Belos exemplos de revestimento de fachada de uma casa - consultoria especializada
Na fase final da construção da sua própria casa, o proprietário enfrenta um problema - como revestir a fachada da casa.Existem muitos materiais para isso no mercado moderno. Cada um tem seu próprio preço, características de desempenho e vida útil.
O conteúdo do artigo:
- O que é uma fachada de edifício
- Como decorar a fachada de uma casa
- Pedra natural e artificial
- Enfrentando tijolo
- Folha ondulada
- Acabamento de azulejos
- Materiais de acabamento de madeira
- Gesso decorativo para acabamento de fachada
- Painéis
- Revestimento decorativo AMK
- Painéis sanduíche
- Cassetes metálicas
- Estruturas suspensas
- Imitação de madeira
- Opções combinadas de acabamento de fachada
- Requisitos para materiais de revestimento de fachada
- Estilos de design de fachada
- Iluminação de fachada de edifício
- Belos exemplos de fachadas de casas
- Conselho de profissional
O que é uma fachada de edifício
Este é o lado frontal ou externo da casa. Parte disso é acabamento de fachada, bem como vários elementos arquitetônicos. A própria palavra veio da Itália para a língua russa, quando arquitetos italianos construíram casas em São Petersburgo. A palavra “faccia” é traduzida como “face”. Para informação, existe sinônimo de fachada. Este é o exterior.
Tipos de fachadas:
- Principal. Está localizado ao lado da entrada principal.
- Rua, também conhecida como frente. Geralmente coincide com a fachada principal. Este é o lado do edifício que é visível da rua (da estrada).
- Parkovy, também conhecido como jardineiro. Esta é a parede dos fundos da casa. Antigamente e ainda hoje, muitos pátios, parques e canteiros de flores se formam em frente às casas. E esta parte da fachada está localizada no lado oposto da vista principal.
- Lado. Estas são as superfícies das paredes laterais do edifício.
O revestimento de uma casa é um componente importante da construção.Muitas vezes desempenha não apenas uma função estética, mas também uma série de outras - isolamento térmico e acústico. Assim, o acabamento exterior é efectuado tendo em conta as tarefas que lhe são atribuídas.
Como decorar a fachada de uma casa
É impossível responder de forma inequívoca que algum material de construção seja uma opção ideal para a decoração exterior de uma casa.
Mas há alguns pontos a serem considerados:
- a fachada da casa principal deve enquadrar-se harmoniosamente na paisagem do local, e todas as demais edificações devem corresponder a ela;
- os materiais das fachadas devem ser utilizados tendo em conta as tecnologias de poupança de energia;
- os materiais de construção e o projeto de construção devem complementar-se;
- a decoração da casa e as tradições nacionais são uma boa combinação, embora os jovens proprietários de imóveis privados muitas vezes prefiram opções modernas de design exterior.
E, claro, é importante ficar dentro do orçamento destinado ao revestimento externo. Depende principalmente dos materiais que se pretende utilizar para decorar a fachada de uma casa privada. Portanto, são os materiais de construção que serão desmontados a seguir.
Vejamos as opções de decoração exterior da casa e escolhamos a melhor.
Pedra natural e artificial
Uma variedade natural deste material é utilizada na construção há muito tempo. Não perdeu hoje sua relevância na decoração de fachadas.
Prós:
- maior resistência e durabilidade;
- material ecológico;
- não queima, não deforma sob a influência da temperatura e da umidade;
- suporta facilmente cargas atmosféricas;
- a beleza natural torna as fachadas das casas inusitadas;
- muitos tipos de pedra têm a propriedade de “respirar” - permitindo que o ar passe através de si mesmos, por exemplo, conchas rochosas, calcário;
- No revestimento, não há necessidade de preparar adicionalmente a superfície a ser acabada.
A pedra natural não é um prazer barato. E esta é a sua grande desvantagem. Existem outras desvantagens:
- o material é pesado, por isso é colocada uma base sólida sob o acabamento em pedra da fachada, o que leva a um aumento do orçamento;
- a pedra é difícil de processar;
- O processo de revestimento em si não é fácil. É necessária experiência com este tipo de trabalho.
Para reduzir o custo da decoração em pedra da fachada de uma casa, os fabricantes passaram a oferecer um análogo artificial do natural. Em essência, trata-se de um produto à base de argamassa de concreto, que na parte frontal copia exatamente o padrão da pedra natural.
A tecnologia de produção é simples - o concreto é derramado em formas preparadas. Neste caso, pode-se produzir adicionalmente vibração dos moldes, o que aumenta a qualidade dos produtos. Hoje, as lojas de construção vendem moldes para pedra artificial, por isso fazer você mesmo não é problema.
Quanto às características do análogo artificial, não é de forma alguma inferior ao natural. Mas o preço é menor, mais - são lajes prontas com dimensões próprias.
Os materiais de revestimento de pedra de ambos os tipos não podem ser chamados de baratos.
Enfrentando tijolo
Assim como a pedra, o tijolo é um poderoso revestimento da fachada de uma casa. É apresentado no mercado em uma pequena classificação, que se baseia no tipo de matéria-prima.
Existem apenas quatro tipos de materiais de acabamento para fachadas deste tipo:
- silicato;
- cerâmica;
- clínquer;
- hiper-pressionado.
Silicato
Este tipo é feito de cal misturada com areia. A mistura passa por prensagem semisseca, após a qual os produtos semiacabados são cozidos no vapor em autoclaves. Esta tecnologia permite obter boas características de desempenho:
- densidade – 1300-1450 kg/m³;
- resistência ao gelo – 25-75 ciclos;
- resistência – 10-30 MPa.
Mas a condutividade térmica é de 0,3-0,5 W/m K. E este não é o melhor indicador. Outra desvantagem é a baixa resistência à água devido à porosidade da estrutura. Com 11% de saturação de umidade, o tijolo sílico-calcário é destruído.
Os fabricantes hoje oferecem uma aparência encorpada e oca com uma superfície frontal lisa e texturizada. A paleta de cores não é das mais amplas, mas há muito por onde escolher.
De todos os tijolos aparentes oferecidos, o silicato é o mais barato.
Cerâmica
A versão mais comum deste tijolo é vermelha. Mas as cores variam. Baseia-se na cor da argila cozida. Os fabricantes oferecem tijolos cerâmicos brancos e pretos. O primeiro é feito de argila especial. O segundo é disparado em um ambiente livre de oxigênio.
Características:
- resistência – 10-30 MPa;
- resistência ao gelo – 50-100 ciclos;
- absorção de água – até 14%;
- densidade – 1600-1900 kg/m³;
- resistência ao fogo – 10 horas.
Clínquer
A tecnologia de produção do clínquer é a mesma da cerâmica. As matérias-primas são as mesmas. Mas há uma diferença. Esta é uma temperatura de queima de +1900 ℃. Para cerâmica, não mais que +1400 ℃.
A uma temperatura tão alta, a argila chega quase ao ponto de ebulição. O resultado final é uma massa fundida, que após resfriamento é uma peça monolítica. Esse tijolo, se você bater nele, toca.
Características:
- resistência – 25-35 MPa;
- absorção de água – 5-6%;
- resistência ao gelo – 200 ciclos;
- densidade – a partir de 1500 kg/m³.
Hiper-pressionado
Este material só pode ser chamado de tijolo pelo seu tamanho. Em todos os outros aspectos, é um bloco de concreto, pois é feito à base de cimento e um dos enchimentos:
- Lima;
- mármore;
- marga;
- triagem de pedra britada;
- resíduos de minérios diversos e outros.
Sem queima. O processo principal é a prensagem sob alta pressão. Daí as características:
- resistência – 10-40 MPa;
- resistência ao gelo – 300 ciclos;
- condutividade térmica – 0,5-1,0 W/m K;
- absorção de água – 3-7%.
A prensagem sob alta pressão torna o tijolo preciso em tamanho e forma, permitindo obter uma superfície lisa nas laterais e sem defeitos. Mas o material é bastante pesado em comparação com os tipos anteriores de tijolos aparentes.
Folha ondulada
Estando em andamento a análise dos materiais de revestimento das fachadas das casas, seria correto falar em chapas onduladas de parede, cuja marcação utiliza a letra “C”. E outras marcas de chapas perfiladas podem ser colocadas nas paredes da casa. Acontece que o de parede foi projetado especificamente para instalação vertical. A altura da onda é inferior à da cobertura. E não há ranhuras para escoamento de água. Fabricado em chapa de aço com espessura máxima de 0,5 mm.
Vantagens das fachadas em chapa ondulada:
- a chapa perfilada é um material de construção relativamente barato, mas isso não leva em consideração a estrutura da moldura que deve ser montada para ela;
- vida útil – até 50 anos;
- resiste bem às mudanças de umidade e temperatura;
- resistência suficiente para indicar a confiabilidade da proteção das paredes da casa;
- instalação fácil;
- variedade de cores;
- não há necessidade de nivelar as superfícies das paredes;
- Sob o papelão ondulado é colocado material isolante térmico, o que permite reduzir o custo de aquecimento da casa.
Existem algumas desvantagens neste tipo de revestimento de fachada:
- o metal esquenta no verão e se a temperatura estiver alta não é possível tocar na fachada;
- chuva oblíqua ou granizo podem criar ruído devido ao impacto de gotas em uma chapa de metal;
- Pode aparecer ferrugem nos cortes, portanto, antes da instalação, as bordas do material devem ser tratadas com tinta.
Acabamento de azulejos
Os materiais cerâmicos e a decoração da fachada são dois componentes do sucesso na obtenção da beleza externa da casa. E há muito desse material no mercado.
Azulejos
O porcelanato é produzido utilizando a tecnologia de produção de revestimentos cerâmicos convencionais. Isso é moldagem e queima. Apenas a primeira etapa é realizada sob alta pressão - 50 MPa, o que confere ao material alta resistência ao retirar ar e umidade da matéria-prima. A queima é realizada a uma temperatura de 1300 ℃.
Características:
- Na escala de Mohs, a dureza é 7-8. Para efeito de comparação, este valor para o material mais duro – diamante – é 10;
- absorção de água – até 0,05% (quase zero). Para efeito de comparação, o mármore tem 0,11%;
- resistência ao gelo – 150 ciclos.
Existe um indicador para ladrilhos como resistência ao desgaste. É marcado como PEI e os valores digitais de um a cinco são somados em algarismos romanos. Por exemplo, PEI V é o grés porcelânico mais resistente ao desgaste.
Como o material é utilizado para acabamento de fachadas de casas, esta característica técnica não precisa ser levada em consideração. Portanto, o PEI I é adequado como a opção mais barata.
Quanto às vantagens do Grés Porcelânico, esta é, antes de mais nada, a elevada resistência do material. Não é à toa que é comparado ao granito.
Outras vantagens e desvantagens:
A instalação do Grés Porcelânico na fachada pode ser feita de duas formas: úmida e seca. A primeira é uma tecnologia padrão para uma composição adesiva, onde são utilizadas misturas resistentes ao gelo. A segunda é a tecnologia de moldura, onde os grampos são usados como fixadores. Esta opção é a única que existe entre o acabamento da fachada e as paredes da casa, que normalmente é preenchido com isolamento.
Concreto
As telhas de concreto são essencialmente pedras artificiais, só que mais finas e produzidas com tecnologia simplificada - moldagem convencional sem pressão.
Neste caso, a decoração do material pode ser feita de duas formas:
- Em todo o corpo do ladrilho. O corante é adicionado à solução quando seus componentes são misturados. O produto acabado é totalmente pintado.
- Cor da camada facial superior. Primeiro, o corante é derramado no molde e a solução de concreto é colocada em cima dele.
A primeira opção é melhor. Os fabricantes oferecem ladrilhos individuais e painéis inteiros. Estes últimos são mais fáceis de trabalhar. Assim como no caso do Grés Porcelânico, esse material de acabamento pode ser aplicado nas fachadas das casas de duas formas: úmida e em moldura.
Terracota
A produção utiliza tecnologia de tijolos de clínquer. As matérias-primas são as mesmas. A forma e a estrutura são diferentes.Em primeiro lugar, estes são os painéis. Em segundo lugar, para reduzir o peso, são ocos, aumentando assim as suas propriedades de isolamento térmico.
Características:
- resistência – 10 MPa;
- absorção de água – até 5%;
- faixa de temperatura operacional – de -60 ℃ a +120 ℃;
- resistência ao gelo – a partir de 150 ciclos.
Os fabricantes oferecem painéis com espessura de 12 a 40 mm, altura de 300 a 600 mm e comprimento de 250 a 1600 mm.
As características técnicas indicadas indicam as sérias vantagens do material.
Mas também existem desvantagens:
- não é o preço mais barato;
- peso pesado;
- instalação complexa - é uma moldura.
Areia de polímero
O nome do ladrilho indica a composição do material. São areia e polímeros, além de corantes. O segundo componente proporciona plasticidade, o que garante que as telhas não quebrem durante o transporte e não quebrem durante o corte.
Processo de manufatura:
- misturar componentes;
- derreter a mistura a uma temperatura de +250 ℃ na extrusora:
- moldagem por pressão.
Características:
- resistência – até 25 MPa;
- absorção de água – 0,15%;
- resistência ao gelo – 300 ciclos;
- densidade – 1600-1800 kg/m³.
Para o acabamento das fachadas das casas, os fabricantes oferecem azulejos e painéis de diversas texturas e cores.
Clínquer
A tecnologia de produção é a mesma dos tijolos de clínquer. Trata-se de moldagem sob pressão e queima em altas temperaturas. Você pode formá-lo de duas maneiras:
- pressionando;
- extrusão.
O ladrilho difere do tijolo em espessura - 9-10 mm.
Características:
- resistência ao gelo – 300 ciclos;
- absorção de água – 3%;
- resistência – até 25 MPa.
O assentamento é realizado com uma composição adesiva de tecnologia padrão.
Cerâmica
Os ladrilhos cerâmicos, também conhecidos como ladrilhos, são um material popular que há muito é utilizado tanto para decoração de interiores como para revestimento de fachadas de casas. Suas características:
- resistência – até 16 MPa;
- resistência ao gelo – 300 ciclos;
- absorção de água – até 18%
As vantagens incluem uma enorme variedade de designs de design.
Aglomerado
Na verdade, é uma pedra artificial, porque é feita de diferentes tipos de brita, cujas partículas são unidas por resinas ou cimento. Para dar ao produto uma certa aparência em termos de design, adiciona-se à mistura o seguinte:
- pigmentos;
- limalhas de aço;
- grânulos de vidro de cores diferentes, etc.
Daí as características técnicas do material, que são exatamente iguais às dos ladrilhos de pedra artificial.
Materiais de acabamento de madeira
Os materiais de construção em madeira, mesmo na era da tecnologia avançada, não perderam a sua relevância. E isso também se aplica a um processo como o acabamento de fachadas. Os fabricantes oferecem vários produtos de madeira tradicionais e novos. Estão todos divididos por categoria, daí os preços diferentes.
Os materiais de acabamento de madeira para fachadas são aplicados apenas no revestimento. O espaço sob eles permite medidas de isolamento térmico em casa.
Resina
Cobrir uma casa com esse material é uma tecnologia antiga. Devemos desde já fazer a ressalva de que não há forro para fachadas ou para trabalhos interiores. Existem recomendações sobre qual tipo usar e onde. Por exemplo, é melhor colocar material feito de árvores coníferas como acabamento de fachadas de casas, pois a madeira contém resinas que potencializam as propriedades protetoras.
Portanto, na hora de escolher é melhor confiar nos tipos de modelos;
- Americano;
- camponesa;
- padrão;
- casa de campo e assim por diante.
Eurolining
Ainda é o mesmo forro, só que de qualidade superior. O prefixo “euro” foi-lhe dado justamente por isso. Não existe um GOST separado para materiais europeus.
O forro feito com matérias-primas de alta qualidade e utilizando as mais recentes tecnologias, que garantem a mais alta qualidade e dimensões exatas das matrizes, é denominado eurolining.
Cobreiro
Estas são pequenas placas. Mas estes não são painéis. Revestir uma casa com telhas não é difícil, pois o método de instalação aqui utilizado é exatamente o mesmo da instalação de telhas no telhado. Às vezes, as telhas são chamadas de telhas de madeira. A espessura das matrizes é de 3 a 6 mm.
Casa de bloco
É um tipo de forro que imita toras nas fachadas. Essencialmente, trata-se de um corte longitudinal da lateral de uma tora, que passa por um processamento sério. O resultado é um produto com superfície frontal arredondada.
Ao finalizar a fachada de uma casa, o resultado é uma parede que parece uma casa de toras, embora não o seja.
Placa lateral
A palavra "tapume" é americana.
Denota uma tecnologia de acabamento de paredes de casas, que tem dois objetivos:
- proteção de parede;
- formação de uma aparência estética.
A categoria de revestimento pode incluir forro, casa de bloco e outros materiais de madeira semelhantes. Já o revestimento, que parece uma tábua, é chamado de planken. É um tipo de forro moderno, com todas as faces aplainadas.
Existem três tipos de materiais no mercado:
- todos os lados formam ângulos retos;
- as extremidades estão localizadas em um ângulo de 35-70º;
- ranhuras são feitas nas extremidades para conectar os painéis.
O tratamento de superfície de alta qualidade torna o planken caro em comparação ao forro.Em todos os outros aspectos, estes são materiais idênticos.
Gesso decorativo para acabamento de fachada
Esse tipo de acabamento, também chamado de fachada úmida, é uma opção econômica para decorar paredes de casas. Esta é uma solução prática com a qual pode esconder defeitos na construção de uma casa, proteger a estrutura e dar-lhe um aspecto estético.
Rebocar o exterior de uma casa não é difícil. E isso é uma vantagem.
As vantagens podem ser adicionadas:
- operação de fachadas a longo prazo;
- operação adicional despretensiosa;
- variedade de texturas e cores;
- imunidade às cargas atmosféricas.
Não vale a pena comparar com o acabamento decorativo de fachadas com tijolo, pedra e outros materiais duráveis. Mas o preço aqui é muito menor.
Existem vários tipos de rebocos decorativos no mercado. Eles diferem entre si principalmente na substância aglutinante.
Acrílico
Aqui o aglutinante é a resina acrílica, à qual são adicionados vários ingredientes adicionais que tornam o gesso impermeável, permeável ao vapor, durável e com custos mínimos de aplicação. Este é um material pronto para uso na forma de uma solução aquosa dispersiva.
A alta elasticidade é uma das vantagens do gesso. Portanto, é fácil de aplicar em fachadas de casas construídas em tijolo, concreto, madeira e outros materiais.
Outras vantagens:
- tolera bem mudanças de umidade e temperatura;
- fácil de limpar;
- boa resistência ao impacto;
- seca em 24 horas.
Mineral
O aglutinante aqui é o cimento, daí a alta resistência do acabamento. Substâncias minerais são utilizadas como cargas: lascas de mármore, granito ou quartzo.A camada aplicada na fachada tem boa permeabilidade ao vapor, mas ao mesmo tempo é o mais resistente possível à umidade.
O gesso deste tipo é dividido de acordo com o tamanho das cargas incluídas na composição:
- textura áspera – grânulos maiores que 5 mm;
- textura grande – 3,5-4,5 mm;
- textura média – 1,5-3 mm;
- textura fina – 0,5-1 mm;
- textura fina - menos de 0,5 mm.
Os três primeiros são utilizados para decorar fachadas de casas.
Silicato
O vidro líquido é utilizado como aglutinante, ao qual são adicionados enchimentos granulares, pigmentos e aditivos para aumentar a qualidade do material.
Silicone
O silicone é um material sintetizado a partir de polímeros. É o aglutinante deste tipo de gesso. Enchimentos granulares, fibras e outras substâncias, são adicionados aditivos especiais.
Vantagens:
- o gesso não encolhe;
- não aparecerão fissuras em sua superfície devido à alta elasticidade da mistura;
- não permite a passagem de umidade;
- sua superfície é fácil de limpar;
- Mofo e bolor nunca aparecerão nessa fachada da casa.
Painéis
Revestir as fachadas das casas com painéis é considerado uma tendência da moda. Mas não é apenas a alta popularidade que torna esse material muito procurado. Por exemplo, a facilidade de instalação permite fazer uma bela fachada em apenas 2 a 3 dias. E a variedade de modelos oferecidos é muito grande.
Painéis de vidro
Um tipo incomum de decoração de fachada, frequentemente utilizado para decorar edifícios administrativos, comerciais e outros. Mas alguns proprietários de casas particulares também decidem por tal exterior. Os fabricantes oferecem três tipos de vidro: resistente a choques, à prova de vandalismo e à prova de balas.
A fachada feita de painéis de vidro acaba sendo incomum, mas com uma desvantagem - o vidro fica sujo rapidamente.
Alucobond
É um material compósito produzido especificamente para a formação de fachadas. Consiste em duas finas folhas de alumínio, entre as quais é colocada uma camada de polímero.
Vantagens:
- baixa gravidade específica;
- facilidade de processamento, que permite fazer diversos formatos do material;
- instalação fácil;
- cem por cento de resistência à umidade;
- não tenha medo das mudanças de umidade e temperatura;
- boa resistência com boa flexibilidade;
- vida útil – 50 anos.
Duas desvantagens:
- baixa resistência ao fogo;
- a facilidade de manutenção é baixa - se uma área for danificada, vários painéis terão que ser desmontados.
Painéis térmicos
Este também é um material compósito composto por três camadas:
- O de baixo é a base. É usada placa OSB ou folha de vidro-magnésio.
- Médio - isolamento, geralmente espuma de poliuretano.
- O de cima é decorativo: grés porcelanato, azulejos, pedras, ladrilhos de clínquer.
Este tipo de revestimento de fachada resolve três problemas ao mesmo tempo:
- Proteção da casa contra cargas atmosféricas.
- Projeto decorativo.
- Isolamento de parede, o que reduz a perda de calor.
Concreto de fibra
O aglutinante é o cimento. Enchimento – areia fina ou qualquer outro material mineral semelhante. Fibra (geralmente fibra de vidro) é adicionada para atuar como estrutura de reforço.
Os painéis são duráveis e com alta resistência à umidade.O revestimento é incombustível, não racha à medida que a casa encolhe e resiste bem a cargas de choque.
Tapume
A variedade de madeira foi mencionada acima. Mas além deste, existem outros tipos no mercado: plástico, concreto, cerâmica e metal.
O revestimento de plástico é a opção mais barata. Ele vem em dois tipos: vinil e acrílico. O primeiro tolera bem baixas temperaturas. O segundo, ao contrário, é alto.
O revestimento de fibrocimento tem as mesmas qualidades das lajes de concreto reforçado com fibra para fachadas. Fabricados com os mesmos materiais e com a mesma tecnologia.
Tapume metálico - existem dois tipos: aço e alumínio. Estes últimos são painéis de alumínio sem decoração adicional. A opção pelas fachadas de casas particulares é cara, por isso raramente é utilizada nesta área. O primeiro são painéis de aço revestidos na parte frontal com uma camada de polímero. Este último desempenha não apenas funções protetoras, mas também decorativas.
Revestimento decorativo AMK
O revestimento das fachadas das casas está cada vez mais fácil. AMK é a prova disso. Este material fino (apenas 9 mm) consiste em três camadas:
- base – malha de reforço de fibra de vidro;
- acrílico;
- lascas de mármore pintadas.
Vida útil – 60 anos. Fácil instalação - na superfície preparada da parede da fachada com uma composição adesiva. Se o painel falhar, pode ser facilmente substituído por um novo. O revestimento lava bem. Peso leve.
Painéis sanduíche
Este material de construção destinava-se a formar as paredes de estruturas de pórticos. Portanto, foi feito na forma de um painel de três camadas:
- as camadas superior e inferior são protetoras;
- médio – isolamento.
Os painéis sanduíche são utilizados para revestimento de fachadas construídas com diversos materiais, se a tarefa for realizar reparos rápidos e de alta qualidade e criar uma camada externa de isolamento térmico.
Existem três tipos de painéis no mercado:
- As camadas protetoras são chapas de aço galvanizado. A superfície pode ser lisa ou ondulada.
- As camadas protetoras são folhas de alumínio.
- A mesma coisa, apenas com placas de polímero de madeira. Esses painéis são chamados SIP.
Lã mineral, espuma de poliestireno e espuma de poliuretano são usadas como isolamento.
Cassetes metálicas
Esta opção de acabamento de fachadas praticamente não é utilizada na construção de moradias particulares. Essencialmente, são painéis de metal, em forma de chapa com bordas dobradas a 90º.
Os fabricantes oferecem quatro tipos de cassetes de metal:
- feito de aço galvanizado;
- feito de alumínio;
- versão composta: alumínio com camadas de lã mineral e migalhas;
- de cobre.
Tecnologia de instalação - fachada ventilada com todas as vantagens deste projeto. O material isolante térmico pode ser facilmente colocado sob os cassetes. Para a instalação é utilizada uma moldura especial, cujos elementos são oferecidos pelos fabricantes como parte integrante da fachada instalada.
Estruturas suspensas
Este grupo de estruturas para revestimento de fachadas de casas inclui todas as que se enquadram na categoria de ventiladas - montadas em moldura. E neste caso, existe sempre um espaço entre o revestimento e as superfícies das paredes da fachada do edifício.
A lista é grande:
- Grés Porcelânico;
- lajes de fachada de concreto, concreto polimérico e fibrocimento, inclusive;
- painéis compostos;
- cassetes metálicas;
- placa de fachada de madeira;
- tapume;
- painéis de vidro, etc.
Este projeto de fachada tem muitas vantagens:
- possibilidade de instalação de isolamento na fachada;
- 100% de proteção da casa contra precipitação, vento e luz solar;
- durabilidade – mínimo de 50 anos;
- alta facilidade de manutenção;
- instalação fácil;
- a estrutura pode ser utilizada como proteção contra raios;
- variedade de cores, formas e materiais.
Imitação de madeira
Este também é um tipo de forro, só que mais grosso e largo. Ao mesmo tempo, as laterais dos painéis são equipadas com uma conexão de travamento macho e fêmea, que permite a união das placas sem folgas.
Ao utilizar este material na fachada, obtém-se um acabamento que imita uma casa de madeira. Pode ser colocada na fachada de qualquer edifício, pois as placas são instaladas sobre uma moldura pré-construída.
Opções combinadas de acabamento de fachada
Diferentes materiais de acabamento são utilizados simultaneamente para o revestimento das fachadas das casas. Existem muitas combinações. Os designers às vezes oferecem ideias impensáveis que são combinadas na fachada em uma única abordagem integrada.
As opções de combinação mais populares:
- gesso e pedra;
- madeira e pedra;
- tinta e pedra;
- painéis de madeira e materiais de acabamento metálico;
- azulejos e madeira, etc.
O acabamento combinado de fachada é utilizado há muito tempo. E hoje a sua popularidade não diminuiu.
Vamos resumir que tipo de acabamento de fachada nossos leitores mais gostaram.
Requisitos para materiais de revestimento de fachada
Não existem muitos requisitos para o revestimento externo de uma casa. Tudo se baseia no uso prolongado do acabamento e na preservação de sua aparência original.
Daí todas as nuances da escolha:
- força;
- resistência ao gelo;
- Resistência à umidade;
- resistência às cargas atmosféricas;
- preservação da aparência sob a influência do sol (em qualquer caso, não desbote por muito tempo);
- levar em consideração os requisitos de segurança contra incêndio.
Não menos importante é o futuro desenho da fachada. Portanto, é necessário levar em consideração a opinião de especialistas.
A exigência de preço é relativa. A regra não se aplica necessariamente aqui – quanto mais caro, melhor será a qualidade. No mercado você pode adquirir materiais com a ótima relação qualidade-preço.
Estilos de design de fachada
Muitas vezes é o desenho do edifício que dita o seu acabamento. Mas o exterior da casa deve ser definido na fase de projeto.Existem muitas opções para projetar a fachada de uma casa, mesmo para edifícios construídos há muitos anos.
Hoje, refazer a parte frontal não será difícil, pois os materiais e tecnologias estão disponíveis. Mas antes de fazer uma escolha, é preciso entender os tipos de fachadas.
Minimalismo
Muito popular hoje. Não há pretensão aqui, nem decoratividade desnecessária. Tudo se baseia nos detalhes importantes que se destacam primeiro.
Recursos de estilo:
- concisão;
- geometria simples;
- formas estritas;
- sem detalhes brilhantes;
- espaço máximo;
- grandes janelas;
- boa iluminação;
- pedra, madeira, vidro são os principais materiais da fachada.
Provença
O estilo veio da França e recebeu o nome de uma das províncias deste país, onde a vida da aldeia se refletia no design e na decoração das casas. Portanto, os materiais de construção naturais são a base para o projeto de fachadas. Aqui há principalmente madeira e pedra, mas as casas em estilo provençal são muitas vezes rebocadas.
Moderno
Formas bizarras e ornamentação, mas ao mesmo tempo tudo deve ser moderado. Este é o estilo Art Nouveau, surgido na virada dos séculos XIX e XX. Linhas curvas do telhado e das janelas, mas sem simetria.
Para as fachadas das casas em estilo Art Nouveau hoje são utilizados diversos materiais de construção, até mesmo modernos (feitos de polímeros). Mas são os porcelanatos ou as cerâmicas que o diferenciam dos demais. O esmalte irá destacar essa direção de estilo.
Country rústico
O conceito de “país” é o mais vago. Isso pode incluir muitas tendências de estilo originadas na vida da aldeia. Por exemplo, a Provença também é um país. A única coisa que une a todos são os materiais utilizados no revestimento das fachadas.Eles devem ser naturais, naturais.
Não há características comuns em termos de design aqui. Cada um tem suas próprias formas, cores tradicionais, etc. Por exemplo, o estilo country russo é uma cabana de madeira, o estilo americano é uma tecnologia de moldura com ripa como revestimento. Ou casas em estilo chalé - construção rústica, formas inusitadas, onde madeira bruta e pedra são utilizadas como materiais de construção.
Sótão
O estilo loft urbano vem da América. A história do seu surgimento baseia-se na transferência de fábricas e fábricas do território das cidades para as suas fronteiras. Antigas instalações industriais foram convertidas em habitações, onde reinava um ambiente industrial.
Quanto às fachadas, foi a parede de tijolos brutos que se tornou a base deste estilo. Tijolo e clínquer são usados hoje para criar um estilo loft. Às vezes é combinado com gesso.
Inglês
Restrição e severidade são os principais componentes do estilo inglês. Portanto, as fachadas das casas nesse estilo são revestidas de tijolos. Às vezes é adicionada uma pedra de cor clara. Ladrilhos cerâmicos semelhantes a pedra são frequentemente usados.
Paredes lisas, janelas altas, uma pequena varanda, telhado de telhas - tudo isso é estilo inglês.
Estilo Wright Prairie
Essa direção recebeu o nome de seu inventor, o americano Frank Lloyd Wright. Também frequentemente chamado de estilo da pradaria.
Características distintas:
- longas linhas horizontais;
- Muito espaço;
- há poucas decorações nas fachadas;
- galerias de vidro;
- Os telhados são planos ou de quatro águas.
São utilizados apenas materiais de construção naturais: pedra, tijolo, madeira, tinta e gesso.
escandinavo
O principal material de construção na Escandinávia é a madeira, o que significa que é feito o revestimento das fachadas das casas. Anteriormente, esse acabamento nem era pintado. Hoje são necessariamente pintados e até em cores diferentes.
A abordagem moderna para a implementação do design escandinavo sofreu mudanças. Além da madeira, começaram a ser utilizados pedra, tijolo e revestimento. Permanece inalterado - dois andares, grandes janelas e minimalismo em todo o design. No Norte, a beleza e as propriedades de isolamento térmico das casas são importantes.
Mediterrâneo
Aberturas em arco, formas arredondadas da casa, falta de simetria no desenho do edifício, mais frequentemente é uma estrutura modular, onde cada parte recebe determinadas funções: cozinha, quarto, etc. É um estilo mediterrâneo, onde as fachadas das casas são rodeadas de muito verde.
Mas o mais importante é que o Mediterrâneo é um grande número de países que têm características próprias. Mas todos têm uma coisa em comum - a fachada deve ser de cor clara, os materiais naturais devem ser uma prioridade. Mas mais frequentemente é gesso pintado.
Chalé
Em outras palavras, uma casa alpina. Apesar de sua aparente simplicidade, não é fácil de construir.
Este edifício tem dois pisos:
- o inferior é de pedra;
- o de cima é feito de madeira.
Portanto, a decoração da fachada de tal casa é pré-determinada: pedra e madeira. Embora a pedra seja frequentemente rebocada.
Alta tecnologia
Este é um estilo moderno que se tornou cada vez mais popular ultimamente.
Suas características distintivas:
- materiais de construção modernos são utilizados nas fachadas: vidro, concreto, plástico, etc.;
- o esquema de cores é pobre – geralmente branco e cinza;
- sem decorações de fachada;
- grande área envidraçada.
A funcionalidade máxima da casa é a base do estilo.
Enxaimel
Trata-se de um estilo europeu, cuja característica distintiva são os elementos verticais, horizontais e inclinados da moldura do edifício, visíveis na fachada. Podem ser elementos da fachada ou estar localizados na sua superfície como elementos decorativos não estruturais. Estes últimos são feitos de espuma de poliuretano ou outro material de acabamento e fixados na superfície rebocada da fachada.
Oriental
O Oriente é um assunto multifacetado e amplo. Porém, mais frequentemente, essa direção de estilo refere-se à arquitetura da China e do Japão.
E as casas desses países têm características arquitetônicas claramente definidas:
- pagode;
- adições de cúpula;
- um pátio aberto, ao longo das bordas do qual estão instaladas colunas;
- arcos afiados;
- cores brilhantes;
- vitrais são bem-vindos.
Daí os materiais de construção para acabamento da fachada: madeira, pedra, tijolo, gesso e tinta.
Iluminação de fachada de edifício
O desenho da fachada de uma casa particular não pode ser abordado apenas do ponto de vista do acabamento. A iluminação é um componente importante.E deve enfatizar a arquitetura do edifício e passar a fazer parte da fachada.
Para edifícios públicos, existem padrões rigorosos para o brilho da iluminação das fachadas. Eles não podem ser violados. Na construção de moradias privadas tudo é muito mais simples, mas ao mesmo tempo mais complicado. Não existem normas, mas existem as preferências do cliente, o seu gosto, que deve ser levado em consideração.
E é aqui que surge a dificuldade. Muitas pessoas desejam uma iluminação incomum. Mas uma pessoa passa a maior parte da vida em casa. E é importante que a luz não irrite os membros da família, mesmo por uma questão de moda e popularidade.
O que você precisa considerar na hora de escolher o tipo de iluminação para a fachada de uma casa:
- arquitetura predial;
- tipo de acabamento da fachada, de que material é feita;
- tipo de iluminação do quintal.
Tudo deveria estar em um complexo. Nenhum dos elementos deve exercer pressão sobre os outros.
Belos exemplos de fachadas de casas
Gesso comum e paredes lisas podem se tornar um belo desenho para a fachada de uma casa. O principal é escolher as cores de maneira correta e harmoniosa.
Pedra e materiais de acabamento modernos criam um design incrível para a fachada de uma casa em estilo minimalista.
A casa de bloco parece ótima, imitando exatamente uma casa de toras.
A foto mostra a fachada de uma casa particular em estilo chalé clássico, onde o piso inferior é em pedra (tijolo) e o superior em madeira. Tudo é conciso, todos os detalhes se enfatizam.
Conselho de profissional
Conforme indicado acima, a principal tarefa é combinar o desenho da fachada com a arquitetura da casa. O gosto do proprietário deve ser levado em conta.
Os materiais de construção definem o exterior de um edifício. Os detalhes arquitetônicos também são um componente importante do design da casa. Em algumas direções de estilo, eles recebem atenção especial. Mas você não deve pressioná-los.
O projeto paisagístico, a arquitetura e a fachada dos edifícios vizinhos são importantes.Devem realçar a beleza da casa.
Não é o último lugar para iluminação, especialmente à noite. Com a sua ajuda, poderá realçar todas as vantagens do edifício ou diminuí-las. Portanto, aqui é necessária a mão de um profissional.
Tipos de fachadas de casas: vídeo.
Qual você acha que é a fachada mais prática e bonita de uma casa? Escreva nos comentários. Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
O acabamento em pedra é algo bonito e confiável. Na verdade, durará muitas décadas. Mas tudo isso é caro. Além disso, você precisa pensar em economizar calor. Mas a pedra claramente não contribui para isso.
Isso pode ser dito sobre muitos materiais. Por exemplo, tijolo. Então, por que não usá-los agora?
Pessoal, não briguem. Tudo é muito mais simples - gesso isolado. Barato e alegre e, claro, caloroso.