Regras para o uso do gás na vida cotidiana: normas para operação de equipamentos a gás em residências particulares e apartamentos na cidade
Quem não conhece as regras básicas do uso do gás no dia a dia é como um macaco com uma granada. Um movimento descuidado e uma explosão podem ocorrer. Mas essas regras são incrivelmente simples, lógicas e completamente justificadas. Quem pretende utilizar aparelhos a gás (fogões, caldeiras, esquentadores, etc.) deve familiarizar-se com os mesmos.
Diremos quais normas devem ser observadas na instalação, conexão e posterior operação do equipamento. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente o procedimento para detectar uma situação ameaçadora associada a um vazamento de combustível azul. Nossas recomendações ajudarão a prolongar a vida útil dos dispositivos técnicos e a proteger seu espaço pessoal.
O conteúdo do artigo:
- Regras para usar fogão a gás
- Regras para utilização de caldeira ou fogão
- Regras para uso de esquentador a gás
- Normas para gaseificação de uma casa particular
- O que fazer se sentir cheiro de gás?
- Ações proibidas ao usar gás
- Monitoramento da operação de equipamentos de gás
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Regras para usar fogão a gás
Com base no Decreto do Governo da Federação Russa nº 549, a população que utiliza gás deve assinar contrato de manutenção equipamentos próprios de gás e suporte ao despacho emergencial com atendimento especializado.
O ambiente onde está localizado o fogão a gás deve ser bem ventilado. Aqueles. Não deve ser instalado em ambientes sem janelas.
Antes de utilizar o fogão a gás, recomenda-se ventilar o ambiente e certificar-se de que todas as torneiras dos queimadores e do forno estejam fechadas. Depois disso, você pode abrir a torneira do gasoduto que vai até o fogão. Se o sinalizador da válvula estiver paralelo ao tubo de gás, isso indica que o fornecimento de gás está aberto.
Então você precisa acender o gás. Se se trata de um fogão normal, é preciso pegar um fósforo aceso e levá-lo ao queimador, e depois abrir a torneira deste queimador. Na utilização de fogões com ignição elétrica, é esta ignição que desempenha a função de fósforo.
Antes de ligar o forno, ventile-o por 3-5 minutos abrindo a porta. Não é permitido deixar as torneiras dos queimadores e do forno abertas e sem chama por mais de 5 segundos.
O fogo deve aparecer em todas as aberturas do queimador. Caso isso não aconteça, é necessário desligar o gás e verificar o estado do queimador. A combustão do gás é normal se a chama estiver calma e tiver tonalidade azulada ou roxa. Se a cor da chama for diferente da especificada, deve-se desligar imediatamente o fogão.
Por regras de uso de gás em casas e apartamentos particulares, as chamas não devem escapar de panelas, frigideiras ou caldeirões. Se o fogo escapar por baixo da panela, deve ser reduzido. Ao terminar de usar o fogão a gás, feche todas as torneiras do gás.
O fogão a gás deve ser limpo regularmente, retirando com cuidado algumas peças (queimadores, puxadores, tabuleiros do forno). É proibida a utilização de produtos adicionais para desmontagem de peças do equipamento.
Isto pode causar danos graves e a impossibilidade de continuar a utilizar o recuperador para o fim a que se destina. Quando uma pessoa sai do apartamento por muito tempo, é recomendável chamar um funcionário da concessionária para desligar o gasoduto.
Regras para utilização de caldeira ou fogão
Na instalação de caldeira e fogão deve-se ter o cuidado de isolar as chaminés. No futuro, isso protegerá as chaminés do congelamento. Recomenda-se ventilar a fornalha e a chaminé antes de acender estes aparelhos.
Os proprietários são obrigados a verificar a tiragem antes de ligar e durante o funcionamento dos equipamentos que descarregam os produtos da combustão na chaminé, e também limpar periodicamente os bolsões da chaminé.
Se houver tiragem na chaminé e o próprio aparelho estiver em bom estado, pode-se acender a luz piloto. A válvula do queimador principal só pode ser aberta quando a luz piloto estiver acesa. Se o queimador apagar repentinamente, é necessário fechar a torneira e ventilar novamente a fornalha ou câmara de combustão e, em seguida, reacender o equipamento.
Os proprietários devem monitorar o estado de sua chaminé. Condições climáticas desfavoráveis podem atrapalhar a tiragem na chaminé: chuva congelante (pode levar ao congelamento), vento e até neblina.Além disso, quaisquer avarias e bloqueios da chaminé podem causar uma violação da tiragem, devido à qual os produtos da combustão entrarão na sala, o que levará ao envenenamento por monóxido de carbono.
A presença de gás comum no ar pode ser facilmente determinada pelo cheiro, mas o monóxido de carbono é quase impossível de notar. Não tem cor nem cheiro. Não pode ser sentido.
Ao mesmo tempo, o monóxido de carbono é formado em pequenas quantidades durante a operação de qualquer equipamento a gás. Se o dispositivo apresentar mau funcionamento, poderá ser produzido mais monóxido de carbono. Se a concentração de monóxido de carbono no ar for de cerca de 0,1%, todas as pessoas na sala devem sair imediatamente do edifício.
Regras para uso de esquentador a gás
De acordo com as novas regras de utilização do gás, os proprietários das instalações ou os seus inquilinos responsáveis (no caso de habitações não privatizadas) são responsáveis pelo funcionamento de quaisquer equipamentos interiores a gás (incluindo esquentadores).
O esquentador a gás utilizado como esquentador só pode ser instalado em ambiente que possua duto de ventilação próximo ao teto e livre acesso ao ar fresco externo. Pode ser uma abertura de janela comum e um espaço entre a porta e o chão; juntos, eles criam uma corrente de ar natural e expelem o ar de exaustão para o orifício de ventilação.
Em caso de mau funcionamento de algum dispositivo de abastecimento de gás, deve-se ligar para um funcionário da entidade fornecedora de gás, ligando para o serviço de emergência 04 ou 104. Isso também deve ser feito em caso de interrupção repentina do fornecimento de gás.
Ao operar aparelhos a gás, as pessoas devem monitorar o seu funcionamento normal, verificar o estado das chaminés e da ventilação. A violação destas regras pode levar ao enchimento da sala com monóxido de carbono e outras substâncias nocivas. Qualquer equipamento a gás requer operação cuidadosa e verificações oportunas de desempenho.
Normas para gaseificação de uma casa particular
Você pode fornecer gás para a casa, conectando à rede de gás ou instalação de tanques de gás. Em ambos os casos, o procedimento inicia-se com a recolha da documentação técnica e termina com a instalação dos equipamentos.
Ao conectar o gás principal, devem ser observadas as normas e regras básicas de gaseificação:
- a profundidade ideal para instalação de gasoduto no local é de 1,25 a 1,75 metros da superfície do solo;
- a introdução de um gasoduto numa casa só é possível através de uma parede ou fundação;
- a altura do teto em sala com equipamento a gás (caldeira com capacidade até 60 kW) não pode ser inferior a 2,2 metros;
- a sala com aparelhos a gás deve ser equipada com sistema de ventilação;
- A área envidraçada da sala com aparelhos a gás é de 0,03 m2 por um metro3, mas não inferior a 0,8 m2;
- uma caldeira pode ser instalada em uma sala com mais de 7,5 m2, e duas caldeiras - em uma sala com área de 15 m2;
- na instalação de caldeiras com potência igual ou superior a 60 kW na cave, deverá ser instalado alarme de gás;
- Ao instalar fogões a gás de duas bocas em uma residência particular, o volume da cozinha deve ser superior a 8 m3, e quatro queimadores - 15 m3.
Ao utilizar gás importado, são entregues em casa botijões de propano-butano com volume de 50 litros. Não são adequados para o aquecimento total da casa, mas permitem utilizar gás para cozinhar na cozinha.
Os cilindros devem ser armazenados em armário de ferro em sala separada. O cilindro deve ser conectado regulador de pressão, trazendo o indicador ao normal.
Um tubo de aço deve se estender do regulador de pressão diretamente até o equipamento de trabalho. A altura do gasoduto deve ser superior a 2,5 metros da superfície do solo. O próprio gasoduto deve estar bem fixado às paredes do edifício.
Os padrões de construção para gaseificação e regras para conexão tecnológica de projetos de construção de capital às redes de gás são regulamentados pela SP 42-101-2003, SNiP 2.07.01-89. E o Decreto Governamental nº 1.314 regulamenta o procedimento de relacionamento entre o cliente de ligação ao gasoduto principal e a entidade executora.
O que fazer se sentir cheiro de gás?
Onde quer que apareça o cheiro de gás, as pessoas comuns (não especialistas) não podem procurar sua origem de forma independente. As regras para o uso de gás doméstico proíbem o uso de chamas abertas para detectar vazamentos de gás. Isso é fatal.
Se uma pessoa sentir cheiro de gás em um apartamento, na entrada ou na rua, ela precisa avisar imediatamente as pessoas ao seu redor para que nenhum deles acenda (ou apague) a luz ou acenda o fogo.A fiação antiga pode gerar faíscas, o que pode causar explosão ou incêndio em um ambiente com gases.
Além disso, se sentir cheiro de gás, você não deve:
- fumaça;
- use o elevador;
- use campainhas elétricas, etc.
Se o cheiro aparecer na sala, tente sair dele fechando primeiro a torneira. Neste caso, você deve manter a calma. O pânico e a confusão só impedirão que as pessoas saiam do edifício de forma ordenada.
Depois de sair, deverá ligar para o serviço de gás no número 04 ou 104 (se a chamada for feita a partir do telemóvel). O serviço de gás funciona 24 horas por dia, então você pode ligar imediatamente após descobrir um problema. Se sentir cheiro de gás no quintal, é necessário afastar-se deste local para uma distância segura. Ligar do epicentro é perigoso.
Após a ligação, deverão ser tomadas medidas para retirar as pessoas da área poluída, caso ainda estejam lá. O cheiro de gás pode deixar muitas pessoas tontas ou com dor de cabeça, então você precisa ajudá-las a sair para o ar fresco. Antes da chegada da equipe de emergência, você deve tentar ventilar o ambiente.
Em caso de acidente com vazamento de gás doméstico, o responsável pelo equipamento danificado será considerado culpado. O proprietário do imóvel é responsável pelos eletrodomésticos internos e a Sociedade Gestora é responsável pelos equipamentos internos de gás localizados fora do apartamento.
Mas depende muito da frequência de verificação do funcionamento dos aparelhos dentro do apartamento. Se o proprietário não permitiu que especialistas em serviços de gás entrassem em sua casa para inspeções periódicas, então sua culpa é óbvia. Se o desempenho tubos de gás e as lajes foram verificadas recentemente, então é o órgão fiscalizador o responsável pela sua operacionalidade.
Ações proibidas ao usar gás
O proprietário de uma casa ou apartamento não pode gaseificar sua própria casa de forma independente. Para fornecer gás às instalações, deve contactar o serviço de gás adequado.
O proprietário também está proibido de reinstalar ou substituir aparelhos a gás. Na sala onde se encontram os aparelhos a gás, a remodelação não pode ser feita sem a autorização prévia da entidade com a qual foi celebrado o contrato de manutenção dos equipamentos a gás.
Se seus fogões ou aquecedores de água estiverem quebrados, não há necessidade de consertá-los ou usar unidades quebradas. Para consertar aparelhos a gás (bem como cilindros e válvulas de corte), você deve entrar em contato com a concessionária com a descrição do problema.Usar gás quando há mau funcionamento de dispositivos de gás, automação, conexões e cilindros é especialmente perigoso se for detectado um vazamento de gás.
Além disso, os indivíduos estão proibidos de:
- Faça quaisquer alterações no projeto de equipamentos de gás, chaminés e sistemas de ventilação (é especialmente perigoso vedar dutos de ventilação de gás).
- Desative dispositivos automáticos para fins de segurança e regulamentação.
- Utilizar equipamento a gás se a integridade da alvenaria estiver danificada e se ocorrerem fissuras no reboco de fogões e chaminés.
- Instalar e colocar em funcionamento fogões gaseificados em apartamentos de casas comuns.
- Use exaustão forçada ou ventilador quando aquecedores de água a gás e caldeiras estiverem funcionando.
- Deixe os aparelhos a gás em funcionamento sem vigilância (as únicas exceções são as unidades concebidas para funcionamento contínuo e equipadas com dispositivos automáticos de segurança).
- Utilize aparelhos a gás e o próprio gás para aquecer o ambiente, caso não sejam destinados a isso.
- Seque as roupas sobre ou perto do fogão.
- Armazene cilindros de gás liquefeito cheios e vazios no apartamento. Também é proibido manter mais de um botijão de gás com capacidade superior a 50 litros em residência particular gaseificada.
- Quebre equipamentos de gás ou facilite o roubo de gás.
Pessoas que não sabem nada sobre eles, não sabem como desligá-los e não controlam suas ações não deveriam poder usar aparelhos a gás. Essas pessoas incluem crianças em idade pré-escolar, reformados com demência e pessoas com todos os tipos de deficiências mentais (tanto capazes como incompetentes).
Também não é recomendado ligar o gás enquanto estiver embriagado.
Também é proibido torcer, beliscar, apertar, quebrar ou esticar mangueiras de gás, que conectam lajes ou colunas ao gasoduto. Não afaste o fogão a gás da parede. Isso pode causar vazamento de gás e mais acidentes.
Monitoramento da operação de equipamentos de gás
De acordo com as disposições do Código de Habitação da Federação Russa, os serviços técnicos realizam inspeções regulares de equipamentos de gás em instalações residenciais. O Decreto Governamental n.º 307 define as responsabilidades das entidades fornecedoras de gás à população e dos seus assinantes.
De acordo com as regulamentações governamentais e as normas do conjunto habitacional, o proprietário ou inquilino responsável do imóvel é obrigado a fornecer-lhes acesso gratuito ao apartamento a qualquer hora do dia. Estas medidas são necessárias para a prevenção oportuna de situações de emergência.
Os fogões a gás são verificados a cada 3 anos e os aquecedores de água e caldeiras - anualmente. Os padrões de teste são estabelecidos para qualquer equipamento de gás instalado em edifícios residenciais. Se for identificado um mau funcionamento durante a inspeção, o dispositivo deverá ser reparado ou totalmente substituído.
Além disso, ao verificar o funcionamento do equipamento, o funcionário do serviço de gás deve orientar o proprietário sobre os cuidados de segurança ao trabalhar com fogão ou esquentador.
Após as atividades de teste e controle, você precisa assinar o registro de briefing. Assinar o registro de instruções significa que o proprietário está familiarizado com as regras básicas para o uso seguro do gás.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Se uma pessoa nunca usou gás antes (por exemplo, morou em uma casa com fogão elétrico), ela deve passar por um treinamento inicial antes de usar o produto. Existem muitas instruções detalhadas na Internet para o uso de dispositivos a gás em formato de texto e vídeo. Uma dessas instruções em vídeo está postada abaixo:
Tudo relacionado à indústria do gás exige o cumprimento cuidadoso dos códigos de construção e regulamentos de segurança. Antes de ligar qualquer equipamento a gás, você deve se familiarizar com o manual de instruções do aparelho. Isso ajudará a evitar acidentes graves no futuro.
Você tem informações valiosas sobre o tema do artigo ou informações que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo. Aqui você pode fazer uma pergunta sobre um ponto polêmico ou interessante, ou postar fotos.