Decoração do exterior da casa: tipos de materiais de acabamento, suas vantagens e desvantagens
Na construção das paredes de uma casa, pode ser necessário o acabamento externo da fachada.Esta necessidade surge quando são utilizados materiais de construção de segunda categoria, a fachada perde a sua atratividade ou quando é necessário mascarar fissuras reparadas. Mas o exterior do edifício fala da respeitabilidade e do estatuto dos proprietários. Você concorda?
Falaremos sobre como e com que materiais é acabado o exterior da casa. Diremos o que é melhor escolher e como instalar o revestimento para que seja durável, bonito e confiável. Levando em consideração nossos conselhos, você pode esquecer os reparos de fachadas por muitas décadas.
O conteúdo do artigo:
- Regras básicas para decoração exterior
- Tapume para enfrentar uma casa
- Painéis de fibrocimento para acabamento
- Materiais de madeira para revestimento
- Acabamento com pedra natural e artificial
- Fachada de casa em lajes de revestimento
- Gesso de fachada para revestimento externo
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Regras básicas para decoração exterior
Para manter os níveis normais de umidade no ambiente, o revestimento deve ter altas taxas de remoção de vapor.
O material de construção com o qual a parede é feita deve ser menos permeável ao vapor do que camada de isolamento térmico, que, por sua vez, é menos suscetível ao vapor do que o material para revestimento de paredes externas.
Se as características dos materiais não possuírem a permeabilidade ao vapor necessária, a condensação se acumulará nos limites das camadas, criando condições favoráveis para o crescimento de mofo, fungos e apodrecimento de superfícies.
Quando a temperatura cai, a umidade sedimentar irá congelar, o que levará à destruição da parede e do acabamento. Depois de vários anos, a fachada terá que ser alterada.
Antes de decidir como decorar as paredes externas da sua casa, você precisa se familiarizar com as características técnicas dos materiais. Embora seja claro que todos os painéis e chapas de revestimento, exceto os de madeira, apresentam baixo índice de emissão de vapor.
Se você optar por um revestimento feito de materiais artificiais com baixa permeabilidade ao vapor, é necessário fornecer um projeto de fachada em que a emissão de vapor ocorra de forma diferente.
O problema pode ser resolvido de duas maneiras:
- Instale uma fachada ventilada. Para tal, são colocados isolamentos térmicos permeáveis ao vapor e vãos ventilados entre a parede e o material de acabamento, com base em: em cada troço da parede com área de 20 m2, incluindo janelas e portas, existe um vão com volume útil de 75 m2. cm.
- Cubra o interior da parede com uma camada de barreira de vapor. Neste caso, o revestimento pode ser fixado à parede da casa, sem camada isolante adjacente. Devido ao revestimento de barreira de vapor, a umidade não aparece na superfície da parede e do material de acabamento, a estrutura permanece seca, portanto o material de revestimento pode ser selecionado sem levar em conta a permeabilidade ao vapor.
Na primeira opção, a parte superior dos furos permanece aberta para a evaporação dos vapores. A fachada, neste caso, desempenha uma função protetora e decorativa.
Com o advento do poliestireno expandido, o segundo método de revestimento de paredes passou a ser utilizado com mais frequência. Espuma de poliestireno extrudado tem baixa permeabilidade ao vapor e é um isolante térmico eficaz, o que permite economizar no aquecimento ambiente.
No acabamento das paredes por dentro, qualquer material de revestimento pode ser montado na fachada, desde painéis de madeira até porcelanato.
Tapume para enfrentar uma casa
A opção mais econômica para o acabamento de uma casa é o revestimento. O material tem custo menor que madeira, madeira serrada, cerâmica, tem longa vida útil e, portanto, é utilizado com muito mais frequência que outros revestimentos de fachada.
O revestimento pode ser usado para cobrir paredes construídas de qualquer material com qualquer opção de isolamento externo. Uma fachada assim equipada é ventilada, uma vez que os materiais são montados sobre um revestimento preparado, pelo que este revestimento é universal.
Opção número 1 - painéis de vinil
O revestimento do vinil é feito de cloreto de polivinila de alta tecnologia, usado em várias zonas climáticas. Pode ser facilmente cortado para formar a fachada correta de casas com paredes irregulares, saliências e muitos elementos decorativos.
O material consiste em tiras planas de 10 a 12 mm de espessura e 205 a 255 mm de largura. O revestimento é fixado à fachada por meio de uma linha de perfuração para fixação e travas de encaixe que conectam os dois painéis entre si.
A instalação das tiras de vinil é realizada sobre um revestimento metálico ou de madeira impregnada, constituído por vigas iniciais e laterais adicionais. Os parafusos são aparafusados de forma a deixar alguma folga para possíveis alterações no revestimento sob a influência das temperaturas.
Um tipo de painel de vinil é o revestimento do porão. Só que neste caso os painéis não se parecem com listras, mas sim com uma parte quadrada ou retangular da parede.
O material é mais espesso que os painéis de vinil, pois foi projetado para proteger a base do telhado de precipitações e outras influências. Mas devido à sua praticidade e resistência, tornou-se muito difundido no revestimento de fachadas.
A fachada da cave é fixada ao revestimento, que é fixado de forma mais estanque, devido ao facto dos painéis terem a forma de um quadrado ou rectângulo de menor comprimento.
Para montagem dos painéis, cada painel possui perfuração e trava de conexão. Ao aparafusar os parafusos auto-roscantes, deve-se deixar alguma folga para compensar possíveis movimentos do material.
O revestimento do porão imita os materiais naturais melhor do que outros. Portanto, com uma instalação habilidosa, é possível distinguir uma fachada artificial de uma parede de pedra ou tijolo apenas tocando diretamente na parede.
As vantagens do revestimento vinílico são:
- Fácil instalação em edifícios de qualquer configuração.
- Preço acessível do material.
- A instalação de uma fachada em revestimento vinílico é possível em temperaturas de -5 a +40 °C.
As desvantagens incluem o desbotamento rápido no lado ensolarado do edifício, por isso é melhor escolher tons claros de painéis.Além disso, a instalação em baixas temperaturas de -5°C aumentará o número de acabamentos, pois o revestimento irá estourar com pequenas dobras durante o processamento.
Opção nº 2 - revestimento de metal
O revestimento metálico é feito de alumínio ou aço galvanizado. Um corante é aplicado na superfície para desempenhar uma função protetora.
O material é decorado de duas maneiras:
- Coberto com uma concha de polímero. Esses painéis não desbotam e são resistentes ao estresse mecânico. Durante a polimerização, os fabricantes usam um número limitado de tonalidades.
- Pintado a pó. Com este tratamento, a tinta não desbota e pode ser utilizada por muito tempo em qualquer temperatura sem sinais de descascamento. Os painéis possuem uma variedade de cores e tonalidades.
A instalação dos painéis metálicos é realizada em vigas laterais de suporte e adicionais por meio de parafusos auto-roscantes e travas de conexão nas tiras.
As vantagens de tais painéis incluem seu baixo preço, coloração durável sem desbotamento das cores no lado ensolarado do edifício. Além disso, os painéis metálicos são fáceis de trabalhar em qualquer época do ano, dobram-se bem, não quebram e são adequados para o revestimento de estruturas redondas.
A desvantagem é a simplicidade estética das tiras de metal. Se a instalação não for bem sucedida, o edifício parece mais uma oficina de produção.
Painéis de fibrocimento para acabamento
Placas de fibrocimento e revestimentos externos consistem em fibra de madeira, cimento, mica laminada e quartzo.Nas oficinas de produção, na fabricação dos painéis, são adicionados cloro e amianto à solução, portanto, tais produtos só podem ser utilizados para decoração de paredes externas.
Essa mistura é usada para formar folhas e tiras de diversos tamanhos. Depois disso, os painéis são desidratados através de diversos processos tecnológicos, queimados e revestidos com uma composição protetora e decorativa.
A composição pode ser:
- acrílico — tempo de desbotamento de 8 a 10 anos;
- cerâmica hidrofílica — desvanecimento da vida 30 anos;
- fotocerâmica — o tempo de desbotamento é de 10 a 15 anos.
Com revestimento fotocerâmico, os painéis são facilmente limpos de sujeira. O preço dessas lajes é acessível e o tamanho significativo de cada painel permite economizar tempo na hora de organizar até mesmo um edifício grande. Portanto, ao decidir como cobrir rapidamente a parte externa de uma casa grande, preste atenção aos painéis ou lajes de fibrocimento.
As lajes monolíticas são fixadas às tiras guia por meio de grampos. Ao instalar o revestimento de fibrocimento, os painéis são sobrepostos.
As lajes de fachada de fibrocimento são fortes e duráveis. Para a moldagem são utilizados materiais naturais, ecológicos e não sujeitos à combustão, portanto uma estrutura revestida com placas de fibrocimento é considerada à prova de fogo.
Uma grande variedade de padrões e texturas, a possibilidade de instalação de lajes brilhantes ou foscas, permitem que os proprietários sejam criativos no revestimento da fachada da casa.
Caso a tecnologia de produção seja violada, as lajes podem apresentar um grau significativo de penetração de vapor, então para eliminar o problema será necessária a instalação de impermeabilizações adicionais e envernizamento do revestimento da fachada.
Materiais de madeira para revestimento
A madeira é o único material que apresenta boa permeabilidade ao vapor. Os produtos de madeira podem ser montados em uma parede feita de qualquer material, mas funcionam melhor em revestimento de uma casa de madeira. Qualquer material de isolamento térmico pode ser usado.
A transferência natural de umidade não permitirá que vapor e condensação se acumulem nas superfícies de madeira, a parede estará sempre seca, o que evitará sua destruição. No entanto, o contato direto dos materiais da parede com a madeira de revestimento deve ser excluído. Deve haver uma lacuna de ventilação entre eles.
Os produtos de madeira para decoração exterior incluem:
- Casa de bloco. A construção da casa de bloco parece uma casa construída com toras arredondadas.
- Imitação de madeira. Neste caso, o material imita madeira aplainada.
- Resina. Um material de madeira mais acessível para revestimento de fachada de casa.
- Matrizes, telhas, telhas e pranchas. Pequenas tábuas de madeira são adequadas para decorar a fachada de um edifício para um proprietário trabalhador.
A instalação do revestimento de madeira é feita no revestimento. A lã basáltica é colocada nos espaços entre as vigas, após o que é fixado o revestimento de madeira.
As vantagens do revestimento de madeira incluem o respeito ao meio ambiente, excelente isolamento térmico e acústico.As paredes do edifício, sob revestimento de madeira, estão protegidas de influências mecânicas, precipitações e mudanças de temperatura.
As desvantagens incluem a inflamabilidade e a presença de defeitos naturais, devido aos quais se formam muitos resíduos durante o processamento primário e subsequente.
Com os devidos cuidados anuais com a madeira, a fachada durará muitos anos. Mas se não houver possibilidade e desejo de tratar constantemente a superfície, utilize outros materiais, pois a madeira em seu estado natural é suscetível ao apodrecimento, pragas e escurecimento.
Acabamento com pedra natural e artificial
A beleza da fachada será assegurada por pedras naturais e artificiais durante muitos anos. Os materiais para revestimento de paredes são feitos em forma de lajes com revestimento liso, áspero e texturizado.
Fachada lajes de pedra natural são formados pelo processamento dos seguintes materiais:
- mármore;
- granito e sienito;
- calcário e arenito;
- ardósia;
- dolomite;
- quartzito;
- gabro;
- labradorita;
- roxo;
- brechas.
Diamante falso É produzido moldando uma mistura de cimento, areia e lascas de pedra de diversas frações. Argila expandida, lascas de cerâmica, pedra-pomes natural e perlita expandida são utilizadas para trituração.
Na fabricação de lajes de pedra artificial, os produtos acabados à primeira vista não diferem dos naturais, mas têm menos peso. Além disso, a coleção de revestimentos de fachadas em pedra artificial apresenta cores, tonalidades e texturas absolutamente fantásticas.
Para revestir a fachada com painéis de pedra, deve-se prepará-la de forma que o desnível máximo da superfície não ultrapasse 2 cm.Depois de preparar e limpar a parede, fixa-se a malha de reforço.A seguir, os ladrilhos são colocados na fachada com argamassa de cimento.
Na fabricação de lajes artificiais são utilizados lascas de pedra natural, cimento de alta qualidade e areia limpa.
Portanto, o material criado em condições industriais e as rochas naturais apresentam as mesmas vantagens, que incluem:
- Força, resistência a qualquer deformação.
- Durabilidade, resistência ao desbotamento.
- Durabilidade às mudanças de temperatura e precipitação.
A principal desvantagem da pedra para fachada é o seu alto preço. Os materiais mais caros são o granito e o mármore, os mais acessíveis são o arenito, o calcário e os análogos artificiais das lajes de pedra natural.
Fachada de casa em lajes de revestimento
Os materiais de fachada para decoração de paredes são utilizados em todos os lugares, pois esta é uma excelente oportunidade para proteger as paredes estruturais de um edifício contra umidade, oscilações de temperatura, precipitação, poluição e influências mecânicas.
Por isso, os fabricantes de materiais de construção desenvolveram lajes de revestimento que apresentam baixo preço e boas características de desempenho.
Assim, para revestimento de fachadas utilizam:
- azulejos decorativos de gesso;
- telhas de clínquer em argila de xisto refratária;
- ladrilhos de terracota feitos de argila de caulino sem pintura (cerâmica);
- painéis de grés porcelânico.
Os painéis de grés porcelânico são grandes e pesados, por isso são fixados às vigas por meio de pinças.Painéis de argila e gesso são montados na parede da casa com argamassa de cimento, seguido de rejuntamento.
Na produção de lajes de revestimento a partir de minerais e brita, os materiais passam pelas etapas de crimpagem e queima, portanto estes revestimentos de fachada:
- aumentaram a força;
- seguros para as pessoas, pois são feitos de materiais naturais;
- são leves;
- não perca sua aparência e cor originais;
- possuem uma ampla gama de tonalidades e texturas.
Durante a queima, as lajes de revestimento perdem completamente a elasticidade e quebram à menor deformação, principalmente no inverno. Portanto, todos os trabalhos com esses materiais devem ser adiados para o verão.
Gesso de fachada para revestimento externo
O gesso de fachada para revestimento de edifícios possui composição, textura e elemento de ligação diferenciados. Os componentes do gesso são selecionados em função das condições climáticas, frequência de precipitação e tipo de primer.
A aplicação de gesso em um substrato que tende a se expandir/contrair com mudanças nos níveis de umidade exige que sejam tomadas precauções para evitar rachaduras no acabamento. Portanto, um elemento de ligação plástico é adicionado à solução.
Nesse sentido, no processo de preparação dos componentes para a solução, é necessário familiarizar-se com as características do acabamento e as condições climáticas da região. Então o gesso devidamente selecionado durará várias décadas.
Além disso, o gesso de fachada voltado para uma casa apresenta as seguintes vantagens:
- protege as paredes da precipitação e influências mecânicas;
- confere ao edifício um aspecto único, pois pode ser aplicado na forma de texturas decorativas de diversas cores;
- possui alta aderência, elasticidade e composição segura;
- resistente aos raios UV e às mudanças de temperatura.
Uma composição de alta qualidade aplicada nas paredes de um edifício apresenta muitas vantagens. Mas se durante o processo de mistura não foram observadas as proporções da matéria-prima ou foram utilizados materiais de segunda categoria, então na primeira temporada o gesso ficará parcialmente atrás da parede, desmoronará, e a fachada do edifício terá que ser renovada novamente .
Se decidir isolar a sua casa antes de realizar o revestimento da fachada, preste atenção a um produto tecnologicamente avançado e praticamente impermeável Penoplex. Nosso artigo recomendado apresentará suas características, variedades e vantagens de uso.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A opção mais barata para cobrir uma casa de campo:
Vídeo informativo sobre instalação de painéis de fachada, análise de nuances e detalhes:
Se a tecnologia de revestimento for seguida e os materiais forem mantidos adequadamente, a fachada do edifício estará em uso por pelo menos dez anos. Portanto, antes de decidir a melhor forma de revestir uma edificação residencial, analise as vantagens e desvantagens de cada tipo de material de acabamento.
Gostaria de falar sobre como você selecionou o material para decorar a fachada da sua casa ou chalé? Você tem sua própria opinião e argumentos convincentes que justificam sua escolha pessoal? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.
Sim, não há cores suficientes no revestimento metálico, mas, além disso, tem muitas desvantagens. No verão, ao sol, esquenta rapidamente, no calor você não consegue chegar perto das paredes, e no inverno, se você não isolar a casa primeiro, nenhum cano vai realmente te ajudar a aquecer. É preferível finalizar com painéis de PVC. Se você deseja proteger sua casa do fogo, compre painéis de vinil marcados com G1. Estes não queimam, mas ardem lentamente.
Quase todo mundo que conheço que terminou a parte externa de sua casa ou chalé tem revestimento. A razão é simples: preço. Mas, para ser sincero, essas casas, principalmente quando estão enfileiradas, uma após a outra, são como reboques de metal. Esta é a sensação que tenho. Por isso, resolvi economizar para a minha casa e economizei para o acabamento em pedra. Artificial, é verdade (também pelo custo), mas o aspecto dessas paredes me agrada muito mais. Aliás, quero dizer que se você vai decorar as paredes com pedra, então devem ter o gesso mais fresco, sem opções do ano passado ou mesmo de seis meses atrás. Se o gesso cair, será necessário refazer todo o acabamento. Vai custar um bom dinheiro. Não confie apenas na rede – não é suficiente.
O acabamento lateral é popular não apenas por causa de seu baixo custo. O revestimento de plástico é muito durável – uma vez feito e esquecido.