Composição do concreto para lajes de pavimentação - tecnologia de fabricação doméstica

Lajes e pedras de pavimentação são materiais rodoviários populares que não só permitem formar vielas, plataformas e outras áreas territoriais. Com a ajuda deles, você pode economizar dinheiro realizando todos os processos sozinho. A composição do concreto para lajes de pavimentação difere daquela clássica, da qual são concretadas todas as demais estruturas do edifício.

Tecnologias para fabricação de lajes de pavimentação

Os principais são fundição vibratória e prensagem vibratória. A primeira é fazer uma solução e despejá-la em moldes que são instalados sobre uma mesa vibratória. Este último recebeu esse nome apenas porque vibra com pequena amplitude. Isso permite que a solução de concreto seja sacudida e tornada mais densa, o que torna o produto acabado mais denso.

Fazendo ladrilhos em uma mesa vibratória
Fazendo ladrilhos em uma mesa vibratória

A segunda tecnologia baseia-se na prensagem da mistura, que é colocada em moldes. Para tanto, são utilizados equipamentos especiais, cuja utilização aumenta o custo das lajes de pavimentação. Mas é esse método que economiza cimento através do uso do método semisseco. Ou seja, a solução é misturada com baixo teor de água. Além disso, ladrilhos e pedras de pavimentação feitos por prensagem vibratória apresentam maior resistência e precisão dimensional geométrica.

Mas, como a tarefa é produzir lajes com as próprias mãos, teremos que falar da primeira tecnologia - a fundição vibratória.

Tipos de soluções

A composição das lajes de pavimentação é composta por duas camadas: frontal e base.Eles são feitos de dois concretos diferentes. Uma estrutura de reforço é colocada entre eles. Pode ser uma malha de aço comum ou pedaços de arame tecidos à mão.

Processo de vazamento de concreto:

  • a solução para a camada frontal é despejada no molde;
  • realizar vibração em mesa vibratória;
  • coloque a estrutura reforçada;
  • despeje o concreto da camada de base;
  • a vibração começa novamente.

Não deve passar mais de meia hora entre o lançamento de dois tipos diferentes de concreto. Se isso acontecer, há uma grande probabilidade de que as lajes de pavimentação simplesmente deslaminam durante o uso.

Para evitar que isso aconteça, é preciso estar bem preparado para o processo de confecção das lajes. Nomeadamente:

  • escolha dois recipientes nos quais serão preparados dois tipos diferentes de concreto;
  • corte a malha em pedaços cujo tamanho corresponda ao tamanho dos moldes.

Depois disso, pode-se proceder à preparação das composições de concreto.

Fundição de ladrilho
Fundição de ladrilho

Solução de enfrentamento

A superfície frontal das lajes de pavimentação está constantemente exposta a cargas durante a operação. Portanto, deve ser o plano mais forte e resistente ao desgaste.

Esta camada deve incluir materiais de alta qualidade:

  • grau de cimento não inferior a M500;
  • uma mistura de brita e areia na proporção de 1:1, que inclui cascalho de fração média (5-10 mm), areia - preferencialmente areia de rio;
  • água;
  • dispersante;
  • pigmento.

Esse concreto é despejado em moldes em uma camada de 2 cm de espessura e vibra por 2 a 4 minutos.

Composição e proporções de concreto para lajes de pavimentação
Composição e proporções do concreto

Solução dispersante

É uma substância química que pertence à categoria dos plastificantes tensoativos. É adicionado a lajes de concreto para atingir determinadas características do produto:

  • a superfície frontal é reforçada;
  • fica brilhante;
  • os ladrilhos separam-se facilmente do molde;
  • nenhuma partícula de concreto permanece nas superfícies das formas, o que reduz os custos de limpeza;
  • o concreto torna-se mais móvel e plástico, o que simplifica o trabalho;
  • a cor das lajes fica mais pronunciada.

O dispersante em si é um pó branco. Mas é adicionado ao concreto apenas na forma de solução aquosa. É preparado na proporção de 1:4 (reagente-água). Este último deve estar quente – +50 ℃. A quantidade de solução dispersante no concreto é de 1 litro por 50 kg de cimento. Os fabricantes garantem que a solução aquosa preparada pode ser armazenada por 5 dias sem alterar suas características técnicas.

O dispersante de concreto é uma substância química ativa. Portanto, ao trabalhar com ele, você deve seguir rigorosamente as normas de segurança: luvas de proteção nas mãos, óculos nos olhos, máscara no rosto.

Fazendo lajes de pavimentação com as próprias mãos. Você pode ler sobre isso Aqui.

Exemplo de mistura de uma mistura para uma camada superficial

A composição é misturada na seguinte sequência:

  1. Primeiro, a mistura de cascalho é misturada com cimento na proporção de 2:1. Mas antes de tudo, metade da brita com areia é adicionada à composição. Após mistura completa com cimento, adiciona-se a segunda metade.
  2. A água está entrando. A solução é misturada.
  3. É adicionado um dispersante, pré-misturado com a quantidade necessária de água.
  4. É adicionado um pigmento, que também é pré-diluído em água. Geralmente é 1 litro. A quantidade de corante não deve ultrapassar 5% do volume total do concreto a ser preparado.

O material é mexido até atingir uma consistência cremosa e o pigmento colorir a mistura de maneira uniforme. Mas não menos de 10 minutos.Se a cor da solução não for satisfatória, ainda dá tempo de fazer ajustes - torná-la mais saturada ou opaca. Ou seja, adicione pigmento ou outros componentes de acordo.

Assim que o concreto da camada frontal das lajes estiver pronto, ele é despejado em um recipiente limpo. Não há necessidade de usar a mistura imediatamente ou despejá-la em formas. É necessário preparar uma segunda solução.

Solução de camada base

Difere do anterior:

  • nenhum pigmento é adicionado à composição;
  • em vez de um dispersante, você pode usar um plastificante mais barato ou um detergente espesso, como xampu;
  • a proporção de cimento para mistura de pedra britada e areia é de 1:3.

Um exemplo de preparação de uma mistura para a camada principal

Antes de misturar é necessário lavar o interior do tambor da betoneira. Você pode simplesmente derramar água e torcer. Não há necessidade de drená-lo. A mistura de cimento e cascalho é despejada diretamente no tambor.

Após alguns minutos de trabalho, adicione plastificante dissolvido em água, se adquirido em pó. Se for um líquido, é despejado direto do recipiente. Aqui é importante seguir rigorosamente a quantidade a ser envasada, que o fabricante indica na embalagem. Você não deve reduzi-lo ou aumentá-lo - isso levará a mudanças nas características do concreto.

Enquanto o material da camada de base das lajes de pavimentação é misturado no tambor da betoneira, pode-se começar a despejar a solução da camada frontal nos moldes. A espessura do vazamento é de 2 cm, após o que a mesa vibratória é ligada por 3 minutos.

Derramando concreto em moldes
Derramando concreto em moldes

Ocorreu compactação do concreto. A mesa vibratória é desligada. Uma malha de reforço é colocada no topo do concreto. A composição de concreto pronta para a camada principal de lajes de pavimentação é despejada do tambor da betoneira em um recipiente. É colocado com pás em um molde, onde há espaço para a solução.A mistura precisa ser colocada um pouco mais, pois após a vibração e compactação o material irá “assentar”.

A mesa vibratória liga novamente e trabalha até que o concreto das fôrmas fique nivelado com suas bordas. Nesse momento, sai ar da composição cimento-cascalho, que, após o endurecimento do concreto, reduz suas características de qualidade: resistência e resistência ao desgaste. É tudo uma questão de bolhas de ar que permanecem dentro da solução. Eles reduzem a densidade da mistura e, consequentemente, a resistência de toda a estrutura.

Consumo total de materiais

Existem padrões claros para o consumo de componentes de concreto para a preparação de lajes de pavimentação com 5 cm de espessura por 1 metro quadrado.

Componentes de concreto

O volume da tinta pode ser alterado dependendo das suas preferências. Quanto mais é adicionado à composição, mais brilhante fica a superfície frontal das lajes de pavimentação.

O que afeta a qualidade

A qualidade dos materiais de construção depende de dois fatores:

  • qualidade dos ingredientes utilizados;
  • sequência exata de operações tecnológicas.

Em relação aos materiais de construção utilizados na composição do concreto, utiliza-se cimento de grau não inferior a M500. É melhor levar areia de rio lavada e peneirada. Fração de pedra britada 5-10 mm, mas lavada.

Também existem requisitos para água. Deve estar limpo, sem impurezas ou detritos. Idealmente, contém uma pequena quantidade de sais, o que o torna duro.

A sequência de mistura do concreto descrita acima deve ser seguida à risca. Isto aplica-se não apenas às proporções dos materiais de construção adicionados, mas também ao tempo do processo em si. O vazamento da composição em camadas deve ser rigorosamente observado. Se todas as recomendações e normas forem seguidas, isso garante o funcionamento a longo prazo das lajes de pavimentação.

Você já misturou concreto para lajes de pavimentação? Que escalação você tinha? Escreva nos comentários. Compartilhe o artigo nas redes sociais e salve-o nos favoritos para não perdê-lo.

Assista ao vídeo para ver o processo de confecção de lajes com as próprias mãos. Preparação da solução, sua composição e proporção de componentes. Moldagem e vibração de moldes, assentamento de moldes preenchidos.

Fontes:

  • https://protrotuarnujuplitku.ru/trotuarnaya-plitka/izgotovlenie-rastvora.html
  • https://betonopedia.ru/beton/sostav-dlya-trotuarnoj-plitki.html
  • https://masterskayapola.ru/trotuarnaya-plitka/rastvor-proporcii-sostav.html
Comentários dos visitantes
  1. Em vez de malha, você pode colocar fibra de vidro no concreto. A força é excelente.

  2. Com experiência

    Não há nada melhor do que uma estrutura de aço, especialmente se as telhas funcionarem na estrada, embaixo de um carro. Em vez de malha, você pode usar arame usado. E você tem que pagar pela fibra.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica