Caldeira a gás para prédio de apartamentos: opções de organização e características de design

Que problemas os moradores de um prédio de apartamentos costumam encontrar no inverno? Em primeiro lugar, trata-se de um fornecimento de calor de má qualidade.Também é triste a desesperança de esperar que os sistemas de aquecimento comecem a ligar. Uma caldeira a gás para um prédio de apartamentos ajudará a manter a temperatura constante em cada apartamento e a economizar em serviços.

Os moradores são forçados a congelar de frio até o início da estação de aquecimento. A necessidade de pagar uma quantia elevada todos os meses para pagar o aquecimento está acabando com os mais persistentes.

A instalação de uma caldeira a gás no telhado resolverá os problemas de aquecimento de uma vez por todas. Os principais obstáculos à resolução da questão da instalação de uma caldeira a gás estão relacionados com a obtenção de licenças da administração e a aquisição de equipamentos adequados.

Vantagens de uma caldeira a gás autônoma

Normalmente, uma caldeira a gás autônoma é instalada em prédios de apartamentos em quartos separados. Salas separadas no telhado são adequadas para esses fins.

Abrigam todo o equipamento necessário ao funcionamento contínuo do sistema de aquecimento. A potência dos equipamentos instalados deverá ser suficiente para aquecer os radiadores e aquecer a água dos apartamentos de todo o edifício.

O surgimento de caldeiras no telhado
O primeiro aparecimento de caldeiras em telhados na Rússia na década de 90 foi associado ao desejo de investidores-desenvolvedores. Eles queriam instalar fornecimento de calor ininterrupto e de alta qualidade nas casas em construção. Os sistemas centralizados não conseguiam atender às crescentes demandas

Essas salas de mini-caldeiras estão equipadas com uma variedade de aparelhos modernos e vários acessórios.Os sistemas autônomos utilizam as mais modernas tecnologias de aquecimento. Isso permite que você use uma sala de caldeira mesmo para várias casas, o que aumenta várias vezes a lucratividade para os moradores.

Existem vários fatores que determinam os benefícios da instalação de uma caldeira a gás no telhado em edifícios de apartamentos.

Em primeiro lugar, trata-se de uma redução significativa na distância do gerador de calor aos radiadores e tubagens dos apartamentos. Devido a isso, a perda de calor durante a circulação da água no sistema é reduzida. Cálculos aproximados mostram que os proprietários pagam pelo aquecimento 30% mais caro do que o custo real devido à perda de calor.

Os moradores que já instalaram uma caldeira a gás no subsolo ou na cobertura de um prédio de vários andares notam uma redução real nos custos de serviços públicos. É também muito menos provável que encontrem a necessidade de manutenção frequente do sistema: a sua reparação, instalação e reconstrução. As comunicações modernas são de alta qualidade e durabilidade.

Devido ao encurtamento do caminho que a água deve percorrer desde o transportador de energia central, a taxa de aquecimento do sistema aumenta. A temperatura das baterias e da água quente também aumenta em média. Embora isso seja amplamente regulado pelas configurações da caldeira a gás.

Sala de caldeiras para equipamentos de gás no telhado de um edifício de vários andares
As caldeiras de telhado são extremamente populares devido ao fato de que quase sempre não há espaço próximo aos prédios de apartamentos para a construção de uma estrutura térrea. A localização das caldeiras na parte inferior da casa cria carga hidráulica adicional

Se compararmos um sistema de aquecimento central com um autónomo, a segunda opção ganha em muitos aspectos. Isso é tanto a eficiência quanto a velocidade de aquecimento da água no sistema.

Além disso, o aquecimento central só é ligado quando determinadas temperaturas são atingidas.Porém, o frio pode persistir por muito tempo até atingir o mínimo exigido. E os moradores são obrigados a suportar o frio e sofrer.

Com um sistema autônomo, é possível manter o nível de calor desejado durante todo o ano e não depender de serviços públicos. Os termostatos são normalmente instalados em radiadores e circuitos, permitindo alterar a temperatura de acordo com a necessidade dos usuários. Às vezes, definir uma temperatura confortável permite economizar dinheiro adicional.

Desvantagens dos sistemas de aquecimento modernos

Tal como acontece com qualquer sistema de aquecimento, um sistema autônomo tem suas desvantagens. Embora haja muito menos deles em comparação com o centralizado. Devido ao fato de as caldeiras autônomas a gás não serem muito difundidas, é bastante problemático obter equipamentos confiáveis ​​​​e todos os componentes adjacentes a eles.

Portanto, os elementos da sala da caldeira custarão uma boa quantia aos clientes. Apesar do alto nível de conforto que os sistemas em questão proporcionam, nem todos os desenvolvedores estão dispostos a pagar muito dinheiro por isso.

Caldeira a gás na cobertura de um prédio de vários andares
Em caso de emergência, todo o sistema de fornecimento de calor falha completamente. Há até cinco metros cúbicos de água fervente acima da cabeça das pessoas. Se os canos estourarem, a água escorrerá. É por isso que existem tantos requisitos para equipamentos de gás

Além disso, as caldeiras a gás devem estar localizadas em salas ou edifícios separados. Para isso, é necessário destinar uma área próxima à casa, deixar a cobertura nas condições técnicas exigidas ou instalar uma estrutura de blocos na cobertura. Todas estas soluções requerem uma infusão de recursos adicionais, quer do promotor, quer de um fundo comum criado pelos residentes.

Os sistemas de aquecimento a gás liberam produtos de decomposição poluentes no meio ambiente.Portanto, na instalação de caldeiras, é necessário prever a instalação de sistemas de filtração. Os dispositivos de limpeza devem desempenhar suas funções de forma suficiente para cumprir os padrões SNiP. Isso aumenta ainda mais o custo de aquisição de equipamentos.

Ao construir uma nova casa, o promotor tem uma escolha: construir um sistema de aquecimento autónomo ou ligar à autoestrada central. Para bater em uma rodovia, você precisa obter uma série de licenças. Muitas vezes, resolver um problema requer uma grande soma de dinheiro. Além disso, você precisará esperar mais de um mês até que a documentação seja verificada por todas as autoridades.

O elevado custo de ligação às redes existentes, as dificuldades de coordenação deste procedimento, bem como a presença de muitos obstáculos que impedem a instalação rápida e eficiente de redes de aquecimento, reduzem a atratividade dos sistemas autónomos para os promotores.

Carga no telhado
Muitas vezes, a instalação de caldeiras a gás na estrutura envolvente superior acarreta a necessidade de reforçar o teto. A carga total gerada pelo sistema de aquecimento pode chegar a 15 toneladas. Tais valores podem ser evitados instalando equipamentos de fluxo em vez de capacitivos

A instalação de aquecimento autónomo também está associada a uma série de procedimentos burocráticos. Tanto a implementação inicial de sistemas como a reconstrução com redesenvolvimento têm características próprias. Isso se deve principalmente ao fato de você usar gás como recurso de aquecimento. Todo trabalho com gás é estritamente regulamentado por lei.

Os desenvolvimentos modernos da engenharia combatem eficazmente uma série de deficiências. Se necessitar de aquecer apenas uma casa, uma excelente opção seria colocar uma caldeira em bloco no sótão da casa.O sótão fica aquecido e os moradores do último andar não sentem desconforto.

Essas estruturas são desenvolvidas detalhadamente por engenheiros, são leves e instaladas em paredes estruturais. Para tais opções, é necessária uma opção de telhado plano. Essa sutileza geralmente é levada em consideração na fase de projeto. Os projetistas realizam cálculos e determinam antecipadamente a localização da sala da caldeira no telhado da casa.

Pequena sala de caldeira a gás no telhado
A lei estabelece um limite de potência dos equipamentos nas coberturas de 3 MW. Algumas regiões têm um limite de 5 MW. Se essa energia não for suficiente para aquecer totalmente toda a casa, deverão ser solicitadas licenças adicionais

Porém, apesar de todas as deficiências, em última análise, os moradores da casa melhorarão significativamente suas condições de vida e se livrarão do desconforto. Além de todas as vantagens óbvias, os sistemas autônomos apresentam um maior nível de segurança.

Os novos sistemas estão equipados com alarmes de ameaças e de emergência. Variado sensores para caldeiras a gás monitorar muitos indicadores. Em caso de avaria, a caldeira de reserva e as bombas adicionais são activadas.

Classificação e características das caldeiras de telhado

Se falamos de aquecimento de uma determinada casa, então uma das melhores opções para localizar uma sala de caldeira com sistema descentralizado é uma cobertura plana. O texto do SNiP descreve detalhadamente todos os tipos permitidos de caldeiras. Nos documentos técnicos, é dada especial atenção aos requisitos para equipamentos de aquecimento destinados à instalação no teto.

A operação e instalação de sistemas de aquecimento são negociadas separadamente para dois tipos de estruturas: embutidas e modulares em bloco. Requisitos, condições técnicas e restrições separados se aplicam a cada opção.Além disso, esses dois tipos de caldeiras possuem características próprias: vantagens e desvantagens.

Piso técnico
De acordo com as regras, é inaceitável instalar equipamentos de aquecimento diretamente acima de instalações residenciais. Isso significa que um prédio de apartamentos deve ter piso técnico

Falando sobre as vantagens de instalar uma sala de caldeira autônoma na cobertura, destacam-se:

  • Não há necessidade de adquirir terreno para sala de caldeira ao lado da casa;
  • A carga hidráulica a que as caldeiras estão expostas é reduzida;
  • Não existem dificuldades associadas aos cálculos de projeto e instalação de chaminés;
  • A tarefa é bastante simplificada ventilação da sala da caldeira;
  • As caldeiras de cobertura não têm restrições quanto ao tipo de combustível, e o uso de gás é uma das opções mais lucrativas.

A combinação de vantagens da instalação da estrutura em questão em coberturas determina a elevada frequência de utilização desta solução no planeamento do aquecimento autónomo.

A instalação de uma sala de caldeira na cobertura só é aconselhável se forem tidos em consideração todos os requisitos e restrições descritos no SNiP e PPB. Consideremos a seguir cada um dos tipos disponíveis de caldeiras autônomas montadas no telhado.

Salas de caldeiras modulares em bloco

As caldeiras em bloco ou modulares são compactas em tamanho e ocupam uma pequena área. Blocos especiais são trazidos para o local no telhado da casa, que são então conectados em uma estrutura pronta e funcional. Cada elemento da estrutura é concluído na fábrica e equipado com todos os equipamentos necessários, que são conectados em um sistema comum.

Após a montagem, a estação térmica está pronta para operação. Todos os equipamentos necessários são fornecidos pelo fabricante e montados no módulo. Haverá também salas separadas para o pessoal de serviço.

Sistemas de leitura meteorológica em chaminés
As modernas caldeiras de cobertura funcionam durante todo o ano em modo automático e não requerem monitoramento constante e presença de pessoal. Portanto, o fornecimento de calor é realizado sem interrupção

Todos os equipamentos são selecionados de acordo com os parâmetros técnicos exigidos e atendem às normas. Os blocos são geralmente equipados com isolamento de alta qualidade e sistema de ventilação confiável.

Eles também podem ter uma aparência atraente e um design incomum. Durante a instalação, a principal tarefa dos especialistas é conectar corretamente todos os componentes e verificar a funcionalidade de todos os elementos.

Projetistas e engenheiros prevêem com antecedência a futura instalação de caldeiras para equipamentos a gás nas coberturas de edifícios de vários andares. Eles minimizam o peso e as dimensões da estrutura do edifício. Normalmente, os profissionais montam uma sala de caldeiras em poucos dias úteis.

A instalação de uma sala de caldeira de telhado modular em bloco consiste em várias etapas. Em primeiro lugar, é necessário realizar um exame que determinará a capacidade de carga do edifício e os procedimentos necessários para aumentá-la. Caso se verifique que é necessário reforçar a estrutura, então estes procedimentos são realizados primeiro.

Em seguida, é instalada uma plataforma que ficará apoiada nas paredes estruturais do edifício. Isto é necessário para a estabilidade do bloco. O próximo passo é criar um revestimento resistente ao fogo sob a sala da caldeira a gás.

Normalmente, uma camada de concreto é derramada para resolver esse problema. Você também deve garantir a segurança instalando grades ao redor do perímetro do telhado. Às vezes são necessários procedimentos para melhorar o isolamento acústico.

Usando blocos de concreto como base para uma sala de caldeira
As caldeiras a gás em bloco são totalmente equipadas de fábrica. Os fabricantes oferecem uma garantia de qualidade. Os blocos são enviados para a cobertura quase prontos para lançamento e montados em pouco tempo

As caldeiras em bloco são adequadas para instalação em edifícios que originalmente possuíam aquecimento centralizado. Porém, para montá-los é necessário adquirir equipamentos com condições técnicas aceitáveis ​​e ter um projeto.

Sala da caldeira embutida no telhado da casa

O layout dessas caldeiras é incluído antecipadamente nos documentos de projeto. Mesmo na fase de projeto, cada elemento da sala da caldeira embutida no telhado é descrito detalhadamente. Os engenheiros calculam muitos indicadores diferentes e, com base nos cálculos, projetam um sistema de aquecimento seguro e eficiente.

Tais indicadores incluem o valor da carga nas paredes, o nível de segurança contra incêndio, a potência necessária da caldeira e outros. Realizar esses cálculos na fase de projeto é muito mais fácil e barato do que converter um sistema centralizado em autônomo.

Simultaneamente à construção do edifício, são realizadas diversas atividades. Esses incluem:

  • garantir o isolamento acústico e a supressão do ruído emitido pelos equipamentos de aquecimento;
  • proteção da sala das caldeiras contra vibrações;
  • fornecendo proteção contra incêndio, explosões e vazamentos de gás.

A realização destes procedimentos durante a fase de construção aumenta a sua eficácia. A maioria das casas foi construída com sistema de aquecimento centralizado e somente nos últimos 5 a 10 anos os projetos incluíram caldeiras embutidas.

Salas de caldeiras estacionárias
As caldeiras estacionárias a gás são construídas com materiais semelhantes àqueles com os quais o edifício foi construído. Para isso, são utilizadas estruturas pré-fabricadas do tipo sanduíche ou diversas peças de concreto armado.

Engenheiros experientes projetam caldeiras embutidas. Isso se deve à necessidade de cumprimento de normas de segurança e regulamentações legais.

As vantagens de tais caldeiras incluem a ausência da necessidade de gastar dinheiro e tempo em construção de capital. O cliente também adquire uma estrutura pronta, testada e ajustada que irá aquecer os moradores da casa por muitos anos.

Graças aos desenvolvimentos modernos, é possível automatizar quase completamente o controle. Isso permite que você tenha um número mínimo de pessoal de manutenção. A compatibilidade ambiental das caldeiras a gás embutidas é garantida por modernos sistemas de filtragem.

As caldeiras integradas ou embutidas geralmente são instaladas em poucos dias, o que é muito lucrativo para o desenvolvedor.

Instalação de caldeira autônoma

Os moradores nem sempre compram uma sala de caldeira pronta. Em alguns casos, é necessária a assistência de especialistas na montagem de um sistema individual.

A instalação de uma caldeira a gás desempenha um papel vital no seu funcionamento eficiente. É necessário alocar uma área separada no telhado. Não deve haver materiais inflamáveis ​​no local.

Equipamento autônomo para caldeira a gás
As caldeiras domésticas são menos populares porque oferecem aos usuários um baixo nível de autonomia e automação. Especialistas aconselham compra de equipamentos de fabricantes europeus

Por razões de segurança, as salas das caldeiras não possuem mais do que duas caldeiras: a principal e a de reserva. As caldeiras são geralmente instaladas no centro da sala. Isso facilita a abordagem do equipamento para manutenção e reparos sistemáticos.

As paredes, e com elas as portas de entrada, são revestidas com materiais incombustíveis, por exemplo, chapas de aço. Os pisos são concretados com betonilha e, em seguida, é colocado um revestimento não inflamável e antiderrapante.

O princípio de funcionamento de uma caldeira autônoma a gás é processar gás natural.Graças às instalações automáticas, é garantido o fornecimento ininterrupto de combustível. O sistema de segurança da sala da caldeira desliga o fornecimento de gás se os sensores detectarem vazamento ou quebra.

Principais componentes da sala da caldeira

O funcionamento de uma sala de caldeiras autónoma é assegurado pela presença dos seguintes elementos:

  • Caldeiras a gás para aquecimento;
  • Central de gás que fornece gás ao sistema;
  • Sistema de ventilação e chaminé que remove os produtos da combustão dos gases;
  • Sistema de abastecimento de água fria e eletricidade;
  • Sistema de segurança com diversos instrumentos e sensores que medem diversos indicadores;
  • Automação integrada.

Para aquecer um prédio de apartamentos, a potência de um móvel de parede não é suficiente, portanto, nesta situação, são utilizadas caldeiras a gás de chão. As caldeiras de circuito único fornecem apenas aquecimento do refrigerante para fornecê-lo aos radiadores. Caldeiras de circuito duplo utilizado simultaneamente para aquecimento e fornecimento de água quente.

Caldeiras e pistolas de água numa sala de caldeiras a gás de um edifício alto
Ao escolher o equipamento adequado, você deve focar na potência da caldeira. Preste atenção também à disponibilidade de licenças e registros. A caldeira deve corresponder às condições de funcionamento da sua região

A caldeira pode ter câmara de combustão fechada ou aberta. Para o tipo aberto é necessária a instalação de canal de fumaça. E caldeiras fechadas estão equipadas chaminé coaxial.

Graças às tecnologias modernas, tornou-se possível controlar quase totalmente remotamente o sistema de aquecimento, mantendo um elevado nível de segurança.

As vantagens do controle remoto incluem:

  • Possibilidade de definir condições de temperatura individuais para cada apartamento;
  • Disponibilização de sistema de notificação sobre os valores dos principais indicadores de funcionamento dos equipamentos;
  • Sistema de controle inovador com compensação climática.

As caldeiras inteligentes modernas possuem sensores externos que medem a temperatura fora de casa. Se a temperatura do ar cair, a caldeira começa automaticamente a aumentar a temperatura da água no sistema e vice-versa.

O que você precisa considerar?

Antes de instalar uma sala de caldeira autônoma, vários fatores devem ser levados em consideração. Se você adquirir uma caldeira a gás de circuito único, para fornecer água quente será necessário instalar um aquecedor de água do tipo acumulador - uma caldeira.

Um sistema ramificado de um prédio de apartamentos certamente exigirá um coletor de distribuição. Graças a este dispositivo, a pressão e a temperatura constantes serão mantidas em todos os circuitos. Instalado junto com o coletor bombas de circulação e armas hidráulicas.

Quando a água do sistema aquece, ela se expande. Para manter a pressão constante e compensar os processos de expansão, um tanque de expansão.

Altura da chaminé
As normas exigem diferentes alturas mínimas do tubo da chaminé acima do ponto mais alto do telhado. No cálculo deste indicador são levadas em consideração a potência da caldeira e das estruturas localizadas na cobertura.

É importante considerar o layout da chaminé para remover os produtos da decomposição dos gases. Para garantir a segurança ele é instalado válvula de segurança, bem como uma ventilação mecânica ou automática. Uma torneira de reposição deve ser instalada na frente do sistema de aquecimento.

Se a automação estiver incorporada no sistema, a necessidade de manutenção humana do sistema será reduzida a verificações de rotina do desempenho do sistema.

A instalação de uma caldeira a gás autônoma apresenta uma série de nuances e dificuldades.No entanto, esta versão do sistema de aquecimento de um edifício de apartamentos apresenta uma série de vantagens comparativas em comparação com um sistema centralizado.

Os principais problemas que os promotores e futuros residentes terão de enfrentar estão relacionados com a obtenção de licenças da administração e da indústria do gás para a instalação de uma caldeira a gás.

Isso leva tempo e requer certos recursos. Os moradores de casas com aquecimento centralizado enfrentarão problemas ainda maiores. Em primeiro lugar, terão de obter um acordo para desativar sistemas antigos e obter condições técnicas para instalar novos. Os serviços públicos nem sempre cooperam nessas questões.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Revisão da caldeira de telhado do TDK “Nova Cidade”:

A instalação de uma caldeira a gás em Svetly resultou em grandes economias de custos:

A compra de caldeiras modulares é uma das opções lucrativas para os desenvolvedores. A sua entrega e instalação demoram pouco tempo e os preços dos equipamentos são razoáveis. Isso permite que você não dedique muito tempo a esse assunto.

Os residentes que decidem instalar aquecimento autónomo protegem-se no futuro das deficiências dos sistemas centralizados e garantem-se aquecimento contínuo e abastecimento de água quente durante todo o ano.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas. Conte-nos sobre sua experiência na instalação e/ou operação de uma caldeira autônoma a gás em um edifício alto. É possível que seus conselhos sejam extremamente úteis para os visitantes do site.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica