O Regulamento de operação técnica de GDS de gasodutos principais VRD 39-1.10-069-2002 indica que a taxa de comissionamento etil mercaptano equivale a 16 g por 1.000 m³ de gás.
Este odorante foi um dos primeiros aditivos industriais a ser utilizado na ex-URSS, mas o EtSH tem várias desvantagens significativas:
- apresenta fácil oxidação;
- interage com óxidos de ferro;
- tem alta toxicidade;
- dissolve em água.
A formação de sulfeto de dietila, ao qual o etil mercaptano é propenso, reduz a intensidade do odor, principalmente quando transportado por longas distâncias. Desde 1984, quase em toda a Rússia, uma mistura de mercaptanos naturais tem sido usada, que inclui isopropil mercaptano, etil mercaptano, terc-butil mercaptano, butil mercaptano, tetrohidrotiofeno, n-propil mercaptano e n-butil mercaptano.
O odorante está em conformidade com TU 51-31323949-94-2002 “Natural odorant LLC Orenburggazprom”.A taxa para este aditivo multicomponente não difere da quantidade recomendada de etil mercaptano.
Assim chamado mercaptanos produzido com base em sulfeto de hidrogênio, enxofre e sulfetos. Mas a produção moderna baseia-se na utilização de compostos isentos de enxofre; por exemplo, na Alemanha produz-se um produto amigo do ambiente chamado Gasodor™ S-Free™.
Este odorante tem um odor forte e específico, permanece estável mesmo durante o armazenamento a longo prazo e não altera suas qualidades quando a temperatura muda.
O aditivo também é muito valorizado pelo fato de não se dissolver em água. Ao realizar testes que confirmaram a adequação da substância numa das instalações domésticas da Gazprom, foi utilizada uma concentração odorífera de 10-12 mg/m³.
Crotonaldeído é considerado um odorante potencial.Líquido altamente inflamável e de odor pungente, pertence à segunda classe de perigo em termos do grau de impacto no corpo.
Tem várias vantagens significativas sobre etanotiol:
- não contém enxofre;
- tem menos efeitos tóxicos;
- É ligeiramente volátil em condições normais.
O nível máximo de emissões de crotonaldeído não excede o padrão máximo permitido e é de 0,02007 mg/m3. A possibilidade de uso prático da substância como odorante ainda não foi estudada detalhadamente.
Determinação da qualidade de odorização
Reclamações sobre padrões estritamente regulamentados para a odorização de gases domésticos estão sendo recebidas cada vez com mais frequência.
Em troca, propõe-se focar em vários fatores que afetam a qualidade da odorização do gás natural:
- Condição do gasoduto e seu comprimento. A intensidade do odor pode diminuir em decorrência de reações químicas entre as paredes do gasoduto e o odorante, caso em que será necessário aumentar a taxa de introdução da substância no fluxo de gás.
- A necessidade de alteração da norma também pode estar associada à gravidade específica do enxofre mercaptano na composição. Conhecendo sua porcentagem, você pode reduzir a quantidade de odor. Se a qualidade do combustível for ruim ou houver acúmulo de condensado no gasoduto, ao contrário, será necessário aumentar a concentração da substância.
- As condições de transporte e armazenamento também afetam a intensidade do odor.. A utilização de recipientes inadequados, inclusive os de aço preto, mudanças bruscas de temperatura e exposição à precipitação, afetam negativamente a qualidade do odorante.
Quanto ao fator de alteração da composição dos componentes, serão necessários custos significativos para a realização da análise.O consumo injustificado de aditivos pode ser reduzido através da utilização de um processo automatizado para adicioná-los, o que também resolverá a questão da ecologia e da segurança.
A eficácia da odorização também depende da base do equipamento, do grau de automação e do método de mistura; consideremos o último parâmetro com mais detalhes.
Métodos para odorizar gás natural
O tipo de odor é escolhido com base em vários requisitos:
- nível de precisão exigido;
- desempenho suficiente;
- oportunidades materiais.
O aditivo é usado tanto na forma líquida quanto na forma de vapor. O primeiro método envolve a administração gota a gota ou o uso de uma bomba doseadora. Para saturar com vapor, um odorante é introduzido em uma porção do fluxo de gás por ramificação ou sopro em um pavio umedecido.
Método #1 – injeção gota a gota da substância
Este método de entrada é caracterizado por custos relativamente baixos e um esquema de utilização simples. O princípio de funcionamento baseia-se na contagem do número de gotas por unidade de tempo, o que permite obter a vazão necessária.
Para transportar gás em grandes volumes, as gotas são transformadas em fluxo de líquido; nesses casos, utiliza-se uma escala de nível ou um recipiente especial com divisórias.
Este método requer ajuste manual constante e verificação de vazão, principalmente quando o número de consumidores muda.
O processo não pode ser automatizado, portanto sua precisão é baixa - apenas 10-25%.Nas instalações modernas, o gotejador é utilizado apenas como reserva em caso de mau funcionamento do equipamento principal.
Método #2 – usando um odorizador de pavio
Usar um odorizador de pavio é outro método adequado para pequenos volumes de gás. Todas as operações são realizadas manualmente. O odorante é utilizado no estado vapor e líquido, seu conteúdo é determinado pela quantidade de consumo por unidade de tempo.
O fornecimento é regulado alterando a quantidade de gás que passa pelo pavio.
Método #3 - introdução borbulhante de odor no gás
Instalações que utilizam borbulhamento, ao contrário das duas anteriores, podem ser automatizadas.
O odorante é fornecido por meio de diafragma e dispensador, sua quantidade é calculada proporcionalmente ao consumo de gás. A substância flui por gravidade do recipiente de abastecimento. O ejetor é responsável pelo processo de enchimento.
Desenvolvimentos recentes para melhorar o processo de odorização incluem o uso de bombas dosadoras. Eles consistem em um filtro de limpeza, uma unidade de controle eletrônico e um dispositivo de controle - um ímã ou válvula.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um funcionário do Museu do Transporte Tronco de Gás contará detalhadamente sobre o transporte do combustível, como e com que odor o gás natural:
Uma história interessante sobre a modernização de uma planta de odorização:
A instalação do dispositivo de odorização pode ser conferida no vídeo:
O aparecimento de um odor característico durante um vazamento de gás em uma sala é uma das principais condições uso seguro gás na vida cotidiana. Os odorantes são usados para detectar prontamente a liberação não planejada de gases.
A intensidade do odor de gás deve ser suficiente para detectar e não exceder o limite de explosão permitido. À medida que a temperatura cai, o cheiro enfraquece, por isso no inverno a quantidade de odor administrado deve ser várias vezes menor do que no verão.
Se você tiver dúvidas sobre o tema em questão ou quiser acrescentar informações úteis sobre a odorização do gás natural, deixe seus comentários. O bloco está localizado abaixo do texto.
Segundo rumores, as empresas que usam odorantes de gás têm grandes problemas com a lavagem de roupas de trabalho que cheiram a odorantes. A pedido dos salões SPA, desenvolveram e começaram a produzir em Omsk um detergente para a lavagem de têxteis SPA com odores fortes e difíceis de remover (óleos de massagem). Talvez seja adequado para lavar roupas de trabalho com odor? Se você estiver interessado e quiser experimentar, escreva e solicite amostras grátis.