Odorante de gás natural: características dos odorantes, normas e regras para sua introdução

Explosões, destruição e perda de vidas são consequências trágicas da operação inadequada de equipamentos de gás.A sua probabilidade diminui significativamente quanto mais rapidamente o vazamento for identificado e reparado. Mas é tão simples? detectar vazamento?

Você já ouviu várias vezes que o gás cheira sozinho e quando há vazamento o cheiro vem dele, certo? Mas esta opinião está errada - um componente conhecido como odorante de gás natural é adicionado à composição final do odor.

O artigo apresentado examina detalhadamente as propriedades e composição dos odorantes, os principais métodos de sua introdução para garantir a segurança tanto nas instalações industriais como na vida cotidiana. As normas de odorização do gás natural, bem como as últimas alterações legislativas, são escrupulosamente revistas. Para facilitar a compreensão, o texto é complementado com vídeos e ilustrações.

Propriedades básicas de odorantes

O gás é muito utilizado no dia a dia e pode causar intoxicações graves, e sua alta concentração cria um ambiente explosivo. Inicialmente gás doméstico (metano com outras impurezas, incluindo propano, etano, butano) é inodoro e qualquer vazamento de um sistema fechado só pode ser detectado com a ajuda de sensores especiais.

Este problema é resolvido adicionando ao gás um componente com odor pronunciado - um odorante. E o processo direto de entrada no fluxo é chamado de odorização. A mistura é feita em posto de distribuição de gás ou em pontos centralizados.

Idealmente, os odorantes devem ter as seguintes qualidades:

  1. Têm um cheiro pronunciado e específico para um reconhecimento claro e rápido.
  2. Garanta uma dosagem estável. Quando misturados com metano e movidos através de uma tubulação de gás, os odorantes devem apresentar resistência química e física.
  3. Tenha concentração suficiente para reduzir o consumo geral.
  4. Não forme produtos tóxicos durante a operação.
  5. Os aditivos não devem apresentar efeito corrosivo em recipientes e acessórios, o que garantirá uma longa vida útil dos equipamentos e tubulações de gás.

Não existe odor que atenda totalmente a todos esses critérios. Portanto, as especificações técnicas TU 51-31323949-94-2002 e os Regulamentos Operacionais foram desenvolvidos para a Gazprom VRD 39-1.10-069-2002. Mas estes são documentos internos da Gazprom, vinculativos apenas para as organizações incluídas no Grupo Gazprom.

O documento VRD 39-1.10-06-2002 traz os requisitos básicos para produção, armazenamento, transporte e utilização de aditivos.

Equipamento de proteção pessoal
Para neutralizar o forte odor do odorante nos locais de seu vazamento, utilize uma solução de permanganato de potássio ou água sanitária. Nesse caso, você definitivamente precisará de uma máscara de gás e outros equipamentos de proteção.

O uso correto de odorantes está regulamentado nas Normas de Operação de Gasodutos Troncais STO Gazprom 2-3.5-454-2010, onde se afirma que o limite explosivo de um líquido inflamável é de 2,8-18%, e a concentração máxima permitida é de 1 mg/m3.

Determinação do nível de substância
Para determinar a intensidade do odor de um odorante em pontos, bem como medir sua concentração de massa, pode-se utilizar o analisador de gases ANKAT-7631 Micro-RSH

A inalação de vapores pode provocar vômitos, perda de criação; em grandes quantidades a substância causa convulsões, paralisia e morte. De acordo com o grau de impacto no organismo, trata-se de substâncias nocivas da 2ª classe de perigo. Sua concentração em uma sala pode ser determinada usando um analisador de gases como o RSH.

Padrões e composição de odorantes

O gás natural deve ser detectável pelo odor do ar quando sua concentração não ultrapassar 20% do limite inferior de explosividade, que equivale a 1% em volume do composto orgânico. Descrevemos em detalhes o que fazer se seu apartamento cheirar a gás. próximo artigo.

A quantidade de odor no gás fornecido ao consumidor depende da composição química da mistura.

O Regulamento de operação técnica de GDS de gasodutos principais VRD 39-1.10-069-2002 indica que a taxa de comissionamento etil mercaptano equivale a 16 g por 1.000 m³ de gás.

Este odorante foi um dos primeiros aditivos industriais a ser utilizado na ex-URSS, mas o EtSH tem várias desvantagens significativas:

  • apresenta fácil oxidação;
  • interage com óxidos de ferro;
  • tem alta toxicidade;
  • dissolve em água.

A formação de sulfeto de dietila, ao qual o etil mercaptano é propenso, reduz a intensidade do odor, principalmente quando transportado por longas distâncias. Desde 1984, quase em toda a Rússia, uma mistura de mercaptanos naturais tem sido usada, que inclui isopropil mercaptano, etil mercaptano, terc-butil mercaptano, butil mercaptano, tetrohidrotiofeno, n-propil mercaptano e n-butil mercaptano.

O odorante está em conformidade com TU 51-31323949-94-2002 “Natural odorant LLC Orenburggazprom”.A taxa para este aditivo multicomponente não difere da quantidade recomendada de etil mercaptano.

Contêineres para transporte
O carregamento de barris para enchimento de odor, transporte de cargas perigosas e sua reorganização no local deve ser feito exclusivamente por mecanização. Isso é feito para evitar danos aos recipientes, cada um dos quais também deve ser marcado

Assim chamado mercaptanos produzido com base em sulfeto de hidrogênio, enxofre e sulfetos. Mas a produção moderna baseia-se na utilização de compostos isentos de enxofre; por exemplo, na Alemanha produz-se um produto amigo do ambiente chamado Gasodor™ S-Free™.

Estação de distribuição de gás no gasoduto principal
A base odorífera GASODOR™ S-Free™ utiliza acrilato de etila e acrilato de metila, que após combustão produzem água e dióxido de carbono. Apesar das boas características de desempenho, alguns materiais poliméricos podem causar uma diminuição acentuada na concentração de acrilatos e, como resultado, uma diminuição na intensidade do odor de gás

Este odorante tem um odor forte e específico, permanece estável mesmo durante o armazenamento a longo prazo e não altera suas qualidades quando a temperatura muda.

O aditivo também é muito valorizado pelo fato de não se dissolver em água. Ao realizar testes que confirmaram a adequação da substância numa das instalações domésticas da Gazprom, foi utilizada uma concentração odorífera de 10-12 mg/m³.

Processo de mistura de gases
O etanotiol é transportado em tanques, cilindros e contêineres rodoviários e ferroviários. O volume máximo de armazenamento permitido é de 1,6 toneladas em tanques cilíndricos acima do solo, o fator de enchimento deve ser 0,9-0,95

Crotonaldeído é considerado um odorante potencial.Líquido altamente inflamável e de odor pungente, pertence à segunda classe de perigo em termos do grau de impacto no corpo.

Tem várias vantagens significativas sobre etanotiol:

  • não contém enxofre;
  • tem menos efeitos tóxicos;
  • É ligeiramente volátil em condições normais.

O nível máximo de emissões de crotonaldeído não excede o padrão máximo permitido e é de 0,02007 mg/m3. A possibilidade de uso prático da substância como odorante ainda não foi estudada detalhadamente.

Determinação da qualidade de odorização

Reclamações sobre padrões estritamente regulamentados para a odorização de gases domésticos estão sendo recebidas cada vez com mais frequência.

Em troca, propõe-se focar em vários fatores que afetam a qualidade da odorização do gás natural:

  1. Condição do gasoduto e seu comprimento. A intensidade do odor pode diminuir em decorrência de reações químicas entre as paredes do gasoduto e o odorante, caso em que será necessário aumentar a taxa de introdução da substância no fluxo de gás.
  2. A necessidade de alteração da norma também pode estar associada à gravidade específica do enxofre mercaptano na composição. Conhecendo sua porcentagem, você pode reduzir a quantidade de odor. Se a qualidade do combustível for ruim ou houver acúmulo de condensado no gasoduto, ao contrário, será necessário aumentar a concentração da substância.
  3. As condições de transporte e armazenamento também afetam a intensidade do odor.. A utilização de recipientes inadequados, inclusive os de aço preto, mudanças bruscas de temperatura e exposição à precipitação, afetam negativamente a qualidade do odorante.

Quanto ao fator de alteração da composição dos componentes, serão necessários custos significativos para a realização da análise.O consumo injustificado de aditivos pode ser reduzido através da utilização de um processo automatizado para adicioná-los, o que também resolverá a questão da ecologia e da segurança.

Recipiente de armazenamento de odor
A concentração do odorante também pode ser determinada em um recipiente fechado sob pressão. O sensor, cujo princípio de funcionamento é baseado no método hidrostático, utiliza uma unidade de controle microprocessada para calcular o volume, nível e massa do líquido

A eficácia da odorização também depende da base do equipamento, do grau de automação e do método de mistura; consideremos o último parâmetro com mais detalhes.

Métodos para odorizar gás natural

O tipo de odor é escolhido com base em vários requisitos:

  • nível de precisão exigido;
  • desempenho suficiente;
  • oportunidades materiais.

O aditivo é usado tanto na forma líquida quanto na forma de vapor. O primeiro método envolve a administração gota a gota ou o uso de uma bomba doseadora. Para saturar com vapor, um odorante é introduzido em uma porção do fluxo de gás por ramificação ou sopro em um pavio umedecido.

Método #1 – injeção gota a gota da substância

Este método de entrada é caracterizado por custos relativamente baixos e um esquema de utilização simples. O princípio de funcionamento baseia-se na contagem do número de gotas por unidade de tempo, o que permite obter a vazão necessária.

Para transportar gás em grandes volumes, as gotas são transformadas em fluxo de líquido; nesses casos, utiliza-se uma escala de nível ou um recipiente especial com divisórias.

Unidade de dosagem de odor
O conta-gotas é utilizado para monitoramento visual do consumo de substâncias agressivas, inclusive na dosagem de odorantes. Todas as peças, incluindo o corpo, são feitas de materiais sustentáveis

Este método requer ajuste manual constante e verificação de vazão, principalmente quando o número de consumidores muda.

O processo não pode ser automatizado, portanto sua precisão é baixa - apenas 10-25%.Nas instalações modernas, o gotejador é utilizado apenas como reserva em caso de mau funcionamento do equipamento principal.

Método #2 – usando um odorizador de pavio

Usar um odorizador de pavio é outro método adequado para pequenos volumes de gás. Todas as operações são realizadas manualmente. O odorante é utilizado no estado vapor e líquido, seu conteúdo é determinado pela quantidade de consumo por unidade de tempo.

Diagrama do odorizador evaporativo
A evaporação em odorizadores de pavio, ao contrário de outros dispositivos, ocorre diretamente na superfície sobre a qual o gás passa. O revestimento geralmente consiste em mechas de flanela

O fornecimento é regulado alterando a quantidade de gás que passa pelo pavio.

Método #3 - introdução borbulhante de odor no gás

Instalações que utilizam borbulhamento, ao contrário das duas anteriores, podem ser automatizadas.

O odorante é fornecido por meio de diafragma e dispensador, sua quantidade é calculada proporcionalmente ao consumo de gás. A substância flui por gravidade do recipiente de abastecimento. O ejetor é responsável pelo processo de enchimento.

Odorizador tipo bolha
Esquema de um odorizador de bolhas. Os principais elementos incluem diafragma, gasoduto, válvula, câmara e filtro. Eles produzem diferentes tamanhos de dispositivos dependendo do desempenho da estação de distribuição de gás

Desenvolvimentos recentes para melhorar o processo de odorização incluem o uso de bombas dosadoras. Eles consistem em um filtro de limpeza, uma unidade de controle eletrônico e um dispositivo de controle - um ímã ou válvula.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um funcionário do Museu do Transporte Tronco de Gás contará detalhadamente sobre o transporte do combustível, como e com que odor o gás natural:

Uma história interessante sobre a modernização de uma planta de odorização:

A instalação do dispositivo de odorização pode ser conferida no vídeo:

O aparecimento de um odor característico durante um vazamento de gás em uma sala é uma das principais condições uso seguro gás na vida cotidiana. Os odorantes são usados ​​para detectar prontamente a liberação não planejada de gases.

A intensidade do odor de gás deve ser suficiente para detectar e não exceder o limite de explosão permitido. À medida que a temperatura cai, o cheiro enfraquece, por isso no inverno a quantidade de odor administrado deve ser várias vezes menor do que no verão.

Se você tiver dúvidas sobre o tema em questão ou quiser acrescentar informações úteis sobre a odorização do gás natural, deixe seus comentários. O bloco está localizado abaixo do texto.

Comentários dos visitantes
  1. Victor Vinarski

    Segundo rumores, as empresas que usam odorantes de gás têm grandes problemas com a lavagem de roupas de trabalho que cheiram a odorantes. A pedido dos salões SPA, desenvolveram e começaram a produzir em Omsk um detergente para a lavagem de têxteis SPA com odores fortes e difíceis de remover (óleos de massagem). Talvez seja adequado para lavar roupas de trabalho com odor? Se você estiver interessado e quiser experimentar, escreva e solicite amostras grátis.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica