Erros na caldeira a gás Ariston: como localizar e corrigir a falha usando o código
A falha das unidades do sistema de aquecimento geralmente ocorre no momento mais inoportuno.À primeira vista, uma caldeira a gás é um dispositivo muito complexo que só pode ser reparado por um técnico de serviço de gás treinado, com experiência, conhecimento e credenciamento do fabricante.
Porém, para identificar rapidamente a causa, não é necessário estudar para se tornar técnico em gás. Se ocorrer um erro com uma caldeira a gás Ariston, o sistema reconhece o problema e exibe um código de falha na tela. Na maioria dos casos, você pode encontrar um defeito e ajustar o aquecimento por conta própria.
Diremos como identificar prontamente o amadurecimento ou ocorrência de um colapso. No artigo que apresentamos você encontrará decodificação dos códigos e dicas para corrigir a situação. Nossas recomendações serão úteis para quem decide consertar equipamentos com as próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
- Problemas no circuito de aquecimento (erro 1**)
- Falhas no fornecimento de água quente (erro 2**)
- Falhas eletrônicas (erro 3**)
- Comunicação com dispositivos periféricos (erros 4**)
- Controle de chama e ignição (erros 5**)
- Fornecimento de ar e remoção de gases de combustão (erros 6**)
- Problemas com controle multizona (erros 7**)
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Problemas no circuito de aquecimento (erro 1**)
Para caldeiras com logotipo Ariston, todos os códigos de erro são agrupados por nó. Para cada caso, você pode determinar as causas mais prováveis do problema e as formas de resolvê-lo. Deve-se notar desde já que nem todas as falhas podem ser corrigidas com as próprias mãos.
O circuito de aquecimento é parte integrante do sistema de aquecimento. Caldeira a gás reage ao comportamento refrigerante e fornece ao usuário informações sobre problemas emergentes. A sua solução pode estar relacionada tanto com a caldeira como com os elementos do circuito.
Erro #101. Ocorre quando o líquido refrigerante no trocador de calor primário superaquece e ferve, quando a temperatura no sensor NTC1 excede 102 °C.
Esse problema ocorre nos seguintes casos:
- Pressão máxima excessiva dentro da válvula de gás, resultando em aquecimento excessivo. Esta configuração precisa ser ajustada.
- Baixa velocidade de movimento do refrigerante. O problema pode ser causado por filtro entupido, formação de restrições de incrustações ou quebra da bomba de circulação embutida. Esses problemas precisam ser verificados e corrigidos.
- Falha do sensor de temperatura. Neste caso, ele precisa ser substituído.
Erro nº 102. As leituras do sensor de pressão estão fora da faixa permitida. Isso pode ser causado por um problema de pressão no circuito ou por uma falha no próprio sensor.
A última situação geralmente ocorre como resultado de problemas de fiação, como curto-circuito ou circuito aberto. É necessário ligar o fio do dispositivo à placa central.
Erros nº 103-107 ocorrem em temperaturas extremas do líquido refrigerante. A reação do sistema ocorre ao analisar a temperatura em dois locais - no abastecimento de água ao circuito e no ponto de retorno:
- № 103. 3 vezes em 4 minutos a taxa de aumento da temperatura de alimentação excede 7 °C/seg.
- № 104. Foi registado um aumento num dos indicadores num valor superior a 20 °C por segundo.
- № 105. O refrigerante fornecido ao circuito é 55 °C mais quente que o fluxo de retorno. O problema foi registrado 3 vezes em 4 minutos.
- № 106. A temperatura de retorno é 10 °C superior à temperatura de alimentação. Gravado 3 vezes em 4 minutos.
- № 107. A temperatura de retorno é 30 °C superior à temperatura de alimentação. Gravado uma vez.
Considerando que o sensor de temperatura tem um design simples e, de fato, não há nada que quebre, resta identificar e eliminar o problema de movimentação insuficiente do líquido refrigerante.
Pode ser causado pelo seguinte:
- Leveza do trocador de calor ou circuito de aquecimento. Talvez seja necessário verificar todo o percurso em busca de engarrafamentos.
- Filtro obstruído. Esta peça precisa ser limpa ou substituída.
- Falha na bomba. Substituição ou reparo do dispositivo.
Erro #108 exibido de acordo com as leituras do pressostato mínimo. Pode ser causado pelos mesmos motivos típicos dos erros nº 103-107. Além disso, pode haver quebra do sensor ou da fiação do mesmo, bem como despressurização do circuito e vazamento parcial de água.
Erro #109 ocorre quando há problema de excesso de pressão - mais de 3 Bar. Isto pode acontecer se a válvula de compensação não estiver completamente fechada. Para trabalhos posteriores, é necessário escoar um pouco da água para reduzir a pressão no circuito.
Erro nº 110. Falha ou simples desgaste do sensor de temperatura. Em primeiro lugar, é necessário verificar os contatos e a integridade do fio. Se estiverem ok, você terá que substituir o próprio sensor.
Erro #111 ocorre quando a pressão no circuito é inferior ao permitido.A configuração de fábrica deste parâmetro para caldeiras Ariston é de 0,4 Bar. O sensor pode estar danificado ou pode vazar água do circuito.
Erro #112. Problema com o sensor de temperatura de retorno. Você precisa verificar seus contatos ou substituir o sensor.
Erro nº 114. Problema com o sensor de temperatura externa. Você precisa verificar seus contatos ou substituir o sensor.
Erro nº 116. Acionamento (abertura) do termostato de segurança piso aquecido. Você precisa fechar o jumper TA2 na placa principal. Se o funcionamento ocorrer novamente, existem problemas no sistema de piso radiante. Geralmente esta é a presença de uma eclusa de ar.
Erro #117. Em alguns modelos mais antigos, há controle da diferença nos valores de temperatura na entrada e na saída 8 segundos após o início da operação. A caldeira irá parar se o aquecimento não for iniciado. Os possíveis problemas e formas de resolvê-los são os mesmos dos erros nº 103-107.
Às vezes aparecem códigos no indicador 1P1 – 1P4. Estes não são erros, mas avisos que sinalizam mudanças bruscas de temperatura únicas. Às vezes, esses efeitos surgem devido a processos hidrodinâmicos característicos do fluxo de líquido quente em um fluxo estreito. Você não deve prestar atenção neles.
Falhas no fornecimento de água quente (erro 2**)
Esses tipos de falhas ocorrem nas caldeiras a gás de circuito duplo Ariston. Para o abastecimento de água quente, o sistema de segurança é autónomo, o que permite identificar rapidamente o problema.
Muitos modelos de caldeiras Ariston suportam a capacidade de conectar um sistema solar como fonte alternativa de energia para abastecimento de água quente.Portanto, alguns erros e avisos da série “2**” estão relacionados ao funcionamento de painéis solares.
Erro #201. Há um problema com a fonte de alimentação do sensor de temperatura - um circuito aberto ou curto-circuito. É necessário eliminar a quebra da fiação elétrica.
Erros nº 202-205 associado à operação de sensores. Quando o sinal para de vir deles ou se comporta de maneira imprevisível (saltos repentinos nos dados), estes erros são acionados:
- № 202. Problema no sensor caldeira ou sistemas solares.
- № 203. Problema com sensor de temperatura NTC.
- № 204-205. Há um problema com o sensor de temperatura que registra os valores operacionais do coletor solar.
Para resolver os problemas nº 202-205, é necessário verificar a densidade do contato. Se não for esse o caso, será necessário substituir o sensor com defeito.
Erro #206. Problema com sensor de temperatura de água fria em sistema solar. A solução é a mesma dos erros nº 204-205.
Erro #207. Superaquecimento do termostato solar. Isso pode ser causado pela não utilização da energia solar para aquecer a água. Então o coletor deve ser desligado. Este mau funcionamento também pode ocorrer quando o termostato quebra. Neste caso, será necessário substituí-lo.
Erro (aviso) nº 208. Aquecimento insuficiente no circuito solar. Existe o risco de congelamento do líquido refrigerante. Acende quando a função anticongelante é ativada. Parte da energia do gás será utilizada para aquecer o coletor.
Erro (aviso) nº 209. Sobreaquecimento da água da caldeira ligada à caldeira. Pode haver um problema com o termostato ou com seus contatos.
Falhas eletrônicas (erro 3**)
Equipamentos modernos e complexos como as caldeiras a gás são dotados de eletrônica para operação automática e resposta a diversas situações. As placas de controle podem falhar devido ao envelhecimento, picos de energia, umidade excessiva ou danos mecânicos.
Erro #301. Problemas com a placa EEPROM (memória não volátil) do display. Se tal mensagem aparecer, você precisa verificar se a chave EEPROM está instalada corretamente na placa-mãe. Isto deve ser feito conforme descrito no manual do usuário do modelo correspondente.
Se a chave funcionar corretamente, você precisará verificar os contatos do cabo da placa-mãe até a placa do monitor. Também pode haver um problema com a própria tela LCD. Então terá que ser substituído.
Erro #302 – um caso especial do problema anterior. Ambas as placas passam no teste, mas a conexão entre elas é instável. Normalmente, o problema é um núcleo de cabo quebrado que precisará ser substituído. Se estiver tudo bem, a falha está em uma das placas. Eles podem ser removidos e levados a um centro de serviço.
Erro #303. Placa principal com defeito. Reiniciar normalmente não ajuda, mas às vezes basta desligar a caldeira da rede, esperar e ligá-la novamente (este é o primeiro sinal de envelhecimento dos capacitores). Se o problema se tornar regular, a placa deverá ser substituída.
Erro #304. Mais de 5 reinicializações nos últimos 15 minutos. Fala sobre a frequência dos problemas que surgem. É necessário desligar a caldeira, esperar um pouco e ligá-la novamente.Você deve monitorá-lo por algum tempo para identificar o tipo de aviso caso eles apareçam novamente.
Erro #305. Falha no programa. Você precisa deixar a caldeira desligada um pouco. Se o problema persistir, você terá que atualizar a placa. Isso deve ser feito em um centro de serviço.
Erro #306. Problema com a chave EEPROM. A caldeira precisa ser reiniciada. Se o erro persistir, você terá que trocar a placa.
Erro #307. Problema no sensor Hall. O próprio sensor está com defeito ou há um problema na placa-mãe.
Erro #308. O tipo de câmara de combustão está configurado incorretamente. É necessário verificar o tipo de câmara de combustão instalada no menu. Se o problema não for resolvido, a chave EEPROM pode estar instalada incorretamente ou a placa-mãe pode estar com defeito.
Erro #309. Registro de chama após bloqueio da válvula de gás. Além do mau funcionamento da placa-mãe (terá que ser substituída), pode haver um problema na unidade de ignição - fechamento solto da válvula de gás ou mau funcionamento do eletrodo de ionização. Se o problema estiver no eletrodo, você pode simplesmente tentar secá-lo.
Comunicação com dispositivos periféricos (erros 4**)
A tela dos gêiseres Ariston exibe códigos de erro para dispositivos periféricos padrão. Isso é feito para explicar a reação automação de caldeira para uma situação de emergência. Nesse caso, o consumidor poderá tentar consertar sozinho a avaria ou conflito do equipamento.
Erro #401. Problema de comunicação entre o barramento e o dispositivo de transferência de dados.Pode ser causado por mau funcionamento do próprio dispositivo ou por danos ao barramento. Os reparos só são possíveis em um centro de serviço.
Erro #402. Mau funcionamento do modem GRRS/GSM. Você precisa verificar sua conexão ou substituir o dispositivo.
Erro #403. Problema no cartão SIM. O contato se soltou ou o próprio cartão está danificado.
Erro 404. Falha na transmissão de dados entre o modem e a placa-mãe. Em primeiro lugar, é necessário verificar os contatos. Se eles estiverem bem conectados, o modem está com defeito.
Erro nº 405-406. Problema no barramento de dados (interface). Geralmente a falha está em contatos mal conectados. Menos frequentemente, o próprio pneu precisa ser substituído.
Erro #407. Sinal perdido do sensor de temperatura ambiente. Você precisa verificar a conexão (fios e contatos). Se estiverem em boas condições, será necessário substituir o próprio sensor.
Controle de chama e ignição (erros 5**)
Podem surgir problemas em câmaras de combustão abertas e fechadas. Embora deva ser admitido que existem poucos tipos de falhas aqui em comparação com outros componentes de uma caldeira a gás.
Erro #501. Nenhuma chama ao acender.
Esta situação pode acontecer por vários motivos:
- Sem gás. Você precisa verificar a válvula de abastecimento. Deve estar aberto.
- O sistema não ligará se a tensão entre o neutro e o condutor de aterramento for superior a 10 V. O vazamento de corrente deve ser eliminado.
- O eletrodo de ionização falhou. Antes de trocá-lo, é necessário verificar a qualidade da conexão com a placa-mãe.
- O poder da ignição suave foi perdido.Você precisa ajustar este parâmetro de acordo com as instruções do modelo específico.
- Placa de controle principal com defeito.
Erro #502. Registro da chama antes do acionamento da válvula de gás. Muitas vezes ocorre na ausência de um loop de aterramento. Se for feito de acordo com o padrão, será necessário realizar os mesmos passos do erro nº 309.
Erro #504. Perda de chama no queimador se ocorrer pelo menos 10 vezes durante um ciclo. É necessário verificar a pressão do gás, a exaustão dos produtos da combustão e a válvula do gás.
Fornecimento de ar e remoção de gases de combustão (erros 6**)
O sistema de fornecimento de ar e remoção dos gases de combustão gerados durante o funcionamento de uma caldeira a gás pode ser natural ou forçado. Portanto, alguns erros podem não ocorrer em dispositivos diferentes. Mas veremos todos eles.
Erro #601. O termostato de tiragem é acionado quando o contato é quebrado ou o termostato de exaustão de fumos é danificado internamente. Também é possível que o sistema de ventilação esteja entupido.
Erro #602. O mesmo, apenas para câmaras de combustão do tipo VMC.
Erro #604. O sensor Hall está com defeito (precisa ser substituído) ou a velocidade das pás do ventilador está baixa (precisa ser limpa ou também substituída).
Erro #607. Os contatos do relé pneumático de controle foram fechados antes de o ventilador ser ligado. Este detalhe confirma que há tiragem suficiente antes da ignição. Para eliminar o fechamento precoce, é necessário retirar com cuidado o relé pneumático e soprar seus tubos, removendo sujeira ou condensação. Se isso não ajudar, a peça deverá ser substituída.
Erro #610. Os contatos do fusível térmico estão abertos. Esta peça precisa ser substituída.
Erro #612. O mesmo que o erro nº 604, mas nos primeiros modelos Ariston.
Problemas com controle multizona (erros 7**)
As caldeiras da marca Ariston permitem dividir a sua casa em zonas, cada uma das quais terá o seu próprio modo de aquecimento. Se ocorrer um problema com uma das seções, o sistema determina com precisão o mau funcionamento, de modo que o reparo de um circuito específico pode ser realizado sem interferir nas demais partes da rede de aquecimento em funcionamento normal.
Erro #70X. Há um problema com o sensor de temperatura de alimentação do líquido refrigerante na zona X. É necessário verificar os contatos do sensor ou substituir esta peça.
Erro #71X. A mesma coisa, só que com sensor na linha de retorno.
Erro #72X. Foi detectado superaquecimento na zona X. Em primeiro lugar, é necessário verificar o funcionamento do termostato responsável por esta área. Pode ser simplesmente um contato solto ou uma unidade quebrada. Se funcionar corretamente, você precisará alterar as configurações.
Erro #750. Erro no circuito hidráulico. O tipo correto de módulo hidráulico conectado deve ser definido (parâmetro de menu 720). Se não houver erro aqui, o problema está nas configurações do próprio circuito.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A manutenção periódica de uma caldeira a gás pode evitar muitos problemas. Como fazer isso usando a série BS II como exemplo:
Substituição de várias peças da caldeira Ariston - bomba, torneira de alimentação, válvula de três vias. Como limpar filtros e passagens:
A presença de um sinal de erro em uma caldeira a gás moderna oferece ao usuário a oportunidade de lidar com o problema do problema. Em seguida, você mesmo precisa analisar os métodos de solução de problemas.
Às vezes, para restaurar o funcionamento de uma caldeira a gás Ariston, basta limpar você mesmo os contatos, ajustar a alimentação do gás ou reiniciar o aparelho. No entanto, é melhor confiar todas as avarias associadas a avarias na electrónica e no sistema de abastecimento de gás à câmara de combustão a representantes da organização de gás.
A caldeira também reage a avarias em equipamentos periféricos ou a problemas no circuito de aquecimento. Neste caso, não faz sentido chamar um reparador de caldeiras.
Gostaria de compartilhar sua própria experiência na solução de problemas e reparo de uma caldeira a gás da Ariston? Você tem informações úteis sobre o assunto? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos.
Foi ligada a caldeira Ariston 35. Funcionou cerca de 10 horas e começou a disparar o erro 501 - separação da chama. Reiniciei várias vezes. Decidi verificar o sensor de ionização. Após a remoção do sensor, a água começou a fluir do local de montagem. Drenei cerca de 15 litros de condensado. A causa foi eliminada, mas todos os dias dreno cerca de 3 litros. Qual a razão do aparecimento de tanta condensação? Não consegui encontrar a resposta na documentação da caldeira.